Announcement

Collapse
No announcement yet.

Próximo Concurso ACE. Chutes e boatos!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • aferreira
    • 04/01/11
    • 83

Próximo Concurso ACE. Chutes e boatos!

Estou criando este tópico para poder saber de novidade sobre um próximo concurso. Sei que muitos ainda estão na expectativa de ser chamado, de que sejam criadas mais vagas e os excedentes sejam chamados.
    Eu vinha me preparando para a Receita Federal e continuo. Mas me dediquei um pouco a este concurso e me interessei muito. Se o pessoal quiser compartilhar informações sobre um próximo concurso seria muito bom termos novidades.
  • ZECA PINHEIRO
    • 12/01/11
    • 341

Teremos novidades para 2015?!?!?!?!?!
    Bons Estudos
    Obrigado

Comentário

• kika1812
      • 26/01/07
      • 126

ZECA PINHEIRO, duvido muito. O próximo concurso, se/quando houver, deve ser de 2016 para frente. Melhor que dá tempo de se preparar bem, né?

Comentário

• ZECA PINHEIRO
        • 12/01/11
        • 341

Originally posted by kika1812 View Post
        ZECA PINHEIRO, duvido muito. O próximo concurso, se/quando houver, deve ser de 2016 para frente. Melhor que dá tempo de se preparar bem, né?
        Brigadão kika1812

Comentário

• vrkfouri
          • 14/01/14
          • 54

Galera,também acho que MDIC só em 2016.
          Eu vou deixar contabilidade e direito civil ,constitucional e administrativo pra estudar mais perto do edital e focar em relações internacionais,DIP ,comércio exterior e línguas( português,inglês e francês no meu caso).Essas últimas não tem muito o que inventar.Agora constitucional , por exemplo, pode cair qualquer coisa.Não vou me arriscar a estudar pelo edital passado e de repente a banca muda tudo.

Direito , com exceção de DIP , e contabilidade são disciplinas objetivas, secas.Pelo menos no edital de 2012 foi assim. Em uns 3 meses eu daria conta do recado.Agora relações internacionais e as outras que eu citei já tem que ficar "digerindo" por mais tempo.Por isso que eu já estou estudando essas.

Enfim, vocês concordam comigo ? Como estão se preparando ?

Comentário

• kika1812
            • 26/01/07
            • 126

vrkfouri, achei ótima sua estratégia! Eu só acrescentaria constitucional e administrativo aos seus estudos rotineiros, pois a banca (seja Cespe ou Esaf) pede essas duas matérias com muita profundidade, e o conteúdo já é extenso o suficiente, pode se basear no último edital sem problemas!

Comentário

• vrkfouri
              • 14/01/14
              • 54

Ansiedade e solidão ahahha
              Entrarei sim, obrigado =)

Comentário

• kika1812
                • 26/01/07
                • 126

Ju_ib11, isso depende da sua intimidade com a(s) matéria(s). Se você está começando, acho que as aulas do curso são suficientes para dar uma noção. Se você já conhece as matérias, um livro pode ajudar a aprofundar. Constitucional e Administrativo são matérias que tanto Cespe quanto Esaf cobram com bastante profundidade.

Comentário

• Ju_ib11
                  • 17/01/15
                  • 3

Muito obrigada Kika

Comentário

• CarolRP
                    • 18/02/12
                    • 74

Gente, tem alguma previsão para este concurso ocorrer em 2015 ou sem chance?

Comentário

• kika1812
                      • 26/01/07
                      • 126

CarolRP, sou ACE e posso te dizer que concurso em 2015 é extremamente improvável, para não dizer impossível. Melhor se preparar para meados de 2016, mas não há absolutamente nada definido.

Comentário

• CarolRP
                        • 18/02/12
                        • 74

Obrigada pela resposta Kika1812! Vou ficar na torcida para que este concurso não demore tanto...

Comentário

• Cecimbc
                          • 13/03/14
                          • 20

Pessoal! Alguém aí está focando exclusivamente nesse concurso de ACE?? Só estuda pra esse e mais nenhum?

