Announcement

Collapse
No announcement yet.

Próximo Concurso ACE. Chutes e boatos!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Cecimbc
    • 13/03/14
    • 20

quer dizer..dissertação deve dá pra terminar final d 2016..operando milagre.

Comentário

• kika1812
      • 26/01/07
      • 126

Olha, Cecimbc, eu apostaria em algo assim (autorização 2016 e edital 2017), mas é somente CHUTE. Bjos!

Comentário

• Cecimbc
        • 13/03/14
        • 20

Ok, Kika! Obrigada, mais uma vez! 😊

Comentário

• brunosevciuc
          • 05/05/15
          • 8

kika, muito obrigado pela rápida resposta! Fiquei muito contente ao saber que temos uma ACE entre nós Vamos te importunar muito ainda Obrigado, e um bom dia

Comentário

• lulu002
            • 08/03/15
            • 30

Poxa Kika, excelente noticia para mim que sou leiga em quase todas as matérias. Será que consigo estudando desde já?

Abs

Lu

Comentário

• lulu002
              • 08/03/15
              • 30

Oi brunosevciuc, td bem? Parabéns pelos resultados. Já são muito bons. Qual material vc utilizou de Ace. Tenho o curso do estratégia. ABS

Comentário

• lulu002
                • 08/03/15
                • 30

Kika, eu lembro que vc disse em post anterior que estudava 2h por dia. Queria saber quanto tempo vc estudou somente para ACE, 1 ano, 2 anos.. meses. Abs

Comentário

• souza305
                  • 20/04/10
                  • 79

Boa tarde Kika, minha pergunta é um pouco diferente rs. No ministério, há vestiário e espaço para guardar a bike com segurança? Obrigado

Comentário

• kika1812
                    • 26/01/07
                    • 126

Oi, lulu002! É difícil dizer quanto tempo eu estudei "somente" para ACE, porque sabe como são os concursos, eles vão aparecendo e a gente vai fazendo, rsss.... Eu fiz um preparatório para a Receita Federal de uns 6 meses, e isso me deu bastante base para o concurso de ACE. Porém, em 2011/2012 eu estava estudando para o concurso de Consultor do Senado. O concurso de ACE apareceu no meio, então não tive muito tempo para estudar especificamente para ele, pelo menos não na primeira fase, pois eu estava enrolada com o concurso do Senado. Uma estratégia que utilizei, pois tinha pouco tempo para estudar para ACE, foi focar o estudo nas matérias em que eu tinha maior probabilidade de ir bem. Ou seja, comércio, relações econômicas internacionais, idiomas, direito. Simplesmente IGNOREI contabilidade, pois eu sabia que seria um tempo gasto em vão (eu não iria aprender de jeito nenhum). Assim, fui muito mal em contabilidade, mas compensei nas outras matérias. Todo estudo é válido, todo conhecimento acumulado será útil para o concurso.

souza305, tem vestiário e estacionamento para bicicletas, sim!

Abraços!

Comentário

• Jibril
                      • 18/07/14
                      • 33

Acho que vou entrar nessa também. Só tenho medo de não fazer as mínimas na prova de espanhol.
                      O resto das matérias já estudo pra prova do Bacen.

Comentário

• nohamb
                        • 14/06/11
                        • 12

Acompanhando !

Comentário

• kika1812
                          • 26/01/07
                          • 126

Jibril, a vantagem do concurso para ACE (pelo menos o último foi assim, tomara que não mude!) é que você não precisa fazer o mínimo em UMA única disciplina. Você deve fazer o mínimo em um GRUPO de disciplinas. Por isso pude dispensar a contabilidade e focar nas demais disciplinas do grupo. Perdi muitos pontos em contabilidade, mas ganhei pontos nas matérias mais fáceis para mim! Abraços!

