Announcement

Collapse
No announcement yet.

Despesa Fixada

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • ronaldo
    • 16/12/06
    • 1975

Despesa Fixada

Bom dia amigos

Não consegui resolver a questão abaixo.

( FCC-TRF-2007) Ao final de 2006, o Balanço Orçamentário apresentou os seguintes números monetários (em R$)
    Créditos Orçamentários..................................... ...................................10000
    Créditos Suplementares amparados em Superávit Financeiro............. 1000
    Créditos Especiais amparados na anulação de dotação........................ 500
    À vista disso, no encerramento de 2006, a despesa fixada representou a cifra, em R$, de

a) 11000
    b) 10000
    c) 11500
    d) 9000
    e) 8500

GAB A

( FCC-TRF-2007) Foram extraídas as seguintes informações do Balanço Patrimonial de um determinado ente público (em R$):
    Ativo Real Líquido .......................................... 150000,00
    Passivo Compensado ...................................... 25000,00
    Passivo Permanente ...................................... 100000,00
    Sabendo-se que o valor do Ativo Financeiro, na referida demonstração, foi maior que do Passivo Financeiro em R$ 45000,00, é correto concluir que o valor do Ativo Permanente corresponde, em R$, a

a) 175000,00
    b) 180000,00
    c) 205000,00
    d) 230000,00
    e) 495000,00

GAB C

Passei 15 minutos nesta questao e não consegui resolver.

( FCC-TRF-2007) Informações constantes do Balanço Financeiro de um determinado ente público (em R$): Receitas Correntes......................................... 340000,00
    Disponibilidades no final do exercício ............ 105000,00
    Receitas de Capital ........................................ 230000,00
    Restos a Pagar inscritos no exercício .............. 15000,00
    Restos a Pagar pagos no exercício.................. 12000,00
    Disponibilidades no início do exercício........... 123000,00
    Depósitos recebidos......................................... 28000,00
    Considerando-se apenas essas informações, o total das despesas orçamentárias correspondeu, em R$, a

a) 591000,00
    b) 604000,00
    c) 607000,00
    d) 616000,00
    e) 619000,00

GAB E

Esta aqui eu coloquei só para confirmar se estou enganado ou a banca errou na elaboração do enunciado, pois não vejo despesas orçamentárias de 619.000.
    Last edited by ronaldo; Fri, 12/03/10, 10:05 AM.

Re: Despesa Fixada

Acho que você não deve considerar a anulação de dotação, o que não altera o total da despesa, já que os recursos são remanejados de uma dotação para outra, sem mudar o montante da despesa. No mais, somando o total dos créditos orçamentários com os créditos suplementares, temos 10.000+1.000=11.000 (letra a).

Comentário

• ronaldo
      • 16/12/06
      • 1975

Amigos, vocês esqueceram de responder as minhas perguntas. rs.

Carlos, posso tá fazendo confusão, mas não seria Créditos Suplementares amparados em Superávit Financeiro que não entram no calculo?

Comentário

• Meklos
        • 26/10/06
        • 2893

Originally posted by ronaldo View Post

( FCC-TRF-2007) Foram extraídas as seguintes informações do Balanço Patrimonial de um determinado ente público (em R$):
        Ativo Real Líquido .......................................... 150000,00
        Passivo Compensado ...................................... 25000,00
        Passivo Permanente ...................................... 100000,00
        Sabendo-se que o valor do Ativo Financeiro, na referida demonstração, foi maior que do Passivo Financeiro em R$ 45000,00, é correto concluir que o valor do Ativo Permanente corresponde, em R$, a

a) 175000,00
        b) 180000,00
        c) 205000,00
        d) 230000,00
        e) 495000,00

GAB C

Passei 15 minutos nesta questao e não consegui resolver.
        Como a questão afirma que existe um Ativo Real Líquido, podemos concluir que:

(Ativo Financeiro + Ativo Permanente) – (Passivo financeiro + Passivo Permanente) = Ativo real Líquido

Daí, temos:

Ativo Financeiro + Ativo Permanente – Passivo financeiro – 100.000 = 150.000

Ativo Financeiro – Passivo Financeiro + Ativo Permanente = 250.000

Só que Ativo Financeiro – Passivo Financeiro = 45.000, de acordo com o enunciado da questão.

Então:

45.000 + Ativo Permanente = 250.000
        Ativo Permanente = 205.000
        (letra C)

Inté!
        Last edited by Meklos; Tue, 16/03/10, 09:25 AM.

