Announcement

Collapse
No announcement yet.

Morar em Brasília

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • FLORZINHA-CE
    • 19/03/12
    • 38

Morar em Brasília

Aos colegas que já moram em Brasília, se puderem nos ajudar a conhecer melhor a cidade, o custo de vida, as melhores áreas para morar, enfim... tudo que diz respeito a ser servidor público na capital federal. Agradecemos!!
  • Cabral1
    • 17/04/12
    • 278

Re: Morar em Brasília

Originally posted by FLORZINHA-CE View Post
    Aos colegas que já moram em Brasília, se puderem nos ajudar a conhecer melhor a cidade, o custo de vida, as melhores áreas para morar, enfim... tudo que diz respeito a ser servidor público na capital federal. Agradecemos!!
    Perdoe a minha intromissão (afinal não moro em BSB), mas esse não seria o tipo de "preocupação" que só deveria surgir após ter certeza da aprovação?

Comentário

• Gustavo JF
      • 03/11/11
      • 182

Originally posted by Cabral1 View Post
      Perdoe a minha intromissão (afinal não moro em BSB), mas esse não seria o tipo de "preocupação" que só deveria surgir após ter certeza da aprovação?
      Vou me intrometer também: Sim e Não. De fato é desnecessário "colocar o carro na frente dos bois", mas quem não tem este tipo de curiosidade que atire a primeira pedra! Eu vou fazer TCU e de vez em sempre me pego pensando sobre como seria (será! =D) a vida na capital, e não há nada de mais em sonhar um pouquinho não (desde que seja nas horas vagas dos estudos!)....

Comentário

• Nando 2012
        • 04/03/12
        • 425

Considero sua pergunta muito pertinente

Pessoal preocupa muito com remuneração e esquece do local de viver/trabalhar

Eu levo em consideração as cidades onde poderei trabalhar então é muito importante saber custo de vida,segurança,transporte etc

Até pq uma remuneração X em determinada cidade vale muito mais que em outras

Quem mora em Brasília e puder falar a respeito agradecemos

Comentário

• fmsilva
          • 03/11/11
          • 75

Estou aqui há quase um ano (desde julho/11). Por influência dos meus pais, que já estavam por aqui há 5 anos, fixamos residência em Águas Claras que fica a 25km do local de trabalho (Procuradoria Geral da República). Águas Claras tem imóveis bem mais novos e mais baratos que nas Asas Sul e Norte ou Sudoeste em Brasília, no entanto, o trânsito está a cada dia pior. A gente sai de casa umas 11h30 e gasta 25min pra chegar na PGR. Já na volta pelo mesmo caminho, no mínimo, 1h. Já testamos a volta por outros caminhos mas a média é essa (1h). Pra quem não quer ficar preso tanto tempo no trânsito o melhor é morar em BSB.
          Em BSB os apartamentos são antigos e caros (tem esse site onde você poderá comparar os preços www.wimoveis.com.br) mas evita-se em parte o trânsito: você não gastará 1h para chegar em casa, mas enfrentará engarrafamentos também).
          Em relação ao lazer, como gosto muito de comer e beber um bom vinho, tenho ficado satisfeito com BSB. Há diversas opções (restaurantes, pub, bares). Você não gastará menos de R$150,00 num jantar para duas pessoas em um restaurante de média qualidade.
          Sim, meu referencial é João Pessoa/PB, capital de porte médio. Então, talvez alguns achem estranho eu comentar que 1h no trânsito seja demais. É que eu gastava 15min quando morava em João Pessoa. Mas já soube que por lá também o trânsito está piorando muito.

Comentário

• Daniel boom
            • 21/10/09
            • 425

Brasilia pelo jeito ainda é "fichina" perto do RJ. Moro na Barra da Tijuca e demoro 2 hrs para ir ao centro trabalhar e não raro 3hrs para voltar. Se quiser morar mais perto vai ter que desembolsar 1milhão em um 2quartos de 80m2 ou 700mil em um quarto sala na zona sul. Aqui tá tudo doido parece que a população toda ganha não menos que 100mil por mês porque os preços de tudo está nas alturas.

Comentário

• melquisedex
              • 18/02/11
              • 657

1 h de trânsito morando em outra cidade??? Isso é o paraíso.. é um óasis no meio (literalmente) do Brasil. Moro em sampa..