É q eu to aqui em cima do muro com essa incerteza de sair ou não sair essa prova ano que vem... Eu não to trabalhando. To só no mestrado..mas fico naquela d focar só nesse concurso e dps não abrir ano q vem... Como vocês trabalham essa expectativa?

Como faço pra participar do grupo de wapp?

Comentário

• vrkfouri
                            • 14/01/14
                            • 54

Eu estudo só pro Mdic.Quanto mais tempo demorar, melhor para os que estão estudando há muito tempo.
                            Existem outros concursos que me interessam , mas só vou mudar o foco se sair o edital.No caso,Técnico em Regulação na Anac ou Antt e
                            Ofchan / Itamaraty. Pra técnico dou conta quando sair o edital.Pra Ofchan, bom... melhor perguntar pra dona Dilma.Ela autorizou não sei quantas vagas , mas não saiu do papel.

Não querendo ser catastrófico, mas quem fala que esse ano de 2015 vai ser o " ano dos concursos " ( já ouvi isso ) tem que levar um tapa na orelha.Não vai sair nada.No máximo, Receita.Correios está enrolado.IBGE sem comentários...não homologaram um concurso feito há mais de seis meses.Teve aquele problema da greve dos servidores. BB e Caixa já fizeram concurso em alguns Estados ano passado.Agências reguladoras demoram séculos pra ter seu pedido autorizado,longos anos na espera já é comum. Ofchan já comentei.Parece que o Itamaraty só dá atenção para Diplomacia. Mdic até agora não deu nem sinal de fogo sobre concurso pra ACE, parece que só ano que vem.
                            Feliz de quem presta área legislativa / judiciária .Executivo esse ano não vai ser muito interessante.Opinião minha.Pode ser que seja diferente.

Enfim, depois dessa digressão melancólica, posso dizer que expectativa e ansiedade é sempre muito alta.Você quer muito ser ACE ? Estude agora independente de quando vai sair.Melhor pecar pelo excesso que pela falta.E pra você é ótimo.Pode terminar o mestrado antes do edital sair e ganhar alguns pontos na prova de títulos.

Comentário

• rmlcunha
                              • 05/12/11
                              • 117

vrkfouri, Ofchan foram 893 vagas, aprovadas ou criadas, não lembro bem, desde 2012.
                              2015 disseram que seria o ano dos concursos pra segurança, educação e saúde.
                              abs

Comentário

• Cecimbc
                                • 13/03/14
                                • 20

Alguém que tenha acompanhado as convocações sabe a quantidade de vagas disponíveis depois dessa ultima leva de chamadas?

Comentário

• Morrison
                                  • 30/06/11
                                  • 80

Originally posted by Cecimbc View Post
                                  Alguém que tenha acompanhado as convocações sabe a quantidade de vagas disponíveis depois dessa ultima leva de chamadas?

Certa vez, fiz uma contra grosseira e cheguei ao número aproximado de 260 cargos vagos pós-excedentes.

Comentário

• kika1812
                                    • 26/01/07
                                    • 126

Cecimbc e Morrison, atualmente existem 288 cargos vagos. São 760 cargos no total.

Comentário

• kika1812
                                      • 26/01/07
                                      • 126

(Estou falando de cargos de Analista de Comércio Exterior, e não de OfChan, heheheh)

Comentário

• Cecimbc
                                        • 13/03/14
                                        • 20

Que belezinha!!!! =)

Comentário

• Cecimbc
                                          • 13/03/14
                                          • 20

Mas e aí, tem necessidade mesmo de contratar mais gnt. Existe demanda, pelo o que você vê aí dentro?

Comentário

• Morrison
                                            • 30/06/11
                                            • 80

Originally posted by kika1812 View Post
                                            Cecimbc e Morrison, atualmente existem 288 cargos vagos. São 760 cargos no total.

Quem bom kika!

Pensei mesmo que fossem mais vagas. No levantamento que fiz, não levei em conta as eventuais vacâncias por exoneração ou aposentadoria, por exemplo.

Mais 28 razões para estudar hehehe.

