Announcement

Collapse
No announcement yet.

Convocações BB2014 02

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • robesauer
    • 23/04/13
    • 72

Convocações BB2014 02

Tomei a liberdade de começar este tópico para começarmos a falar sobre as convocações do concurso do BB edital 02/2014.

• EngBianco
    • 21/02/13
    • 4

A primeira pergunta. Quando iniciam as convocações para este certame??
    Obrigado.

Comentário

• robesauer
      • 23/04/13
      • 72

Vamos aguardar algum participante que tenha essa informação. Ainda não temos ela ao menos nesse tópico. Quando alguém encontrar alguma coisa acredito que todos gostariam de saber. Vamos esperar mais participantes que tenham passado e que estão na expectativa, ou que tenham dados concretos para deixarmos registrado para o pessoal consultar.

Comentário

• robesauer
        • 23/04/13
        • 72

De início temos também as seguintes dúvidas, que alguém com mais experiência poderia nos responder

1°- Quem fica dentro do limite das vagas tem a convocação garantida?
        2°- As vagas de PPP serão realmente convertidas em AC se não forem preenchidas?

Comentário

• jmartini
          • 28/04/15
          • 1

Segundo um conhecido meu que trabalha no BB. Tem 90 vagas para SC.

Comentário

• robesauer
            • 23/04/13
            • 72

Boa quantidade de inicio.

Comentário

• robesauer
              • 23/04/13
              • 72

Bem. Saiu o resultado hoje. Como estamos nas colocações?

Comentário

• edcarlosrec
                • 21/04/15
                • 1

Fiquei na 24ª posição da macro 15 e micro 56. Eram 35 vagas para essa micro. Agora só resta aguardar ser chamado

Comentário

• robesauer
                  • 23/04/13
                  • 72

Eu consegui 15° na macro 63 micro 17. Eram 16 vagas. Vamos ver se dessa vez vai vingar. BB é uma caixinha de surpresas. Mas tomara que seja uma surpresa boa dessa vez. Há uma notícia que corre na Net que o MP do DF deu um prazo para o BB dizer quantas vagas devem ser preenchidas dentro deste cadastro reserva. Torçamos para que eles definam todo o cadastro deste concurso como vagas para convocação visto serem tão poucos os aprovados desta vez!!! Esse foi sufoco total. Muito concorrido. Todos os que foram aprovados merecem ir para o BB. Se ele não fizer isso será uma sacanagem pior que a do concurso passado.

Comentário

• millabigio
                    • 16/03/15
                    • 1

Na má minha microrregião tinham 18 vagas. Não tem cadastro de reserva não? Eu fiquei em 109

Comentário

• robesauer
                      • 23/04/13
                      • 72

Infelizmente o cadastro de reserva era as 18 vagas se era essa a quantidade disponibilizada na sua micro.

Comentário

• robesauer
                        • 23/04/13
                        • 72

Só que me faltava colocarem disponível 0001 vaga para minha micro. Vindo do BB capaz de colocarem uma mixaria de vagas só pra dizer que cumpriram determinação. Dá para perceber que não querem uma política expansionista. São mais conservadores que formol....

Comentário

• DouglasPGPR
                          • 05/05/15
                          • 5

Olá! Eu fiquei em 2º (PCD) na minha micro, tinham 4 vagas, foi a primeira vez que fiz concurso, to meio por fora, será que demora a chamar?

