Announcement

Collapse
No announcement yet.

Próximo Concurso ACE. Chutes e boatos!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • AlanFe
    • 16/01/16
    • 7

Também estou estudando apenas pra esse concurso, agradeço as mensagens com as dicas até aqui, principalmente da Kika falando das matérias de Direito e da Esaf em geral.

Eu não sou concurseiro como a maioria aqui, meu foco está só nesse, vou tentar fazer fazer simulados e outros concursos mais pra treinar, equilibrar o tempo. Estudo contabilidade na Univ. de São Paulo, entao espero muito que caia essa matéria, pra mim facilita, e espero tb que continue valendo a dupla Ingles e Espanhol, pois falo esses idiomas. De francês não sei nada, mas é impossível pedirem esse idioma de forma obrigatória nesse concurso.

Das matérias específicas vou estudando um pouco de tudo do Edital, mas pra chegar numa prova discursiva tá claro que precisa saber muito bem todos os conceitos, é ler uma vez, duas...depois escrever, fazer resumo, ler o resumo depois, assim assimila, por mais que seja tranquilo o entendimento dessa matéria, assimilar tudo que precisa é aldo demorado, que leva até anos e muitos temas são inter-relacionados ...o que ajuda é que a maior parte desse conteúdo considero muito interessante, assim fica mais fácil de aprender, já a parte meio decoreba como regras de Incoterms etc nem tanto, mas é pouca coisa, então é tranquilo...as vezes tb olho uns videos em ingles no youtube. Muita gente que fez faculdade na área sai com uma gde. vantagem em relação a quem não fez, então o foco é imenso nessas matérias, pra correr atrás do prejuízo, mas sempre fico com dúvida da profundidade que irão cobrar de cada tema.

E nesse concurso, outra diferença pro ultimo, será que que 20% das vagas serão destinadas a cotistas, pra maioria, ficará ainda mais dificil. Levando em conta a situação do país, penso que esse concurso talvez possa ser apenas em 2018...ano que provavelmente outro Partido assume a Presidência, meu receio é que decidam postergar ainda mais.

Comentário

• lulu002
      • 08/03/15
      • 30

Kika,

Você poderia me dizer quais livros de Relações Econômicas??

Abs

Comentário

• brunosevciuc
        • 05/05/15
        • 8

AlanFe,

Que legal que você está estudando pra ACE tambem! Se quiser me add no face pra gente trocar ideia e material, meu face: Bruno Sevciuc

Abraços!

Comentário

• Vítor Ribeiro
          • 12/01/12
          • 29

Não sei se isso chegou a ser comentado nas páginas anteriores, mas como o fórum fez uma limpa, não tenho mais como ver.
          Existe algum grupo no whatsapp da galera que tá se preparando especificamente pra esse concurso?

Comentário

• Ju_ib11
            • 17/01/15
            • 3

Kika e Morrison, vocês poderiam por favor falar um pouco sobre como é o curso de formação?
            Eu estou estudando para o MDIC, mas tenho dificuldades em economia e contabilidade e tenho só uma noção de inglês, não sou fluente... Essas matérias são vistas de maneira muito aprofundada no curso de formação? Depois tem uma prova final? Para uma pessoa que não é fluente em inglês, é possível trabalhar no MDIC? Fico insegura porque parece que a maioria que presta esse concurso é fluente em inglês e também fala outros idiomas...

Muito Obrigada!

Comentário

• Vítor Ribeiro
              • 12/01/12
              • 29

No caso de não haver mesmo a divisão por grupos, vocês acreditam que há possibilidade de ser cobrado Economia (a matéria toda) em lugar de Relações Econômicas Internacionais?

Comentário

• AlanFe
                • 16/01/16
                • 7

Quanto as matérias, estou estudando as mesmas da área principal do de 2012, espero que não mude, mas se mudar, faz parte da natureza desse negócio de concurso, então paciência.

Já em relação a data da realização da prova é interessante ler esse tópico inteiro, falavam com alguma convicção em 2015, agora com sorte será em 2017.

Comentário

• Morrison
                  • 30/06/11
                  • 80

Originally posted by Ju_ib11 View Post
                  Kika e Morrison, vocês poderiam por favor falar um pouco sobre como é o curso de formação?
                  Eu estou estudando para o MDIC, mas tenho dificuldades em economia e contabilidade e tenho só uma noção de inglês, não sou fluente... Essas matérias são vistas de maneira muito aprofundada no curso de formação? Depois tem uma prova final? Para uma pessoa que não é fluente em inglês, é possível trabalhar no MDIC? Fico insegura porque parece que a maioria que presta esse concurso é fluente em inglês e também fala outros idiomas...

