Announcement

Collapse
No announcement yet.

editais iguais BC CVM BNDES TC

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts

• jonathan_alves
    started a topic editais iguais BC CVM BNDES TC

editais iguais BC CVM BNDES TC

Concurseiros e concursandos, boa noite e prazer.
    Estou começando nessa vida de concurseiro, tá certo que já faz 6 meses que estudo pro BB, mas ainda me considero um pouco imaturo nesse mundo dos concursos.
    Galera, tenho uma duvida que permeia a cabeça de muitos de nós e preciso da ajuda dos mais experientes.
    Fiz um cronograma de editais semelhantes e dos horários pra estudo.
    Gostaria que vcs opinassem a respeito das matérias iguais, pois queria criar uma espinha dorsal de conhecimentos para estar preparado tanto para Bacen (area 3) e CVM, quanto para os TCE's (auditor de controle externo).
    Considerando ser uma preparação a longo prazo e levando em conta o que disse o coach do ponto neste link:
    https://pontodosconcursos.com.br/art...t=9249&idpag=8

Como não consegui fazer o upload do arquivo .xls
    BNDES BACEN AREA 3 CVM TCE
    Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Estrutura do Mercado de Valores Mob. AFO
    RLM RLM Funcionamento do Mercado de Valores Mob. Administração Pública
    Matemática Financeira Economia Brasileira Matemática Financeira Contabilidade Geral e Custos
    Microeconomia Microeconomia Microeconomia Controle Externo
    Macroeconomia Macroeconomia Macroeconomia Direito Administrativo
    Contabilidade Geral e Custos Direito Administrativo Contabilidade Geral e Custos Direito Constitucional
    Administração Direito Constitucional Auditoria Governamental Auditoria Governamental
    Adm. Produção e Logística SFN Economia
    Análise Setorial Finanças Administração Pública
    Sustentabilidade Operações Bancárias Matematica Financeira
    Análise e Avaliação de Projetos Informática
    Avaliação de empresas e finanças Direito Civil
    Inovação Direito Penal
    Português Português Português Português
    Inglês Inglês Inglês Inglês

Matérias em comum:
    AFO
    RLM & Mat. Financeira
    Macroeconomia
    Microeconomia
    Controle Externo
    Contabilidade Geral e Custos
    Administração Pública
    Direito Administrativo
    Direito Constitucional
    Auditoria Governamental
    Português
    Discursivas
    Inglês
    Em cima dessas matérias em comum farei meu planejamento de horários (usarei o dia todo para estudar).
    Fico no aguardo, att.

• Gusalb
    replied
    Originally posted by Adylles View Post

Sim, alguns deles!

Outros demais utilizei para os outros concursos que prestei para área fiscal, com exceção do livro de controle externo.

Inclusive preciso retificar os itens 08 e 09. O primeiro refere-se a Direito Constitucional e o segundo a Direito Administrativo.

Em breve postarei aqui no forum o depoimento com a lista completa de materiais que usei para o BC.

Abraço!
    Obrigado pelo retorno! (como sempre rs)

Nossa, por favor, poste sim! Vai ajudar bastante.

Leave a comment:

• Adylles
    replied
    Originally posted by Gusalb View Post

Adylles, na sua preparação você usou esses materiais? Digo, daqueles que são matérias para o BC, como Macro e Micro?

Sim, alguns deles!

Outros demais utilizei para os outros concursos que prestei para área fiscal, com exceção do livro de controle externo.

Inclusive preciso retificar os itens 08 e 09. O primeiro refere-se a Direito Constitucional e o segundo a Direito Administrativo.

Em breve postarei aqui no forum o depoimento com a lista completa de materiais que usei para o BC.

Abraço!

Leave a comment:

• Gusalb
    replied
    Originally posted by Adylles View Post
    Concordo plenamente com o colega analistabcb!

Concursos desse nível exigem uma preparação mais direcionada.

Assim como existe área fiscal, área policial, área bancária e por aí vai, já vi alguns colegas colocarem os concursos do BNDES, BC e CVM em uma tal de "Área Financeira".

Apesar da aparente correlação entre esses concursos acho essa classificação equivocada por que cada um deles tem um enfoque bastante diferente de cobrança, o que exige formas de preparação distintas e com relativa antecedência.

