Announcement

Collapse
No announcement yet.

Rotina de trabalho de um ACE

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Fabymartinez
    • 24/07/11
    • 12

Rotina de trabalho de um ACE

Olá pessoal! Estou criando esse tópico pois gostaria de saber como é o trabalho e o dia a dia de um ACE, busquei algumas informações aqui no fórum, no google e até mesmo no site do ponto e encontrei muitas informações, principalmente descrições dos cargos!! Porém eu não encontrei informações mais detalhadas da rotina mesmo, por isso peço àqueles que entraramm no último concurso e os mais antigos que falassem um pouquinho do seu dia a dia, do trabalho que desenvolvem, se é muito burocrático e muito sistemático ou se é mais de raciocínio e menos rotineiro, sobre o ambiente de trabalho, se há estímulo e necessidade de continuar estudando para o próprio serviço desenvolvido, o que geralmente fazem e etc. Não sei se consegui ser clara como queria, mas basicamente é isso. Eu estou retornando aos estudos, agora para nível superior e estou muito em dúvida em qual escolher já que não estou buscando somente satisfação financeira mas principalmente satisfação pessoal!! Quem puder ajudar ficarei muito grata!!
  • Muchacho
    • 29/05/12
    • 126

Re: Rotina de trabalho de um ACE

Olá, Fabymartinez,

Eu vi este seu post no mesmo dia em que você escreveu (assino o fórum MDIC).
    Fiquei até agora só observando aqui, se alguém ia te responder.
    Você foi, sim, muito clara na exposição do que você solicitou.
    O que faltou, hoje e desde sempre, foi boa vontade de quem quer que fosse.
    Primeiro a dica e depois um "desabafo":

- Dica: para saber o que você deseja, vá no Estratégia Concursos, pegue o e-mail do Prof. Ricardo Vale. Ele publicou, há algum tempo atrás, um artigo expondo exatamente o que você deseja: detalhes da rotina, do dia-a-dia e da natureza do serviço de um ACE-MDIC (você sabe, ele mesmo foi da carreira por vários anos, até recentemente). Creio que ele pode enviar para você (não sei se por acaso ainda está disponível na web, inclusive). Eu tinha há algum tempo atrás, mas acho que perdi o arquivo. Você também pode procurar o professor no Facebook. Ele é atencioso com os concurseiros, e costuma responder mensagens na inbox.

- "Desabafo" : Eu não pertenço à carreira. Sou concurseiro, estou na luta. Estudo com foco exclusivo para este concurso (já tirei minhas dúvidas sobre a satisfação no trabalho e não tenho mais dúvidas que é o que eu quero). E, juro, ainda não consegui entender por que a nação concurseira despreza / ignora este concurso deste jeito, ao menos aparentemente, quando o edital está longe de sair.
    Raios, a carreira paga praticamente o mesmo salário de um Auditor Fiscal da Receita, tem o mesmo prestígio e status (carreira do ciclo de gestão), tem um montão de cargos vagos a serem preenchidos nos próximos certames, e no entanto... ninguém fala, ninguém comenta. Será que ninguém quer saber, mesmo ?
    Está longe de sair o próximo edital de Auditor Fiscal. Entretanto, vá lá agora, hoje: tem gente postando e sendo respondida em tempo real, neste momento. Os tópicos "bombam" o tempo todo.
    Agora, depois que sai o edital de ACE-MDIC, aí aparece um exército de gente, dizendo que estava estudando faz tempo pro concurso.
    A-ham... sei... mas onde é que está esse povo ???
    Desculpe o desabafo.

