Announcement

Collapse
No announcement yet.

Recursos ATA/MF 2014

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • erika.m
    • 29/04/14
    • 9

Re: Recursos ATA/MF 2014

Originally posted by plcosta View Post
    eu tambem ia entrar com recurso mas analisei melhor a questao e acho q a esaf nao iria deferir o recurso.
    vamos a questao:
    10- Sobre as questões ambientais da atualidade, é correto afirmar:
    a) No Brasil, a criação de gado está entre as atividades econômicas que contribuem para as mudanças do clima – tanto pela sua relação com o desmatamento, como pela produção de gás metano pelos animais.
    d) Uma medida relevante para o enfrentamento das mudanças do clima foi a proibição do uso dos clorofluorcarbonetos (CFC) na produção de geladeiras e ar condicionados.

1. a introducao da questao fala de questoes ambientais da atualidade
    2.a alternativa A e atual, tanto q o verbo utilizado esta no presente (está e contribuem). a frase esta no presente
    3. a alternativa D nao esta errada. esta desatualizada. anos atras ela seria a resposta certa. e tao certo q ela esta desatualizada que se repararem ela esta no passado (foi). a frase esta conjugada no passado.

concorda comigo?

Então, concordo em partes, mas considerando o plano nacional sobre mudança do clima (http://www.sindiseab.org.br/uploads/...ltapublica.pdf) a redução do CFC é um plano a longo prazo, e que ainda está em vigor até a sua total erradicação.

Então, eu acho que a palavra "foi" representa uma ação no passado que ainda está em vigor...por isso resolvi recorrer, entendeu meu raciocínio rsrs

Comentário

• erika.m
      • 29/04/14
      • 9

Marilu entrei sim...

Comentário

• erika.m
        • 29/04/14
        • 9

o MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA diz que:

3.1. Partes do documento no Padrão Ofício

O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:

Exemplos:

Mem. 123/2002-MF Aviso 123/2002-SG Of. 123/2002-MME

b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita:

Exemplo:

Brasília, 15 de março de 1991.

caso tenha dúvida é só conferir, pois lá mesmo consta o ponto final (que é obrigatório também em todo final de frase)

espero ter ajudado

Comentário

• ANALISTA_ATUAL
          • 14/03/11
          • 232

Originally posted by focada View Post
          Se a questão for anulada todos ganham?
          se vc ker entrar com recurso na questao de redacao oficial o seu fundamento tem q estar no manual de redacao da presidencia da republica. o manual e como se fosse a constituicao das redacoes oficiais. todos os manuais estaduais, municipais tem q estar de acordo com o manual da presidencia. uma das caracteristicas da redacao oficial e a padronizacao, a uniformidade. nao pode haver manuais pelo brasil q sejam contrarios ao manual da presidencia, senao nao haveria padronizacao, uniformidade. e o edital e bel claro no programa de lingua portuguesa item 11: redacao oficial-manual de redacao da presidencia da republica. portanto creio q a esaf nao considerara essa fonte dessa universidade.
          mas se vc procurar bm no manual da presidencia creio q encontrara a fundamentacao. da uma olhada la antes de fazer seu recurso e arriscar q ele seja indeferido.
          alguém mandou algum recurso contra esta questão?

Comentário

• plcosta
            • 28/04/14
            • 62

Originally posted by focada View Post
            Se a questão for anulada todos ganham?
            teoricamente todos ganham. mas na pratica anulacao so beneficia quem "errou" a questao. pra kem "acertou" anulacao nao faz diferenca na nota!!!

Comentário

• plcosta
              • 28/04/14
              • 62

Originally posted by erika.m View Post
              o MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA diz que:

Exemplos:

Exemplo:

caso tenha dúvida é só conferir, pois lá mesmo consta o ponto final (que é obrigatório também em todo final de frase)

espero ter ajudado
              essa questao de pontuacao e mais geral de lingua portuguesa, nao e especifica de manual de redacao da presidencia da republica.
              mas nao custa nada tentar!!!

Comentário

• Marilu
                • 21/11/11
                • 16

vc reparou de quando e esse plano, esse decreto? esse decreto e de 2007! super desatualizado. a questao nao esta errada! esta desatualizada! como a prova e de atualidades,...
                se esse concurso fosse em 2007 mais ou menos, com certeza seria a resposta do gabarito. a alternativa a esta atualizada! portanto e a correta!
                Realmente esta desatualizada, mas no MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, não fala que precisa do ponto no final, mas logo tem um exemplo que traz um ponto final depois da data.

3. O Padrão Ofício

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças.

Exemplos:

Exemplo:

Comentário

• plcosta
                  • 28/04/14
                  • 62

Originally posted by erika.m View Post
                  Então, concordo em partes, mas considerando o plano nacional sobre mudança do clima (http://www.sindiseab.org.br/uploads/...ltapublica.pdf) a redução do CFC é um plano a longo prazo, e que ainda está em vigor até a sua total erradicação.

