Announcement

Collapse
No announcement yet.

Departamentalização vs Tipos de Organização

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • joaosbp
    • 05/07/11
    • 15

Departamentalização vs Tipos de Organização

To iniciando meus estudos sobre administração e me surgiu uma dúvida cruel.

Qual a diferença entre tipos de organização (linar, funcional...) e departamentalização (matricial, projetos...) ???

Digo, por que a matéria é separada? Por que não se classifica tudo junto?

Uma empresa tem um tipo de organização e uma departamentalização ao MESMO TEMPO? Ou uma exclui a outra?

Exemplificando minha dúvida: a empresa pode ser tipo linear e dep matricial? Ou ser tipo funcional e projetos?

Não sei se ficou bem claro minha pergunta. Pra mim parece ser tudo a mesma coisa: a forma da organização dos cargos dentro da empresa. Mas os livros sempre apresentam a matéria separado e não explicam a diferença.
  • joaosbp
    • 05/07/11
    • 15

Re: Departamentalização vs Tipos de Organização

ninguém pra responder? parece ser um dúvida tão boba

Comentário

• Wanderson
      • 26/01/10
      • 851

Tipos de organizações são as suas classificações, ex. comerciais, sem fins lucrativos, públicas e etc..
      E departamentalização é referente à estrutura adotada pelo tipo de empresa.

Comentário

• joaosbp
        • 05/07/11
        • 15

quando eu me refiro a tipos de organização to me referindo a linear , funcional, linear-staff. isso é um tipo de "classificação"... mas existe outro tipo que classifica em matricial, por projetos, geográfica...

minha dúvida: pra mim parece que essas duas classificações são tudo o mesmo bolo mas a doutrina claramente separa a matéria e não explica o pq.

afinal, é tudo a mesma coisa ou uma coisa não exclui a outra?
        ou seja, existem empresas tipo linear e departamentalização matricial por exemplo? ou tipo funcional e departamentalização geográfica?

pq pra mim parece que OU é linear OU é matricial não sendo possível as duas coisas a mesma tempo e se não é possível as duas coisas a mesmo tempo deveria ser classificada todo no mesmo bolo do tipo

"as empresas podem ser organizadas em: linear, matricial, funcional, geográfica, linear-staff, por projetos ...."

Comentário

• Wanderson
          • 26/01/10
          • 851

Ok, achei que a dúvida era referente ao tópico de alguma edital, bem vamos lá.

A departamentalização trata da divisão do trabalho dentre das estruturas organizacionais, vem da Teoria Clássica quando Fayol segregava as funções da empresa, os departamentos surgem de agrupamentos de atividades ou funções similares, homogêneas ou correlacionadas (o que faz, seções e divisões de serviços), exemplo:
          Funcional - Similaridade, homogeneidade ou correlação de funções;
          Territorial - Similaridade, homogeneidade ou correlação com a base territorial;
          Cliente - Similaridade, homogeneidade ou correlação referentes à clientela.

Os tipos organizacionais referem-se à hierarquia, cadeia de comando e processo gerencial (o organograma da empresa, quem manda, quem é responsável). Essa relação de hierarquia é perceptível nos três tipos básicos de organização, em linha a autoridade é direta, única e absoluta; já na funcional a autoridade é por função (trata-se da autoridade e não a função que se executa), e por fim a linha-staff é junção da autoridade de linha com funcional, aqui a funcional não trabalha direto como autoridade, mas sim como órgão de assessoramento. Há também as modernas como comissionadas e matricial, mas para o entendimento acho que as básicas são suficientes.

Não há exclusão, pode haver um Tipo de Organização Linear com Departamentalização Territorial, ou seja a cadeia de comando (autoridade) é única mas o trabalho se subdivide em regiões, ex. Presidente dá ordens ao Diretor que dá ordens aos Gerentes do Sul, Sudeste e Centro-oeste;

Como também Linha-Staff com Departamentalização por Projetos;
          Tipo Funcional com Departamentalização Funcional, acho que é essa que te confunde, a diferença entre uma é outra é que o Tipo de Organização define a autoridade - há múltiplas autoridade, vários chefes - e o Tipo de Departamentalização define o serviço - as seção não dispões de autoridade, apenas organizam a forma de execução dos trabalhos.

Para facilitar vamos supor um tipo de organização funcional onde abaixo da Diretoria há a Contabilidade, a Logística e o Financeiro e abaixo deles uma Unidade de Serviço, essa Unidade de Serviço recebe ordens das 3 Funções - isso é o Tipo de Organização; já a Contabilidade pode ter várias seção como Folha de Pagamento, Empenhos, Conciliação e etc.. aqui a relação é com o fluxo do serviço, então trata-se de departamentalização.

Bibliografia para esclarecimentos:
          MIRANDA, Mac-Dowell dos Passos. Organização e Métodos.
          CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração.

Originally posted by joaosbp View Post
          quando eu me refiro a tipos de organização to me referindo a linear , funcional, linear-staff. isso é um tipo de "classificação"... mas existe outro tipo que classifica em matricial, por projetos, geográfica...

minha dúvida: pra mim parece que essas duas classificações são tudo o mesmo bolo mas a doutrina claramente separa a matéria e não explica o pq.

afinal, é tudo a mesma coisa ou uma coisa não exclui a outra?
          ou seja, existem empresas tipo linear e departamentalização matricial por exemplo? ou tipo funcional e departamentalização geográfica?

pq pra mim parece que OU é linear OU é matricial não sendo possível as duas coisas a mesma tempo e se não é possível as duas coisas a mesmo tempo deveria ser classificada todo no mesmo bolo do tipo

"as empresas podem ser organizadas em: linear, matricial, funcional, geográfica, linear-staff, por projetos ...."

Comentário

• joaosbp
            • 05/07/11
            • 15

killer vc! duvida mais q sanada! valeu demais Wanderson

Comentário

Working...
            X