Comentário

• Morrison
      • 30/06/11
      • 80

Originally posted by Muchacho View Post
      Olá, Fabymartinez,

Eu vi este seu post no mesmo dia em que você escreveu (assino o fórum MDIC).
      Fiquei até agora só observando aqui, se alguém ia te responder.
      Você foi, sim, muito clara na exposição do que você solicitou.
      O que faltou, hoje e desde sempre, foi boa vontade de quem quer que fosse.
      Primeiro a dica e depois um "desabafo":

- Dica: para saber o que você deseja, vá no Estratégia Concursos, pegue o e-mail do Prof. Ricardo Vale. Ele publicou, há algum tempo atrás, um artigo expondo exatamente o que você deseja: detalhes da rotina, do dia-a-dia e da natureza do serviço de um ACE-MDIC (você sabe, ele mesmo foi da carreira por vários anos, até recentemente). Creio que ele pode enviar para você (não sei se por acaso ainda está disponível na web, inclusive). Eu tinha há algum tempo atrás, mas acho que perdi o arquivo. Você também pode procurar o professor no Facebook. Ele é atencioso com os concurseiros, e costuma responder mensagens na inbox.

- "Desabafo" : Eu não pertenço à carreira. Sou concurseiro, estou na luta. Estudo com foco exclusivo para este concurso (já tirei minhas dúvidas sobre a satisfação no trabalho e não tenho mais dúvidas que é o que eu quero). E, juro, ainda não consegui entender por que a nação concurseira despreza / ignora este concurso deste jeito, ao menos aparentemente, quando o edital está longe de sair.
      Raios, a carreira paga praticamente o mesmo salário de um Auditor Fiscal da Receita, tem o mesmo prestígio e status (carreira do ciclo de gestão), tem um montão de cargos vagos a serem preenchidos nos próximos certames, e no entanto... ninguém fala, ninguém comenta. Será que ninguém quer saber, mesmo ?
      Está longe de sair o próximo edital de Auditor Fiscal. Entretanto, vá lá agora, hoje: tem gente postando e sendo respondida em tempo real, neste momento. Os tópicos "bombam" o tempo todo.
      Agora, depois que sai o edital de ACE-MDIC, aí aparece um exército de gente, dizendo que estava estudando faz tempo pro concurso.
      A-ham... sei... mas onde é que está esse povo ???
      Desculpe o desabafo.
      Olá, Muchacho!

Concordo contigo. Acho que o cargo de ACE é um dos cargos "top" do executivo federal. Na minha opinião é o melhor. Porém, acho que o mesmo não recebe por parte do governo o devido reconhecimento. Em muitos países do mundo a carreira é bem mais forte. Países como Estados Unidos, China, União Européia e até mesmo a Argentina possuem um exército de Analistas de Comércio Exterior.

No entanto, a alta procura pelo cargo de AFRB tem uma explicação pelo fato de possibilitar remoção para todo Brasil, no médio prazo, e pelo fato de ser uma carreira que, por questões óbvias, o governo tende a valorizar mais.

Fabymartinez, no site do Ponto tem alguns depoimentos como este aqui, que dá um panorama da carreira:

https://www.pontodosconcursos.com.br...eiras_7849.pdf

Abraços!

Comentário

• Muchacho
        • 29/05/12
        • 126

Grande Morrison !

É um alento ver seu post.
        Não estamos tão sozinhos no universo... kkkkkk
        Valeu

Comentário

• Fabymartinez
          • 24/07/11
          • 12

Pessoal, muito obrigada pelas respostas!! Realmente fiquei pensando o mesmo que o Muchacho, tantas visualizações do meu post mas ninguém respondeu absolutamente nada!! Mas quando vi as respostas de vocês fiquei muito feliz!! Afinal não fiquei aqui no limbo completamente ignorada, hehehehe, de fato o cargo não é tão divulgado e nem tem tantas informações quanto o de AFRFB, mas eu acredito que o cargo de ACE, com o o pouco que consegui encontrar mas os textos que vcs me indicaram, se aproxima mais ao meu perfil!! Fronteira também não é comigo mesmo que depois exista a possibilidade de remoção. Meninos orbigada pelo tempinho que vcs gastaram respondendo esse post!! Quem sabe algum ACE ainda nos lê e resolve também nos dar um alento!! Muchacho mandarei sim um e-mail pro Ricardo Vale, se ele me responder eu te aviso!!

Comentário

• lucasilva
            • 03/04/14
            • 19

Galera, vcs não estão sozinhos, eu tenho como foco final de minha carreira esse concurso e estudo pra area fiscal enquanto ele não sai, falando nisso, será q posso ter esperança pra 2015 ??

