Announcement

Collapse
No announcement yet.

É suficiente a Constituição e o Código Tributário para gabaritar?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • caaete
    • 23/07/09
    • 108

É suficiente a Constituição e o Código Tributário para gabaritar?

Assistindo um vídeo do Ricardo Alexandre, ele informou que é suficiente para gabaritar a prova de Tributário estudar apenas pela Constituição e pelo Código Tributário (lei seca), para o concurso de ATA

Ele mesmo informou que, para tal concurso, seria gasto de dinheiro à toa comprar o seu próprio livro de Tributário

Eu nunca fiz prova da ESAF, mas essa banca é realmente semelhante à FCC, que cobra apenas letra de lei??

O que vocês acham disso??
    Last edited by caaete; Mon, 23/04/12, 11:37 AM.
  • fgardim
    • 06/09/11
    • 144

Re: É suficiente a Constituição e o Código Tributário para gabaritar?

Acho que ele generalizou demais. Nem tudo na prova é letra da lei ou da Constituição, então, pra quem tem pouco ou nenhum conhecimento em determinada matéria, creio que seria muito mais fácil começar por outro material mais "mastigado" pra entender o básico. Por outro lado, se você tiver uma base no assunto, acredito que ele tenha razão.

Comentário

• anapaulamktrp
      • 14/03/12
      • 103

Vc pode encontrar um meio termo:Estuda por um CTN comentado.....
      Creio que detalhes fazem a diferença entre candidatos!

Leia o CTN ,faz umas questões e vê seu desempenho.....nas questões que estiver com desempenho baixo,busca umas aulinhas na internet desses professores indicados aqui no Fórum.,.....

Comentário

• caaete
        • 23/07/09
        • 108

Obrigado!

Prestei concurso para o INSS: constitucional, adminstrativo, previdenciário, português, informática e RL estão bem "frescos" na minha cabeça.

Por isso acho um desperdício me matricular em um cursinho pra ATA. Afinal, só falta ver o CTN.

Sabem dizer se o Ricardo Alexandre tem algum curso isolado, no EVP ou em outro site, atualizado? Acham melhor comprar o livro dele ou o material dele do ponto dos concursos (muito mais comentado que o livro!)?

Comentário

• -c-r-i-s-
          • 31/10/11
          • 418

Originally posted by fgardim View Post
          Acho que ele generalizou demais. Nem tudo na prova é letra da lei ou da Constituição, então, pra quem tem pouco ou nenhum conhecimento em determinada matéria, creio que seria muito mais fácil começar por outro material mais "mastigado" pra entender o básico. Por outro lado, se você tiver uma base no assunto, acredito que ele tenha razão.
          Concordo que ele generalizou d+, mas também concordo que num precisa do livro dele. Quem está estudando para esse concurso precisa ter noções de conceitos e diferenças que são mais fáceis de aprender por livros, e só depois pegar o código... Não precisa de aprofundamento na teoria, mas é bom saber certos conceitos até pra entender melhor o código.

Eu não li o código, estudei só pelo manual do VP/MA (não recomendo) e, sinceramente, não me fez falta ler o código. As questões que eu errei foram por não entender bem a parte teórica.

Acho q o livro do João Marcelo Rocha ou do Claudio Borba são mais que suficientes para essa prova (não conheço os livros, mas são os mais indicados aqui no fórum para iniciantes....)

Comentário

• -c-r-i-s-
            • 31/10/11
            • 418

Originally posted by caaete View Post
            Obrigado!

Prestei concurso para o INSS: constitucional, adminstrativo, previdenciário, português, informática e RL estão bem "frescos" na minha cabeça.

Por isso acho um desperdício me matricular em um cursinho pra ATA. Afinal, só falta ver o CTN.

Sabem dizer se o Ricardo Alexandre tem algum curso isolado, no EVP ou em outro site, atualizado? Acham melhor comprar o livro dele ou o material dele do ponto dos concursos (muito mais comentado que o livro!)?
            A próxima prova pode surpreender, mas acho q as aulas do EVP e um livro básico resolvem o problema.