Comentário

• Meklos
          • 26/10/06
          • 2893

( FCC-TRF-2007) Informações constantes do Balanço Financeiro de um determinado ente público (em R$): Receitas Correntes......................................... 340000,00
          Disponibilidades no final do exercício ............ 105000,00
          Receitas de Capital ........................................ 230000,00
          Restos a Pagar inscritos no exercício .............. 15000,00
          Restos a Pagar pagos no exercício.................. 12000,00
          Disponibilidades no início do exercício........... 123000,00
          Depósitos recebidos......................................... 28000,00
          Considerando-se apenas essas informações, o total das despesas orçamentárias correspondeu, em R$, a

a) 591000,00
          b) 604000,00
          c) 607000,00
          d) 616000,00
          e) 619000,00

GAB E

Esta aqui eu coloquei só para confirmar se estou enganado ou a banca errou na elaboração do enunciado, pois não vejo despesas orçamentárias de 619.000.
          INGRESSOS
          Receitas (correntes + capital) = 570.000
          Depósitos recebidos = 28.000
          Restos a pagar inscritos no exercício = 15.000

DISPÊNDIOS
          Despesas orçamentárias = ? + 15.000
          Restos a pagar pagos no exercício = 12.000

INGRESSOS – DISPÊNDIOS = Disponibilidades no final do exercício – Disponibilidades no início do exercício

Donde:

|570.000 + 28.000 + 15.000 - ? - 15.000 – 12.000| = |105.000 – 123.000|

|586.000 - ?| = | - 18.000|
          ? = 604.000

Só que Despesas orçamentárias = ? + 15.000

Daí: Despesas orçamentárias = 604.000 + 15.000 = 619.000 (Letra E)

Inté!
          Last edited by Meklos; Tue, 16/03/10, 09:43 AM.

Comentário

• Meklos
            • 26/10/06
            • 2893

Amigos, vocês esqueceram de responder as minhas perguntas. rs.

Carlos, posso tá fazendo confusão, mas não seria Créditos Suplementares amparados em Superávit Financeiro que não entram no calculo?
            O colega já respondeu a sua pergunta.

Tais créditos suplementares entram no cálculo, sim, ok?

Abrçs!

Comentário

• ronaldo
              • 16/12/06
              • 1975

Sabendo-se que o valor do Ativo Financeiro, na referida demonstração, foi maior que do Passivo Financeiro em R$ 45000,00,

Meklos, fiquei com dúvida só nesse trecho do enunciado que, pela segunda vez, não consegui entender, uma vez que em outra questão aparecia no enunciado AF excedeu PF em 20.000.

Eu pensei que quando dizia excedeu ou amentou, se faria assim:

AF= PF+ 45.000, mas vc faz assim:
              AF-PF= 45.000.

Sei que é uma questão mais matematica do que orçamentária, mas voce poderia me explicar a logica disso? Pois acho que errei mais por causa disso.

Comentário

• Meklos
                • 26/10/06
                • 2893

Sabendo-se que o valor do Ativo Financeiro, na referida demonstração, foi maior que do Passivo Financeiro em R$ 45000,00,

Meklos, fiquei com dúvida só nesse trecho do enunciado que, pela segunda vez, não consegui entender, uma vez que em outra questão aparecia no enunciado AF excedeu PF em 20.000.

Eu pensei que quando dizia excedeu ou amentou, se faria assim:

AF= PF+ 45.000, mas vc faz assim:
                AF-PF= 45.000.

Sei que é uma questão mais matematica do que orçamentária, mas voce poderia me explicar a logica disso? Pois acho que errei mais por causa disso.
                Ronaldo, como vc bem colocou, é uma questão mais matemática do que orçamentária. E, além disso, vc mesmo respondeu sua dúvida pois:

AF= PF+ 45.000
                Passando PF para o outro lado do sinal de igual, tem-se:
                AF-PF= 45.000.

Abraços!

Comentário

• ronaldo
                  • 16/12/06
                  • 1975

( FCC-TRF-2007) Ao final de 2006, o Balanço Orçamentário apresentou os seguintes números monetários (em R$)
                  Créditos Orçamentários..................................... ...................................10000
                  SCréditos uplementares amparados em Superávit Financeiro............. 1000
                  Créditos Especiais amparados na anulação de dotação........................ 500
                  À vista disso, no encerramento de 2006, a despesa fixada representou a cifra, em R$, de

a) 11000
                  b) 10000
                  c) 11500
                  d) 9000
                  e) 8500

GAB A

Utilizando o livro do Prof. Mota, posso tá enganado, mas ele não deu suporte para resolver esta questão. Acho que é bem o caso de se ter manejo com a coisa mesmo.

Ele apenas diz assim:" Quando se trata de créditos adicionais abertos a conta de superavit financeiro, o balanço orçamentário evidencia apenas a despesa fixada, na coluna da despesa...".