Comentário

• Muchacho
              • 29/05/12
              • 126

lucasilva,

Que bom !
              Então bem-vindo ao "clube", hehe...
              Creio que não tenho condição de afirmar se você "pode ter esperança pra 2015" .
              Apesar das matérias que existem em comum, via de regra, considero que este concurso de ACE-MDIC não pertence à área fiscal.
              O que você disse é a coisa mais comum que eu escuto por aí.
              Tem interesse no concurso de ACE, mas está estudando focado na área fiscal (logo, não está estudando focado somente em ACE neste exato momento).
              Claro, eu respeito o planejamento de cada um.
              Mas, falando sério: se for deixar pra focar somente em ACE só depois que o edital sair, aí vai ficar mais difícil e corrido, acredito.

Comentário

• Fleurdelis
                • 01/09/14
                • 4

Olá pessoal!

Também estou estudando para o ACE-MDIC.

Tenho uma dúvida: até hoje os editais intercalaram as bancas (CESPE e ESAF). Como o último foi feito pela ESAF, vocês acham que a próxima será pelo CESPE? Alguém tem informações a respeito disso?

Sabendo qual é a banca é mais fácil direcionar os estudos...

Comentário

• Morrison
                  • 30/06/11
                  • 80

Originally posted by Fleurdelis View Post
                  Olá pessoal!

Também estou estudando para o ACE-MDIC.

Tenho uma dúvida: até hoje os editais intercalaram as bancas (CESPE e ESAF). Como o último foi feito pela ESAF, vocês acham que a próxima será pelo CESPE? Alguém tem informações a respeito disso?

Sabendo qual é a banca é mais fácil direcionar os estudos...

Acho que não existe uma regra propriamente dita, mas sim uma tradição... Nada impede que seja CESPE, ESAF ou até mesmo outra banca. Mas eu apostaria no CESPE para um próximo concurso.

Comentário

• Muchacho
                    • 29/05/12
                    • 126

Morrison falou e disse.
                    Não há obrigatoriedade de que seja uma ou outra banca, tampouco há obrigatoriedade de que ocorra um revezamento, exatamente.
                    Eu também apostaria no CESPE para o próximo, mas não passa de uma aposta. Não cobre isso da gente depois, Fleurdelis. rs rs rs...
                    E eu também vejo nisso tudo um problema.
                    Houve diferenças relevantes nos 2 últimos editais.
                    Diferenças relativas a disciplinas em si, e também na distribuição delas entre as diferentes provas, e para os diferentes grupos.
                    É um problema porque desorienta a preparação.
                    Cada um de nós precisa fazer suas escolhas. Sem exagero, eu acredito que é necessário APOSTAR se o próximo edital será a la 2008 ou a la 2012, e então pegar firme na preparação. Todos correm riscos, escolham o que for.

Comentário

• Fleurdelis
                      • 01/09/14
                      • 4

Obrigada Muchacho e Morrison!
                      Eu estou apostando no CESPE, mas só porque até hoje o edital foi intercalado entre os dois. A gente tem que se apegar no que tem, né... hehehe
                      Mesmo assim estou fazendo sempre questões da ESAF também, para não ficar completamente desamparada caso saia o edital deles e eu não tenha nenhum costume.
                      Boa sorte pra nós!

Comentário

• kika1812
                        • 26/01/07
                        • 126

Oi, fabimartinez, só agora vi este tópico. Estou participando mais do outro tópico (Dicas...). Sou ACE do último concurso e estou muito feliz que haja interessados na carreira, tão desconhecida!
                        Sobre a "rotina" de ACE, o que eu posso dizer é que o Ministério é enorme, e há ACEs em outros Ministérios também. Então, sobre rotina, viagens, ambiente, tudo DEPENDE de onde o ACE está lotado. Há setores com rotina rígida, há setores totalmente sem rotina, há setores com muitas viagens, há setores com quase nada. Mas o Ministério sempre incentiva o crescimento, através de cursos, capacitação, etc.
                        Vou tentar seguir este tópico também, qualquer dúvida é só avisar!
                        Abraços, e bons estudos!

