Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como estudar Arquivologia?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts

• Como estudar Arquivologia?

Pessoal...
    como devo estudar arquivologia para a FCC?
    Pela apostila da Vestcon está bom?
  • Guest's Avatar
    Nebulosa Helix

Re: Como estudar Arquivologia?

Olá Felipe!

Pela apostila da Vestcon vale a pena. Eu conheço o Elvis Correa Miranda e ele sabe muita coisa. Compensa sim, não só para a FCC, mas para qualquer concurso, porque o autor é muito criterioso. Falo isso também porque sou colega de profissão do Elvis (arquivista).

Abraços,

Nebulosa

Comentário

• Peter Costin
      • 18/05/11
      • 8

Também gosto do Elvis, principalmente no que se refere as questões, o livro dele é o que traz mais questões! Mas também posso indicar o Arquivologia Facilitada da Campus é um livro de fácil entendimento, ideal para iniciantes. Depois se você achar necessário compre também o livro do Elvis da Vestcon é mais completo que a apostila e ajudará a você fixar a disciplina.

Comentário

• Angaki
        • 15/02/10
        • 49

Pessoal,

Obrigada pelas valiosas dicas!!!
        Estou fazendo um cursinho, em Marília, muito ruim quanto a Arquivologia, o professor não é especializado, é tipo um tapa buraco e as aulas são abomináveis!!!
        Já pesquisei o preço e fiz encomenda do livro da editora Campus.
        Abraços

Comentário

• Guest's Avatar
          EstudanteBrasil

Originally posted by FELIPEKL View Post
          Pessoal...
          como devo estudar arquivologia para a FCC?
          Pela apostila da Vestcon está bom?
          ja estudei arquivologia 2 vezes, uma em 2008
          outra em 2010

concursos da CESPE, acertei quase todas nas duas ocasioes. errei 1 ou 2, de 20, 18 respectivamente

é bom ir fazendo um glossário de termos importantes conforme vc va estudando e vendo q certos termos se repetem, são jargões típicos dessa matéria, e ir batendo um por um

com ajuda de várias fontes.
          fazer varias questoes
          ver o maximo de vídeos possivel

Comentário

• rricardolima
            • 10/07/11
            • 7

Opa é a primeira vez que estudo essa matéria, estou estudando pelo "arquivologia para concursos - Renato Valentini - Ed. Campus". Estou gostando muito pois a linguagem do livro é fácil e tem exercícios. Até que estou achando a matéria fácil ainda estou no começo vamos ver. fica a dica ai pra quem quiser esse livro é bem legal e não paguei caro nele não.

valeu

Comentário

• Cintia Monteiro
              • 23/02/11
              • 13

Olá a todos. Ricardo, também tinha o livro do Valentini, porém ainda estava faltando algo e consequentemente ainda errando nas provas.. Quando estudei o Arquivolofica Facilitada (também da Campus)logo percebi uma melhora substancial no entendimento, a matéria ficou descomplicada... Na minha opinião, este é o melhor livro, mais completo, além de serem mais de 350 questões todas comentadas, portanto recomendo. Luz pra todos nós!

Comentário

• Wagner Rabello
                • 20/08/07
                • 176

Você poderia dar os primeiros passos fazendo uma leitura da lei 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. É uma lei bem curtinha, tem apenas 28 artigos, tem alguns conceitos e cai em concurso que é uma beleza.

Exemplos de trechos interessantes da lei 8.159/91

"Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos".
                .
                "Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente".
                .

Tendo dúvidas, é só trazer que a gente discute.

Abração

Comentário

• Wagner Rabello
                  • 20/08/07
                  • 176

Segue o link para acessar a lei.
                  .
                  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm

Comentário

• Wagner Rabello
                    • 20/08/07
                    • 176

Lancei um curso, cuja aula demonstrativa pode ser baixada gratuitamente.

Segue o link:

http://www.canaldosconcursos.com.br/...tipo=v&area=16

Comentário

• vagnermedeiros
                      • 15/03/12
                      • 2

Alguem sabe me dizer se o livro de Carolina Lopes Teixeira, da Editora Gen, Arquivologia para Concursos é bom. Pelo que li na descrição para ser muito interessante.

Comentário

Working...
                      X