Announcement

Collapse
No announcement yet.

o valor do dinheiro no tempo

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • fsbbarros
    • 08/10/14
    • 1

o valor do dinheiro no tempo

Gente, to começando a estudar agora e empaquei nessa questão. Não sei se é um dúvida muito ridícula mas peço a ajuda de vocês,

(AFC) Um indivíduo obteve um desconto de 10% sobre o valor de face de um título ao resgatá-lo um mês antes do seu vencimento em um banco. Como esta operação representou um empréstimo realizado pelo banco, obtenha a taxa de juros simples a que o banco aplicou os seus recursos nessa operação: a)9%am b)10%am c)11,11%am d)12,12%am e)15%am

O gabarito que tenho é C.
    Obrigada!!!!!
  • EMM2016
    • 15/08/15
    • 34

Ninguém?

Também fiquei na dúvida nessa questão, por um simples fato, ele fala "obtenha a TAXA DE JUROS SIMPLES" e aprendi com o Sérgio Carvalho que se o enunciado vier essa expressão a questão deve ser feita como DESCONTO RACIONAL (D=A.i.n), irmão dos juros simples, porém, a resolução que encontrei para essa questão ele usa a fórmula do DESCONTO COMERCIAL (D = N.i.n)

Alguém pra dá uma luz?

Comentário

• SuzanaFreitas
      • 17/04/15
      • 80

Originally posted by EMM2016 View Post
      Ninguém?

Também fiquei na dúvida nessa questão, por um simples fato, ele fala "obtenha a TAXA DE JUROS SIMPLES" e aprendi com o Sérgio Carvalho que se o enunciado vier essa expressão a questão deve ser feita como DESCONTO RACIONAL (D=A.i.n), irmão dos juros simples, porém, a resolução que encontrei para essa questão ele usa a fórmula do DESCONTO COMERCIAL (D = N.i.n)

Alguém pra dá uma luz?

Tanto o desconto comercial simples como o racional simples utilizam a taxa de juros simples....em contrapartida ao desconto comercial composto e o racional composto, que utilizam os juros compostos. Você está confundindo as duas coisas, comercial não é sinônimo de composto!

Nessa questão, como foi concedido 10% de desconto sobre o valor de face N, temos que para o banco, 0,9N tem que se transformar em N no tempo de 1 mês, a juros simples:

N = 0,9 N x (1 + i . 1) ---> 1/0,9 = 1 + i ---> i = 0,111...= 11,11%

Comentário

• EMM2016
        • 15/08/15
        • 34

Originally posted by SuzanaFreitas View Post

Tanto o desconto comercial simples como o racional simples utilizam a taxa de juros simples....em contrapartida ao desconto comercial composto e o racional composto, que utilizam os juros compostos. Você está confundindo as duas coisas, comercial não é sinônimo de composto!

Nessa questão, como foi concedido 10% de desconto sobre o valor de face N, temos que para o banco, 0,9N tem que se transformar em N no tempo de 1 mês, a juros simples:

N = 0,9 N x (1 + i . 1) ---> 1/0,9 = 1 + i ---> i = 0,111...= 11,11%
        Suzana, talvez eu não tenha sido clara, olha só, não falei sobre "juros compostos", falei sobre o método de resolução "comercial x racional", que existe tanto no desconto simples quanto no composto.

Minha dúvida é quanto ao método de resolução (racional x comercial), no livro do Sérgio Carvalho ele fala que quando vier o termo "juros simples", sem especificar o método, deve ser utilizado o método do desconto simples racional.

Mas já entendi a questão, eu tinha trocado as fórmulas, por isso não estava entendendo. O desconto racional é D = N.i.n, enquanto o comercial é D = A.i.n

De todo jeito obrigada pela ajuda SuzanaFreitas

Comentário

Working...
        X