Comentário

• Mwtheo
                • 23/03/12
                • 59

Originally posted by melquisedex View Post
                1 h de trânsito morando em outra cidade??? Isso é o paraíso.. é um óasis no meio (literalmente) do Brasil. Moro em sampa..
                É cidade-satélite. Vocês chamam de bairro no resto do país.

Concordo com quase tudo que o fmsilva falou. Mas só reforço que os preços de apartamento estão muito, muito altos.

De qualquer forma, 13k de salário, contando uns 9k líquido dá pra vc viver com muito conforto aqui e até algumas regalias, dependendo da renda somada da família. Com certeza o principal ponto a ser observado será a comodidade de chgar rápido no trabalho e morar em local pequeno e velho ou demorar no trânsito e morar em um lugar maior.

Atualmente eu to com a segunda opção.

Comentário

• Groowee
                  • 28/03/10
                  • 319

Estou em Brasília há quase 2 anos. Morei um ano em Águas Claras e agora estou na Asa Norte.

Águas Claras realmente é tudo mais novo e mais barato, mas a cidade tem muito menos opções para tudo (bares, shoppings, restaurantes...). Não que não haja opções, mas no plano tem muito mais. O trânsito realmente tem piorado muito na região, e nos horários de pico pode demorar até 1h para chegar nos lugares... quem vem de SP e RJ pode achar pouco, como eu achava, mas depois de se acostomar com a cidade, você verá que isso é muito.

O Plano Piloto é mais caro e geralmente tudo é mais antigo. Há apartamentos novos (eu moro num na Asa Norte que não tem 8 anos), mas são raros. No plano, as pessoas até reclamam de trânsito, mas é porque nunca teve e agora começou a ter em horários de pico. Mas é incomparável com SP e RJ. Normalmente vc atravessa a cidade em 15min.

Há também o Sudoeste, que é quase tão perto quanto à Asa Sul. Tudo é bem novo, mas bem caro (quando digo caro, quero dizer que um apartamento de 2 quartos está, em média, R$ 2.000 de aluguel).

Quanto à segurança, eu me sinto muito seguro por aqui. Saio de noite tranquilamente, sem medo. Mas há muita gente que acha que a cidade não é tão segura. Há lugares realmente muito escuros, mas não é a regra. Pra quem vem de SP, vai achar aqui muito tranquilo. Quem vem de cidades menores pode achar que não é tanto assim.

Outra preocupação é a seca. As pessoas costumam sobrevalorizar os efeitos, não é algo insuportável não. É preciso andar com uma garrafinha d´água sempre que sair de casa, mas é bem suportável. No começo, pode ser difícil de acostumar, mas é questão de adaptação.

Quanto a lazer, há muitas opções. Não é copmo SP e RJ, mas tem mtas coisas pra se fazer sim. Alguns shows gratuitos, mtas peças de teatro vêm pra cá, alguns shoppings.

Outros detalhes: supermercado é caro e, em geral, tem poucas opções (o maior mercado daqui, o Extra da Asa Norte, é gigante, mas não tem mta variadade). Serviços, em geral, não são muito bons (quem está acostumado a ir em bares, restaurantes, hospitais, etc em SP e RJ vai entender quando chegar aqui. Claro que quem for em lugares "top" vai ser bem atendido, mas nos lugares mais acessíveis, é realmente pior). O transporte público é horrível, o pior que já conheci.

Bom, que eu lembre agora é isso.

Comentário

• fmsilva
                    • 03/11/11
                    • 75

Originally posted by melquisedex View Post
                    Como eu falei, a questão do trânsito depende muito do referencial de cada um. Para quem estiver disposto, Águas Claras é bem tranquila, a criminalidade é baixíssima comparada com outras cidades. Por exemplo, ontem, dia dos namorados, eu e minha esposa fomos a pé a um shopping que fica uns 500m de casa (voltamos por volta das 24h) e tudo bem tranquilo. Muitos restaurantes já tradicionais em BSB estão abrindo filiais por aqui, afinal a renda per capita em Águas Claras está em torno de R$10.000,00, tem muitos jovens solteiros e casais jovens. A cidade está em pleno crescimento/desenvolvimento. E como toda cidade bem "planejada" do Brasil o que traz preocupação é o futuro do trânsito.
                    Um exemplo, com R$3100,00 você aluga um apê de 190m com vista para o parque (http://www.wimoveis.com.br/imovel/al...-qd-105-527657). No plano piloto teríamos que desembolsar no mínimo o triplo.