Comentário

• leolins
              • 16/02/12
              • 143

Pois é, também vi esse vídeo e o que o Ricardo Alexandre falou nele era condizente com a época e por ser o 1° concurso para o cargo. E a prova disso é que o próprio Ricardo Alexandre mudou sua opinião para esse novo concurso que esta a vista. Algumas semanas atrás ele postou em seu facebook os tópicos do livro dele que devem ser lidos para quem esta se preparando para ATA, lembrando que não é necessário ler o livro todo. Enfim, não precisar ser gênio para perceber que muitos conceitos não se aprendem apenas com a leitura do CTN e da CF, basta fazer o teste, leia a lei seca e depois veja se sabe tudo. A 1° vez que eu li o CTN eu não entendi quase nada, depois de ler um livro e assistir algumas aulas a 2° leitura do CTN foi muito tranquila por ter conhecimento dos conceitos e saber do que se tratava aquilo que estava lendo. Então, assim como muitos falaram ai em cima, a leitura de um livro básico ajuda muito a você ter uma base e entender os conceitos do assunto
              Last edited by leolins; Mon, 23/04/12, 02:53 PM.

Comentário

• ramonlc
                • 08/04/12
                • 44

Tenho assistido aulas do Borba, e tenhos os livros do Ricardo e do João Marcelo e estou estudando do zero para AFRFB , acho que com os trés , estarei completo nesta materia, ainda que seja um pouco prolixo em estudar o mesmo assunto com os três autores.
                Sei que esarei predendo tempo( coisa muito preciosa para comcurseiro),
                Mais foi essa a tática que escolhi para quem nunca viu tributário na vida e quer gabaritar tal prova. Abraços galera.

Comentário

• Gimenez88
                  • 05/10/11
                  • 244

Originally posted by leolins View Post
                  Pois é, também vi esse vídeo e o que o Ricardo Alexandre falou nele era condizente com a época e por ser o 1° concurso para o cargo. E a prova disso é que o próprio Ricardo Alexandre mudou sua opinião para esse novo concurso que esta a vista. Algumas semanas atrás ele postou em seu facebook os tópicos do livro dele que devem ser lidos para quem esta se preparando para ATA, lembrando que não é necessário ler o livro todo. Enfim, não precisar ser gênio para perceber que muitos conceitos não se aprendem apenas com a leitura do CTN e da CF, basta fazer o teste, leia a lei seca e depois veja se sabe tudo. A 1° vez que eu li o CTN eu não entendi quase nada, depois de ler um livro e assistir algumas aulas a 2° leitura do CTN foi muito tranquila por ter conhecimento dos conceitos e saber do que se tratava aquilo que estava lendo. Então, assim como muitos falaram ai em cima, a leitura de um livro básico ajuda muito a você ter uma base e entender os conceitos do assunto

Olá leolins,

Tem como vc postar esse recado do Ricardo Alexandre no Facebook ?

Obrigado.

Abraços,

Comentário

• leolins
                    • 16/02/12
                    • 143

Originally posted by Gimenez88 View Post
                    Olá leolins,

Tem como vc postar esse recado do Ricardo Alexandre no Facebook ?

Obrigado.

Abraços,
                    http://www.facebook.com/ricardoalexandre.almeida

Mensagem publicada dia 18 de abril no facebook do Ricardo:

ATA – Mapa de mina do Direito Tributário Esquematizado

Olá colegas concurseiros,

Muito de vcs têm me dado à honra de se preparar para o concurso para ATA-MF usando meu livro. Vários me pediram para indicar, na obra, os pontos a serem estudados para o concurso.
                    Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o livro é bem mais profundo do que o que vc vai precisar. Isso é bom, pois seu trabalho de leitura será consideravelmente menor, uma vez que vários tópicos não precisam ser lidos. Somente aconselho que após estudar os tópicos citados, vcs passem a se concentrar na memorização dos dispositivos do Código Tributário Nacional e da Constituição que tratam da matéria (ao ler o livro vc saberá quais são os dispositivos importantes e deve destaca-los no Código e na CF). A PROVA DE ATA SERÁ PREDOMINANTEMENTE LITERAL, mas tendo estudado o livro antes o trabalho será mais fácil.
                    Nas indicações feitas abaixo, quando indico um tópico, todos os subtópicos devem ser lidos. Assim, se falo item 13.1, vc também tem que ler o 13.1.2, o 13.1.3, assim por diante. Só não precisa ler o 13.2...

