Announcement

Collapse
No announcement yet.

O que leva a reprovar nos exames psicológicos?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Gustavo Andrade
    • 08/02/14
    • 21

O que leva a reprovar nos exames psicológicos?

tenho muito receio em ficar reprovado nesses exames psicológicos, mesmo em cargo administrativo. conheço muita gente aqui no fórum que reprovaram nos exames psicológicos da caixa.

1) O que leva a incapacidade para assumir o cargo?
    2) Eu sou tímido e não sou muito de festas. Isso pode ser fator para reprovar?
  • auditorcrba
    • 15/09/12
    • 115

Re: O que leva a reprovar nos exames psicológicos?

Difícil falar quando não se é psicólogo, mas vou falar o que penso.

Quando assumi no IFMS, tive que passar pelo laudo psiquiátrico. Basicamente existem 2 tipos de exames: os que aplicam testes e os que se resumem numa conversa na qual o examinador vai te avaliar.

No meu caso, a psiquiatra apenas conversou comigo e concluiu que tenho tantas chances de ficar louco quanto qualquer outra pessoa (todos nós temos a possibilidade de ficarmos loucos), isto é, sou normal e APTO a exercer função pública.

Meu conselho, fica normal, não tente ser quem não é. E se tiver que resolver testes, busque fazê-los de forma tranquila. Pode reparar que existem muita gente inteligente com um jeito de maluco. Apenas não tenha esse jeito de maluco e vai dar tudo certo. Faça o que é pedido e não fique questionando ou inventando dificuldade onde só existe simplicidade.
    Last edited by auditorcrba; Thu, 19/06/14, 04:46 PM.

Comentário

• Gustavo Andrade
      • 08/02/14
      • 21

auditorcrba valeu pela resposta. mas o que me preocupa é como alguns entrevistadores iluminados acham defeito em tudo no candidato só para reprova-lo. Já vi casos (aqui no fórum) que eles perguntam a religião e o cara disse que não tinha e o entrevistador fez uma cara de bunda. Outro caso em que atestaram que o candidato tinha dificuldade de socialização e inconformidade social (acho que isso pode acontecer comigo por ser tímido). Eu só acho que esses testes são totalmente arbitrários e sujeitos ao entendimento do psiquiatra que aplicar. Só como exemplo, um conhecido da minha rua passou em 2009 para policial militar do Ceará, e ele sempre foi brigão, agressivo. quando jogamos bola qualquer coisa ele já partia para brigar com alguém. ele mesmo sendo violento, foi considerado apto para ser policial enquanto que pessoas mais equilibradas que ele (eu com certeza) podem ser reprovar num teste psicológico para um cargo administrativo. mesmo sendo tímido ou com dificuldade de socialização, em que isso empata para a pessoa exercer uma função para ficar arrumando papel ou digitando num PC ?

Comentário

• auditorcrba
        • 15/09/12
        • 115

Esse é o problema de um teste com critérios de avaliação subjetivo...

A psiquiatra perguntou qual era a minha religião, como era meu relacionamento com meus familiares e amigos, qual meu objetivo para o futuro, se me sentia feliz com o novo cargo que iria assumir na época (Assistente em Administração - IFMS), entre outros.

Quanto à timidez, eu já fui bem tímido e introvertido. Hoje não sou mais. Li muitos livros sobre o assunto buscando melhorar minha comunicação e postura diante das outras pessoas. Sugiro que faça o mesmo. Qualquer coisa, se quiser melhorar quanto a esse ponto é só me enviar um MP. Acredite, ser mais sociável não deve ser visto como uma escolha, mas como uma necessidade.

Comentário

• IAP1987
          • 23/05/11
          • 370

Colega, não pode ocorrer subjetividade em concurso público, ou o EDITAL especifica os critérios OBJETIVOS adotados no exame psicológico, ou você poderá recorrer e com certeza irá ganhar na justiça.

"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem jurisprudência consolidada sobre as situações em que o teste psicológico pode ou não ser exigido, e os direitos e as obrigações dos candidatos.

Legalidade O STJ entende que a exigência do exame psicotécnico e psicológico para a aprovação em concurso público somente é lícita quando está expressamente prevista em lei. Importante ressaltar que edital de concurso não é lei.

De acordo com a jurisprudência, a legalidade do exame psicotécnico está condicionada à observância de três pressupostos necessários: previsão legal, cientificidade e objetividade dos critérios adotados, e possibilidade de revisão do resultado obtido pelo candidato.

A objetividade dos critérios é, portanto, indispensável à garantia de legalidade do teste. Dessa forma, é vedado o caráter secreto e desconhecido dos próprios candidatos.

O edital de concurso deve conter, de forma clara e precisa, os critérios utilizados na avaliação. Quando isso não ocorre, o Judiciário tem declarado a nulidade do exame.

O STJ entende que a determinação judicial para que seja realizado novo exame psicotécnico deve ser feita independentemente de pedido expresso da parte.

Para os ministros, essa decisão não implica julgamento extra petita, mas é consequência lógica do reconhecimento da ilegalidade do primeiro exame.

Uma vez declarada a nulidade do exame psicotécnico, o candidato deve se submeter a novo exame."

Comentário

• Gustavo Andrade
            • 08/02/14
            • 21

IAP1987 obrigado pela resposta, foi muito esclarecedora. ainda não fui convocado para realizar os exames admissionais, só iniciei a discussão por que conheci um grupo do Facebook sobre aprovados na caixa que foram reprovados no exame psicológico.

página daqui do fórum sobre o assunto:
            http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=324524

Por curiosidade: nunca vi edital de concurso especificar e listar quais são os testes psicológicos a serem feitos.

Comentário

• auditorcrba
              • 15/09/12
              • 115

IAP1987, sua resposta faz muito mais sentido hauahaua. Agradeço também pelo esclarecimento.

Muito obrigado!

Comentário

• GabrielG
                • 25/08/12
                • 57

Boa resposta mesmo, mas o do ATA não tem exame psicológico. Ai não tem erro. Aliás, não vi concurso de fiscal (meu foco) nenhum ter isso. Só se resolverem começar, ai é fazer como o IAP1987 disse, hehe.

Comentário

Working...
                X