Então, eu acho que a palavra "foi" representa uma ação no passado que ainda está em vigor...por isso resolvi recorrer, entendeu meu raciocínio rsrs
                  mas vc argumentou isso no recurso?

Comentário

• Marilu
                    • 21/11/11
                    • 16

essa questao de pontuacao e mais geral de lingua portuguesa, nao e especifica de manual de redacao da presidencia da republica.
                    mas nao custa nada tentar!!!
                    Mas a ESAF faz vários tipos de pegadinhas em qualquer matéria, tanto com pontuação ou com palavras para confundir, e não perdoa! Então não custa tentar um recurso mesmo se tratando de uma simples pontuação.

Comentário

• plcosta
                      • 28/04/14
                      • 62

Originally posted by Marilu View Post
                      Realmente esta desatualizada, mas no MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, não fala que precisa do ponto no final, mas logo tem um exemplo que traz um ponto final depois da data.

3. O Padrão Ofício

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças.

Exemplos:

Exemplo:

essa questao q eu disse q e desatualizada e de "atualidades" nao de redacao oficial!!!

Comentário

• plcosta
                        • 28/04/14
                        • 62

Originally posted by Marilu View Post
                        Mas a ESAF faz vários tipos de pegadinhas em qualquer matéria, tanto com pontuação ou com palavras para confundir, e não perdoa! Então não custa tentar um recurso mesmo se tratando de uma simples pontuação.
                        nao custa nda mesmo!

Comentário

• Marilu
                          • 21/11/11
                          • 16

essa questao q eu disse q e desatualizada e de "atualidades" nao de redacao oficial!!!
                          Desculpa, entendi errado! rsrsrsrsrs

Comentário

• plcosta
                            • 28/04/14
                            • 62

alguem ai fez pra santarem, para?

Comentário

• francygurgel
                              • 29/04/14
                              • 5

Cara colega,

Também pretendo fazer recurso dessa questão. Penso como você:

Relativo a questão 62 do gabarito 1, acredito que as regras gerais de funcionamento foram introduzidas com a gespública em 1995, portanto seja característica do modelo gerencial, e não do modelo burocrático.

É tanto que o decreto 6932/09 enuncia no seu art 11:
                              Art. 11. Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que prestam serviços diretamente ao cidadão deverão elaborar e divulgar “Carta de Serviços ao Cidadão”, no âmbito de sua esfera de competência.
                              § 1o A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pelo órgão ou entidade, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.
                              O modelo burocrático visa minuciar processos, e não regras de funcionamento da organização.
                              Logo, o item c correto.
                              Entretanto não sei como defender esse meu ponto de vista de acordo com o pensamento da banca.

62- A dominação burocrática proposta por Weber estabeleceu os seguintes atributos da organização racional-legal, exceto:
                              a) A concentração do trabalho.
                              b) A hierarquia.
                              c) A existência de regras gerais de funcionamento.
                              d) A separação entre propriedade pessoal e organizacional.
                              e) A seleção de pessoal com base em qualificação técnica.

Comentário

• erika.m
                                • 29/04/14
                                • 9

ahhh gente, então, apesar de eu ter feito o recurso para tais questões, se tiver como vocês também fazerem os recursos de tais questões também acho que é muito válido, pq apesar de eu ter colocado meus argumentos, às vezes vocês também conseguem reforçar a ideia.

Pergunta, alguém aqui fez pra PNE?

Comentário

• neteaa
                                  • 11/02/10
                                  • 1006

aquelas 2 questões que o Pestana falou no Estratégia, alguém fez recurso?

Comentário

• ihGrilo
                                    • 28/04/14
                                    • 142

Qual o prazo pra interpor recurso? Meu computador deu pau, não tenho como fazer o recurso agora. :-(

Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk

Comentário

• M.Almeida
                                      • 29/04/14
                                      • 3

Alguém poderia dizer se as questões de informática tem alguma cabível de recurso???

Comentário

• M.Almeida
                                        • 29/04/14
                                        • 3

Originally posted by ihGrilo View Post
                                        Qual o prazo pra interpor recurso? Meu computador deu pau, não tenho como fazer o recurso agora. :-(

acho que é até amanha....

Comentário

• ihGrilo
                                          • 28/04/14
                                          • 142

Obrigado, M . Almeida. Será que vai até meia noite?

Comentário

• M.Almeida
                                            • 29/04/14
                                            • 3

Originally posted by LuizBarbieri View Post
                                            Alguém achou questões passíveis de recurso?
                                            Eu acho que esta alternativa aqui não pode ser considerada errada:
                                            Questão 70 da prova 2 - Gestão de Pessoas.

d) Independentemente do nível de experiência do indi-
                                            víduo, é possível que ele desempenhe um comporta-
                                            mento inovador saudável para a organização.
                                            eu li um comentário do professor Rodrigo Rennó do Estratégia ele disse que era a única passível de recurso, eu entrei contra essa questão faz tbm para da uma forcinha qq 2 pontos ajuda muito néh...