E mesmo que essa tal Área Financeira exista, eu não colocaria de forma alguma nesse mesmo grupo o concurso de TCE's (Área de Controle).

Mesmo tendo o dia todo para estudar, o que é ótimo, essa falta de foco pode ser prejudicial a sua preparação.

Não adianta querer abraçar o mundo. Minha sugestão é que você defina um foco primeiramente. Para isso você pode considerar aspectos como a remuneração, os locais de trabalho, o tipo de trabalho ou disciplinas que você já tem um relativo conhecimento prévio.

Olhando para a lista de disciplinas que você citou como "matérias em comum", mesmo que você não tenha dito claramente, me parece que seu foco NA REALIDADE são os concursos de Tribunais de Contas (Área de Controle).

Essa não é muito a minha área, mas com o intuito de ajudar deixarei abaixo minhas sugestões, baseadas nas pesquisas que fiz na minha época de concurseiro (não faz muito tempo!):

01) AFO: Aulas em vídeo do Professor Wilson Araújo (Sites: Eu vou passar / espaço jurídico / Renato Saraiva) ou Aulas em PDF do Professor Sérgio Mendes (Estratégia Concursos)
    02) RLM & Mat. Financeira: Livros do Professor Sérgio Carvalho para RLM e Mat.Fin ou Aulas em vídeo dos professores Tiago Pacífico (Mat. Fin) e Paulo Henrique (RLM) ambos do site eu vou passar.
    03) Macroeconomia: Há poucas opções... Aulas em vídeo da Amanda Aires (site eu vou passar) ou aulas em PDF do Heber Carvalho (Estratégia Concursos)
    04) Microeconomia: idem anterior
    05) Controle Externo: o único material que tive contato foi o livro do professor Luiz Henrique Lima. Deste mesmo professor há também aulas em PDF no site Ponto dos Concursos.
    06) Contabilidade Geral e Custos: Aulas em vídeo do Silvio Sande (site silviosande.com.br) ou Livro do Professor Sérgio Adriano (Contabilidade 3D) ou Aulas em PDF do Gabriel Rabelo (Estratégia Concursos)
    07) Administração Pública: Livro do Professor Augustinho Paludo o Livro do Professor Rodrigo Rennó
    08) Direito Administrativo: Livro dos Professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
    09) Direito Constitucional: Livro dos Professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino ou Livro do Professores Cyonil Borges e Adriel Sá
    10) Auditoria Governamental: Livro do Professores Rodrigo Fontenelle e Claudenir Brito ou PDF dos professores Fernando Graeff e David Barreto (site ponto dos concursos)
    11) Português: Aulas da Professora Adriana Figueiredo (site próprio dela) ou Livro desta mesma professora ou livro do professor Rodrigo Bezerra
    12) Discursivas: Professora Junia Andrade (site ponto dos concursos)
    13) Inglês: Nunca estudei teoria dessa matéria. As opções que conheço são as aulas em PDF da Ena Smith (estratégia Concursos) ou Professor Gabriela Knoblauch (Site ponto dos concursos)

É isso.. um abraço!

Adylles, na sua preparação você usou esses materiais? Digo, daqueles que são matérias para o BC, como Macro e Micro?

Leave a comment:

• jonathan_alves
    replied
    analistabcb e Adylles agradeço imensamente a ajuda vocês e a cada dia que passa fico perplexo de como as pessoas nesse fórum ajudam um ao outro.

. analistabcb primeiramente obrigado, realmente se parar para comparar as provas de analista do BC com as de auditor de TC mesmo que sejam matérias iguais, o modo de cobrança é diferente, reparei isso depois que vc falou.

Adylles muito obrigado, vc me ajudou muito tbm. Fiquei muito interessado na área de controle, a carreira, local de trabalho,etc. Reparei também que nessa área temos muitas oportunidades de concursos, TCU,TCE's, TCM's, acredito que seja melhor focar nessa área pois têm mais oportunidades que na área bancária (CVM, BC,BNDES).

Leave a comment:

• Adylles
    replied
    Concordo plenamente com o colega analistabcb!

