Announcement

Collapse
No announcement yet.

Primeiro contato com a matéria!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Abrand
    • 30/03/10
    • 327

Primeiro contato com a matéria!

Pessoal,

Vou estudar pela primeira vez arquivologia e estou muito inseguro quanto ao aspecto de "atualização".

Andei procurando materiais para download na internet, mas fico em dúvida se o material está ou não atualizado.

Gostaria de saber aos mais íntimos, se essa matéria desatualiza fácil, ou se questões e materiais de 2004, por exemplo, ainda podem ser aproveitadas.

Desde já, obrigado.
  • william_costa
    • 20/10/09
    • 86

Re: Primeiro contato com a matéria!

Originally posted by Abrand View Post
    Pessoal,

Vou estudar pela primeira vez arquivologia e estou muito inseguro quanto ao aspecto de "atualização".

Andei procurando materiais para download na internet, mas fico em dúvida se o material está ou não atualizado.

Gostaria de saber aos mais íntimos, se essa matéria desatualiza fácil, ou se questões e materiais de 2004, por exemplo, ainda podem ser aproveitadas.

Desde já, obrigado.
    Colega, não sou formado na área, mas posso pelo menos lhe passar um norte.

Já estudo essa matéria para concurso a +- 8 meses, estudo pelo livro "arquivologia para concursos" do autor Renato Valentini - Editora Campus.
    Muito bom! Voltado para concursos. Nele, além de vários exercícios, já vem a grande maioria das leis e resuluções necessárias para o estudo da disciplina para concursos públicos ( Acho que só para o cargo de Arquivologista que ele não deve atender completamente as necessidades...).

O valor dele é muito baixo em relação ao benefício, por isso, acho válido comprar ele a utilizar algum material gratuito da internet.

Sobre atualização, até onde foi cobrado em concursos que faço ( CESPE + FCC) tudo está no livro e em suas legislações. Mas ,claro, em se tradando de leis sempre pode aparecer alguma novidade. Para isso é bom acessar o site: http://www.conarq.arquivonacional.gov. periodicamente e avaliar se há atualizações referentes aos seus temas que serão cobrados em prova.

Quanto aos exercícios, salvo alguma mudança em lei, creio que a parte teórica continua a mesma. Portanto, a resolução dos mesmos será de grande valia para você.

Espero ter ajudado.

Bons estudos

William

Comentário

• Abrand
      • 30/03/10
      • 327

ok William, valeu pelas dicas!!

ajudou muito mesmo!!

Abçs.

Comentário

• Peter Costin
        • 18/05/11
        • 8

Gosto mais do Arquivologia Facilitada da mesma editora!

Comentário

• Wagner Rabello
          • 20/08/07
          • 176

Lancei um curso, cuja aula demonstrativa pode ser baixada gratuitamente.

Segue o link:

http://www.canaldosconcursos.com.br/...tipo=v&area=16

Comentário

• Wagner Rabello
            • 20/08/07
            • 176

Pessoal, fiquem de olho nos cursos em PDF do Canal dos Concursos. No mês de dezembro, a cada dia, um curso ficará pela metade do preço. A promoção de hoje é para o curso de Arquivologia.

Curso de Arquivologia para Tribunais por R$34,50.
            .

http://www.canaldosconcursos.com.br/...tipo=v&area=16
            .
            OBS: O DESCONTO É VÁLIDO SOMENTE PARA HOJE!!!

Comentário

• SCarvalho
              • 18/02/11
              • 25

oh materiazinha chata, medíocre essa !!

Comentário

• inescalmon
                • 12/12/11
                • 1

estou precisando do material de arquivologia para o concurso da petrobras alguem pode me indicar algo

Comentário

• leogregol
                  • 14/12/11
                  • 2

galera, existe algum e-book gratuito com o básico da matéria? tem um concurso para uma prefeitura que precisa saber o "basico" sobre a arquivologia. Alguem pode me ajudar?

Comentário

• Lins_BA
                    • 10/01/12
                    • 6

Originally posted by Abrand View Post
                    Pessoal,

Desde já, obrigado.
                    Não estude pra concurso em apostilas de fontes duvidosas que você encontra na internet, a maioria tem informações desatualizadas, equivocadas e são feitas por pessoas que não são da área. É muito mais seguro comprar livros especializados de pessoas formadas na área e se preparar através da resolução de questões dos últimos concursos do cargo que você pretende fazer. Não tem fórmula mágica nem macete, o segredo é estudar, estudar e estudar com as fontes certas.

Dessa área de concurso conheço três livros muito bons:

Arquivologia para Concursos - Renato Valentini

Arquivologia Facilitada - João Tiago e Leonardo Reis

Coleção Tribunais - Arquivologia - George Melo

A parte que mais muda na Arquivologia é legislação e tecnologia, é preciso ficar atento a algumas leis que já se atualizaram e outras da área que surgiram.

Alguns termos também se modificaram, mas essas correções ainda não vemos nos livros nem chegou ainda nos concursos, se restringem ao meio acadêmico.

Boa sorte.

Comentário

• anaperozim
                      • 16/02/12
                      • 4

Gentee, caiu assim no edital da Camara da minha cidade: "Arquivos e as técnicas de arquivamento" é arquivologia isso??

Comentário

• elopes
                        • 25/11/11
                        • 109

Acredito que sejam sim anaperozim!

* Adquiri o livro do Renato Valentini (Arquivologia para Concursos) e gostei! Recomendo!

Comentário

Working...
                        X