(A letra A está correta e é o gabarito da banca. Muitos candidatos
                                            me perguntaram sobre se a letra D estaria ou não correta. Naturalmente,
                                            a experiência de um indivíduo será muito importante para uma atuação
                                            inovadora, pois é difícil inovar em uma atividade ou processo que não
                                            dominamos ou conhecemos.
                                            Entretanto, seria difícil categorizar como impossível uma atuação ou
                                            um comportamento inovador de um profissional inexperiente. Este
                                            comportamento seria improvável, mas não impossível.
                                            Desta forma, vejo como possível a tentativa de anulação da
                                            questão, pois esta teria duas alternativas corretas.)

Comentário

• leka_noia
                                              • 28/04/14
                                              • 23

Originally posted by ihGrilo View Post

10.5 - O recurso deverá ser formulado e enviado, exclusivamente via internet, até 2 (dois) dias úteis, contados a partir do
                                              dia seguinte ao da divulgação dos gabaritos, no endereço www.esaf.fazenda.gov.br, seguindo as orientações ali contidas.

Comentário

• leka_noia
                                                • 28/04/14
                                                • 23

Originally posted by LuizBarbieri View Post
                                                43 da prova 2- Assinale a opção que não justifica corretamente o uso da
                                                flexão verbal.
                                                a) Em “render” (l. 7) para concordar com “ele” (l. 6).
                                                b) Em “dirige” (l. 9) para concordar com “quem” (l. 8).
                                                c) Em “tratar” (l.14), para concordar com “patologia” (l.14).
                                                d) Em “bastam” (l.15), para concordar com “algumas
                                                mudanças” (l. 15).
                                                e) Em “voltar” (l.17), para concordar com “Uma das
                                                etapas” (l. 17).
                                                ---
                                                Pra mim essa resposta é a E, e o gabarito diz C. Alguém mais?
                                                Pra mim também é letra E!!

Comentário

• ANALISTA_ATUAL
                                                  • 14/03/11
                                                  • 232

Minha esposa formulou recurso para anulação da questão n. 34, prova 1, informatica e mais outras questões de outras matérias, todas pedindo anulação. Agora está nas mãos da esaf.

Comentário

• neteaa
                                                    • 11/02/10
                                                    • 1006

Originally posted by ANALISTA_ATUAL View Post
                                                    Minha esposa formulou recurso para anulação da questão n. 34, prova 1, informatica e mais outras questões de outras matérias, todas pedindo anulação. Agora está nas mãos da esaf.
                                                    me veio algo em mente.. não achei nenhuma pra TROCAR o gabarito mesmo.

Pedi 4 anulações, agora é esperar a ESAF se pronunciar.

Comentário

• Martin McFly
                                                      • 11/02/14
                                                      • 42

Originally posted by M.Almeida View Post
                                                      eu li um comentário do professor Rodrigo Rennó do Estratégia ele disse que era a única passível de recurso, eu entrei contra essa questão faz tbm para da uma forcinha qq 2 pontos ajuda muito néh...

(A letra A está correta e é o gabarito da banca. Muitos candidatos
                                                      me perguntaram sobre se a letra D estaria ou não correta. Naturalmente,
                                                      a experiência de um indivíduo será muito importante para uma atuação
                                                      inovadora, pois é difícil inovar em uma atividade ou processo que não
                                                      dominamos ou conhecemos.
                                                      Entretanto, seria difícil categorizar como impossível uma atuação ou
                                                      um comportamento inovador de um profissional inexperiente. Este
                                                      comportamento seria improvável, mas não impossível.
                                                      Desta forma, vejo como possível a tentativa de anulação da
                                                      questão, pois esta teria duas alternativas corretas.)

Eu fiz o recurso dessa.

Comentário

• Kaella
                                                        • 24/07/12
                                                        • 143

Pessoal,

Agora resta aguardar, como leio muitos aqui dizendo, a tal 'dança das cadeiras'.
                                                        Para esse concurso um ponto a mais ou a menos fará muita diferença na classificação final.

Comentário

• focada
                                                          • 19/02/14
                                                          • 136

Originally posted by neteaa View Post
                                                          me veio algo em mente.. não achei nenhuma pra TROCAR o gabarito mesmo.

Pedi 4 anulações, agora é esperar a ESAF se pronunciar.
                                                          no meu caso, acho melhor anulação que troca de gabarito!

Comentário

• Maria M.
                                                            • 29/04/14
                                                            • 2

M.Almeida,

Vc tem acesso aos comentários do professor Rodrigo Rennó do Estratégia, da matéria de Adm. Pública? Entrei no site, mas acredito que para ter acesso ao arquivo precisa ser aluno, ter cadastro.

Comentário

• focada
                                                              • 19/02/14
                                                              • 136

se não me engano marquei a letra d tbém

Comentário

Working...
                                                              X