Outra coisa, as indicações tomam como base o Edital de 2009, SE APARECEREM SURPRESAS NO NOVO EDITAL, NÃO SE PREOCUPEM, POIS DARÁ TEMPO DE ESTUDÁ-LAS, DESDE QUE JÁ TENHAM ESTUDADO O RESTO DA MATÉRIA, conforme indicado abaixo.

Seguem os tópicos. Bons estudos, sucesso e novamente muito obrigado por escolher meu livro como material de estudo. Sei que estarei sendo bem acolhido no lar de vocês.

Beijo no coração,

Ricardo Alexandre

1.Tributo: conceito e classificação.
                    LERIA O CAPÍTULO 01 TODO PARA ENTENDER OS CONCEITOS INICIAIS. A RIGOR, SOMENTE PODEM SER COBRADOS OS ITENS 1.3 E 1.4

2. Tributos de competência da União.
                    COMO NA LEITURA DO ITEM 1.4 O CANDIDATO JÁ ESTUDA AS ESPÉCIES EXCLUSIVAS DA UNIÃO, LER APENAS O ITEM 13.1 (MESMO ASSIM O ITEM VAI MUITO ALÉM DO QUE É COBRADO EM PROVA – PORTANTO, DEPOIS DE UMA LEITURA DO TÓPICO, TRATARIA DE FOCAR O ESTUDO NA MEMORIZAÇÃO DE TODO O ARTIGO 153 DA CONSTITUIÇÃO)

3. Obrigação tributária principal e acessória.
                    ITENS 5.2 E 5.3

4. Fato gerador da obrigação tributária.
                    ITEM 5.4

5. Domicílio tributário.
                    ITEM 5.8

6. Crédito tributário: conceito e constituição
                    ITEM 7.1

7. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento.
                    ABRANGIDO PELO MESMO ITEM 7.1

8. Extinção do crédito tributário
                    TODO O CAPÍTULO 09

9. Exclusão do crédito tributário e suas modalidades.
                    TODO O CAPÍTULO 10

10. Suspensão do Crédito Tributário
                    TODO O CAPÍTULO 08

11. Dívida ativa; certidão negativa.
                    ITENS 12.3 E 12.4

Comentário

• Gimenez88
                      • 05/10/11
                      • 244

Originally posted by leolins View Post
                      http://www.facebook.com/ricardoalexandre.almeida

Mensagem publicada dia 18 de abril no facebook do Ricardo:

ATA – Mapa de mina do Direito Tributário Esquematizado

Olá colegas concurseiros,

Muito de vcs têm me dado à honra de se preparar para o concurso para ATA-MF usando meu livro. Vários me pediram para indicar, na obra, os pontos a serem estudados para o concurso.
                      Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o livro é bem mais profundo do que o que vc vai precisar. Isso é bom, pois seu trabalho de leitura será consideravelmente menor, uma vez que vários tópicos não precisam ser lidos. Somente aconselho que após estudar os tópicos citados, vcs passem a se concentrar na memorização dos dispositivos do Código Tributário Nacional e da Constituição que tratam da matéria (ao ler o livro vc saberá quais são os dispositivos importantes e deve destaca-los no Código e na CF). A PROVA DE ATA SERÁ PREDOMINANTEMENTE LITERAL, mas tendo estudado o livro antes o trabalho será mais fácil.
                      Nas indicações feitas abaixo, quando indico um tópico, todos os subtópicos devem ser lidos. Assim, se falo item 13.1, vc também tem que ler o 13.1.2, o 13.1.3, assim por diante. Só não precisa ler o 13.2...

Outra coisa, as indicações tomam como base o Edital de 2009, SE APARECEREM SURPRESAS NO NOVO EDITAL, NÃO SE PREOCUPEM, POIS DARÁ TEMPO DE ESTUDÁ-LAS, DESDE QUE JÁ TENHAM ESTUDADO O RESTO DA MATÉRIA, conforme indicado abaixo.

