Announcement

Collapse
No announcement yet.

Simulado - Arquivologia

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Guest's Avatar
    Nebulosa Helix

Simulado - Arquivologia

A todos os concurseiros,

Vou postar seis questões da última prova da ABIN 2010, destinada aos técnicos de inteligência (nível médio). Vale a pena testar seus conhecimentos, porque esta é a melhor forma de estudar para concursos. Os itens foram muito bem elaborados e não houve recursos. O gabarito será liberado depois do Reveillon.
    Desejo a todos um Feliz Ano Novo e que Deus abençoe a todos!

(Cespe - ABIN 2010)

1 O arquivo é uma instituição de interesse público criada com o objetivo de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.

2 Os documentos de arquivo, em qualquer suporte, são produzidos ou recebidos durante o desenvolvimento das atividades de pessoa física ou jurídica.

3 De acordo com o princípio da proveniência, ou de respeito aos fundos, os documentos acumulados por diferentes pessoas jurídicas devem ser mantidos separados, pois não podem ser misturados.

4 De acordo com o princípio da ordem original, todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido a sua forma original.

5 É desnecessár io que os documentos de arquivo sirvam de prova das transações realizadas, embora devam ser autênticos no que se refere às informações que veiculam.

6 Quando separado do seu conjunto, ou seja, do todo ao qual pertence, o documento de arquivo perde muito do seu significado.

7 A primeira finalidade do arquivo é servir às atividades administrativas, à tomada de decisão e à garantia de direitos e deveres.
  • leandro moraes
    • 20/10/09
    • 156

Re: Simulado - Arquivologia

olha nebulosa, achei etas questões muito tenebrosas! rsrsrsr, mas vamos lá.

1= E
    2= C
    3= E
    4= C
    5=E
    6=E
    7=C
    pessoal teve algumas que foi na intuição, realmente tava mais difícil que o MPU.

Comentário

• Guest's Avatar
      Nebulosa Helix

Originally posted by leandro moraes View Post
      olha nebulosa, achei etas questões muito tenebrosas! rsrsrsr, mas vamos lá.

1= E
      2= C
      3= E
      4= C
      5=E
      6=E
      7=C
      pessoal teve algumas que foi na intuição, realmente tava mais difícil que o MPU.
      Leandro,

De fato, prova foi muito difícil para o pessoal de nível médio. Detalhe: o Cespe não se excedeu nos conhecimentos cobrados em Arquivologia para o nível desejado.
      Quem trabalha com arquivo com constância, acerta rapidinho as questões, porque convivem com esta realidade.
      Porém, o gabá será liberado após o Reveillon.

Abs,

Nebulosa

Comentário

• Guest's Avatar
        Nebulosa Helix

Apenas o Leandro? Vou esperar mais uma semaninha para o pessoal tentar... Aí, posto os gabaritos...

Comentário

• bão_86
          • 02/01/11
          • 14

Originally posted by nebulosa helix View Post
          a todos os concurseiros,

vou postar seis questões da última prova da abin 2010, destinada aos técnicos de inteligência (nível médio). Vale a pena testar seus conhecimentos, porque esta é a melhor forma de estudar para concursos. Os itens foram muito bem elaborados e não houve recursos. O gabarito será liberado depois do reveillon.
          Desejo a todos um feliz ano novo e que deus abençoe a todos!

(cespe - abin 2010)

1 o arquivo é uma instituição de interesse público criada com o objetivo de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.

2 os documentos de arquivo, em qualquer suporte, são produzidos ou recebidos durante o desenvolvimento das atividades de pessoa física ou jurídica.

3 de acordo com o princípio da proveniência, ou de respeito aos fundos, os documentos acumulados por diferentes pessoas jurídicas devem ser mantidos separados, pois não podem ser misturados.

4 de acordo com o princípio da ordem original, todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido a sua forma original.

5 é desnecessár io que os documentos de arquivo sirvam de prova das transações realizadas, embora devam ser autênticos no que se refere às informações que veiculam.

