Announcement

Collapse
No announcement yet.

Livro Sergio Jund - AFO (é bom p AFRF 09)

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts

• tdscil_82
    started a topic Livro Sergio Jund - AFO (é bom p AFRF 09)

Livro Sergio Jund - AFO (é bom p AFRF 09)

Professor Melkos boa tarde!!

Não sei se você está atualizado quanto às mudanças no Edital de AFRF 09, se estiver você indicaria o AFO - Sergio Jund para estudo???

Oi pessoa,

Este foi meu primeiro livro de AFO. Bem completo. Só não sei se ele está atualizado com as mudanças na classificação de receitas e despesas. Mas, como você já tem o livro, pode complementar esta informação com os Manuais. Peça ajuda ao professor Melkos para apontar mais rapidamente as mudanças.

Renata
    tdscil_82 escreveu:
    Oi professora!

Tenho o livro do Sergio Jund - Administração Financeira e Orçamentária.

Você conhece este? Qq indicas??

Thanksss

• Who Knows?
    replied
    Re: Livro Sergio Jund - AFO (é bom p AFRF 09)

rs...realmente o livro é muito bom mesmo.
    Na verdade Prof., estou lhe perguntando isso porque tenho a impressão de ter me deparado nas pesquisas em fóruns, em sites específicos (www.financaspublicas.com.br), em editoras e em livrarias com um sumário exatamente igual aos tópicos do programa, mas na hora não entrei nos detalhes, deixei para depois; então, quando fui verificar, não consegui resgatar as informações; e ainda, para ajudar, encontro essa resposta tua no fórum...estranho...rs...sei lá, entende?

Leave a comment:

• Graciano Rocha
    replied

Hehe, não, falei da 3ª edição mesmo. Deve ter sido força de expressão no momento, pra elogiar o livro, do qual gosto muito - e a ESAF também.

Leave a comment:

• Who Knows?
    replied

Jóia, muito obrigado Prof..
    Mas só por curiosidade, porque o Prof. usou o termo literalmente? Por um acaso, a Edição anterior tinha outro sumário, de natureza mais técnica, como os tópicos do programa? Obrigado.
    Last edited by Who Knows?; Mon, 15/03/10, 12:48 PM.

Leave a comment:

• Graciano Rocha
    replied

Originally posted by Who Knows? View Post
    Olá Professor, gostaria de contar com a tua ajuda. Eu estava pesquisando para montar um bom material de estudo e me deparei com algo que não consigo entender. Eu tenho o livro Finanças Públicas – Teoria e Prática no Brasil, do Fábio Giambiagi, 3ª. Edição, mas não consigo encontrar os respectivos tópicos conforme o Sr. informa acima “veja os capítulos correspondentes do livro Finanças Públicas do Fabio Giambiagi, 3ª ed.” Por qual motivo Professor? Prezaria muito a tua atenção. Obrigado.
    Olá, tudo certo? Vejamos as correspondências dos itens com o livro:

1. Finanças públicas no Brasil – experiências recentes entre 1970/2007: Capítulos 4, 5 e 6

2. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas: Capítulo 1

3. O financiamento dos gastos públicos – tributação e equidade. Incidência tributária. 5. Princípios teóricos da tributação. Tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidade: Capítulo 1

4. Papel do Setor Público no Financiamento do Setor Produtivo: Capítulos 3 e 13 a 16

5. Reforma Fiscal: Capítulo 6, 7, 13 e 14

6. Liberalismo fiscal e privatização: Capítulos 14 e 15

7. Federalismo Fiscal: Capítulos 10 e 12

Ou seja, o lance é ler quase todo o livro. Bons estudos!

Leave a comment:

• Who Knows?
    replied

Originally posted by Who Knows? View Post
    Olá Professor, gostaria de contar com a tua ajuda. Eu estava pesquisando para montar um bom material de estudo e me deparei com algo que não consigo entender. Eu tenho o livro Finanças Públicas – Teoria e Prática no Brasil, do Fábio Giambiagi, 3ª. Edição, mas não consigo encontrar os respectivos tópicos conforme o Sr. informa acima “veja os capítulos correspondentes do livro Finanças Públicas do Fabio Giambiagi, 3ª ed.” Por qual motivo Professor? Prezaria muito a tua atenção. Obrigado.
    E complementando, o Sr. fala também que "os tópicos do edital estão no sumário do livro, literalmente", mas não tá! Gostaria muito de esclarecer isso porque gostaria de estudar com o material desse autor. Entendo ser de ótima qualidade.
    Last edited by Who Knows?; Sun, 14/03/10, 09:24 PM.