Comentário

• kika1812
                                              • 26/01/07
                                              • 126

Em 2012 foram criados 330 cargos de ACE, que foram parcialmente preenchidos no último concurso (válido até janeiro deste ano).

É claro que TODOS os setores do Ministério gostariam de receber mais analistas, mas foi feita uma demanda realista que foi atingida com o último concurso.

Para sair um próximo concurso, primeiro deve haver uma mobilização interna do MDIC, solicitando novos ACEs, para depois haver um pedido de novo concurso ao MPOG, bem justificado.

Por enquanto, não existe essa mobilização interna, pois os "novos" analistas ainda estão em adaptação.

Eu *IMAGINO* que mais para o final do ano, início do ano que vem comecem os trâmites internos aqui no MDIC para contratação de novos ACES. Depois o pedido vai para o MPOG, para autorizar novo concurso. Então, antes de 2016 é praticamente impossível haver concurso.

Como já tinha postado aqui, APROVEITEM todo esse tempo para estudar, o conteúdo é muito extenso. De qualquer forma, não deixem de fazer algum concurso que vocês consideram interessante que possa aparecer no meio do caminho, como Receita Federal, por exemplo.

Sucesso a todos!

Comentário

• rmlcunha
                                                • 05/12/11
                                                • 117

Alguém arrisca algum palpite sobre inclusão/exclusão de disciplinas para o próximo edital?

Comentário

• kika1812
                                                  • 26/01/07
                                                  • 126

mlcunha, eu me ateria às matérias que CERTAMENTE estarão num próximo concurso. Para guiar os estudos, sugiro usar como modelo o edital anterior. Qualquer alteração que houver pode ser estudada após a saída do edital, se as outras matérias estiverem 100%.

Comentário

• rmlcunha
                                                    • 05/12/11
                                                    • 117

Também concordo, kika!

Comentário

• vrkfouri
                                                      • 14/01/14
                                                      • 54

Kika, você conhece algum colega de trabalho que fez a prova do grupo 5 ? São poucas vagas, mas a concorrência é muito mais baixa que o grupo 1 . A diferença é que tem uma disciplina com muita matemática , mas que não deixa de ter coisas interessantes como teoria dos jogos , estatistifica e desenvolvimento econômico.Pra mim é muito bom, já que cai um pouco de logística ( minha formação). Além disso,entre estatística ( grupo 5) e contabilidade (grupo 1) prefiro estudar estatística .
                                                      Qual seria a formação acadêmica desse pessoal ? Matemática, estatística, economia ? Tenho medo de ir para o grupo 5 e ter que competir com pessoas "experts" em exatas e me dar muito mal. To pensando muito nisso tudo... na disciplina desenv. economico e processo produtivo tem muita coisa que eu ja vi na faculdade e que pode me ajudar.
                                                      Ah, uma curiosidade ... o grupo que a gente escolhe na prova define o que a gente vai fazer ? A prova 1 é generalista, a prova 2 é mais economia, a 5 é logística / produção / matemática.Acho que depois que passa mistura tudo né ? Espero que assim seja, prefiro um trabalho multidisciplinar !
                                                      Enfim Kika... me da uma luz por favor. =)

Comentário

• Muchacho
                                                        • 29/05/12
                                                        • 126

vrkfouri ,

Sei que a pergunta foi feita à kika. Vou deixá-la responder.
                                                        Quis passar só pra registrar um pequeno pensamento.
                                                        Não há garantia para nós de que o concurso continue tendo essa divisão de grupos.
                                                        Há alguma probabilidade de que seja como em 2008.
                                                        É verdade que temos que fazer apostas, mas com segurança.
                                                        Devemos ter cuidado para não tomar como absolutamente certo algo que pode não ser.

Comentário

• vrkfouri
                                                          • 14/01/14
                                                          • 54

Muchacho , é verdade.Não tinha pensado nisso. Temos que ficar no "básico" e esperar o edital.Em 2008 , foi tudo um grupo só ?

Comentário

• Cecimbc
                                                            • 13/03/14
                                                            • 20

Pessoal, como vcs estudam inglês e espanhol??

Comentário

Working...
                                                            X