Announcement

Collapse
No announcement yet.

Material para o Concurso do MDIC

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • caparroz
    • 11/11/11
    • 71

Material para o Concurso do MDIC

Amigos Concurseiros,

Como prometi no post sobre o meu livro, vou colocar aqui, GRATUITAMENTE e à disposição de vocês, textos sobre os itens do Edital do MDIC que não constam dos meus livros:

1. Comércio Internacional Esquematizado, Editora Saraiva

2. Direito Internacional Público, Editora Saraiva, Coleção Saberes do Direito (que acabou de ser lançado!)

Assim, para quem confiou no meu trabalho e é meu leitor, vamos "fechar" essas duas matérias (que representam 25% do concurso e são O TEMA para a prova discursiva), de forma que a leitura dos livros e dos textos aqui postados cubra 100% do programa e possa contribuir para o sucesso de vocês.

Vou pedir para os amigos administradores do site colocarem este post como "fixo", para que todos possam ter o acesso facilitado. Como "backup", tudo o que colocar aqui também ficará no meu site, <www.caparroz.com>, sem prejuízo de diversos materiais, como tributário e administrativo, que você também encontra gratuitamente lá.

Abraço e sucesso a todos na prova! Contem comigo!

Roberto Caparroz
  • caparroz
    • 11/11/11
    • 71

Re: Material para o Concurso do MDIC

Olá Pessoal,

São duas horas da madrugada e acabei de voltar do lançamento do meu livro, mas como tem Edital na praça não é hora de dormir

Portanto, para já "fecharmos" a matéria Direito Internacional Público, seguem dois textos sobre a OMPI, único tópico que não consta do meu livro Direito Internacional Público, Editora Saraiva, Coleção Saberes do Direito.

Assim, para for comprar o livro (que não é grande - aproximadamente 180 páginas, numa linguagem direta e acessível), basta ler esses dois pequenos textos.

Bons estudos!!!

Roberto.
    Arquivos Anexados

Comentário

• Ana Auditora
      • 05/12/11
      • 81

Professor, parabéns pelo novo livro. O de Comércio Internacional já está na lista das minhas próximas aquisições. Estou me preparando para a Receita e sempre acompanho seus posts aqui na área de Comércio Internacional.

Comentário

• andesetrim
        • 30/04/10
        • 10

Moro em Fortaleza/CE, Prof. Caparroz, Já posso encontrar seus livros aqui em Fortaleza e hoje? (23/3/2012)? Confesso que tenho urgência em começar a estudar.

Comentário

• caparroz
          • 11/11/11
          • 71

Olá Ana,

Obrigado! A partir de agora vou postar com mais frequência.

Bons estudos,

Roberto.

Originally posted by Ana Auditora View Post
          Professor, parabéns pelo novo livro. O de Comércio Internacional já está na lista das minhas próximas aquisições. Estou me preparando para a Receita e sempre acompanho seus posts aqui na área de Comércio Internacional.

Comentário

• caparroz
            • 11/11/11
            • 71

Olá,

Com certeza você encontra os livros numa Saraiva Megastore aí de Fortaleza, ou compra pelo site deles com entrega em 24 horas.

Qualquer dúvida, por favor, me avise.

Sucesso!

Roberto.

Originally posted by andesetrim View Post
            Moro em Fortaleza/CE, Prof. Caparroz, Já posso encontrar seus livros aqui em Fortaleza e hoje? (23/3/2012)? Confesso que tenho urgência em começar a estudar.

Comentário

• ADUANEIRO_2RF
              • 04/08/11
              • 358

Professor,

Sabe informar se a Saraiva irá disponibilizar os livros citados em meio digital para uso no IPad? Já tenho alguns digitais dessa editora. O bom do digital é a economia do espaço e a portabilidade.

Grato,

Comentário

• Prof.nilson
                • 15/02/11
                • 224

Originally posted by caparroz View Post
                Olá Ana,

Obrigado! A partir de agora vou postar com mais frequência.

Bons estudos,

Roberto.
                Boa tarde professor.

Lhe mandei uma MP.