Comentário

• robesauer
                            • 23/04/13
                            • 72

Originally posted by DouglasPGPR View Post
                            Olá! Eu fiquei em 2º (PCD) na minha micro, tinham 4 vagas, foi a primeira vez que fiz concurso, to meio por fora, será que demora a chamar?
                            Conforme diz no edital:
                            4.19 - Da Ordem de Convocação
                            4.19.1 - A primeira vaga de cada Microrregião será ofertada ao primeiro candidato da Ampla Concorrência.
                            4.19.2 - O primeiro candidato da lista de pessoas com deficiência deverá ser convocado para a segunda vaga aberta na Microrregião para a qual foi classificado; os demais candidatos da lista de pessoas com deficiência serão convocados na Microrregião para a qual foram classificados após o intervalo de dezenove vagas providas.
                            4.19.3 - O primeiro candidato da lista de candidatos pretos ou pardos deverá ser convocado para a terceira vaga aberta na Microrregião para a qual foi classificado; os demais candidatos da lista de pessoas pretas ou pardas serão convocados na Microrregião para a qual foram classificados após cada intervalo de quatro vagas providas

Pode ser que demore um pouco. Depende da microrregião, da sorte, da boa vontade do banco etc...
                            No outro concurso eu fui aprovado e fiquei a ver navios pq não fui chamado, embora minha posição ficou um pouco alta. Agora a minha micro diminuiu e fiquei melhor colocado como podes ver no post anterior. Mas mesmo assim tenho dúvidas se serei convocado.
                            Este já é meu terceiro concurso do BB e por experiência própria aconselho a não ficar eufórico com concursos do BB. O negócio é fazer eles e continuar a tocar a vida. Esquecer que ele está lá. Você sabe que tá aprovado. Mas se passou em posições mais inferiores é uma questão de golpe de sorte...
                            No outro concurso convocaram todos os pcd em uma certa altura do prazo do concurso de uma só vez quando faltava poucos meses para encerrar o prazo.
                            Não sei se acontecerá o mesmo desta vez devido ao item do edital.
                            Mas eles fazem o que querem mesmo, no outro edital também falava isso e contrataram todos mesmo tendo as vagas de livre concorrência para chamar.
                            Temos que pensar também que a agora a Justiça tá em cima do BB. Qualquer deslize o tempo pode escurecer pra eles. Tanto pelo tempo alto de atendimento nas agencia, ações na justiça do trabalho por falta de convocação, falta de funcionários e eles não convocam. Acho que a arrogância do BB nestes quesitos tende a acabar.
                            Vendo a redução do cadastro reserva de maneira tão drástica, acredito que eles irão convocar todos desta vez antes de abrir novo concurso. Posso estar enganado, mas tomara que esteja certo, para o benefício de nós, aprovados.
                            Resta esperar pra ver mesmo.

Comentário

• DouglasPGPR
                              • 05/05/15
                              • 5

Obrigado Robesauer! Espero que sejamos todos chamados! Perguntei porque estava por fora mesmo, meio desinformado... E referente a convocação, eles mandam e-mail, telegrama, ligam... É assim que funciona né?

Comentário

• Flávio Galli
                                • 05/01/15
                                • 3

Último concursoNo Edital nº 02/2014, ainda não concluído e que só consta a figura do cadastro de reserva, o Banco do Brasil vai encaminhar, em 90 dias após a homologação do resultado, o número de vagas abertas. Os concursados que estiverem dentro deste quantitativo terão, obrigatoriamente, o direito a nomeação.
                                O banco se compromete ainda, a respeitar a ordem classificatória de cada concurso regionalizado. A multa por descumprimento é de R$ 300 mil. O prazo para convocação é a validade do próprio Edital.
                                Fonte: www.portal.mpt.gov.br

Comentário

• robesauer
                                  • 23/04/13
                                  • 72

Obrigado Robesauer! Espero que sejamos todos chamados! Perguntei porque estava por fora mesmo, meio desinformado... E referente a convocação, eles mandam e-mail, telegrama, ligam... É assim que funciona né?
                                  Nunca fui convocado para compartilhar a experiência, mas sei que mandam uma carta registrada com aviso de recebimento. Por isso é bom manter teu endereço correto até que eles homologuem o concurso, pois a cesgranrio repassa seu dados ao banco no ato da homologação. Mas tu pode acompanhar pelo BBnochute e pelo bb na area concursos .

http://www37.bb.com.br/portalbb/resu...t=4142&bread=3

http://bbnochute.com/wp/.