Comentário

• bobfox16
                          • 25/11/06
                          • 498

Ola Kika, vc sabe dizer que tipo de rotina( qual serviço) se desempenha nesses setores com rotina rigida? Vc parece que já tinha toda uma formaçao adequada para o cargo, e para quem nao tem um curriculo tao bom quanto o seu, consegue se adequar bem ao serviço? Vc esta gostando do setor em que foi lotada?

Comentário

• kika1812
                            • 26/01/07
                            • 126

Oi, bobfox16!

Na prática, cada ACE tem uma função, que pode ser totalmente diferente do seu colega ao lado, no mesmo setor. Um exemplo de setores com rotinas um pouco mais rígidas são os que trabalham com as estatísticas de comércio exterior; precisam ficar analisando os números constantes nos sistemas Siscomex e Siscoserv. Ou alguém que trabalhe com programação, por exemplo.

Quanto à formação, na carreira de ACE existem pessoas formadas em TODAS as áreas (de fisioterapia a artes plásticas!), e todo mundo consegue desenvolver bem o trabalho, basta se dedicar. As informações básicas sobre o funcionamento do Ministério e o trabalho a gente recebe no curso de formação, mas a prática a gente só aprende com o tempo, mesmo. Então todas as formações têm as mesmas chances!!!

Eu estou lotada na Secex (Secretaria de Comércio Exterior), e estou gostando MUITO! Não poderia ter sido mais feliz na escolha da minha carreira (ACE) e na minha opção de me candidatar para a Secex.

Sucesso!!! =D

Comentário

• bobfox16
                              • 25/11/06
                              • 498

Obrigado Kika1812 !

Comentário

• ACLocomotive82
                                • 04/12/14
                                • 2

Kika 1812, boa tarde. E em relação ao incentivo dos estudos (mestrado, pós, cursos) como funciona, tem parcerias?

Comentário

• kika1812
                                  • 26/01/07
                                  • 126

Oi, ACLocomotive82!

O Ministério sempre promove cursos de aperfeiçoamento, seja de um dia, seja de uma ou duas semanas.

Com relação a pós-graduação, de vez em quando o Ministério tem convênio para abrir uma pós para uma determinada área, por exemplo. Recentemente, houve uma na área de Defesa Comercial.

Sobre mestrado, doutorado, após o estágio probatório, o servidor pode tirar uma licença remunerada para cursar pós-graduação (tem que entrar numa "fila", não pode sair todo mundo do mesmo setor ao mesmo tempo). Mas no momento não existem convênios, o próprio servidor tem que ir atrás do curso. Alguns colegas fizeram pós no World Trade Institute, na Suíça, mas eles foram atrás e pagaram do próprio bolso. O Ministério só dá a licença.

Internamente, há tentativas para que o MDIC faça convênio com o WTI e outros institutos, mas no momento eles não existem.

Abraços!

Comentário

• enzocalandra
                                    • 15/12/11
                                    • 82

Olá, pessoal! Junto-me a vocês nesse grupo em busca da carreira de ACE. Confesso que até há 06 meses eu não conhecia essa carreira, e, depois que tomei conhecimento, me encantei. Assim como o é para a maioria aqui, é meu objetivo final no campo dos concursos!

kika1812, li na página anterior você dizendo que foi muito feliz ao escolher trabalhar na Secex. Existe essa liberdade de poder escolher o setor em qual irá trabalhar quando se ingressa no MDIC?

Muito obrigado!

Comentário

• kika1812
                                      • 26/01/07
                                      • 126

Olá, enzocalandra! A carreira é mesmo encantadora, embora pouco conhecida.

Excelente pergunta, a sua, pois o método de alocação do pessoal era desconhecido para nós, também, mesmo durante o curso de formação.

Bom, no nosso caso (e acredito que nos casos anteriores, pelo que conversei com colegas) funcionou da seguinte forma:

Durante o curso de formação, praticamente todos os setores do Ministério foram se apresentar para a gente, explicando um pouco do trabalho que desenvolvem.

Ao final do curso de formação, preenchemos um formulário com informações sobre a nossa formação e expectativas dentro do Ministério.

Durante o curso, também podíamos marcar entrevistas nas áreas que nos interessavam.

