Announcement

Collapse
No announcement yet.

Subir"degraus"ou apostar alto?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • CiroBT
    • 23/09/14
    • 4

Subir"degraus"ou apostar alto?

Olá pessoal, este é meu primeiro tópico e comentário no fórum concurseiros. Escolhi o subtópico BACEN porque em tese, essa é minha meta - um dia... =/

Sabendo eu ter concurseiros experientes por aqui, a dúvida que eu gostaria de sanar é a seguinte: melhor ir estudando para concursos menores e depois "subindo" a cadeia, ou estudar para um concurso grande logo de uma vez?

O motivo de eu fazer essa pergunta se deve ao fato de eu ter percebido que têm muitos concurseiros jovens por ai passando para excelentes cargos, o qual me tem feito sentir bastante "velho" em meus 25 anos, estudando pra CAIXA e sem a previsão de quando eu poderia um dia me tornar analista =/ pode parecer exagero, mas a sensação é de perda de tempo mesmo.

Tenho tempo integral para estudo (vulgo desemprego mesmo). A ideia era deixar de ser "encosto" para, pelo menos, bancar meu próprio estudo, além de ajudar em algumas despesas domésticas.

Abraços.
  • Adhara Estrela
    • 07/04/12
    • 421

Originally posted by CiroBT View Post
    Olá pessoal, este é meu primeiro tópico e comentário no fórum concurseiros. Escolhi o subtópico BACEN porque em tese, essa é minha meta - um dia... =/

Sabendo eu ter concurseiros experientes por aqui, a dúvida que eu gostaria de sanar é a seguinte: melhor ir estudando para concursos menores e depois "subindo" a cadeia, ou estudar para um concurso grande logo de uma vez?

O motivo de eu fazer essa pergunta se deve ao fato de eu ter percebido que têm muitos concurseiros jovens por ai passando para excelentes cargos, o qual me tem feito sentir bastante "velho" em meus 25 anos, estudando pra CAIXA e sem a previsão de quando eu poderia um dia me tornar analista =/ pode parecer exagero, mas a sensação é de perda de tempo mesmo.

Tenho tempo integral para estudo (vulgo desemprego mesmo). A ideia era deixar de ser "encosto" para, pelo menos, bancar meu próprio estudo, além de ajudar em algumas despesas domésticas.

Abraços.

Amigo,
    Continua estudando para a Caixa e aproveita o tempo e estuda,também, para o Bacen. O concurso do Bacen é provável em 2017.
    Faça o seu melhor!
    A vida é luta e desafio!
    Se passar no Bacen sua vida será outra.

Boa Sorte!

Comentário

• jpadua
      • 20/11/14
      • 63

CiroBT, esta é uma pergunta muito pessoal e faz parte do seu crescimento como candidato. No meu ponto de vista sugiro que se faça algumas perguntas como:
      - Por quanto tempo posso continuar estudando sem trabalhar?
      - Por quanto tempo minha família tolera esta situação?
      - O quanto eu quero passar no concurso?
      - Qual prazo eu tenho para aprender o conteúdo abordado até a prova?

No geral, com 25 anos você ainda está muito novo. Não se preocupe com isto. Abração!

Comentário

• CiroBT
        • 23/09/14
        • 4

Originally posted by LuizMG
        O pior é que depois de muito tempo estudando forte, seu corpo reclama.
        Hoje tenho um sério problema na coluna e não consigo estudar 1/3 do que estudava nos primeiros anos.
        Pois é, lembro de ter lido em algum lugar algo parecido do Alexandre Meirelles. Por isso não deixo de fazer exercícios. Meu irmão tem problema de coluna, então um fator genético pode haver.

A ideia de estudar para Caixa é mais por conta das 6 hrs, permitindo estudar por um tempo maior, sem mencionar que poderei bancar os estudos para um concurso de planejamento mais duradouro. Não pretendo ficar por quase uma década de estudos frenéticos, isso parece loucura.

Comentário

• LuizMG
          • 16/02/15
          • 62

Venho ajudar e sou chamado de louco.
          Tá certo!

Sucesso aí nessa jornada!

Comentário

• nenufare
            • 29/10/14
            • 79

Ciro, te entendo pelo fato da idade, fiz 24 e estou na mesma. Te indicaria a estudar para a Caixa e também para o BACEN, pois a Caixa é um concurso relativamente fácil de passar. Suponhamos que vc passe, trabalhe suas 6 horas. Sendo assim, vc ainda poderá estudar para o BACEN pela manhã/noite. Te indicaria fortemente a subir esse "degrau" pois a família no começo ajuda, mas com o passar do tempo, as fofocas das pessoas "nossa, seu filho já está com 25 ou 26 anos e ainda não está trabalhando" , "ainda não passou", meio que corrompem sua família e eles passam a "atrapalhar" (digo atrapalhar no sentido de colocar pressão). Não generalizando, é claro, mas a família de alguns amigos meus que estão com essa idade e estão na mesma que nós foram corrompidos por um mal chamado parente SAUSHAOSAHUS (quero até sumir no Natal - pq sabe como é né? kkkk )

Bons estudos!