Obrigado pela atenção.

Nilson

Comentário

• caparroz
                  • 11/11/11
                  • 71

Olá Aduaneiro_2RF,

O meu livro de Comércio Internacional em meio digital está quase pronto e deve sair em breve, junto com a 2a tiragem do volume em papel. Ainda não tenho a data exata, mas, quando sair, dá para checar pelo site da própria Saraiva.

O de DIP não vai sair em digital, porque já faz parte de um projeto que tem vídeos online, questões e atualizações via web.

Abraço e bons estudos,

Roberto.

Originally posted by ADUANEIRO_2RF View Post
                  Professor,

Sabe informar se a Saraiva irá disponibilizar os livros citados em meio digital para uso no IPad? Já tenho alguns digitais dessa editora. O bom do digital é a economia do espaço e a portabilidade.

Grato,

Comentário

• Parapente
                    • 18/12/11
                    • 867

Olá, obrigado Professor.
                    Uma dúvida. Essa fonte da wikipedia é segura? Como sabemos, este é um site colaborativo onde qualquer um escreve o que quer.

Muito obrigado mais uma vez

Comentário

• LeoRFB
                      • 14/03/11
                      • 205

Olá professor,
                      obrigado pelo material !

Comentário

• caparroz
                        • 11/11/11
                        • 71

Olá Parapente,

Antes de postar qualquer coisa, eu leio para validar a fonte. A wikipedia tem artigos excelentes e outros nem tanto; portanto, é sempre importante fazer a análise.

Abraço e bons estudos,

Roberto.

Originally posted by Parapente View Post
                        Olá, obrigado Professor.
                        Uma dúvida. Essa fonte da wikipedia é segura? Como sabemos, este é um site colaborativo onde qualquer um escreve o que quer.

Muito obrigado mais uma vez

Comentário

• caparroz
                          • 11/11/11
                          • 71

Olá Pessoal,

Conforme prometido, já "fechamos a matéria de DIP", em relação ao meu livro, e agora vamos completar os temas relativos a Comércio Internacional.

Segue em anexo o material sobre o Imposto de Exportação - item 8 do Edital: 8. Exportações. 8.1 Tributação das Exportações. O Imposto de Exportação: incidência, fato gerador e base de cálculo. 8.2 Incentivos fiscais às exportações.

Como se pode perceber, a ESAF reproduziu, literalmente, a sequência do Regulamento Aduaneiro, razão pela qual seguem os artigos correspondentes. Como a ESAF tradicionalmente adora detalhes e, quando o assunto é legislação, perguntas literais, creio que a leitura dos artigos é suficiente para o estudo.

Abraços e sucesso!

Roberto.
                          Arquivos Anexados

Comentário

• ADUANEIRO_2RF
                            • 04/08/11
                            • 358

Nobre Mestre,

Grato pela atenção.

Irei comprar a edição imprensa mesmo, pois o tempo urge... Rs

Sucesso,

Aduaneiro

Comentário

• leandrosouza
                              • 22/01/12
                              • 34

Professor, parabéns pelo livro. O Comércio Internacional Esquematizado já nasceu como referência para a área, uma bela obra ! Obrigado por disponibilizar os materiais complementares. Abraços.
                              Last edited by leandrosouza; Mon, 26/03/12, 09:11 AM.

Comentário

• leandrosouza
                                • 22/01/12
                                • 34

Professor, seria possível o senhor postar um guia de estudos para o MDIC seguindo seu livro de Comércio Internacional Esquematizado?

obrigado !

Comentário

• caparroz
                                  • 11/11/11
                                  • 71

Obrigado pelas palavras Leandro.

Bons estudos e sucesso sempre!

Originally posted by leandrosouza View Post
                                  Professor, parabéns pelo livro. O Comércio Internacional Esquematizado já nasceu como referência para a área, uma bela obra ! Obrigado por disponibilizar os materiais complementares. Abraços.