No entanto, sabíamos que a maior parte dos colegas iria para as secretarias de Produção e de Comércio e Serviços, pois eram as que mais estavam precisando.

Muita gente se candidatou para a Secex e Camex, mas a maioria foi para SDP e SCS, mesmo, por uma questão de necessidade.

Em alguns setores as pessoas fizerem entrevistas e/ou enviaram currículo e acabaram agradando, aí essas pessoas foram "puxadas" para esses setores.

Mas aconteceu com muitas pessoas de se candidatarem para os setores A, B ou C e acaberem indo para D ou E, mesmo, pois era uma necessidade do Ministério.

Se deixasse, a maioria iria para a Secex e Camex, eu acredito.

Então, quem fizer concurso deve estar ciente de que pode 'cair' em qualquer área do Ministério. Eu estava disposta a ir para qualquer área, embora tivesse minha preferência pela Secex.

E a mudança de área? Bom, não é impossível, mas é mais fácil quando entra uma turma nova, que poderá suprir eventuais lacunas. Então, um pouco antes do ingresso da minha turma, houve uma movimentação de pessoal entre os setores.

Abraços!

Comentário

• enzocalandra
                                        • 15/12/11
                                        • 82

Nossa, show de bola, kika1812! A dada dia que passa fico mais animado com a carreira.

E quanto a estrutura de trabalho no MDIC? É satisfatória? Todos os recursos necessários ao bom andamento dos serviços são providos? Pergunto isso porque trabalho em uma autarquia estadual e a situação, infelizmente, é precária.

Obrigado!

Comentário

• kika1812
                                          • 26/01/07
                                          • 126

Oi, enzocalandra!

Não tenho do que reclamar. Tudo o que precisamos para desenvolver nosso trabalho é fornecido. Em alguns casos há certas burocracias, é claro, afinal estamos falando de governo (ex: passagens para viagens internacionais), mas não falta nada. A estrutura do Ministério é muito boa.

Comentário

• raphael986
                                            • 28/02/15
                                            • 1

Originally posted by kika1812 View Post
                                            Oi, enzocalandra!

Não tenho do que reclamar. Tudo o que precisamos para desenvolver nosso trabalho é fornecido. Em alguns casos há certas burocracias, é claro, afinal estamos falando de governo (ex: passagens para viagens internacionais), mas não falta nada. A estrutura do Ministério é muito boa.
                                            Olá Kika, estou estudando para área fiscal mas também tenho interesse no MDIC, inclusive prestei o de 2012, porém, estava bem no início do meu ciclo de estudos e não foi daquela vez.

A propósito, como é a oferta de funções comissionadas? E quanto à capacitação, há adicionais para quem possui ou conclui pós, mestrado, etc, na área de interesse do Ministério?

E quando às viagens, há viagens internacionais a serviço? Se sim, com que frequência? Qual a importância do domínio de outras línguas (fora inglês e espanhol) para a rotina de trabalho?

Desculpe o interrogatório, mas você deve entender a minha curiosidade;

Obrigado

Comentário

• kika1812
                                              • 26/01/07
                                              • 126

Oi, raphael986! Suas dúvidas são bem interessantes e pertinentes. Existem diversas funções gratificadas, mas elas geralmente são oferecidas aos servidores mais antigos. É difícil alguém do último concurso ter uma FG. Conheço um, na verdade.

O ACE recebe subsídio, então não há nenhum adicional sobre capacitação. Mas os títulos são importantes para pontuar na prova de títulos

Sobre as viagens, principalmente as internacionais, depende MUITO MUITO MUITO do setor onde a pessoa está. Há setores com mais viagens, outros com menos, outros com nada. Mas quem viaja muitas vezes são os diretores, coordenadores, cargos de chefia. A frequência também varia DEMAIS. Tem gente que viaja uma vez por ano, tem gente que viaja duas a três vezes por mês. E há quem não viaje, rs.

O conhecimento em línguas (além de espanhol e inglês, que são muito usadas) é muito bem-vindo, mas não é fundamental. A AACE (Associação dos Analistas de Comércio Exterior) está sempre fechando convênios para aulas de idiomas e sempre há interessados. Mas não vejo isso como uma demanda urgente do Ministério.