Ali no site do BB você coloca seu nome e vai aparecer como anda as convocações de sua micro. E o site do bbnochute vai mostrando diariamente as convocações para todas as micros. A pessoa que criou o bbnochute é fera. E esse site é o mais útil para checar as convocações. Espero que tenha te ajudado.

Comentário

• robesauer
                                    • 23/04/13
                                    • 72

Originally posted by Flávio Galli View Post
                                    Último concursoNo Edital nº 02/2014, ainda não concluído e que só consta a figura do cadastro de reserva, o Banco do Brasil vai encaminhar, em 90 dias após a homologação do resultado, o número de vagas abertas. Os concursados que estiverem dentro deste quantitativo terão, obrigatoriamente, o direito a nomeação.
                                    O banco se compromete ainda, a respeitar a ordem classificatória de cada concurso regionalizado. A multa por descumprimento é de R$ 300 mil. O prazo para convocação é a validade do próprio Edital.
                                    Fonte: www.portal.mpt.gov.br
                                    A torcida é grande no número de vagas a serem disponibilizadas. Tomara que o BB não avacalhe nessa.

Comentário

• DouglasPGPR
                                      • 05/05/15
                                      • 5

Originally posted by robesauer View Post
                                      Nunca fui convocado para compartilhar a experiência, mas sei que mandam uma carta registrada com aviso de recebimento. Por isso é bom manter teu endereço correto até que eles homologuem o concurso, pois a cesgranrio repassa seu dados ao banco no ato da homologação. Mas tu pode acompanhar pelo BBnochute e pelo bb na area concursos .

http://www37.bb.com.br/portalbb/resu...t=4142&bread=3

http://bbnochute.com/wp/.

Ali no site do BB você coloca seu nome e vai aparecer como anda as convocações de sua micro. E o site do bbnochute vai mostrando diariamente as convocações para todas as micros. A pessoa que criou o bbnochute é fera. E esse site é o mais útil para checar as convocações. Espero que tenha te ajudado.
                                      Muito bom!!! Obrigado!

Comentário

• robesauer
                                        • 23/04/13
                                        • 72

Muito bom!!! Obrigado!
                                        Vai lá no chat do BBnochute. A discussão está bem legal lá. Tá legal falar com o pessoal por lá.

Comentário

• DouglasPGPR
                                          • 05/05/15
                                          • 5

Vai lá no chat do BBnochute. A discussão está bem legal lá. Tá legal falar com o pessoal por lá.
                                          Informações muito úteis lá no chat Robesauer! Gostei da classificação da Micro 37 que o Daniel posto lá!

Comentário

• Allan Santana
                                            • 19/05/15
                                            • 1

Olá, pessoal. Primeiramente, gostaria de desejar boa sorte para que todos os aprovados consigam a nomeação. Sou de MG e pretendo prestar o concurso, o edital está prestes a sair. Gostaria de saber por que meio vocês estudaram (vídeos ou pdfs/apostilas) e se alguém poderia me fornecer os materiais. Meu e-mail é allanf_jf@hotmail.com
                                            Desde já agradeço

Comentário

• robesauer
                                              • 23/04/13
                                              • 72

Já consegui ser aprovado em dois concursos do BB até hoje. Prestei 3. Eu estudo com apostilas pdf. O que posso dar como conselho é usar sempre a mesma matéria se vc vai fazer o concurso novamente e elas forem as mesmas, logicamente cuidando das modernizações dos dados. E estudar sozinho sem cursinho e sem vídeo aulas. Isso mais te confunde do que te ajuda, porque cria uma dependência de ter alguém te explicando as coisas. Na questão da matemática sim eu vejo alguma coisa no youtube sobre como resolver contas e a como aplicar a matemática na questão, pois precisa saber interpretar as questões para resolver e usar o cálculo correto. Pelo menos no meu caso é assim. Na hora da prova as bancas quebram você com coisas que nem imagina. Daí é bom ter a cuca gelada na hora da prova. Deixar matemática por último seria uma boa. Pois a cabeça da gente começa a cansar e para mim a matemática cansa mais rapidamente. Resolver o resto da prova escrever a redação e passar a limpo, controlando o tempo e quando falta 1:30 para acabar eu vou na matemática. É como uma maratona mental. Quem economiza energia chega melhor.