Comentário

• estudantedagema
                                    • 30/01/12
                                    • 60

Originally posted by leandrosouza View Post
                                    Professor, seria possível o senhor postar um guia de estudos para o MDIC seguindo seu livro de Comércio Internacional Esquematizado?

obrigado !
                                    Boa ideia a do leandrosouza! Professor, poderia postar um guia, por favor?

Comentário

• caparroz
                                      • 11/11/11
                                      • 71

Amigos,

Vou fazer isso até sexta-feira, junto com os demais materiais de estudo, ok?

Só não consigo disponibilizar antes porque estou varando as madrugadas esta semana (até parece vida de concurseiro ).

Atendendo a MUITOS pedidos, também vou colocar, até o fim de semana, um material bem completo de Tributário Internacional, que vai "pegar" nessa prova e em todas as futuras da ESAF (digo isso com base no último concurso da PFN, em que o tema foi muito cobrado).

Abraços,

Roberto.

Originally posted by estudantedagema View Post
                                      Boa ideia a do leandrosouza! Professor, poderia postar um guia, por favor?

Comentário

• leandrosouza
                                        • 22/01/12
                                        • 34

Obrigado professor !

Amigos,

Vou fazer isso até sexta-feira, junto com os demais materiais de estudo, ok?

Só não consigo disponibilizar antes porque estou varando as madrugadas esta semana (até parece vida de concurseiro ).

Atendendo a MUITOS pedidos, também vou colocar, até o fim de semana, um material bem completo de Tributário Internacional, que vai "pegar" nessa prova e em todas as futuras da ESAF (digo isso com base no último concurso da PFN, em que o tema foi muito cobrado).

Abraços,

Roberto.

Comentário

• caparroz
                                          • 11/11/11
                                          • 71

Olá Pessoal,

Conforme prometido, segue a correlação entre o Edital do MDIC (item a item) e o meu livro Comércio Internacional Esquematizado. Neste post faço relaciono comércio internacional e, no próximo, REI.

Abraços e bons estudos!

COMÉRCIO INTERNACIONAL

1. Políticas comerciais. Protecionismo,e livre-cambismo. 1.2. Barreiras tarifárias e não-tarifárias.
                                          Capítulo 1 do livro.

2. A Organização Mundial do Comércio (OMC): competências, estrutura e processo decisório. 2.1. O Acordo sobre o Comércio de Bens (GATT-1994); princípios básicos e objetivos. 2.2. O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS).
                                          Capítulo 2 do livro.

2.3. Práticas desleais de comércio e defesa comercial; medidas antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas comerciais. 2.4: O Acordo Anti-dumping; 2.5 O Acordo Sobre Subsídios e Medidas Compensatórias; 2.6 O Acordo sobre Salvaguardas Comerciais.
                                          Capítulo 9 do livro.

2.7 Valor aduaneiro. Acordo sobre a implementação do Art. VII do GATT-1994. Critérios gerais e princípios básicos do Acordo. 2.8. Métodos de Valoração.
                                          Capítulo 11 do livro.

3. Resolução de controvérsias na OMC. Princípios básicos e funcionamento. O Órgão de Solução de Controvérsias. O Órgão deApelação
                                          Capítulo 2 do livro.

4. Sistemas preferenciais. 3.1. Sistema Geral de Preferências (SGP). 3.2. Sistema Geral de Preferências de Países em Desenvolvimento (SGPC).
                                          Capítulo 8 do livro.

4. Mercosul. Objetivos e estágio atual de integração comercial. 4.1. Tarifa externa comum: aplicação; principais exceções.
                                          Capítulo 5 do livro.

4.2. Regras de origem.
                                          Capítulo 7 do livro.

4.3. Valoração aduaneira no Mercosul. 4.4. Defesa Comercial no Mercosul: marco jurídico, instâncias e funcionamento
                                          Capítulo 5 do livro.

5. Sistema administrativo e instituições intervenientes no comércio exterior no Brasil. 5.1. A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). 5.2 Receita Federal do Brasil. 5.3. Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). 5.4. O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX). 5.5. Banco Central do Brasil (BACEN). 5.6. Ministério das Relações Exteriores (MRE).
                                          Capítulo 6 do livro.