Seguem os tópicos. Bons estudos, sucesso e novamente muito obrigado por escolher meu livro como material de estudo. Sei que estarei sendo bem acolhido no lar de vocês.

Beijo no coração,

Ricardo Alexandre

1.Tributo: conceito e classificação.
                      LERIA O CAPÍTULO 01 TODO PARA ENTENDER OS CONCEITOS INICIAIS. A RIGOR, SOMENTE PODEM SER COBRADOS OS ITENS 1.3 E 1.4

2. Tributos de competência da União.
                      COMO NA LEITURA DO ITEM 1.4 O CANDIDATO JÁ ESTUDA AS ESPÉCIES EXCLUSIVAS DA UNIÃO, LER APENAS O ITEM 13.1 (MESMO ASSIM O ITEM VAI MUITO ALÉM DO QUE É COBRADO EM PROVA – PORTANTO, DEPOIS DE UMA LEITURA DO TÓPICO, TRATARIA DE FOCAR O ESTUDO NA MEMORIZAÇÃO DE TODO O ARTIGO 153 DA CONSTITUIÇÃO)

3. Obrigação tributária principal e acessória.
                      ITENS 5.2 E 5.3

4. Fato gerador da obrigação tributária.
                      ITEM 5.4

5. Domicílio tributário.
                      ITEM 5.8

6. Crédito tributário: conceito e constituição
                      ITEM 7.1

7. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento.
                      ABRANGIDO PELO MESMO ITEM 7.1

8. Extinção do crédito tributário
                      TODO O CAPÍTULO 09

9. Exclusão do crédito tributário e suas modalidades.
                      TODO O CAPÍTULO 10

10. Suspensão do Crédito Tributário
                      TODO O CAPÍTULO 08

11. Dívida ativa; certidão negativa.
                      ITENS 12.3 E 12.4

Muito obrigado leolins, valeu mesmo

Agora, na verdade o que ele fala não é muito diferente do que a maioria aqui do pessoal do fórum que está se preparando para o concurso está fazendo...

Bom sinal, estamos todos no caminho certo.

Comentário

• caaete
                        • 23/07/09
                        • 108

Alguém estuda/estudou pelo material do estratégia concursos, o parceiro do EVP?

Material comentado! Mas to numa dúvida terrível! O material completo para ATA custa 455 reais (todas as matérias). Se eu comprar um pacote desses, não vou poder comprar um livro.

Será que vale mais a pena um pacote desses, de material comentado, ou comprar livros do Cláudio Borba e outros?

Eu já sou aluno EVP, por isso em matéria de aulas em vídeo estou satisfeito, mas será que vale a pena pagar pelo material escrito do estratégia? Ou é melhor os livros?

Lembrando que se comprar livros, em torno de 100 reais cada, sairá uns 400 reais ou mais só de livros dos Direitos!

Obrigado antecipadamente pelas vossas opiniões!

Comentário

• angelofarias
                          • 02/04/12
                          • 98

Alguém sabe quais as leis de previdenciário para estudar literalmente? 8212, dec 3048 que mais?

Comentário

• Wiltonsq
                            • 03/05/12
                            • 6

Alguém conhece o livro "Direito Tributário - Técnico e Analista - Coleção Tribunais" do professor Alessandro Spilborghs? é bom para quem tá iniciando os estudos em Direito Tributário?

Comentário

• Lana Lordelo
                              • 08/05/12
                              • 46

Originally posted by Wiltonsq View Post
                              Alguém conhece o livro "Direito Tributário - Técnico e Analista - Coleção Tribunais" do professor Alessandro Spilborghs? é bom para quem tá iniciando os estudos em Direito Tributário?
                              Olhei este livro hoje. Procurei referências aqui e nada. Também gostaria de saber.

Comentário

• FISCAL_COMEX
                                • 23/11/11
                                • 58

Originally posted by fgardim View Post
                                Concordo, até porque o CTN é meio confuso.

Comentário

Working...
                                X