Comentário

• brunomrcool
                                                • 22/05/15
                                                • 1

Originally posted by Allan Santana View Post
                                                Olá, pessoal. Primeiramente, gostaria de desejar boa sorte para que todos os aprovados consigam a nomeação. Sou de MG e pretendo prestar o concurso, o edital está prestes a sair. Gostaria de saber por que meio vocês estudaram (vídeos ou pdfs/apostilas) e se alguém poderia me fornecer os materiais. Meu e-mail é allanf_jf@hotmail.com
                                                Desde já agradeço
                                                Allan,

Apesar de o tópico ser sobre as convocações, tenho uma grande preocupação com o que foi respondido e peço desde já minhas desculpas para os moderadores. Se for o caso, mova minha mensagem para o tópico apropriado.Eu discordo de praticamente tudo que o robesauer falou, e na minha opinião, isso pode ser uma receita para uma grande frustração, não só para você, mas para todos os novatos que estão aqui buscando ajuda. Na verdade, o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Vou te dar algumas dicas que eu acho que são válidas. Aí você decide o que é melhor pra você.

Primeira coisa que você tem que fazer é pegar o edital do último concurso e dar uma olhada nas matérias. Aproveita e faz uma planilha separando as matérias e os tópicos, para você começar a visualizar o esforço que você vai precisar fazer. Depois é hora de correr atrás do material. Existe muito material bom e muito material ruim por aí. A apostila da Casa do Concurseiro, para o BB, é famosa por ser de boa qualidade (e a versão digital é gratuita - só baixar no site deles). Dei uma olhada na apostila da Vestcon e achei horrível... Mal diagramada, parecia uma colcha de retalhos e cheia de erros de português de de conteúdo. Na dúvida, venha aos fóruns e pesquise o que o pessoal anda falando do material de Fulano ou Beltrano.

Um absurdo enorme é alguém falar para você estudar sozinho, sem cursinho e sem vídeo aulas. É como te aconselhar ir para a guerra levando só um revólver 38. Esse cidadão deve ter esquecido que ele só chegou até aqui na vida dele porque sempre teve pessoas mais experientes ensinando e explicando (talvez por isso ele esteja há 6 anos tentando entrar no quadro de profissionais do banco e ainda não tenha conseguido - ele já falou várias vezes no BBnochute o quanto ele anda frustrado por causa disso).

Os professores possuem experiência, sabem como as bancas cobram os conteúdos, podem dar dicas preciosas dos estilos de provas, cuidados com pegadinhas, macetes, enfim... Não tem o menor cabimento dizer que você vai ficar na "dependência de ter alguém te explicando as coisas". Acabei de fazer o primeiro concurso da minha vida. Passei entre as primeiras colocações nesse último concurso do BB (2014/2) para a microrregião mais concorrida e com as maiores notas de corte (micro 33 - Curitiba). Estudei o conteúdo através das vídeo aulas do Grand Cursos. Assisti cada aula uma vez para conhecer a matéria. Depois assisti uma segunda vez, pausando para fazer um resumo e anotações em um caderno. Por fim revisei várias vezes meu caderno. Não peguei em nenhuma apostila (apesar de achar que se você tiver tempo disponível, vale a pena complementar o estudo por elas). Se você tiver condições, invista em um bom material. Vale cada centavo. Isso não é um gasto, é um investimento!