6. Classificação aduaneira. 6.1. Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH). 6.2. Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
                                          Capítulo 10 do livro.
                                          7. Contrato de Comércio Internacional de Compra e Venda das Mercadorias. 7.1. Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (Convenção de Viena). 7.2. Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010).
                                          Capítulo 12 do livro.

8. Exportações. 8.1 Tributação das Exportações. O Imposto de Exportação: incidência, fato gerador e base de cálculo. 8.2 Incentivos fiscais às exportações.
                                          No livro não abordo em detalhes, razão pela qual postei um tópico específico aqui no Fórum.

9. Importações. 9.1: tributação das importações: o Imposto de Importação: fato gerador, incidência e base de cálculo; 9.1.2 A Contribuição para o PIS/PASEP e COFINS Importação: incidência, fat o gerador e base de cálculo; 9.1.3: Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico Combustíveis: fato gerador, incidência e base de cálculo.
                                          No livro abordo parcialmente, razão pela qual postei um tópico específico aqui no Fórum.

10. Regimes aduaneiros. 10.1. Regimes aduaneiros especiais: Trânsito Aduaneiro, Admissão Temporária, Drawback, Entreposto Aduaneiro, Entreposto Industrial, Entreposto Industrial sob Controle Informatizado – RECOF; Regime Aduaneiro Especial de Exportação e de Importação de Bens Destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra de Jazidas de Petróleo e de Gás Natural REPETRO; Regime Aduaneiro Especial de Importaçãode Petróleo Bruto e seus Derivados- REPEX; Exportação Temporária; Loja Franca; Depósito Afiançado; Depósito Franco 10.2. Regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais: Zona Franca de Manaus; Áreas de Livre Comércio; Zonas de Processamento de Exportações.
                                          Capítulo 15 do livro.

Comentário

• caparroz
                                            • 11/11/11
                                            • 71

Olá amigos,

Segue a correlação entre o meu livro Comércio Internacional Esquematizado e o Edital de Relações Econômicas Internacionais do MDIC (item a item).

Abraços e bons estudos!

RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS:

1. Determinação de vantagens comparativas e padrões de comércio internacional. 1.1. Produtividade do trabalho e a teoria ricardiana das vantagens comparativas. 1.2. Papel das dotações relativas de fatores de produção. 1.3. Modelo Heckscher-Ohlin. 1.4.
                                            Capítulo 1

1.9. Comércio intrafirmas e suas implicações para o comércio internacional.
                                            Capítulo 1

3.1. Industrialização por substituição de importações. 3.2. Industrialização orientada para exportações.
                                            Capítulo 3

3.3. Instrumentos de proteção a indústrias nascentes: implicações. Subsídios a exportações e comércio internacional.
                                            Capítulo 9

4. Processos de Integração Regional. 4.1. Zona de Preferência Tarifária. 4.2. Área de Livre Comércio. 4.3. União Aduaneira. 4.4. Mercado Comum. 4.5. União Econômica. 4.6. Processo de formação da União Européia: textos legais, estrutura institucional e funcionamento. 4.7. Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). 4.8. Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). 4.9. Comunidade Andina das Nações (CAN).
                                            Capítulo 4

5. Sistema Financeiro Internacional. 5.1. Regimes cambiais. 5.2. Mercados futuros. 5.3. Mercados de derivativos. 5.4. Mercados de câmbio: ajustes monetários em economias abertas. 5.5. Mercados de câmbio: ajustes monetários em economias fechadas. 5.6. Fluxos financeiros internacionais. Taxas de juros e taxas de câmbio. 5.7. Políticas cambiais: impactos de curto e de longo prazo.
                                            Capítulo 14

6.1. Sistema de Bretton Woods: instituições e funcionamento. 6.2. Mercados não regulados: euromoedas e “paraísos fiscais”. 6.3. Direitos Especiais de Saque e outros ativos financeiros.
                                            Capítulo 14

Temas que o livro não aborda (a maioria é de macroeconomia e alguns são bem específicos, quase detalhes, que não coloquei, mas pretendo incluir na 2ª edição; como o concurso é imediato, vou tentar postar materiais gratuitos aqui no Fórum):

