Announcement

Collapse
No announcement yet.

FCC/2011 Qual é o momento de transferir para o ARLP?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Bony Sky 2
    • 08/01/10
    • 323

FCC/2011 Qual é o momento de transferir para o ARLP?

Olá, Concurseiros (ras)!

Estava realizando está questão. Contudo, não entendi a letra “c”. Observei outros dois tópicos do “FC” que a discorria. Por conseguinte, entendi no sentido do contexto – não a letra C.

------//------

(FCC/ALESP/Contador/2011) A Cia. Pintassilgo, em 02/01/2004, alugou um galpão, pelo prazo de 10 anos, por R$ 1.200.000,00 anuais, para instalar seu depósito de materiais, enquanto construía suas próprias instalações. Na ocasião da assinatura do contrato, negociou com o proprietário um desconto de 10% no valor total do contrato e o quitou integralmente. No início de janeiro de 2008, para melhor utilização do imóvel, a empresa realizou, visando à melhoria de sua logística, obras de readequação viária e instalação de pátio de manobras, pesagem e carregamento de caminhões, aplicando recursos no montante de R$ 720 mil.

22. No registro inicial da operação a empresa efetuou um

(A) débito de R$ 12 milhões em conta do disponível.

(B) crédito de R$ 10,8 milhões em conta de Resultado de Exercícios Futuros.

(C) débito de R$ 9,72 milhões em conta do Realizável a Longo Prazo.

(D) crédito R$ 1,2 milhões em conta de receita.

(E) débito R$ 1,08 milhões em conta de despesa operacional.

G.: c.

------//------

Luciano Rosa postou este lançamento:

Contabilização no momento inicial: (02/01/2004)

D – Aluguel pagos antecipadamente (ativo circulante)......1.080.000
    D - Aluguel pagos antecipadamente (Realizável a LP )......9.720.000 GABA LETRA C
    C – Caixa/bancos............................................ .......................10.800.000

Contudo, qual é o motivo de a banca colocar, somente, uma parcela no Ativo Circulante e as outras para o Realizável ao Longo Prazo?

O jeito que acho certo só que não é o certo:

Bony.: Contabilização no momento inicial: (02/01/2004 +02/01/2005)

D – Aluguel pagos antecipadamente (ativo circulante)......2.160.000 [1.080.000 + 1.080.000]
    D - Aluguel pagos antecipadamente (Realizável a LP )......7.560.000 [ 9.720.000 -2.160.000]
    C – Caixa/bancos............................................ .......................10.800.000

Já agradecido pela (s) contribuição(ões)!
  • Luciano Rosa
    • 13/12/06
    • 2978

Re: FCC/2011 Qual é o momento de transferir para o ARLP?

Olá, Bony Sky

O aluguel não será pago em parcelas anuais. Já foi pago, antecipadamente.

Quanto à divisão, devemos deixar 12 meses no circulante e o restante no Longo Prazo.

Aqui, a resolução da questão.

http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=285826

Se você continuar com dúvida, volte ao assunto.

Um abraço

Luciano

Comentário

• Bony Sky 2
      • 08/01/10
      • 323

Olá, Professor!

Primeiro, gostaria de agradecer por sua contribuição.

Luciano referente ao link que disponibilizou, já tinha visto, conjuntamente, outro que esclarecia uma dúvida do Klaudiorss. Desculpa-me, mas, infelizmente, não os entendi. Isto, tenho certeza que ocorreu pela minha imaturidade neste quesito da Contabilidade.

Com efeito àquela deu chances para pesquisar, conquanto, não tenho certeza se estará correta a minha linha de raciocínio que discorrerei à
      frente:

Lei 6404/76 - Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia

Por conseguinte, Professor, é essa a palavra que faz o direito (acumulado) ser firmado no Ativo Realizável a Longo Prazo?

Logo, à medida que passa-se o tempo aproprio a Despesa, assim vai para o Ativo Circulante?

Exemplo do 2º ano (tenho certeza que o lançamento não é assim, mas, não achei nada na internet que me auxiliasse e fiz o lançamento desta forma [uma afronta à Contabilidade, rs] depois do 02/01/2004):

Bony.: Lançamento 02/01/2005:

D – Aluguel pagos antecipadamente (ativo circulante)
      C – Aluguel pagos antecipadamente (Realizável a LP)........................................1.080.0 00

Então no ARLP passados 2 anos:

Aluguel pagos antecipadamente (Realizável a LP )....................8.640.000 [ 9.720.000 - 1.080.000]

Torço para que esteja um pouco certo que falei por enquanto é mais ou menos assim que entendo Professor. Ficou longa a postagem, pois quis escrever exatamente o meu ponto de vista.

Já agradeço a futura ajuda!

Comentário

• nagamine
        • 09/10/12
        • 2

Olá Bony Sky,
        a mim parece que você está considerando o lançamento ocorrido no fechamento do Balanço. Mas a questão pede o lançamento "no registro inicial da operação".
        O registro inicial da operação ocorre em 02/01/2004. Não é pedido nessa questão específica o registro da contabilização feito em 2005.

abs!

Comentário

Working...
        X