Announcement

Collapse
No announcement yet.

FUNCAB - Ana (RBTRANS) 2013

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Murilo Oliveira
    • 28/05/11
    • 4816

FUNCAB - Ana (RBTRANS) 2013

FUNCAB - Ana (RBTRANS)/Administrativo/Contabilidade/2013

Em razão dos limites estabelecidos pela LRF, a contabilidade deve manter controles para garantir que no último quadrimestre:

a) as despesas empenhadas e não liquidadas se limitem ao saldo de disponibilidades.

b) as despesas empenhadas e não liquidadas se limitem ao valor do ativo circulante.

c) as despesas liquidadas se limitem ao saldo do ativo circulante.

d) as despesas empenhadas se limitem ao saldo de disponibilidades.

e) as despesas liquidadas e não empenhadas se limitem ao saldo de disponibilidades.
  • SuzanaFreitas
    • 17/04/15
    • 80

Murilo, tô quebrando a cabeça nessa questão tb......acho que é a letra A, pq olha só o que diz a LRF:

Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.

Então, desse artigo, eu entendi que o gestor, nos últimos 8 meses, não pode empenhar despesas de forma que isso ultrapasse o saldo de disponibilidades. Até aí, fiquei em dúvida entre as letras A e D...mas então lá na frente o art 55 diz

Art. 55.
    O relatório conterá: (ele está falando do Relatório de Gestão Fiscal)
    ......
    .....
    III - demonstrativos, no último quadrimestre:
    ...
    ....
    b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:
    ...
    ....
    3) empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa
    ;

Lendo isso, fiquei mais inclinada pela alternativa A!

Comentário

• Murilo Oliveira
      • 28/05/11
      • 4816

Acredito que esteja perfeito seu comentário.

Gabarito é letra 'a'.

Comentário

Working...
      X