Leave a comment:

• Who Knows?
    replied

Originally posted by Graciano Rocha (dr lecter) View Post
    Olá, tudo bem? Vou tomando a frente do Meklos aqui, aí ele complementa algo em seguida.

Eu comprei o livro do Jund na época dos estudos para o TCU, mas vi que aquela extensão toda do livro se deve à inclusão de matérias não tão ligadas a AFO em si.

Pela experiência que tenho de ESAF (venci a danada na CGU e no APO do ano passado, rsrs), seria melhor focar os manuais da STN, inclusive os que saíram agora em agosto, com validade a partir do ano que vem. Mas, primeiro, veja o Manual de Receita Nacional e o Manual de Despesa Nacional.

Para o CESPE é melhor ainda, mas para a ESAF também serve: veja o livro do James Giacomoni, Orçamento Público, 14ª ed.

No caso dos tópicos "1. Finanças públicas no Brasil – experiências recentes entre 1970/2007. 3. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas. 4. O financiamento dos gastos públicos – tributação e equidade. Incidência tributária. 5. Princípios teóricos da tributação. Tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidade. 12. Papel do Setor Público no Financiamento do Setor Produtivo. 14. Reforma Fiscal. 15. Liberalismo fiscal e privatização. 16. Federalismo Fiscal.", veja os capítulos correspondentes do livro Finanças Públicas do Fabio Giambiagi, 3ª ed. É a bibliografia adotada pela ESAF. Você verá que esses tópicos do edital estão no sumário do livro, literalmente.

Bons estudos!
    Last edited by Who Knows?; Sun, 14/03/10, 08:57 AM.

Leave a comment:

• Meklos
    replied

Acho que o Dr. Lecter já disse tudo.
    Bons estudos a todos!!

Leave a comment:

• Graciano Rocha
    replied

Originally posted by tdscil_82
    Dr Lecter, desculpe a ignorância, mas que Manuais são esses? Onde posso adquirí-los??

Acho que então vou comprar esse do Giambiagi!
    Que é isso... pior é não perguntar, rsrs.

Os manuais estão na página do Tesouro Nacional. O de Receita neste link, e o de Despesa, neste outro. Privilegie a leitura deles.

Bons estudos!

Leave a comment:

• felipepaz
    replied

Boa,Dr.Lecter, a sua análise baseada na experiencia foi bastante convincente pra mim...

já sei por onde ir em Finanças Pública...

Leave a comment:

• tdscil_82
    replied

Dr Lecter, desculpe a ignorância, mas que Manuais são esses? Onde posso adquirí-los??

Acho que então vou comprar esse do Giambiagi!

Leave a comment:

• Graciano Rocha
    replied

Olá, tudo bem? Vou tomando a frente do Meklos aqui, aí ele complementa algo em seguida.

Eu comprei o livro do Jund na época dos estudos para o TCU, mas vi que aquela extensão toda do livro se deve à inclusão de matérias não tão ligadas a AFO em si.

Pela experiência que tenho de ESAF (venci a danada na CGU e no APO do ano passado, rsrs), seria melhor focar os manuais da STN, inclusive os que saíram agora em agosto, com validade a partir do ano que vem. Mas, primeiro, veja o Manual de Receita Nacional e o Manual de Despesa Nacional.

Para o CESPE é melhor ainda, mas para a ESAF também serve: veja o livro do James Giacomoni, Orçamento Público, 14ª ed.

No caso dos tópicos "1. Finanças públicas no Brasil – experiências recentes entre 1970/2007. 3. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas. 4. O financiamento dos gastos públicos – tributação e equidade. Incidência tributária. 5. Princípios teóricos da tributação. Tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidade. 12. Papel do Setor Público no Financiamento do Setor Produtivo. 14. Reforma Fiscal. 15. Liberalismo fiscal e privatização. 16. Federalismo Fiscal.", veja os capítulos correspondentes do livro Finanças Públicas do Fabio Giambiagi, 3ª ed. É a bibliografia adotada pela ESAF. Você verá que esses tópicos do edital estão no sumário do livro, literalmente.

Bons estudos!

Leave a comment:

Working...
X