Um abraço, sucesso nos estudos!

Comentário

• estudantedagema
                                                • 30/01/12
                                                • 60

Olá, kika1812!

Aproveitando sua gentileza em nos responder, uma das minhas maiores preocupações é morar em Brasília porque dizem ser muito caro, tudo longe e difícil, que o pessoal da cidade não é muito receptivo..Você veio de outro estado? Sentiu essa diferença de custo de vida?
                                                Sabe se há alguma vontade do órgão em ter unidades em outras capitais?

Comentário

• kika1812
                                                  • 26/01/07
                                                  • 126

Oi, estudantedagema!

Realmente, quem vai abraçar esta carreira tem que abraçar Brasília também. No momento, não há nenhum projeto para descentralizar as atividades do Ministério (embora muita gente tenha vontade).
                                                  Não sei onde você mora, mas eu venho do sul, então Brasília é muito diferente do que eu estava acostumada a ver.
                                                  Uma coisa que é absurdamente cara aqui em Brasília é MORADIA, quando você escolhe morar no "Plano Piloto" (Centro). É o meu caso. Preferi pagar um aluguel (muito) alto, mas morar bem no centro, ir a pé para o trabalho e não pegar trânsito. Mesmo quando precisa, o trânsito no Plano é muito tranquilo (comparado com o que eu estava acostumada, hehehe).
                                                  Outra opção é pagar um valor mais "pé no chão" e morar nas regiões administrativas mais distantes, como Águas Claras ou Taguatinga, mas aí tem o problema do trânsito. Para entrar e sair do Plano o trânsito é mais pesado, pois praticamente todo mundo vai e volta mais ou menos no mesmo horário.
                                                  Uma coisa que me agrada muito em Brasília é o clima. Mesmo na época da chuva, chove bem menos do que no sul (odeio chuva). Na época da seca é preciso passar spray no nariz, um creminho nas mãos e tomar muita água, mas o céu fica lindo e os ipês florescem (Brasília é muito arborizada). Em setembro e outubro faz muito calor.
                                                  Eu não tenho queixas da recepção do pessoal que é de Brasília. Talvez sejam um pouco mais fechados, mas são muito educados e simpáticos. Mas a maior parte do meu dia passo no MDIC, com gente do Brasil inteiro.

Qualquer dúvida, é só perguntar!

Abraços!

Comentário

• kika1812
                                                    • 26/01/07
                                                    • 126

Pessoal,

o C U R S O C L I O já está com matrículas abertas para o preparatório para ACE, se alguém tiver interesse.

Comentário

• e.Souza
                                                      • 16/04/15
                                                      • 11

link para preguiçosos, rsrsrs

(valeu Kika1812)

Comentário

• Ribeiro R
                                                        • 04/07/15
                                                        • 1

e. Souza
                                                        voce comprou esse curso do clio com o damasio? é bom?

Comentário

• e.Souza
                                                          • 16/04/15
                                                          • 11

Originally posted by Ribeiro R View Post
                                                          e. Souza
                                                          voce comprou esse curso do clio com o damasio? é bom?

Oi, Ribeiro R.

Não comprei. Imagino que o material seja bom considerando os professores. Tenho estudado pelo material do Estratégia e livros.

Comentário

• taienepael
                                                            • 02/10/14
                                                            • 5

Olá pessoal, estou iniciando os estudo para ACE, até então estou estudando para o inss para tentar um trampolim mas meu objetivo é ACE, e realmente quando fui procurar mais informações sobre a carreira notei que são pouquíssimas as informações! Fiquei tão feliz em encontrar um cargo que tenha o meu perfil!! E fico mais feliz em poder compartilhar com vocês!
                                                            Gostaria de saber algumas informações sobre o último concurso, está prorrogado? Alguém tem uma opinião sobre o próximo concurso!? Desculpe se estou fazendo perguntas básicas mas é que realmente acabei de conhecer mais sobre a carreira, porque antes estava pensando em AFT, mas não sentia que era meu lugar ali..
                                                            Obrigada!!

Comentário

Working...
                                                            X