6 quando separado do seu conjunto, ou seja, do todo ao qual pertence, o documento de arquivo perde muito do seu significado.

7 a primeira finalidade do arquivo é servir às atividades administrativas, à tomada de decisão e à garantia de direitos e deveres.
          1 - e
          2 - c
          3 - c
          4 - e
          5 - e
          6 - c
          7 - c

Nebulosa, você poderia identificar os erros dessas questões abaixo?

1 - A descentralização dos serviços de arquivo caracteriza-se pela manutenção, em mais de uma unidade organizacional, das atividades de guarda de documentos, de controle, de coordenação, de orientação e normativas. (E)

2 - Os funcionários responsáveis pelos arquivos correntes devem efetuar a autuação, o controle da tramitação, a distribuição e a expedição dos documentos sob sua guarda. (E)
          Last edited by bão_86; Tue, 04/01/11, 02:11 PM.

Comentário

• Guest's Avatar
            Nebulosa Helix

Originally posted by bão_86 View Post
            1 - e
            2 - c
            3 - c
            4 - e
            5 - e
            6 - c
            7 - c

Nebulosa, você poderia identificar os erros dessas questões abaixo?

1 - A descentralização dos serviços de arquivo caracteriza-se pela manutenção, em mais de uma unidade organizacional, das atividades de guarda de documentos, de controle, de coordenação, de orientação e normativas. (E)

2 - Os funcionários responsáveis pelos arquivos correntes devem efetuar a autuação, o controle da tramitação, a distribuição e a expedição dos documentos sob sua guarda. (E)
            Olá bão_86!

Obrigada por responder as questões. O gabá sairá na sexta.
            Quanto aos itens que você me trouxe, vou explicar o porquê de eles estarem errados:

1. Este item está errado, porque o serviço de arquivo continua a ser centralizado, mesmo que ele preste serviços em várias unidades organizacionais. O que determina o arquivo ser central ou regional, conforme denominação de Marilena Leite Paes, é a distribuição de atividades de controle de documentos, com as atividades de registro, trâmite, classificação, além de ter uma certa autonomia em relação ao órgão arquivístico competente para criar diretrizes e normas. Um órgão central pode criar e manter arquivos em várias unidades organizacionais, o que caracteriza bem a questão. Por isso, o item é Errado.

2. O item representa as atividades realizadas no protocolo, como as que são citadas pela questão. Então, os funcionários responsáveis por isto são os do protocolo.

Qualquer dúvida, é só postar!

Comentário

• bão_86
              • 02/01/11
              • 14

Originally posted by Nebulosa Helix View Post
              Olá bão_86!

Obrigada por responder as questões. O gabá sairá na sexta.
              Quanto aos itens que você me trouxe, vou explicar o porquê de eles estarem errados:

1. Este item está errado, porque o serviço de arquivo continua a ser centralizado, mesmo que ele preste serviços em várias unidades organizacionais. O que determina o arquivo ser central ou regional, conforme denominação de Marilena Leite Paes, é a distribuição de atividades de controle de documentos, com as atividades de registro, trâmite, classificação, além de ter uma certa autonomia em relação ao órgão arquivístico competente para criar diretrizes e normas. Um órgão central pode criar e manter arquivos em várias unidades organizacionais, o que caracteriza bem a questão. Por isso, o item é Errado.

2. O item representa as atividades realizadas no protocolo, como as que são citadas pela questão. Então, os funcionários responsáveis por isto são os do protocolo.

Qualquer dúvida, é só postar!
              Em relação ao item 2, eu percebi que as atividades citadas eram do protocolo. E conclui que, como o protocolo é uma atividade dos arquivos correntes, os funcionários mencionados seriam competentes para tal, todavia, conclusão errada.

Já a primeira, baita casca de banana rs! A pessoa tem que estar bem afiada para respondê-la. Ademais, obrigado pelas ótimas explicações! Já estou vacinado caso caiam outras semelhantes!

