Announcement

Collapse
No announcement yet.

Pequena dúvida sobre edital de CPU

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • sinfonia1922
    • 01/08/12
    • 13

Pequena dúvida sobre edital de CPU

Olá, boa noite. De antemão já peço desculpa aos moderadores se estou tirando esta dúvida no lugar errado, porém me parece o mais adequado e onde encontrarei as pessoas certas para resolvê-la.

Estou me preparando para o concurso de Analista do TCDF, cargo 5, orçamento gestão financeira e controle, cujo edital de contabilidade pública (governamental) tem as seguintes matérias:

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL:
    1 Lei federal nº 4.320/1964 (estabelece normas gerais de direito
    financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanço da União, dos estados, dos município e do Distrito Federal). 2 Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T 16.1 a 16.11, aprovadas pelas Resoluções CFC nºs 1.128/2008 a 1.137/2008 e 1.366/11). 3 Conceito, objeto, objetivo e campo de atuação da contabilidade governamental. 4 Princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público. 5 Variações patrimoniais: qualitativas e quantitativas, orçamentárias e
    extraorçamentárias. 6 Plano de contas: conceito, estrutura básica, ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo, resultado aumentativo, estrutura das contas, partes integrantes, características das contas, contas de controle, previsão e execução da receita, fixação e execução da despesa, restos a pagar e contas com função precípua de controle (contratos, cauções, convênios e instrumentos similares). 7 Registros contábeis de operações típicas do setor público. 8 Sistema de informações de
    custos no setor público. 9 Balancete: características, conteúdo e forma. 10 Demonstrações contábeis: balanço orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial e demonstração das variações patrimoniais. 12. MCASP
    Alguém que tenha experiência com a matéria poderia me responder se a partir do edital é possível saber se cai a classificação da despesa segundo o STN/SOF 163/2001? Isso está implícito?

Além disso, percebo pelo relato de aprovados no TCU, por exemplo, que muitos utilizaram-se apenas da leitura da 4320 e MCASP para ter uma base muito boa na matéria. Porém, quando vejo sumários de aulas, como no EVP, percebo que existe muita informação de contabilidade pública que não está nas leis, principalmente a parte que envolve aspectos mais complexos.

Essa parte "não legislativa" da CPU cai mais em concursos de auditores/contadores? Ou ela cai indiscriminadamente? Pergunto isso pois estou querendo enxugar essa parte do edital e apesar de ter facilidade com as leis, tenho bastante dificuldade em entender a matéria de forma integral (muito por causa da minha pouca base em contabilidade geral), de modo que avaliando o custo x benefício de aprendê-la em sua totalidade, estou ponderando em apenas decorar a parte legal. Entretanto gostaria da opinião dos mais experientes na matéria...

Outra questão, também igualmente importante: levando em conta que uma das poucas diferenças entre o edital de analista 5 e de ACE seja a adição desse tópico: "11. Novo Modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público." o que é passível de exclusão das aulas que vejo de CPU?

Obrigado desde já, pois a opinião de vocês me é muito importante
  • sinfonia1922
    • 01/08/12
    • 13

Re: Pequena dúvida sobre edital de CPU

Aliás, talvez eu tenha me expressado mal, mas eu entendo que boa parte do conteúdo não está nas leis/manuais. O básico de CPU eu já estudei "direito", porém fico muito perdido (em relação à matéria do edital) quando as aulas começam a se aprofundar em alguns tópicos. Por exemplo, no EVP as aulas são divididas em 1) procedimentos contábeis orçamentarios; 2) procedimentos contábeis patrimoniais; 3) plano de contas, etc.

Se eu fosse analisar pelo edital, ficaria um hiato de matéria entre o tópico 5 e 6, porém boa parte de PCO está no edital referente à AFO. Fico na dúvida, por exemplo, se eu preciso estudar todo a matéria de "procedimentos contábeis patrimoniais".

Comentário

• DEFLEPP
      • 05/02/08
      • 1980

cpu e conta geral ta fod..estudar!!cpu por causa da convergência e cgeral por causa dos cpc's...olha so o item "mcasp" ...o mundo de coisa q é...o q vc vai estudar??é melhor pegar um curso do estratégia ou ponto direcionado para o programa e estudar por ele..infelizmente...se tentar ficar procurando as coisas vai perder muito tempo..

Comentário

• sinfonia1922
        • 01/08/12
        • 13

Obrigado pela opinião...

O meu problema é que eu comprei o curso de CPU do estratégia, porém não estou me dando muito bem com o professor... O pior é que como a opinião do fórum é unânime quanto à competência do professor, imagino que o problema seja eu...

Comentário

Working...
        X