Comentário

• Jibril
                            • 18/07/14
                            • 33

Originally posted by kika1812 View Post
                            Jibril, a vantagem do concurso para ACE (pelo menos o último foi assim, tomara que não mude!) é que você não precisa fazer o mínimo em UMA única disciplina. Você deve fazer o mínimo em um GRUPO de disciplinas. Por isso pude dispensar a contabilidade e focar nas demais disciplinas do grupo. Perdi muitos pontos em contabilidade, mas ganhei pontos nas matérias mais fáceis para mim! Abraços!
                            Agradeço pela dica!

De contabilidade eu quero distância!

Comentário

• upsidedown
                              • 01/10/11
                              • 149

se na sua prova não cai, ok. Cai aos montes em outras provas! =P

Comentário

• Arregaçamanga
                                • 13/01/11
                                • 77

Pessoal, tenho 25 anos e concluo minha faculdade de Relações Internacionais no fim do ano que vem. Atualmente sou técnico-administrativo de uma universidade federal aqui no Rj, onde resido.
                                Descobri e me decidi por esse concurso no início desse ano. Já havia comprado alguns livros, mas não tinha achado informações tão valiosas quanto essas que achei nesse tópico hoje. Li todas as páginas (15 páginas, ufa!) e fiquei super animado. Enfim, descobri o concurso, mas fiquei procrastinando até recentemente, quando comecei a ler um livro bem legal que me ajudou a repensar meus valores e comportamentos. Agora estou renovado no propósito e achar pessoas como vocês me deu mais uma injeção de ânimo.
                                Um pouco sobre concursos: fiz meu primeiro concurso em 2008, com 17 anos, para o INSS. Na época fiquei bem classificado, mas não fui chamado. Após, fiz o da universidade federal na qual trabalho atualmente. Em 2013, fiz prova para técnico judiciário do TRT, no qual estou na lista de espera. No mesmo ano, ingressei na faculdade de Relações Internacionais e me apaixonei pela área. Pesquisando na área pública, percebi que a melhor opção para o meu perfil é ACE mesmo. Sou prático, gosto de trabalhar em equipe e gosto de realizar trabalhos que façam a diferença na vida das pessoas. Fiz uma pesquisa sobre a carreira e as atividades e me senti motivadíssimo para esse concurso.
                                Apesar da lista de espera no TRT, tenho minhas dúvidas sobre minha realização profissional naquele órgão. Como já fiz, se for chamado, irei. Mas só vou sossegar agora quando estiver no MDIC.

Comentário

• kika1812
                                  • 26/01/07
                                  • 126

Seja muito bem-vindo, Arregaçamanga! Qualquer dúvida, estou à disposição! Sucesso!

Comentário

• Arregaçamanga
                                    • 13/01/11
                                    • 77

Seja muito bem-vindo, Arregaçamanga! Qualquer dúvida, estou à disposição! Sucesso!
                                    Obrigado, Kika! E obrigado pelas informações que você já postou por aqui. Suas dicas e infos me animaram e ajudaram muito.

Comentário

• rmlcunha
                                      • 05/12/11
                                      • 117

kika,
                                      por acaso você tem ideia de quantos cargos vagos de analista há hoje no MDIC?

obrigado!

Comentário

• kika1812
                                        • 26/01/07
                                        • 126

Oi, rmlcunha! Segundo o último levantamento, hoje existem 289 cargos vagos. Bastante, né? Abraços!

Comentário

• vrkfouri
                                          • 14/01/14
                                          • 54

Perdi totalmente o foco... não entendo como outros candidatos , por exemplo, pra auditor da Receita , conseguem manter o foco por tantos anos.
                                          Vou fazer uma especialização em Relações internacionais no Clio , ano que vem. Quem sabe o ânimo volte...