O grande segredo para ir bem em um concurso é fazer exercícios. Depois de estudar a matéria, faça a maior quantidade de exercícios que você puder. Primeiro porque ajuda a fixar o conteúdo. Depois, ajuda a você ficar ligado com pegadinhas. Também ajuda você a ir pegando o estilo das questões da banca. Existem dezenas de sites da internet especializados em questões de concursos. É só procurar no Google que você vai achar vários. Procure as provas dos últimos concursos do BB, Caixa, BRB, etc... Faça simulados. Vou te dizer uma coisa... Os professores que fazem as provas, só recebem a grana deles se a questão não for anulada. Em vez de ficar reinventando a roda, muitos deles tendem a buscar questões de concursos passados que não foram anuladas e mudar um valor ou um detalhe. Depois que você faz muitas questões, chega na prova e parece que você já viu mais da metade dos exercícios que caem ali. Fica muito mais fácil porque você já resolveu uma porção deles e sabe como proceder. Exercícios! Se nada mais do que eu disse entrar na sua cabeça, fique com esse conselho: faça muitos exercícios, simulados, resolva as provas dos últimos concursos.

O que me leva a questão do controle do tempo. Ao fazer simulados e resolver as provas dos concursos anteriores, você vai ver quais as matérias que pra você são mais fáceis e quais te exigem mais tempo. Aí fica fácil decidir se você vai deixar as matérias mais complicadas para o começo ou para o fim da prova. Particularmente eu prefiro resolver as mais difíceis antes, porque você está mais descansado e mais concentrado. No final da prova você já está cansado e deixar para fazer as questões mais difíceis pode ser ruim porque sua concentração já não é a mesma. Fica mais fácil cair em pegadinhas e deixar passar detalhes. Eu faço matemática antes e deixo redação por último. Faça experiências. Resolva um simulado fazendo as mais difíceis antes. Depois faça uma prova de um concurso anterior deixando as mais difíceis para depois. Veja em qual situação você se saiu e se sentiu melhor. A vantagem de começar a se preparar antes é que você tem tempo para fazer essas experiências. Concurso é sim uma espécie de maratona. Mas não é só a energia que está em jogo. Concentração e foco também contam. E é fato: você chega no final da prova com níveis de concentração e foco menores do que no começo.

Última dica... No último concurso do BB, 66% dos candidatos estavam cursando nível superior, já tinham completado, possuíam mestrado ou doutorado (veja notícia aqui). Apesar de ser um concurso para nível médio, o nível da prova e da concorrência vem subindo certame após certame. Não descuide de sua preparação, leve a sério. Coloque na sua cabeça que seu objetivo é passar. Explique para a família, para a namorada e para os amigos. Abra mão de alguns passeios e baladas. Invista no seu futuro. É um preço barato a se pagar tendo em vista o que você vai ter a receber pelos próximos anos.

Te desejo sucesso!

Comentário

• robesauer
                                                  • 23/04/13
                                                  • 72

"Pelo menos no meu caso é assim". Se há outras formas que funcionem também, que sejam bem vindas. Somos parte de um país democrático e acredito que todos tem direito de fazer as escolhas que lhe convém dentro dos limites da lei. Deixei claro que estudo assim, respondendo a pergunta do nosso amigo. Ele perguntou por meio do que cada um estudou e eu simplesmente respondi. No meu caso estudo assim. Se outra pessoa estuda de outra forma deixe sua opinião e sugestão mas não critique o outro. Que cada um faça sua escolha.