Comentário

• Guest's Avatar
                Nebulosa Helix

Em relação ao item 2, eu percebi que as atividades citadas eram do protocolo. E conclui que, como o protocolo é uma atividade dos arquivos correntes, os funcionários mencionados seriam competentes para tal, todavia, conclusão errada.

Já a primeira, baita casca de banana rs! A pessoa tem que estar bem afiada para respondê-la. Ademais, obrigado pelas ótimas explicações! Já estou vacinado caso caiam outras semelhantes!
                Obrigada também pela participação! Espero ter te ajudado!

Comentário

• william_costa
                  • 20/10/09
                  • 86

Nebulosa, boas questões!! Como o colega já disse acima: são difíceis.

Meus palpites:

1-E
                  2-C
                  3-C
                  4-E ( O conceito desse princípio é que o arquivo deve conservar o arranjo dado anteriormente pela entidade produtora, estou certo? )
                  5-E
                  6-C
                  7-C

Aproveito a oportunidade para lhe pedir uma ajuda. Sei que vc é arquivista, por isso vc saberia me explicar o que o CESPE quer com esse tópico do edital do STM: 3 Noções de pesquisa na internet?? Posso estudar como noções de informática ou existe essa matéria mesmo dentro de arquivologia? Nos meus livros não têm - Renato valentini e Marilena Leite.

Aguardo o GAB.
                  Last edited by william_costa; Wed, 05/01/11, 04:11 PM.

Comentário

• bão_86
                    • 02/01/11
                    • 14

Originally posted by william_costa View Post

Meus palpites:

1-E
                    2-C
                    3-C
                    4-E ( O conceito desse princípio é que o arquivo deve conservar o arranjo dado anteriormente pela entidade produtora, estou certo? )
                    5-E
                    6-C
                    7-C

Aproveito a oportunidade para lhe pedir uma ajuda. Sei que vc é arquivista, por isso vc saberia me explicar o que o CESPE quer com esse tópico do edital do STM: 3 Noções de pesquisa na internet?? Posso estudar como noções de informática ou existe essa matéria mesmo dentro de arquivologia? Nos meus livros não têm - Renato valentini e Marilena Leite.

Aguardo o GAB.
                    Também irei fazer STM, TJA/BA, e não encontrei nada sobre esse tópico no assunto de arquivologia. No livro de Renato Valentini não diz absolutamente nada. Acho que tal assunto estaria mais condizente em informática.

Comentário

• Guest's Avatar
                      Nebulosa Helix

Originally posted by william_costa View Post

Meus palpites:

1-E
                      2-C
                      3-C
                      5-E
                      6-C
                      7-C

Aguardo o GAB.
                      William,

Viu como elas são difíceis? E olha que é apenas o começo... Depois do gabarito, vou postar mais questões da Abin. Depois, os do concurso do MPU.

Conforme os tópicos cobrados em arquivologia:

III NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. 1 Conceitos fundamentais de arquivo; arquivos correntes,
                      intermediários e permanentes; protocolo, código de classificação; tabela de temporalidade. 2 Noções
                      básicas de conservação e preservação de documentos. 3 Noções de pesquisa na Internet. 4 Noções de
                      métodos de arquivamento.

Confesso a vocês que fiquei impressionada com o Cespe ter cobrado este conteúdo. Esta parte do conteúdo eu vi na disciplina Análise da Informação, na UnB. Tem haver com a utilização de palavras-chave na pesquisa em sistemas de informação ou em buscadores como o Google. Um exemplo claro, que todo mundo pisa um pouco na bola, é usar frases inteiras: em vez de usar o termo "São Paulo Futebol Clube jogos", em que terá mais sucesso de buscar os jogos do São Paulo (antigos e novos), as pessoas usam preposições e artigos definidos e indefinidos e jogam no buscador "os jogos do São Paulo" ou "Jogos do São Paulo Futebol Clube".
                      Outros exemplos que em geral eu uso:
                      Lula biografia: buscar informações biográficas sobre o ex-presidente Lula;
                      Zana Lúcia Dilma: posso misturar dois nomes diferentes, para buscar informações sobre a irmã falecida da Presidente Dilma, Zana Lúcia.
                      Jovem Pan Am: busco o endereço da Jovem Pan Am, famosa rádio paulistana de notícias (não a famosa FM, a preferida da garotada).