Comentário

• brunosevciuc
                                            • 05/05/15
                                            • 8

Sobre perder o foco: comecei pra valer nos estudos para Concurso. Prestei no ultimo dia 15 de Novembro a prova para Auditor de Controle Interno da Prefeitura de São Paulo. Fui muito bem nas questões gerais, Direito Administrativo, Portugues, etc. Me ferrei em Economia, Politicas Publicas e Administração Pública, que estava extremamente capiciosa

Fui muito bem Contabilidade Geral e Contabilidade Pública, por ser formado em Relações Internacionais e o meu ultimo contato ter sido há 3 anos no Concurso MDIC 2012. auhauhahuahu

Eu tento sabe, mas parece que o meu concurso é esse mesmo, de Analista do Comércio Exterior <3 Acho que vou parar de ficar prestando concursos meio fora da área. Pensei em prestar do Auditor Fiscal, mas tambem to achando que vai fugir muito do ACE. Kika, você que é nossa guru, e quem já teve experiencia tambem nessa área, VALE A PENA prestar outros concursos enquanto não chega o ACE/MDIC, ou todas as experiencias são válidas? Gostaria de uma opinião de vocês, amigos.

Obrigado

Comentário

• Aerith
                                              • 26/10/09
                                              • 219

Oi Pessoal,

Assim como a Kika, tb sou ACE... então posso tentar ajudar a tirar algumas duvidas.

Alguém tinha perguntado sobre lotação no outro tópico: fui da primeira turma do ultimo concurso e todo mundo queria ir pra SECEX, obviamente. Então, no primeiro dia do nosso CF o Secretario Executivo estabeleceu que os 100 primeiros do G1 poderiam escolher onde trabalhar (a nivel de Secretaria), isto é, os 100 primeiros poderiam ir para a SECEX. O restante dos grupos e das pessoas tiveram que ir meio que correr atras dos lugares que elas queriam (mas teve gente dos outros Grupos que conseguiram vir pra SECEX).
                                              Então após o CF, os 100 primeiros puderam escolher (logico q foi todo mundo pra SECEX). Aí na época, na SECEX a gente pôde escolher tambem qual Departamento ir. Alguns dias antes eles divulgaram o numero de vagas em cada Departamento, aí no primeiro dia de trabalho eles iam perguntando um a um pra qual Departamento queria ir conforme o numero de vagas. E assim foi definida a lotação dos 100 primeiros do G1 da primeira turma.
                                              No meu Departamento eles resolveram também implementar o mesmo sistema. Quando chegamos eles disseram quantas vagas tinha em cada Coordenação, o que cada uma fazia e a gente pôde escolher onde trabalhar, Ficou todo mundo feliz hehe...

Já a segunda turma do concurso, que eu creio que seja o caso da Kika, algumas pessoas foram fazer entrevista, pediram pra ir pra alguns lugares, mas a distribuição foi por conta do Ministério mesmo.

Comentário

• Blackhawk
                                                • 21/10/15
                                                • 138

Aerith, muito obrigado pela força.
                                                Sabe nos informar se há alguma conversa de bastidores para um próximo concurso?
                                                2016, 2017?
                                                Abraço

Comentário

• Morrison
                                                  • 30/06/11
                                                  • 80

Originally posted by Aerith View Post
                                                  Oi Pessoal,

Assim como a Kika, tb sou ACE... então posso tentar ajudar a tirar algumas duvidas.

Alguém tinha perguntado sobre lotação no outro tópico: fui da primeira turma do ultimo concurso e todo mundo queria ir pra SECEX, obviamente. Então, no primeiro dia do nosso CF o Secretario Executivo estabeleceu que os 100 primeiros do G1 poderiam escolher onde trabalhar (a nivel de Secretaria), isto é, os 100 primeiros poderiam ir para a SECEX. O restante dos grupos e das pessoas tiveram que ir meio que correr atras dos lugares que elas queriam (mas teve gente dos outros Grupos que conseguiram vir pra SECEX).
                                                  Então após o CF, os 100 primeiros puderam escolher (logico q foi todo mundo pra SECEX). Aí na época, na SECEX a gente pôde escolher tambem qual Departamento ir. Alguns dias antes eles divulgaram o numero de vagas em cada Departamento, aí no primeiro dia de trabalho eles iam perguntando um a um pra qual Departamento queria ir conforme o numero de vagas. E assim foi definida a lotação dos 100 primeiros do G1 da primeira turma.
                                                  No meu Departamento eles resolveram também implementar o mesmo sistema. Quando chegamos eles disseram quantas vagas tinha em cada Coordenação, o que cada uma fazia e a gente pôde escolher onde trabalhar, Ficou todo mundo feliz hehe...