Comentário

• RAFAMP
                      • 08/08/11
                      • 177

O custo de vida é bem alto, especialmente o aluguel, os serviços são ruins se comparados a São Paulo e as pessoas no plano piloto, em geral, são chatas e "paneleiras".

Em compensação, se você morar no plano não enfrentará engarrafamentos pesados (cruzo a cidade em horário de pico em cerca de 40 minutos) e depois que encontrar sua turma viverá uma qualidade de vida de cidade do interior, mas com os programas e benefícios de uma cidade grande.

Morar em Águas Claras já não é mais vantagem, o aluguel custa cerca de 90% do plano piloto mas a diferença é que você vai morar num apartamento mais novo, só que vai demorar uma hora para chegar ao trabalho.

PS: Não sei onde o colega está frequentando, mas com R$150,00 você almoça à dois em um dos melhores restaurantes da cidade, o Coco Bambu.
                      Last edited by RAFAMP; Wed, 13/06/12, 11:12 AM.

Comentário

• Nando 2012
                        • 04/03/12
                        • 425

Sou solteiro entao um salário de 13k bruto creio que dê pra ter uma vida boa em Brasília certo?

Me falaram que sem carro em Brasília é complicado e também os preços dos aptos

Eu tenho uma dúvida tremenda se eu passar em um concurso com mesmo salário em Brasília e no Rio pra onde iria

No Rio dizem a mesma coisa sobre preço dos imóveis

Comentário

• Groowee
                          • 28/03/10
                          • 319

Originally posted by Nando 2012 View Post
                          Sou solteiro entao um salário de 13k bruto creio que dê pra ter uma vida boa em Brasília certo?

Eu tenho uma dúvida tremenda se eu passar em um concurso com mesmo salário em Brasília e no Rio pra onde iria

Pelo preço do imóvel, acredito que não vai haver diferença entre RJ e DF... tanto aqui quanto lá, pra pagar pouco vc vai morar longe e em lugares não muito seguros...

E, sim, tenha um carro... eu tô há 2 anos aqui sem carro e é bem complicado. Pra mim é tranquilo pq tem um ônibus q passa na porta do trabalho e a uma quadra de casa. Como moro na Asa Norte, é bem perto e bem rápido. Mas qdo morava em Águas Claras e dependia do metrô, demorava muito. O metrô daqui passa a cada 10 a 15min e é lento, não é como o de SP e RJ.

Sendo solteiro dá pra vc viver bem sim com 13k... aliás, acho q dá pra viver mto bem e ainda juntar uma grana...

Comentário

• linha.ubt
                            • 26/03/12
                            • 22

Recomendo andar de moto. O trânsito tem piorado muito por aqui. Moro na Asa Norte e mesmo nos horários de pico, chego em 5 minutos ao trabalho.
                            Não moraria em Águas Claras, sou de SP-Capital e já tive minha cota de trânsito para a vida toda!
                            O Plano Piloto é como uma cidade do interior, arborizado e tranquilo. Vale a pena pagar um pouco mais caro no aluguel!

Comentário

• Nando 2012
                              • 04/03/12
                              • 425

Originally posted by Groowee View Post
                              Pelo preço do imóvel, acredito que não vai haver diferença entre RJ e DF... tanto aqui quanto lá, pra pagar pouco vc vai morar longe e em lugares não muito seguros...

E, sim, tenha um carro... eu tô há 2 anos aqui sem carro e é bem complicado. Pra mim é tranquilo pq tem um ônibus q passa na porta do trabalho e a uma quadra de casa. Como moro na Asa Norte, é bem perto e bem rápido. Mas qdo morava em Águas Claras e dependia do metrô, demorava muito. O metrô daqui passa a cada 10 a 15min e é lento, não é como o de SP e RJ.

Sendo solteiro dá pra vc viver bem sim com 13k... aliás, acho q dá pra viver mto bem e ainda juntar uma grana...
                              Passando em concurso no RJ e em Brasília ficarei em dúvida

O RJ tem a preocupação com violência já Brasília parece mais tranquilo

Mas no RJ tem praia,opções de lazer melhores etc

Creio que imóveis no RJ e Brasília estão na mesma faixa de preço

Queria mesmo morar em Floripa mas concurso pra lá é raro

Comentário

• RAFAMP
                                • 08/08/11
                                • 177

Originally posted by Nando 2012 View Post

Com R$13.000 brutos e solteiro você vive bem em qualquer lugar do país, obviamente não vai levar uma vida de milionário, mas dá pra viver MUITO bem.