Concursos desse nível exigem uma preparação mais direcionada.

Assim como existe área fiscal, área policial, área bancária e por aí vai, já vi alguns colegas colocarem os concursos do BNDES, BC e CVM em uma tal de "Área Financeira".

Apesar da aparente correlação entre esses concursos acho essa classificação equivocada por que cada um deles tem um enfoque bastante diferente de cobrança, o que exige formas de preparação distintas e com relativa antecedência.

E mesmo que essa tal Área Financeira exista, eu não colocaria de forma alguma nesse mesmo grupo o concurso de TCE's (Área de Controle).

Mesmo tendo o dia todo para estudar, o que é ótimo, essa falta de foco pode ser prejudicial a sua preparação.

Não adianta querer abraçar o mundo. Minha sugestão é que você defina um foco primeiramente. Para isso você pode considerar aspectos como a remuneração, os locais de trabalho, o tipo de trabalho ou disciplinas que você já tem um relativo conhecimento prévio.

Olhando para a lista de disciplinas que você citou como "matérias em comum", mesmo que você não tenha dito claramente, me parece que seu foco NA REALIDADE são os concursos de Tribunais de Contas (Área de Controle).

Essa não é muito a minha área, mas com o intuito de ajudar deixarei abaixo minhas sugestões, baseadas nas pesquisas que fiz na minha época de concurseiro (não faz muito tempo!):

01) AFO: Aulas em vídeo do Professor Wilson Araújo (Sites: Eu vou passar / espaço jurídico / Renato Saraiva) ou Aulas em PDF do Professor Sérgio Mendes (Estratégia Concursos)
    02) RLM & Mat. Financeira: Livros do Professor Sérgio Carvalho para RLM e Mat.Fin ou Aulas em vídeo dos professores Tiago Pacífico (Mat. Fin) e Paulo Henrique (RLM) ambos do site eu vou passar.
    03) Macroeconomia: Há poucas opções... Aulas em vídeo da Amanda Aires (site eu vou passar) ou aulas em PDF do Heber Carvalho (Estratégia Concursos)
    04) Microeconomia: idem anterior
    05) Controle Externo: o único material que tive contato foi o livro do professor Luiz Henrique Lima. Deste mesmo professor há também aulas em PDF no site Ponto dos Concursos.
    06) Contabilidade Geral e Custos: Aulas em vídeo do Silvio Sande (site silviosande.com.br) ou Livro do Professor Sérgio Adriano (Contabilidade 3D) ou Aulas em PDF do Gabriel Rabelo (Estratégia Concursos)
    07) Administração Pública: Livro do Professor Augustinho Paludo o Livro do Professor Rodrigo Rennó
    08) Direito Administrativo: Livro dos Professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
    09) Direito Constitucional: Livro dos Professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino ou Livro do Professores Cyonil Borges e Adriel Sá
    10) Auditoria Governamental: Livro do Professores Rodrigo Fontenelle e Claudenir Brito ou PDF dos professores Fernando Graeff e David Barreto (site ponto dos concursos)
    11) Português: Aulas da Professora Adriana Figueiredo (site próprio dela) ou Livro desta mesma professora ou livro do professor Rodrigo Bezerra
    12) Discursivas: Professora Junia Andrade (site ponto dos concursos)
    13) Inglês: Nunca estudei teoria dessa matéria. As opções que conheço são as aulas em PDF da Ena Smith (estratégia Concursos) ou Professor Gabriela Knoblauch (Site ponto dos concursos)

É isso.. um abraço!

Leave a comment:

• analistabcb
    replied
    Jonathan,

Me parece que você tem o material intelectual pra passar num concurso top, além de tempo disponível.
    Mas, na minha humilde experiência, se você focar um único concurso, suas chances aumentam muito, muito mesmo.
    De todos os colegas que passaram no Banco Central do último concurso e que tive contato, nenhum focava outro concurso (até tem uns gênios que dizem que não focavam nenhum, mas entre os mortais...), minha opinião é que concursos de alto nível demandam dedicação exclusiva. Além disso, mesmo que as matérias sejam iguais, a forma como são cobradas é diferente. Não são os mesmos assuntos.

Leave a comment:

Working...
X