Já a segunda turma do concurso, que eu creio que seja o caso da Kika, algumas pessoas foram fazer entrevista, pediram pra ir pra alguns lugares, mas a distribuição foi por conta do Ministério mesmo.
                                                  Se não me engano, o concurso de 2012 foi dividido em 6 grupos, então não haveria de se respeitar a afinidade dos conhecimentos específicos destes grupos com a área de lotação, pois as disciplinas foram bastante distintas? Melhor dizendo, optando por um grupo X não há garantia que a pessoa vá para a área cuja atividade seja mais próxima a do grupo que se inscreveu no concurso, por exemplo: Grupo 1 - SECEX ou Grupo 6 - SI?

Comentário

• kika1812
                                                    • 26/01/07
                                                    • 126

Oi, Morrison! Não houve nenhuma vinculação entre o grupo do concurso e a lotação do ACE. Contou muito mais o currículo e o interesse (tanto do servidor quanto do órgão). A maior exceção foi para os ACEs do grupo de tecnologia da informação. Abraços!

Comentário

• Morrison
                                                      • 30/06/11
                                                      • 80

Oi, Morrison! Não houve nenhuma vinculação entre o grupo do concurso e a lotação do ACE. Contou muito mais o currículo e o interesse (tanto do servidor quanto do órgão). A maior exceção foi para os ACEs do grupo de tecnologia da informação. Abraços!
                                                      ​Obrigado Kika, pela prontidão!

Estive um tempo afastado, mas nesse ínterim prestei concurso para o APO-MPOG para testar e não fui tão mal. Mas agora o foco é 100% para o ACE-MDIC. Que venha em 2016 ou 2017!

Abraço!

Comentário

• Aerith
                                                        • 26/10/09
                                                        • 219

Originally posted by Blackhawk View Post
                                                        Aerith, muito obrigado pela força.
                                                        Sabe nos informar se há alguma conversa de bastidores para um próximo concurso?
                                                        2016, 2017?
                                                        Abraço

Não, nada! Mas confesso que estou longe da alta cúpula que cuida desses assuntos...

Comentário

• Aerith
                                                          • 26/10/09
                                                          • 219

Originally posted by Morrison View Post

Se não me engano, o concurso de 2012 foi dividido em 6 grupos, então não haveria de se respeitar a afinidade dos conhecimentos específicos destes grupos com a área de lotação, pois as disciplinas foram bastante distintas? Melhor dizendo, optando por um grupo X não há garantia que a pessoa vá para a área cuja atividade seja mais próxima a do grupo que se inscreveu no concurso, por exemplo: Grupo 1 - SECEX ou Grupo 6 - SI?

Morrison, o respeito a lotação dos grupos foi só inicial mesmo... depois vira todo mundo farinha do mesmo saco! hehe... Mas acho que a filosofia foi mais do tipo "melhor um funcionario feliz, trabalhando onde ele quer do que um infeliz, onde a gente quer". Os assuntos são todos muito novos creio que para todo mundo que entra, entao em qualquer lugar que vc cair vai ter que começar praticamente do zero.

Comentário

• Vítor Ribeiro
                                                            • 12/01/12
                                                            • 29

Algum boato, notícia, sinal de fumaça? Qualquer coisa? Nada?

Comentário

• brunosevciuc
                                                              • 05/05/15
                                                              • 8

Assim como o Vitor, também fico curioso para saber se vem logo o concurso! ahahaha Ansioso!

Kika e Aerith: O Sistema de Desenvolvimento da Carreira (SIDEC) funciona? Vocês sentem que há de fato progressões e promoções coerentes? Isso ajuda muito na motivação pros estudos!

Obrigado!

Comentário

Working...
                                                              X