Announcement

Collapse
No announcement yet.

Arquivo permanente voltar a ser corrente?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • elopes
    • 25/11/11
    • 109

Arquivo permanente voltar a ser corrente?

Bom dia amigos!

Vejam se esta informao, encontrada no livro ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS - RENATO VALENTINI, procede:

"b) um documento de valor permanente pode voltar a ser corrente."

"Por exemplo, um processo engavetado h muito tempo pode ser desarquivado (certo assunto nele registrado volta a ser objeto de debate, aps anos de esquecimento), tornando-se novamente consultado pela Administrao por algum perodo."

Com todo respeito obra, eu discordo da afirmao pois um processo engavetado ainda tem valor administrativo/judicial, e no somente valor histrico, no sendo, portanto, permanente. Alis, em tais casos, pode haver previso na tabela de temporalidade do documento no ser mesmo permanente, tendo em vista ainda no estar resolvido. Ademais, tais processos engavetados ficam em lugares distintos dos documentos de valor histrico de qualquer empresa.

Qual a opinio de vcs?
    Last edited by elopes; Wed, 29/02/12, 01:57 PM.

Re: Arquivo permanente voltar a ser corrente?

Eu concordo com o autor do livro.

j trabalhei em uma empresas que ao reformar o seu prdio, buscou no arquivo permanente plantas e documentos relativos construo do prdio em questo. Esses docs sairam do arquivo permanente e por um bom tempo ficaram sob custdia do arquivo corrente.

Creio que nesse caso se aplique o Principio da Reversibilidade, principio o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessrio.

Essa a minha opinio.

Abraos,
    Paulo

Comentrio

• elopes
      • 25/11/11
      • 109

No caso que voc citou, padorni, eu concordo.

Agora veja, eu no questionei exatamente a impossibilidade de regresso (embora eu tenha colocado isso no ttulo, desculpe) ... o que eu questionei foi o fato de um documento "engavetado" ser permanente.

Comentrio

• Aletheia
        • 18/02/12
        • 44

A minha opinio de que ele quis ser mais coloquial e acabou se expressando mal.

Na leitura do texto, entendi que ele queria dizer que um arquivo permanente, considerado histrico (engavetado), pode trazer informaes importantes para um processo ou situao especfica.

Sendo desarquivado e voltando a ser corrente enquanto estiver sendo utilizado. Como no caso mencionado pelo colega.

A questo que, pelo que sei, engavetado no um termo tcnico, e o pior, no uso comum conhecido como o tipo de documento esperando soluo, deixado de lado.

Tendo sido colocado nessa situao de forma proposital ou no. Pelo menos assim que conheo a definio do termo, o que no nada parecida com a de arquivo permanente.

O que voc questiona pertinente e um bom sinal, primeiro porque me alertou, rsrs, e segundo porque no est aceitando tudo passivamente, pensamento crtico isso....

Independente de estarmos certos ou no, rsrsrs...

Comentrio

• elopes
          • 25/11/11
          • 109

Acho que voc bateu no ponto correto, Aletheia.

Tambm acho que esse termo "engavetado" causa confuso mesmo, e acho que essa coloquialidade acabou ocasionando confuso. Mas caso substitua arquivo engavetado com um processo arquivado, resolvido (e no esquecido) acho que a questo fica correta.

Vamos em frente!

Comentrio

• dinho_ms
            • 25/01/08
            • 149

Ol pessoal!

Fiquei em dvida.

O meu entendimento que um documento para que esteja no arquivo permanente seja aquele tenha perdido seu carter administrativo. Ou seja no transita mais, ele passa a ser apenas fonte de consulta. Agora esse ele tem apenas carter de comprovao ou informao.

No isso?????

Comentrio

• Guest's Avatar
              Anderson.2

A Cespe considera q arquivo permanente no volta. Veja:

(...) No arquivo permanente, so guardados documentos que deixaram de ser consultados com freqncia, mas que podem ser solicitados pelas unidades ou rgos que os produziram, para a busca de soluo de assuntos similares ou para retomar um problema que se pensava resolvido. (Errada)

PG-DF, Cespe - Assistente de Apoio s Atividades Jurdicas - 2005

A, meus caros, eu pergunto. No existe uma exceo? Estando no permanente nunca mais poder voltar? (a ser funcional?)

Comentrio

• william_costa
                • 20/10/09
                • 86

Caro colega, creio que nesse item o cespe quis confundir o candidato. O conceito apresentado, na minha opinio, refere-se aos arquivos intermedirios. Esses, sim, deixam de ser consultados com frequncia, porm podem ser consultados. Arquivos permantes, muito dificilmente, sero consultados dessa forma como o item se referiu.

Ento, por fim, creio que se tratava de arquivos intermedirios.

William

Originally posted by Anderson.2 View Post

(...) No arquivo permanente, so guardados documentos que deixaram de ser consultados com freqncia, mas que podem ser solicitados pelas unidades ou rgos que os produziram, para a busca de soluo de assuntos similares ou para retomar um problema que se pensava resolvido. (Errada)

A, meus caros, eu pergunto. No existe uma exceo? Estando no permanente nunca mais poder voltar? (a ser funcional?)

Comentrio

• Aletheia
                  • 18/02/12
                  • 44

Ol dinho_ms, sim, por a, mas s pra completar, o fato do documento ter perdido sua funo administrativa no significa que ser considerado arquivo permanente. Antes, na gesto dos documentos o arquivo primeiro avaliado e depois que tem uma destinao, que pode ser a eliminao ou o recolhimento para guarda permanente, caso apresente valor histrico, probatrio e informativo. (Lei 8159)

Originally posted by dinho_ms View Post
                  Ol pessoal!

Fiquei em dvida.

O meu entendimento que um documento para que esteja no arquivo permanente seja aquele tenha perdido seu carter administrativo. Ou seja no transita mais, ele passa a ser apenas fonte de consulta. Agora esse ele tem apenas carter de comprovao ou informao.

No isso?????

Comentrio

• Aletheia
                    • 18/02/12
                    • 44

exatamente o que o colega william_costa explicou. E, sim, os arquivos permanentes podem voltar em circunstncias especficas.

Originally posted by Anderson.2 View Post

Comentrio

Working...
                    X