Comentário

• CiroBT
              • 23/09/14
              • 4

Originally posted by nenufare View Post
              Ciro, te entendo pelo fato da idade, fiz 24 e estou na mesma. Te indicaria a estudar para a Caixa e também para o BACEN, pois a Caixa é um concurso relativamente fácil de passar. Suponhamos que vc passe, trabalhe suas 6 horas. Sendo assim, vc ainda poderá estudar para o BACEN pela manhã/noite. Te indicaria fortemente a subir esse "degrau" pois a família no começo ajuda, mas com o passar do tempo, as fofocas das pessoas "nossa, seu filho já está com 25 ou 26 anos e ainda não está trabalhando" , "ainda não passou", meio que corrompem sua família e eles passam a "atrapalhar" (digo atrapalhar no sentido de colocar pressão). Não generalizando, é claro, mas a família de alguns amigos meus que estão com essa idade e estão na mesma que nós foram corrompidos por um mal chamado parente SAUSHAOSAHUS (quero até sumir no Natal - pq sabe como é né? kkkk )

Bons estudos!
              Um primo meu me perguntou: "(...), mas afinal, você tá procurando emprego, estudando, ta fazendo o que mesmo?" hahahaha

Originally posted by LuizMG View Post
              Venho ajudar e sou chamado de louco.
              Tá certo!

Sucesso aí nessa jornada!
              Você me interpretou mal. Eu não estava te chamando de louco. É que, pelos mesmos motivos que você apontou, estudar por tanto tempo me parece extremo. Por isso a dúvida: concentrar os esforços até passar em um concurso grande, ou ir subindo gradativamente? No entanto, eu poderia gastar uns 2 mil (de meu pai haha) com materiais e estudar para o BACEN já de início e mesmo assim não ser qualificado, então é difícil apostar as cartas assim... se eu não "mergulho" logo de início em um concurso dessas proporções e estudo, digamos, para a Caixa no meio termo, é quase garantido alguma aprovação pelo menos.

Mas de qualquer forma, já estou começando a responder ao meu próprio tópico, então acho que a resposta - pelo menos no meu caso - já está bem clara. Vou estudar para a Caixa, que é "menos difícil" para quem está começando, e depois tentar o BACEN ou algum outro equivalente, caso o edital saia antes de eu liquidar o assunto pelo menos.

Vou seguir o conselho do nenufare e Adhara, começando por umas duas específicas do Banco Central enquanto ainda não termino as disciplinas da Caixa, que é por ora minha meta até o final de dezembro. Com o passar do tempo vou aumentando gradativamente.

Abraços!

Comentário

• Apostador
                • 03/11/15
                • 150

CiroBT

Seguinte, camarada. Se vc se dedicar para um concurso masi TOP, sem fazer mais nada da vida, terá mais horas para estudar, apesar de concursos TOP's serem difíceis também, depende da absorção de cada pessoa

Mas se você estudar para um concurso mais "fácil", ainda que trabalhe 6 horas, não terá taaaanto tempo, ficará mais cansado, talvez até demore para alcançar seus objetivos, mas vc terá um cargo que chamará de seu rsrs e isso PARA MIM é importante. Eu preferir trabalhar primeiro e fazer faculdade depois. Foi mais desgastante, foi. Doloroso, sim. Algumas vezes precisei virar a noite, ir trabalha, e só dormir após 40 horas seguidas, mas foi o que escolhi. As pessoas têm semelhanças e diferenças, cabe a vc analisar o que realmente quer. E essa sensação dos 25 também bateu em mim rsrs Tudo tem seus prós e contras. Hoje descobri o que quero da vida após minha experiência de trabalho. Mas se eu fosse só estudar, talvez estivesse melhor, porque teria feito Direito e meu futuro seria diferente... Enfim, eu no seu lugar buscaria garantir alguma coisa, para depois escolher, porque quando vc passa, começa a passar em vários, e acaba escolhendo mesmo

Comentário

• Coringa
                  • 30/05/07
                  • 383

Conselho de quem quebrou a cara estudando pra concursos menores, se você tem uma situação financeira que te permita fazer um planejamento a longo prazo ...FUJA DE CONCURSOS MENORES! Via de regra ,qualidade de vida e cultura organizacional estão diretamente ligadas ao valor do cargo . Ou seja , se você passa em concurso menor ,a maioria explora você , você ficará exausto e perderá o maior combustível para chegar em concurso de grande porte :tempo pra estudar! Retorno financeiro nem compensaria ,hoje em dia eu "compraria" mais tempo se fosse possível.