Comentário

• robesauer
                                                    • 23/04/13
                                                    • 72

Ah. E os americanos venceram os tanques Tiger com a inteligência, e com produção em massa de tanques inferiores. Claro que um cursinho seria uma coisa excelente. Mas tenho muitos colegas que gastaram com cursinho para concursos. Até eu já fiz. E quando chega na prova a pessoa chega superpreparada de um lado mas se sente despreparada porque vê que a matéria foi inexplicavelmente transformada em um exercício de escolha dos mais aptos cognitivamente. Acredito que nossa preparação diária vai além de um cursinho. Acho "na minha opinião" que a preparação deve ser diária com muita leitura não só de matérias do concurso. Mas de tudo. Bons livros, assistir documentários científicos, estudar um segundo dioma, até mesmo de assuntos relacionados com economia e treinamento em matemática e lógica, etc. O indivíduo se forma em conhecimento não só durante um concurso ou numa faculdade, mas na vida toda. E se deve sempre aproveitar bem o conhecimento que se adquire. Desculpe se minha opinião é contraria e fugiu totalmente do tópico. talvez a pergunta inicial pudesse ser feita em um tópico onde especialistas pudessem responder isso. O objetivo era só saber sobre convocações mesmo e como andam as chamadas.

Comentário

• DouglasPGPR
                                                      • 05/05/15
                                                      • 5

Já consegui ser aprovado em dois concursos do BB até hoje. Prestei 3. Eu estudo com apostilas pdf. O que posso dar como conselho é usar sempre a mesma matéria se vc vai fazer o concurso novamente e elas forem as mesmas, logicamente cuidando das modernizações dos dados. E estudar sozinho sem cursinho e sem vídeo aulas. Isso mais te confunde do que te ajuda, porque cria uma dependência de ter alguém te explicando as coisas. Na questão da matemática sim eu vejo alguma coisa no youtube sobre como resolver contas e a como aplicar a matemática na questão, pois precisa saber interpretar as questões para resolver e usar o cálculo correto. Pelo menos no meu caso é assim. Na hora da prova as bancas quebram você com coisas que nem imagina. Daí é bom ter a cuca gelada na hora da prova. Deixar matemática por último seria uma boa. Pois a cabeça da gente começa a cansar e para mim a matemática cansa mais rapidamente. Resolver o resto da prova escrever a redação e passar a limpo, controlando o tempo e quando falta 1:30 para acabar eu vou na matemática. É como uma maratona mental. Quem economiza energia chega melhor.
                                                      Concordo com você Robesauer! Também não precisei de cursinho para ser aprovado! Estudar em casa te deixa mais a vontade, pois normalmente os cursinhos tem salas abarrotadas de alunos (na minha cidade é assim) e isso dificulta o aprendizado pra quem trabalha o dia todo e só tem a noite disponível para estudar (no meu caso).

Comentário

• gabass
                                                        • 19/10/14
                                                        • 30

Originally posted by brunomrcool View Post

Allan,

Apesar de o tópico ser sobre as convocações, tenho uma grande preocupação com o que foi respondido e peço desde já minhas desculpas para os moderadores. Se for o caso, mova minha mensagem para o tópico apropriado.Eu discordo de praticamente tudo que o robesauer falou, e na minha opinião, isso pode ser uma receita para uma grande frustração, não só para você, mas para todos os novatos que estão aqui buscando ajuda. Na verdade, o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Vou te dar algumas dicas que eu acho que são válidas. Aí você decide o que é melhor pra você.

Primeira coisa que você tem que fazer é pegar o edital do último concurso e dar uma olhada nas matérias. Aproveita e faz uma planilha separando as matérias e os tópicos, para você começar a visualizar o esforço que você vai precisar fazer. Depois é hora de correr atrás do material. Existe muito material bom e muito material ruim por aí. A apostila da Casa do Concurseiro, para o BB, é famosa por ser de boa qualidade (e a versão digital é gratuita - só baixar no site deles). Dei uma olhada na apostila da Vestcon e achei horrível... Mal diagramada, parecia uma colcha de retalhos e cheia de erros de português de de conteúdo. Na dúvida, venha aos fóruns e pesquise o que o pessoal anda falando do material de Fulano ou Beltrano.