Observe que não utilizei preposições, artigos ou qualquer outro elemento de ligação nos termos; coloquei apenas palavras-chave. Um local bacana para testar são os sites de tribunais, em que se buscam os processos judiciais e a jurisprudência. Eles ensinam mais ou menos como deve ser feita a pesquisa. Se seguirem minhas dicas, dá certo. Por isso que minha família vive me pedindo para buscar informações na Internet e encontrei muita coisa difícil de ser achada.
                      Quanto ao material, eu posso até verificar se tem um material específico para a matéria. E então eu passo a referência para vocês. Tenho um amigo bibliotecário e aí eu peço uma informação mais consistente a respeito.

Um abraço,

Nebulosa
                      Last edited by Nebulosa Helix; Wed, 05/01/11, 10:16 PM.

Comentário

• Guest's Avatar
                        Nebulosa Helix

Também irei fazer STM, TJA/BA, e não encontrei nada sobre esse tópico no assunto de arquivologia. No livro de Renato Valentini não diz absolutamente nada. Acho que tal assunto estaria mais condizente em informática.
                        Bão_86,

O assunto é da nossa área mesmo, tanto da Biblioteconomia, quanto da Arquivologia. No último post, eu coloquei que vi esta parte na disciplina Análise da Informação na UnB. Então, eles estão pegando pesado.

Abs,

Nebulosa

Comentário

• rodrigo79
                          • 15/09/10
                          • 19

Tá bastante complicado arquivologia. De qualquer forma, a prova do mpu achei acessível mas essa deixei duas sem resposta:
                          1e
                          2c
                          3c
                          4não sei
                          5não sei
                          6c
                          7c
                          obrigado pelas explicações, estão sendo de grande valor. Boa sorte e bons estudos!

Comentário

• william_costa
                            • 20/10/09
                            • 86

Nebulosa, vi sim. Com relação à disciplina, obrigado! Vou aguardar suas orientações sobre o estudo correto dela. Eu até já li um pouco a respeito, sobre pesquisa boolena etc.

abs.

William

Comentário

• Guest's Avatar
                              Nebulosa Helix

A todos os concurseiros,

Vou postar seis questões da última prova da ABIN 2010, destinada aos técnicos de inteligência (nível médio). Vale a pena testar seus conhecimentos, porque esta é a melhor forma de estudar para concursos. Os itens foram muito bem elaborados e não houve recursos. O gabarito será liberado depois do Reveillon.
                              Desejo a todos um Feliz Ano Novo e que Deus abençoe a todos!

(Cespe - ABIN 2010)

1 O arquivo é uma instituição de interesse público criada com o objetivo de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.

2 Os documentos de arquivo, em qualquer suporte, são produzidos ou recebidos durante o desenvolvimento das atividades de pessoa física ou jurídica.

3 De acordo com o princípio da proveniência, ou de respeito aos fundos, os documentos acumulados por diferentes pessoas jurídicas devem ser mantidos separados, pois não podem ser misturados.

4 De acordo com o princípio da ordem original, todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido a sua forma original.

5 É desnecessár io que os documentos de arquivo sirvam de prova das transações realizadas, embora devam ser autênticos no que se refere às informações que veiculam.

6 Quando separado do seu conjunto, ou seja, do todo ao qual pertence, o documento de arquivo perde muito do seu significado.

7 A primeira finalidade do arquivo é servir às atividades administrativas, à tomada de decisão e à garantia de direitos e deveres.

