Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Mat. Financeira (Jrs. Simples Coml.)

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • leandrorberto
    • 23/05/12
    • 22

Dúvida - Mat. Financeira (Jrs. Simples Coml.)

Olá pessoal!

São aplicados (a jrs. comercial) R$ 425.000,00 à uma taxa de 50% a.a. que resultam em um resgate de R$ 478.125,00 feito em 15/05 (não é dito qual o ano que se trata.). Qual a data da aplicação? (não considerar ano bissexto).

Utilizando a fórmula do VF= VP x (1 + i x n), encontrei n= 90 dias.

Até aqui tudo certo, no entanto a resposta é 18/02, ao invés de 15/02.

Não é informada banca.

Inclusive os 90 dias estão corretos, aparentemente, pois se trata de uma vídeoaula. O problema é que não é explicado o porquê de ser a data 18/02.

Nesse caso, considero o ano civil (360 dias) ou ano coml. (360 dias, 12 meses de 30 dias)?

Obrigado desde já.

Abraço, Leo
  • blacene
    • 26/03/13
    • 99

Re: Dúvida - Mat. Financeira (Jrs. Simples Coml.)

90 dias de um cálculo pensado para 360 dias significa q esses 90 dias não são reais, são proporcionalmente uns 92 dias reais (mas isso só faz sentido em capitalização diária), daí tem q levar em consideração tb fev ter 28 dias e março 31, isso quer dizer, ainda mais um dia de diferença.

Isso quer dizer, o certo é 12 de fev.. Gabarito errado ou eu não entendi alguma coisa =3

Mas é praxe informar como é exatamente a capitalização, exemplo:

12% a.a. em capitalização mensal em juros simples OU compostos significa na verdade que a cada 1 mês vai render 1%, se vc for em 58 dias, vai ter rendido apenas 1%, pois só se passaram 30 dias. Na poupança, por exemplo, se vc colocar no dia 29, 30 ou 31 só vai render no dia 1º, isso é capitalização mensal e investimentos diferentes podem ter cláusulas diferentes.

Sem ter visto todo o enunciado original eu não sei se vc ignorou algo importante ou se a questão é ilógica OU se eu tou deixando algo passar, mas como vc não copiou todo o enunciado, vou com esse por enquanto.

E o cálculo é 90 dias mesmo (para 360 dias), daria 91,25 para 365, mas definitivamente não daria menos, não poderia ser 18 de fev de jeito nenhum? =(

Gabarito errado é infelizmente normal, minha recomendação é não se estressar com essa questão, se ela tá assim ela foi mal-formulada mesmo, não tem essa de não explicar a capitalização...

Comentário

• leandrorberto
      • 23/05/12
      • 22

Re: Dúvida - Mat. Financeira (Jrs. Simples Coml.)

Olá, blacene!

Vou revisar se omiti alguma informação no momento em que copiei o enunciado. Concordo que este problema está um tanto confuso. Obrigado pela recomendação, confesso que me estressei com tal questão, ainda mais que alimento uma paranoia que algo assim pode me desafiar em uma prova (risos). De qualquer forma, obrigado pelos comentários. Bons estudos para nós! Abraço

Comentário

Working...
      X