Novas teorias. 1.5. Modelo Venon e Linder. 1.6. Vantagens comparativas e ganhos do comércio internacional. 1.7. Concorrência imperfeita e comércio internacional. 1.8. Concorrência monopolista e a determinação dos padrões de comércio internacional. 1.10. Desafios á teoria das vantagens comparativas: economias de escala. 1.11. Balanço de pagamentos. 2. Efeitos do comércio internacional. 2.1. Equilíbrio em economias abertas. 2.2. Natureza dos ganhos do comércio. 2.3. Efeitos do comércio e de políticas protecionistas sobre a distribuição de renda. 2.4. Comércio, crescimento e desenvolvimento econômico. 2.5. Comércio internacional e economias de escala. 2.6. Comércio internacional e desenvolvimento tecnológico. 2.7. Comércio internacional e formação de capital. 2.8. Comércio internacional e padrões de consumo. 3. Modelos de industrialização. 4..10. Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). 4.11. Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacifico (APEC).5.8. Áreas monetárias ótimas. 6. Evolução do Sistema Financeiro Internacional. 6.4. Banco Internacional de Compensação (BIS). 6.5. Bancos regionais de desenvolvimento. 6.6. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 6.7. Clube de Paris. 6.8- O G-20 Financeiro.

Comentário

• caparroz
                                              • 11/11/11
                                              • 71

Amigos,

Segue, por fim, a correlação entre o meu livro Direito Internacional Público, Editora Saraiva, e o Edital de DIP do MDIC (aqui o livro cobre praticamente todo o programa).

Abraços!

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

1. Caráter jurídico do Direito Internacional. 3. Fontes do Direito Internacional. 3.2. Outras fontes.
                                              Capítulo 1

2. Relacionamento entre Direito Internacional e Direito Interno. 3.1. Tratados Internacionais (Convenção de Viena de 1969). 3.1.1. Gênese, tratado em vigor, extinção: plano internacional e plano interno. 3.1.2. Expressão do consentimento: sistema brasileiro (competências, pressupostos constitucionais).
                                              Capítulo 2
                                              4. Sujeitos do Direito Internacional. 4.1. Estados: requisitos (população, território, governo, capacidade de entrar em relações com outros Estados).
                                              Capítulo 1

4.1.1. Privilégios e imunidades (Convenções de Viena de 1961 e 1963). Diplomacia Comercial.
                                              Capítulo 3

4.1.2. Responsabilidade internacional do Estado. 6. Conflitos internacionais: modos de solução pacífica. 6.1. Anexo 2 ao Acordo Constitutivo da OMC (Entendimento relativo às normas e procedimentos sobre solução de controvérsias). 6.3. Outros tribunais internacionais.
                                              Capítulo 5

4.2. Organizações Internacionais: teoria geral (definição, classificação, criação, extinção, personalidade jurídica, estrutura orgânica, ordem jurídica, privilégios e imunidades). 4.2.1. Organização das Nações Unidas (ONU). Comissão das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Organização Mundial do Comércio (OMC). Acordos integrantes da OMC. Acessão à OMC. Validade das normas da OMC no Brasil. 4.2.3. Fundo Monetário Internacional (FMI). 4.2.4. Banco Mundial.
                                              Capítulo 4, além de os temas também serem tratados no meu livro Comércio Internacional Esquematizado.

5. Direito da integração. 5.1. Mercosul e União Européia: marco jurídico. 5.2. Processo decisório no Mercosul. 5.3. Barreiras comerciais no Mercosul. 5.4. Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).
                                              Capítulo 6, além de os temas também serem tratados no meu livro Comércio Internacional Esquematizado.

Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
                                              Único item que o livro não aborda, razão pela qual postei tópico específico aqui no Fórum.

6.2. Protocolo de Brasília para a Solução de Controvérsias (Mercosul).
                                              Erro grave do Edital, pois o Protocolo de Brasília foi revogado há vários anos e substituído pelo Protocolo de Olivos, que está no Capítulo 6 e também no meu livro Comércio Internacional Esquematizado.