Gabarito das questões, conforme o prometido:

1. e
                              2. c
                              3. c
                              4. e
                              5. e
                              6. c
                              7. c

Comentário

• william_costa
                                • 20/10/09
                                • 86

Gabarito das questões, conforme o prometido:

1. e
                                2. c
                                3. c
                                4. e
                                5. e
                                6. c
                                7. c
                                Vlww, Nebulosa! A 4 o erro era no conceito mesmo?

xxxxx

leandro moraes,

Nossa outra sala foi trancada, vc poderia colocar o GAB aqui?

Estive lendo mais acerca da tabela de temporalidade, e descobri que ela tbm conterá a relação de todos doc. recebidos e produzidos. No livro do Renato Valentini não tinha isso, e para quem não é da função é complicado deduzir isso...

Então, meus palpites são: E , C.

Comentário

• Rogerio "TUKA"
                                  • 10/12/10
                                  • 514

Nebulosa,

Mto boa essas questões, depois vc coloca mais...

Att,

TUKA

Comentário

• Hagakure
                                    • 19/01/11
                                    • 3

Questões interessantes.
                                    Poderiam, na medida do possível, postarem mais?
                                    Obrigado.

Comentário

• Gustavo Lima
                                      • 14/02/11
                                      • 54

Nebulosa.

Muito obrigado pelo simulado. Gostaria de tirar dúvida em relação a pergunta 4. Não entendi o motivo pelo qual está errada. Muito obrigado.

Comentário

• Gustavo Lima
                                        • 14/02/11
                                        • 54

O livro arquivologia facilitada possue um quadro bem informativo sobre tabela de temporalidade. Fica a dica.

Comentário

• Guest's Avatar
                                          Nebulosa Helix

Originally posted by Gustavo Lima View Post
                                          Nebulosa.

Muito obrigado pelo simulado. Gostaria de tirar dúvida em relação a pergunta 4. Não entendi o motivo pelo qual está errada. Muito obrigado.
                                          Olá Gustavo!

Vou explicar melhor o porquê de esta alternativa ser errada. O princípio do respeito à ordem original é o segundo viés do Princípio da Proveniência. Desta forma, os documentos organizados deverão ser mantidos segundo uma ordem que os originou.
                                          A ordem original é a que é disposta pelos códigos de classificação e tabela de temporalidade, a princípio. Quando os documentos são eliminados no decorrer do tempo, uma parte deles é transferida ou recolhida, conforme a ordem lançada.
                                          Porém, quando os documentos aparecem no arquivo permanente, sem uma devida organização, deverá ser montado o quadro de arranjo, para que eles sejam localizados com rapidez. Não é um desrespeito à ordem original, porque ela estará refletida no organograma ou nos assuntos dispostos pelo quadro de arranjo. E a ordem original não significa tão somente a organização documental, mas também a forma como os documentos podem ou não ser dispostos no quadro de arranjo.
                                          Espero ter te ajudado!

Comentário

• Gustavo Lima
                                            • 14/02/11
                                            • 54

Olá Gustavo!

Vou explicar melhor o porquê de esta alternativa ser errada. O princípio do respeito à ordem original é o segundo viés do Princípio da Proveniência. Desta forma, os documentos organizados deverão ser mantidos segundo uma ordem que os originou.
                                            A ordem original é a que é disposta pelos códigos de classificação e tabela de temporalidade, a princípio. Quando os documentos são eliminados no decorrer do tempo, uma parte deles é transferida ou recolhida, conforme a ordem lançada.
                                            Porém, quando os documentos aparecem no arquivo permanente, sem uma devida organização, deverá ser montado o quadro de arranjo, para que eles sejam localizados com rapidez. Não é um desrespeito à ordem original, porque ela estará refletida no organograma ou nos assuntos dispostos pelo quadro de arranjo. E a ordem original não significa tão somente a organização documental, mas também a forma como os documentos podem ou não ser dispostos no quadro de arranjo.
                                            Espero ter te ajudado!
                                            Muito obrigado. Entendi a questão. O livro arquivologia facilitada é bom demais. O uso dele vai me ajudar muito nas provas. Fica a dica pessoal.

Comentário

Working...
                                            X