Por isso que
                  Créditos Suplementares amparados em Superávit Financeiro de 1000 fariam parte do total da despesa fixada.

Beleza, se eu tivesse memorizado isso, já seria meio caminho andado pra acertar a questão. Mas , quanto as outras fontes de recursos para abertura de creditos adicionais como ficaria?

Por exemplo, digamos que na questão tivesse:

Créditos Especiais amparados no excesso de arrecadação............... 50.000
                  Créditos Especiais amparados , em decorrencia de veto que ficaram sem despesas correspondentes................................... 10.000

Esses respectivos creditos adicionais nao representariam despesa fixada?

perguntado de outro jeito: somente os creditos adicionais amparados em superavit fianceiro é que representam despesa fixada?

Last edited by ronaldo; Tue, 16/03/10, 11:16 AM.

Comentário

• ronaldo
                    • 16/12/06
                    • 1975

Amigos, sobre o que perguntei acima o que voces acham?

Comentário

• Meklos
                      • 26/10/06
                      • 2893

perguntado de outro jeito: somente os creditos adicionais amparados em superavit fianceiro é que representam despesa fixada?
                      Os Créditos Especiais amparados na anulação de dotação não afetam o orçamento, neste sentido não deve ser computado como despesa fixada em 2006.

Lembrando que, na execução da despesa, a despesa executada (empenhada) não pode ser maior que a despesa fixada (que é o que pede a questão).

Como fica implícito no seu enunciado que a despesa executada será igual à despesa fixada, temos que:

Créditos Orçamentários..................................... ......10.000
                      (+) Créditos Suplementares amparados em Superávit
                      Financeiro........................................ ........................ 1.000
                      (=) Total............................................. .....................11.000

Inté!

Comentário

• ronaldo
                        • 16/12/06
                        • 1975

Mas , quanto as outras fontes de recursos para abertura de creditos adicionais como ficaria? Entra ou não entra na despesa fixada?

Comentário

• Graciano Rocha
                          • 16/03/07
                          • 669

Mas , quanto as outras fontes de recursos para abertura de creditos adicionais como ficaria? Entra ou não entra na despesa fixada?
                          Ronaldo, de todas as fontes para créditos adicionais, apenas as operações de crédito resultarão em registro de despesa e de receita, no balanço orçamentário. Vejamos abaixo como fica isso:

1. crédito suportado por superávit financeiro: há registro apenas na despesa fixada (o superávit não consta da receita prevista)

2. crédito suportado por excesso de arrecadação: registro apenas de despesa fixada (o excesso não consta da receita prevista)

3. crédito suportado por anulação de dotações: há uma troca de dotações originais pelas dotações constantes dos créditos adicionais, ou seja, não há alteração na despesa fixada

4. crédito suportado pela reserva de contingência: na verdade, nesse caso, o que se faz é uma anulação de dotações da reserva de contingência em favor do crédito adicional, com funcionamento igual ao ponto 3 acima;

5. crédito suportado por operações de crédito: agora sim, arrecadam-se novas receitas para cobrir o crédito adicional. Então, registra-se receita orçamentária e despesa orçamentária no balanço orçamentário.

Comentário

• Auditor PB
                            • 29/09/07
                            • 1205

Excelentes comentários, obrigado.

Comentário

• ronaldo
                              • 16/12/06
                              • 1975

Resumindo a parada:

A despesa fixada é representada por :

a) superávit financeiro;
                              b) excesso de arrecadação;

Sem alteração na despesa fixada:

a) anulação de dotação;
                              b) reserva de contigencia;

Obrigado pela explicação, amigos.

Comentário

• Graciano Rocha
                                • 16/03/07
                                • 669

Opa, opa, quase isso, rsrsrs.

A despesa fixada é representada pelas dotações da LOA e dos créditos adicionais. O total dessas dotações é a "despesa fixada" do balanço orçamentário.

Por outro lado, os recursos para custear as dotações dos créditos adicionais provêm das "fontes" que estudamos acima.

O negócio é: quais dessas fontes são receitas que entram na "receita prevista" do balanço orçamentário?

Como exposto, apenas as operações de crédito envolvem registro na receita prevista.

Comentário

• ronaldo
                                  • 16/12/06
                                  • 1975

Vixe , já tava feliz pela minha conclusão, durou pouco minha alegria, rsrsrs.

Graciano, essas fontes de recursos, a exceção das ARO, não aparecem no BO, né, ficando com defict de previsão, pois a despesa fixada ficará maior que a receita prevista.

Nesse caso como faz para o BO ficar equilibrado.

Comentário

Working...
                                  X