Muito Obrigada!

Olá, Jú! Eu não sou servidor do MDIC, por enquanto sou só um "aspira". Mas acho que você não deve se preocupar muito com o curso de formação por agora, mas sim focar na primeira etapa do concurso: provas objetiva e discursiva, dedicando-se mais nas disciplinas que você tem dificuldade. Vencida esta etapa, creio que o curso de formação tende a ser mais tranquilo.

Comentário

• Morrison
                    • 30/06/11
                    • 80

Por acaso, alguém sabe se o MDIC protocolou junto ao MPOG a solicitação do concurso?

Comentário

• Aerith
                      • 26/10/09
                      • 219

Originally posted by brunosevciuc View Post
                      Assim como o Vitor, também fico curioso para saber se vem logo o concurso! ahahaha Ansioso!

Kika e Aerith: O Sistema de Desenvolvimento da Carreira (SIDEC) funciona? Vocês sentem que há de fato progressões e promoções coerentes? Isso ajuda muito na motivação pros estudos!

Obrigado!

Bruno, desculpa a ignorancia, mas nao sei o que seria SIDEC. As progressoes e promoções funcionam estritamente como a Lei de Progressao do Executivo. Aquela historia de que divide em grupo 1 grupo 2, metade progride em setembro e a outra em abril e a promoção conforme mais tempo na classe quando abre a vaga de outro nivel.
                      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03...989/D84669.htm

Comentário

• Aerith
                        • 26/10/09
                        • 219

Originally posted by Ju_ib11 View Post

Muito Obrigada!

Cada CF foi de um jeito diferente. O meu que foi a 1a. turma de 2012 foram quase 3 meses de aula na ESAF, de segunda a sexta, com controle de presença e fiscal de sala rs. Cada semana era uma "rodada" de uma materia e a gente tinha prova no ultimo dia de aula da matéria. É bem tranquilo de passar, o problema não é esse... o problema foi, como eu disse antes, que a lotação seria por ordem de classificação, então obviamente todo mundo queria ficar nas melhores colocações pra poder escolher os melhores lugares. Entao na verdade a gente estudou pra caramba, se nao tirasse 10 vc já caia algumas posições no ranking. Eu mesma acho que tirei 96 ou 97 na média final e cai umas 8 posições no ranking final.

No meu CF teve MUITA contabilidade, até mais do que caiu no edital, mas os professores eram de boas e as provas nao eram dificeis. O CF que veio logo em seguida já nao teve nada de Contabilidade. Vai depender muito qual o proposito da lotação dos servidores. No meu o principal era defesa comercial, por isso o tanto de contabilidade. Já o 2o./2012 foi pras outras secretarias, entao o foco foi mais nas outras materias que não comércio exterior.

Sobre nao saber ingles com profundidade... é perfeitamente possivel, até pq tem muita lotação aqui q vc trabalha mais com política interna, não tendo muito contato com a parte exterior. E mesmo na SECEX, tem varias opções. Vá sem medo!

Hoje em dia o foco do Ministério são as Secretarias que não a SECEX, em especial a Secretaria de Comércio e Serviços e a Secretaria de Inovação. Já a de Produção Industrial e a de COMEX já estão na teoria com as lotações em dia rs.

Comentário

• Aerith
                          • 26/10/09
                          • 219

Originally posted by AlanFe View Post
                          Quanto as matérias, estou estudando as mesmas da área principal do de 2012, espero que não mude, mas se mudar, faz parte da natureza desse negócio de concurso, então paciência.

Já em relação a data da realização da prova é interessante ler esse tópico inteiro, falavam com alguma convicção em 2015, agora com sorte será em 2017.

Tb acho que deve demorar a sair concurso... e agora a ultima é que estao querendo juntar todas as carreiras do Ciclo de Gestão e dividir em especialidades. Talvez isso possa atrapalhar de certa forma o concurso para todas essas carreiras.

Comentário

• AdrianoHM
                            • 05/01/15
                            • 130

Parabens Kika e Aerith pela iniciativa de voces de ajudarem quem ainda nao passou.

