Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Contabilidade de Custos - questão AFTN/ESAF

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Pipus Quack
    • 15/12/07
    • 113

Dúvida - Contabilidade de Custos - questão AFTN/ESAF

Nobres colegas,

Segue a questão 02, pg. 135, do livro de Contabilidade de Custos do livro do RF.

(AFTN/ESAF) Numa empresa fabril que trabalha com custo padrão, a variação do tempo da mão-de-obra direta, em certo período, foi de 100 horas acima do número previsto, que foi de 1.000 horas.
    No mesmo período, a variação do custo de mão-de-obra direta por unidade de tempo foi de R$ 0,10 abaixo do valor orçado, que foi de R$ 1,00 por hora.
    O valor da variação total entre o custo padrão (CP) e o custo real (CR) foi de:

a) CP > R$ 110,00
    b) CP < R$ 110,00
    c) CP > R$ 10,00
    d) CP < R$ 10,00
    e) CP > R$ 100,00

Gabarito: C

Resolução:

CP (previsto) CR (real)

tempo 1.000 h 1.100 h

MOD R$ 1,00/h R$ 0,9/h

Total R$ 1.000,00 R$ 990,00

Portanto, houve uma vaiação de CP para CR no valor de -10.

Dúvida:

Devido à notação estranha, fiquei na dúvida de qual alternativa eu devo marcar. Algum colega saberia explicar o significado dos sinais dos itens? Será que quis dizer que o CP é maior que o CR em R$ 10,00? Neste caso, há 2 erros grotescos. O primeiro é que a variação foi de R$ 10,00, e não um valor maior que R$ 10,00. O segundo é que matematicamente deveria ter escrito (CP - CR) = R$ 10,00.
    Será que há alguma coisa que não estou entendendo? Seria bem vinda a contribuição de algum colega (kazuo, surfista, caso tenham alguma idéia do que o examinador quis dizer, por favor postem aqui).
    Também há uma hipótese do RF ter copiado errado as alternativas da questão. Estou tentando encontrar a prova original (não tenho o ano da prova).

Saudações cordiais,

Pipus
  • igor.costa
    • 10/04/07
    • 283

Re: Dúvida - Contabilidade de Custos - questão AFTN/ESAF

Pelo gabarito acho que quis dizer que o CP é maior em 10,00 do que o CR.
    Certo?

Comentário

• Paulo Guimarães
      • 21/08/12
      • 169

Re: Dúvida - Contabilidade de Custos - questão AFTN/ESAF

Olá, colegas!,

Eu conheço a prova de Contabilidade do AFTN/94 e não lembro desta questão. Provavelmente, deve ser de 91. Porém, não importa; a conclusão da situação apresentada é que o custo real total foi inferior ao padrão em $10,00 (ou o padrão foi superior em $10,00) ($10 F). A notação é realmente péssima, porém, diante de um problema desse (digo problema porque, além de ter que estudar uma quantidade absurda de matéria, passar pela pressão de fazer a prova e ainda ter que obter êxito, o candidato ainda precisa driblar as loucuras do examinador), é preciso manter a calma e tentar identificar a "melhor" resposta. Neste caso em epígrafe, a alternativa "C" parece expressar melhor a conclusão da questão; coisas da ESAF.

Um abraço e boa sorte!

Paulo Guimarães
      Last edited by Paulo Guimarães; Tue, 05/02/13, 02:27 PM.

Comentário

Working...
      X