O que te falaram sobre carros em Brasília está correto.

Comentário

• fmsilva
                                  • 03/11/11
                                  • 75

Não defendo morar em Águas Claras. Eu e minha esposa estamos tentando mudar para o plano piloto (mais opções de lazer, menos tempo no trânsito). Eu recomendo morar no plano piloto mesmo. O problema é que pedi demissão no início do ano e só com a renda dela o aluguel no plano ficaria muito pesado. Mas, assim que for nomeado no fim do ano, com certeza, iremos para lá.

Comentário

• BiCtba
                                    • 29/11/11
                                    • 157

Alguém que hoje mora em Brasília já morou aqui na minha terra? Poderia fazer um comparativo breve?
                                    Eu conheço e gosto de Brasilia, mas ir como turista é bem diferente de morar, então...

Comentário

• Mineiro86
                                      • 18/03/09
                                      • 484

Originally posted by linha.ubt View Post
                                      Recomendo andar de moto. O trânsito tem piorado muito por aqui. Moro na Asa Norte e mesmo nos horários de pico, chego em 5 minutos ao trabalho.
                                      Não moraria em Águas Claras, sou de SP-Capital e já tive minha cota de trânsito para a vida toda!
                                      O Plano Piloto é como uma cidade do interior, arborizado e tranquilo. Vale a pena pagar um pouco mais caro no aluguel!
                                      Linha, vou me mudar para BSB no final do mês, pois fui nomeado para técnico em uma autarquia. A grana não é alta, então, to pensando em comprar uma Kawa 250.
                                      Vc acha tranquilo andar de motoca ae? Fui fazer a prova do MDIC na asa sul, nos dias
                                      que passei aí achei bem tranquilo o trânsito. Aqui em sampa eu jamais teria uma moto.
                                      Abs

Comentário

• Teté Estrela
                                        • 30/05/12
                                        • 11

Sou paulistana e moro no Sudoeste, em Brasília. Quando cheguei aqui tive a impressão de ter mudado do Inferno para o Paraíso (que em nada lembra o bairro do Paraíso próximo à Avenida Paulista!). Eu ficava 5 horas por dia dentro do carro e o pessoal daqui ainda reclama do trânsito! O Sudoeste tem áreas verdes e uma reserva de cerrado natural, tocas de corujas, carcarás, aves de diversos tipos. E fica só a uns 6km do MDIC. Há outros lugares bons para morar no DF. O Guará e a Vila Planalto ainda têm casas com quintal.

Comentário

• Teté Estrela
                                          • 30/05/12
                                          • 11

Mineiro, uma moto em BSB é uma boa desde que vc aguente pilotar sob o sol. Vai chegar molhado aonde for. Mas nem pense em comparar com Sampa, aqui dá pra pilotar numa boa e ainda fazer bonitas viagens no fds para Goiás.

Comentário

Eu já ia perguntar sobre casa, tenho 3 cães e não dá para mudar para um apartamento. Para conseguir uma casa bacana de uns 3 quartos e com piscina paga-se quanto?! Onde é melhor?

Ai ai .. vamos aliviar os estudos aqui com uma "sonhada" ... rs

Comentário

• Groowee
                                              • 28/03/10
                                              • 319

Originally posted by mmbhte View Post
                                              Eu já ia perguntar sobre casa, tenho 3 cães e não dá para mudar para um apartamento. Para conseguir uma casa bacana de uns 3 quartos e com piscina paga-se quanto?! Onde é melhor?

Ai ai .. vamos aliviar os estudos aqui com uma "sonhada" ... rs
                                              "casa bacana de uns 3 quartos e com piscina" paga-se tudo e mais um pouco! hehhe...

bom, tem casas no lago norte e no lago sul, mas acredito q seja um tanto inacessível... realmente é muito caro, não é pra servidor publico comum não...

no plano há algumas casas também, muito poucas, perto da W3. Dificilmente haverá alguma disponível pra aluguel. Mas essas não têm piscina...