Para mim, ser ACE seria o ideal, por tudo que já estudei, o conjunto de disciplinas/assuntos mais interessantes, pessoalmente, é exatamente o desse concurso. Só que como demora muito a ter concurso para esse cargo e o pessoal do MDIC gosta de ficar fazendo uma "troca" de bancas ESAF/CESPE/ESAF, se a proxima banca for CESPE, nao sei se farei, pois só faço concursos da ESAF, grande parte do meu material é voltado para concursos da ESAF e nunca fiz concurso da CESPE e com esse sistema deles de "Certo/Errado" e de Errado anular Certo, nem sei se vale a pena fazer, vou ter q pensar, qdo for decidida a banca.

Obrigado pelas dicas de voces. A maioria dos que passam, mesmo tendo recebido muita ajuda aqui no Forum, nunca mais pisam por aqui para ajudar quem ainda está tentando passar. Eu conheço alguns que passaram em 2012 [pois fiz esse concurso, incluindo a discursiva] e não estao mais por aqui, ajudando no forum. Eu nao lembro mais dos nicks de voces, minha memoria está piorando a cada dia que passa.

Comentário

• jessicagisa
                              • 08/02/16
                              • 6

Oi gente!!!
                              Tô entrando no fórum agora, eu quero muito esse concurso. É o concurso da minha vida, me vejo como ACE, espero que eu consiga. Mas pelo visto vai demorar pra sair esse concurso né? Acho que com sorte em 2018. :/
                              Vi que temos ACEs aqui, espero que quando vocês ouvirem boatos de sair o concurso nos avisem logo.

Comentário

• Daysuke
                                • 16/02/13
                                • 53

Alguém tem grupo no WhatsApp a respeito do futuro ACE? Se tiverem, podem me mandar mensagem. Obrigado!

Comentário

• Vítor Ribeiro
                                  • 12/01/12
                                  • 29

Originally posted by Daysuke View Post
                                  Alguém tem grupo no WhatsApp a respeito do futuro ACE? Se tiverem, podem me mandar mensagem. Obrigado!

Cara, acho que não tem não. Também perguntei e ninguém se manifestou..
                                  Se quiser criar um, pode me incluir. A gente tenta ir alimentando.

Comentário

• orlandovivaldi
                                    • 31/05/15
                                    • 3

Originally posted by Daysuke View Post
                                    Também acho que não tem grupo, mas se quiser criar um, é uma ideia interessante.

Comentário

• orlandovivaldi
                                      • 31/05/15
                                      • 3

Alguém tem alguma informação nova? Não se ouve nem boatos sobre esse concurso. Será que vale a pena focar somente nesse? Será que sai em 2018?

Comentário

• lulu002
                                        • 08/03/15
                                        • 30

vamos criar gente!! (61) 8231 0702 ludf

Comentário

• jessicagisa
                                          • 08/02/16
                                          • 6

Deixem os telefones aqui quem tiver interesse, gente. Se quiserem, eu crio.

Comentário

• orlandovivaldi
                                            • 31/05/15
                                            • 3

(61) 99821 9089

Comentário

• Vítor Ribeiro
                                              • 12/01/12
                                              • 29

Me coloca também, por favor.
                                              (21) 99801 0907

Comentário

• lucasbbs
                                                • 14/04/16
                                                • 1

Eu também, por favor

61 98349 9994

Comentário

• Eleakin
                                                  • 23/02/11
                                                  • 631

Eu tbm, 4899061138

Comentário

• jessicagisa
                                                    • 08/02/16
                                                    • 6

Pronto, criei o grupo. Quem mais quiser põe o numero aqui que eu vou adicionando.

Comentário

• RaíssaRochaa
                                                      • 29/08/16
                                                      • 1

Eu gostaria de participar do grupo também. (91) 992200499

Comentário

• Someday
                                                        • 07/09/16
                                                        • 1

Se pudesse me incluir, eu agradeceria bastante. 12 982824702

Comentário

• LutadoraK
                                                          • 26/06/16
                                                          • 2

Me adicione, por favor: 67 99297 4107. Desde já, agradeço!

Comentário

• Stockton12
                                                            • 03/07/16
                                                            • 121

Olá, gostaria de participar tbm do grupo de estudos para o concurso de ACE.
                                                            Obrigado!

Comentário

• Dryclean
                                                              • 20/03/08
                                                              • 1091

O Aulão promovido pelo Estratégia está marcado para o dia 4/10. Eles devem ter alguma informação mais precisa ou geral sobre o concurso.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/aulao-mdic/

Comentário

Working...
                                                              X