Um absurdo enorme é alguém falar para você estudar sozinho, sem cursinho e sem vídeo aulas. É como te aconselhar ir para a guerra levando só um revólver 38. Esse cidadão deve ter esquecido que ele só chegou até aqui na vida dele porque sempre teve pessoas mais experientes ensinando e explicando (talvez por isso ele esteja há 6 anos tentando entrar no quadro de profissionais do banco e ainda não tenha conseguido - ele já falou várias vezes no BBnochute o quanto ele anda frustrado por causa disso).

Os professores possuem experiência, sabem como as bancas cobram os conteúdos, podem dar dicas preciosas dos estilos de provas, cuidados com pegadinhas, macetes, enfim... Não tem o menor cabimento dizer que você vai ficar na "dependência de ter alguém te explicando as coisas". Acabei de fazer o primeiro concurso da minha vida. Passei entre as primeiras colocações nesse último concurso do BB (2014/2) para a microrregião mais concorrida e com as maiores notas de corte (micro 33 - Curitiba). Estudei o conteúdo através das vídeo aulas do Grand Cursos. Assisti cada aula uma vez para conhecer a matéria. Depois assisti uma segunda vez, pausando para fazer um resumo e anotações em um caderno. Por fim revisei várias vezes meu caderno. Não peguei em nenhuma apostila (apesar de achar que se você tiver tempo disponível, vale a pena complementar o estudo por elas). Se você tiver condições, invista em um bom material. Vale cada centavo. Isso não é um gasto, é um investimento!

O grande segredo para ir bem em um concurso é fazer exercícios. Depois de estudar a matéria, faça a maior quantidade de exercícios que você puder. Primeiro porque ajuda a fixar o conteúdo. Depois, ajuda a você ficar ligado com pegadinhas. Também ajuda você a ir pegando o estilo das questões da banca. Existem dezenas de sites da internet especializados em questões de concursos. É só procurar no Google que você vai achar vários. Procure as provas dos últimos concursos do BB, Caixa, BRB, etc... Faça simulados. Vou te dizer uma coisa... Os professores que fazem as provas, só recebem a grana deles se a questão não for anulada. Em vez de ficar reinventando a roda, muitos deles tendem a buscar questões de concursos passados que não foram anuladas e mudar um valor ou um detalhe. Depois que você faz muitas questões, chega na prova e parece que você já viu mais da metade dos exercícios que caem ali. Fica muito mais fácil porque você já resolveu uma porção deles e sabe como proceder. Exercícios! Se nada mais do que eu disse entrar na sua cabeça, fique com esse conselho: faça muitos exercícios, simulados, resolva as provas dos últimos concursos.

O que me leva a questão do controle do tempo. Ao fazer simulados e resolver as provas dos concursos anteriores, você vai ver quais as matérias que pra você são mais fáceis e quais te exigem mais tempo. Aí fica fácil decidir se você vai deixar as matérias mais complicadas para o começo ou para o fim da prova. Particularmente eu prefiro resolver as mais difíceis antes, porque você está mais descansado e mais concentrado. No final da prova você já está cansado e deixar para fazer as questões mais difíceis pode ser ruim porque sua concentração já não é a mesma. Fica mais fácil cair em pegadinhas e deixar passar detalhes. Eu faço matemática antes e deixo redação por último. Faça experiências. Resolva um simulado fazendo as mais difíceis antes. Depois faça uma prova de um concurso anterior deixando as mais difíceis para depois. Veja em qual situação você se saiu e se sentiu melhor. A vantagem de começar a se preparar antes é que você tem tempo para fazer essas experiências. Concurso é sim uma espécie de maratona. Mas não é só a energia que está em jogo. Concentração e foco também contam. E é fato: você chega no final da prova com níveis de concentração e foco menores do que no começo.

Última dica... No último concurso do BB, 66% dos candidatos estavam cursando nível superior, já tinham completado, possuíam mestrado ou doutorado (veja notícia aqui). Apesar de ser um concurso para nível médio, o nível da prova e da concorrência vem subindo certame após certame. Não descuide de sua preparação, leve a sério. Coloque na sua cabeça que seu objetivo é passar. Explique para a família, para a namorada e para os amigos. Abra mão de alguns passeios e baladas. Invista no seu futuro. É um preço barato a se pagar tendo em vista o que você vai ter a receber pelos próximos anos.