Comentário

• caparroz
                                                • 11/11/11
                                                • 71

Olá amigos,

Atendendo a diversos pedidos aqui no fórum e também por email, selecionei 2 materiais sobre DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL para o concurso do MDIC.

Infelizmente, não consigo anexar os arquivos em .pdf aqui no Fórum, por questões de tamanho (mesmo sem fundo e convertidos na qualidade mínima ).

A única opção foi colocá-los no meu site: www.caparroz.com. Para quem quiser, basta entrar, fazer o cadastro e baixar o que interessar, entre várias matérias, ok? Não é propaganda, pois realmente não teve outro jeito...

São aproximadamente 100 slides com conceitos, legislação e jurisprudência. Acho que será muito útil para a prova!

Aproveito para agradecer ao meu fraterno amigo e companheiro de letras Fábio Clasen, que gentilmente disponibilizou o seu excelente material (de forma que não precisei mexer muito no texto ).

Abraço e bons estudos!!!

Comentário

• dfurtado
                                                  • 25/01/08
                                                  • 53

Muito obrigado professor, de grande ajuda essa correlação

Comentário

• caparroz
                                                    • 11/11/11
                                                    • 71

De nada, bons estudos!

Originally posted by dfurtado View Post
                                                    Muito obrigado professor, de grande ajuda essa correlação

Comentário

• Sieger-AFRFB
                                                      • 05/02/10
                                                      • 647

Excelente!!! Que Deus te abençoe professor!!

O seu livro é muito bom!!

Sieger.

Comentário

• leandrosouza
                                                        • 22/01/12
                                                        • 34

Muito obrigado Professor !
                                                        Ajudou bastante ! ! !

abraços

Olá amigos,

Atendendo a diversos pedidos aqui no fórum e também por email, selecionei 2 materiais sobre DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL para o concurso do MDIC.

Infelizmente, não consigo anexar os arquivos em .pdf aqui no Fórum, por questões de tamanho (mesmo sem fundo e convertidos na qualidade mínima ).

A única opção foi colocá-los no meu site: www.caparroz.com. Para quem quiser, basta entrar, fazer o cadastro e baixar o que interessar, entre várias matérias, ok? Não é propaganda, pois realmente não teve outro jeito...

São aproximadamente 100 slides com conceitos, legislação e jurisprudência. Acho que será muito útil para a prova!

Aproveito para agradecer ao meu fraterno amigo e companheiro de letras Fábio Clasen, que gentilmente disponibilizou o seu excelente material (de forma que não precisei mexer muito no texto ).

Abraço e bons estudos!!!

Comentário

• caparroz
                                                          • 11/11/11
                                                          • 71

Olá Pessoal,

Seguem em anexo materiais SUPER IMPORTANTES para o concurso do MDIC.

Conforme prometido, considero a leitura desses textos complementar ao meu livro, e suficientes para fechar a matéria.

Mesmo para quem não tem o livro acho que o material é valioso, pois fiz uma coletânea de textos oficiais (do site da Receita), que cuidam expressamente de todos os tópicos relativos ao II, IE, PIS, COFINS e CIDE, além de um guia sobre as operações de importação.

Trata-se de textos diretos e oficiais, que serão bastante úteis nessa reta final.

Sucesso a todos e bons estudos!!!
                                                          Arquivos Anexados

Comentário

• caparroz
                                                            • 11/11/11
                                                            • 71

Amigos,

Como o Fórum só permite anexar 3 arquivos por post, coloco em anexo uma brave seleção dos artigos do Regulamento Aduaneiro expressamente previstos no Edital, todos relacionados ao tributos II, IE, CIDE, PIS e COFINS.

O ideal seria ler quase todo o RA, mas como o tempo é escasso sugiro, pelo menos, a leitura dos artigos que selecionei, que serão essenciais na prova.

Coloquei REALMENTE o essencial, pois, do contrário, também ultrapassaria o limite permitido no Fórum.

Abraços!!!
                                                            Arquivos Anexados

Comentário

Working...
                                                            X