Só pra vc ter uma ideia de preços: http://www.wimoveis.com.br/df/brasil...nta=1&pronto=1

Comentário

Growee,

Obrigada pelo link! Já escolhi a minha! Acho que esta aqui está boa:
                                                http://www.wimoveis.com.br/imovel/al...o-torto-539058
                                                2,5k com piscina tá bom demais! Aqui em BH tem gente que paga isto em um ape mais ou menos .. rs
                                                Agora falta SÓ passar ... mole, já tendo onde morar ... rs

Comentário

• Mineiro86
                                                  • 18/03/09
                                                  • 484

Originally posted by Teté Estrela View Post
                                                  Sou paulistana e moro no Sudoeste, em Brasília. Quando cheguei aqui tive a impressão de ter mudado do Inferno para o Paraíso (que em nada lembra o bairro do Paraíso próximo à Avenida Paulista!). Eu ficava 5 horas por dia dentro do carro e o pessoal daqui ainda reclama do trânsito! O Sudoeste tem áreas verdes e uma reserva de cerrado natural, tocas de corujas, carcarás, aves de diversos tipos. E fica só a uns 6km do MDIC. Há outros lugares bons para morar no DF. O Guará e a Vila Planalto ainda têm casas com quintal.
                                                  O cerrado é a minha casa!
                                                  Sou do norte de MG, bem perto de Brasília. A blza do cerrado não tem preço!
                                                  E o clima então....terra do sol!
                                                  Todo dia me pergunto que diabos vim fazer nessa bagaça chamada São Paulo. Poderia
                                                  ter feito engenharia em qqer facul federal lá em MG. Vou embora no fim desse mês! Tem 4 anos que sonho em mudar daqui...pense numa cidade do cão!
                                                  Brasília tem espaçoooo! Avenidas largas, muita grama, até parece uma universidade...kkk
                                                  O ar não é poluído, não faz um frio miserável...gostei d+

Comentário

• Groowee
                                                    • 28/03/10
                                                    • 319

Growee,

Obrigada pelo link! Já escolhi a minha! Acho que esta aqui está boa:
                                                    http://www.wimoveis.com.br/imovel/al...o-torto-539058
                                                    2,5k com piscina tá bom demais! Aqui em BH tem gente que paga isto em um ape mais ou menos .. rs
                                                    Agora falta SÓ passar ... mole, já tendo onde morar ... rs
                                                    Parece bem legal msm! Mas vc viu as obs? Fica a 1km do asfalto, as ruas não são pavimentadas. E precisa de 2 fiadores em BSB. Essa é a parte mais difícil de alugar aqui, quase td exige fiadores daqui... tem q dar sorte de achar outra forma de depositar garantia... eu deixei 3 alugueis adiantados...

fora q essa casa fica na Granja do Torto... é beeeeeeeeeeeeeem longe!

Comentário

• Mineiro86
                                                      • 18/03/09
                                                      • 484

Originally posted by Teté Estrela View Post
                                                      Mineiro, uma moto em BSB é uma boa desde que vc aguente pilotar sob o sol. Vai chegar molhado aonde for. Mas nem pense em comparar com Sampa, aqui dá pra pilotar numa boa e ainda fazer bonitas viagens no fds para Goiás.
                                                      Sol eu aguento, o que não aguento é ficar molhado na garoa fria...kkk
                                                      Não sei se percebeu, mas estou com trauma de São Paulo.

Comentário

Eu li as observações sim! rs
                                                        Foi mais uma brincadeira mesmo. Mas é tão longe assim a Granja? Pelo google maps parece perto ...
                                                        Moro em uma casinha tão boa em Bhte, adoro aqui, pelo menos se não passar vou ficar menos triste ... rs

Comentário

• Groowee
                                                          • 28/03/10
                                                          • 319

Eu li as observações sim! rs
                                                          Foi mais uma brincadeira mesmo. Mas é tão longe assim a Granja? Pelo google maps parece perto ...
                                                          Moro em uma casinha tão boa em Bhte, adoro aqui, pelo menos se não passar vou ficar menos triste ... rs
                                                          É longe sim... mas casa perto vai ser mto dificil de achar... ou de pagar! hehe

uma dica: qdo vier, venha sozinho, fique 1 mes num hotel procurando casa e depois traga a familia... estando aqui vc conhecera melhor o lugar e encontrará oportunidades melhores... eu vim antes da nomeacao qdo vim, procurei o dia todo por 2 semanas e so achei em aguas claras... um ano depois mudei pra asa norte e vi como teria sido melhor ter procurado mais...

Comentário

• rmiltao
                                                            • 23/05/12
                                                            • 249

E quem aqui que tem menos de 30 e é solteiros vai querer dividir apartamento pra não ter que morar sozinho longe de familia, amigos, parentes?

Comentário

Working...
                                                            X