Pergunte-se sobre o "SE " acima grifado que eu citei e se for positivo foque em concursos de grande porte sempre.

Caso contrário , é correr pra estrada de concursos menores que leva mais tempo a ser percorrida e alguns ficam pelo caminho.

A maioria dos concursos que assumi , eram cargos tão exploradores que eu me arrependi até de ter prestado a prova,se pudesse esperar mais.

Comentário

• Peanuts
                    • 07/08/10
                    • 304

Seja honesto com vc mesmo. Vc se conhece bem, provavelmente.
                    Vai conseguir estudar trabalhando na Caixa?
                    Muitos conseguem. Mas a grande maioria, não.
                    Não é vergonha não conseguir. Tem que ser ninja. Ninguém é obrigado a ser ninja.
                    Passei num concurso intermediário, mas por ser considerado muito bom pela sociedade em geral (família), acabei ficando.
                    Resolvi meu problema de pressão externa.
                    Estou feliz?
                    Não.
                    O tempo passa e é bem isso que o colega de cima falou: "se você passa em concurso menor ,a maioria explora você". Ou se não explora, te assedia, te desvaloriza, te trata como mero prestador de serviço. E com o salário não dá pra financiar imóvel sem estrangular completamente seu orçamento, por exemplo.
                    Vivo bem, melhor que muita gente, é verdade. Mas não posso ter minha casa própria. Isso me faz falta.
                    Voltei a estudar? Várias vezes.
                    Não consegui levar adiante, porque não sou ninja, infelizmente.
                    Pretendo voltar? Sempre.
                    Sempre vou tentar.

Comentário

• Adhara Estrela
                      • 07/04/12
                      • 421

Originally posted by Peanuts View Post
                      Seja honesto com vc mesmo. Vc se conhece bem, provavelmente.
                      Vai conseguir estudar trabalhando na Caixa?
                      Muitos conseguem. Mas a grande maioria, não.
                      Não é vergonha não conseguir. Tem que ser ninja. Ninguém é obrigado a ser ninja.
                      Passei num concurso intermediário, mas por ser considerado muito bom pela sociedade em geral (família), acabei ficando.
                      Resolvi meu problema de pressão externa.
                      Estou feliz?
                      Não.
                      O tempo passa e é bem isso que o colega de cima falou: "se você passa em concurso menor ,a maioria explora você". Ou se não explora, te assedia, te desvaloriza, te trata como mero prestador de serviço. E com o salário não dá pra financiar imóvel sem estrangular completamente seu orçamento, por exemplo.
                      Vivo bem, melhor que muita gente, é verdade. Mas não posso ter minha casa própria. Isso me faz falta.
                      Voltei a estudar? Várias vezes.
                      Não consegui levar adiante, porque não sou ninja, infelizmente.
                      Pretendo voltar? Sempre.
                      Sempre vou tentar.

Não desanime, amigo!!!!!
                      Leva como bandeira os seus Sonhos.
                      É difícil para todos.

Comentário

• toestudando
                        • 06/03/14
                        • 87

Originally posted by Coringa View Post
                        Conselho de quem quebrou a cara estudando pra concursos menores, se você tem uma situação financeira que te permita fazer um planejamento a longo prazo ...FUJA DE CONCURSOS MENORES! Via de regra ,qualidade de vida e cultura organizacional estão diretamente ligadas ao valor do cargo . Ou seja , se você passa em concurso menor ,a maioria explora você , você ficará exausto e perderá o maior combustível para chegar em concurso de grande porte :tempo pra estudar! Retorno financeiro nem compensaria ,hoje em dia eu "compraria" mais tempo se fosse possível.

Pergunte-se sobre o "SE " acima grifado que eu citei e se for positivo foque em concursos de grande porte sempre.

Caso contrário , é correr pra estrada de concursos menores que leva mais tempo a ser percorrida e alguns ficam pelo caminho.

A maioria dos concursos que assumi , eram cargos tão exploradores que eu me arrependi até de ter prestado a prova,se pudesse esperar mais.
                        Concordo com o Coringa... estudar trabalhando até dá, mas as coisas ficam mto mais difíceis... o Bacen me chamou faltando um mês para a prova do TCU mais ou menos... tentava estudar de manhã, no almoço e qdo voltava pra casa, mas o rendimento era mto ruim.

Eu senti mta dificuldade, mas eu acho que mta gente consegue... digo isso porque no curso de formação do Bacen, num auditorio com mil pessoas perguntaram quem já era servidor e acho que 90% levantou a mão. Mas como disse o Peanuts aí, só vc vai conseguir descobrir... difícil dar esse palpite de fora, eu sempre pensei em mirar logo nos concursos q dessem pra parar, mas se não tivesse passado bo Bacen provavelmente teria q apelar para os menores por falta de grana...

Comentário

Working...
                        X