Te desejo sucesso!

Bruno, acho que o robesauer está certíssimo! Assistir muitas video-aulas é perda de tempo!
                                                        A melhor coisa é pegar uma boa apostila e estudar!
                                                        Falo isso pois estudei apenas 1 mês (com bastante intensidade) e consegui uma colocação excelente, inclusive melhor que a sua pelo que andei olhando na classificação rsrs.

Esses cursinhos são caros, e o melhor material hoje em dia é gratuito (Casa do Concurseiro).

Talvez as video-aulas ou aulas presenciais sejam boas para quem está há anos sem estudar nada ou tenha dificuldade em algum assunto.

Abraços!

Comentário

• robesauer
                                                          • 23/04/13
                                                          • 72

Concordo com você Robesauer! Também não precisei de cursinho para ser aprovado! Estudar em casa te deixa mais a vontade, pois normalmente os cursinhos tem salas abarrotadas de alunos (na minha cidade é assim) e isso dificulta o aprendizado pra quem trabalha o dia todo e só tem a noite disponível para estudar (no meu caso).
                                                          No meu caso no primeiro concurso que fiz, foi com cursinho. os professores eram bons e explicavam muito bem, mas não passei. Quando chegou na prova vi que me faltou quase tudo. No segundo estudei sozinho com muita concentração e nas horas que eu estava bem descansado, consegui passar numa posição razoável. Agora neste último não tirei uma notaça mas passei em 15° e tenho chances de ser chamado. Acho que foi um progresso. Agora farei próximo concurso e acredito que estou mais preparado ainda. Continuo estudando todo dia e vou me esforçar para aprimorar partes que fui mal neste último concurso, ou seja, focar nos meus defeitos e me treinar psicologicamente também.
                                                          Quando se aprende as coisas sozinho é você quem descobre e não alguém que descobre pra vc como fazer aí podemos se preparar para os desafios e variações da aplicação de seu conhecimento.
                                                          Estudar numa faculdade ou numa escola é diferente de um cursinho pra mim. Não é a mesma coisa. Pois a matéria de uma faculdade ou escola é cobrada por inteiro de você e vc tem que aprender com alguém que sabe realmente. Já num concurso não se sabe o que vai cair exatamente e eles querem te testar para o trabalho e não ver se vc está aprendendo bem.

Comentário

• niltonthegamer
                                                            • 16/04/15
                                                            • 1

No meu caso no primeiro concurso que fiz, foi com cursinho. os professores eram bons e explicavam muito bem, mas não passei. Quando chegou na prova vi que me faltou quase tudo. No segundo estudei sozinho com muita concentração e nas horas que eu estava bem descansado, consegui passar numa posição razoável. Agora neste último não tirei uma notaça mas passei em 15° e tenho chances de ser chamado. Acho que foi um progresso. Agora farei próximo concurso e acredito que estou mais preparado ainda. Continuo estudando todo dia e vou me esforçar para aprimorar partes que fui mal neste último concurso, ou seja, focar nos meus defeitos e me treinar psicologicamente também.
                                                            Quando se aprende as coisas sozinho é você quem descobre e não alguém que descobre pra vc como fazer aí podemos se preparar para os desafios e variações da aplicação de seu conhecimento.
                                                            Estudar numa faculdade ou numa escola é diferente de um cursinho pra mim. Não é a mesma coisa. Pois a matéria de uma faculdade ou escola é cobrada por inteiro de você e vc tem que aprender com alguém que sabe realmente. Já num concurso não se sabe o que vai cair exatamente e eles querem te testar para o trabalho e não ver se vc está aprendendo bem.

Excelente sua ideia amigo! O negócio é ir evoluindo a cada concurso!

Comentário

Working...
                                                            X