Announcement

Collapse
No announcement yet.

BACEN - O Fim da ÁREA 6

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Leonhard Euler
    • 10/09/14
    • 50

BACEN - O Fim da ÁREA 6

Lendo o forum eu vi um comentário de um aprovado no último concurso, que a a área 6 poderia deixar de existir.
    Alguém mais tem informação a respeito?

cosmelli: "Quanto à área 6, ouvi rumores aqui mesmo no forum sobre sua extinção no próximo certame, daí por que mudei o foco para a área 3. Vou perder pontos nos títulos (sou advogado e, segundo o último edital, formação jurídica somava pontos apenas na área 6), mas pelo menos tenho certeza que a área 3 (finanças) será contemplada com vagas (muitas, espero). Apostar nuns possíveis pontinhos e arriscar ficar de fora do concurso é uma aposta que não posso fazer."
  • schemer
    • 03/05/11
    • 159

Área 3 como finanças se referia ao concurso de 2009. Ela migrou para área 4. Acho que você precisa ler direito pra saber o que aconteceu, mas acho que a área que desapareceu foi a área 4 de 2009.

Comentário

• Leonhard Euler
      • 10/09/14
      • 50

Originally posted by schemer View Post
      Área 3 como finanças se referia ao concurso de 2009. Ela migrou para área 4. Acho que você precisa ler direito pra saber o que aconteceu, mas acho que a área que desapareceu foi a área 4 de 2009.
      Colega, não está claro o texto do cosmeli?
      "Quanto à área 6, ouvi rumores aqui mesmo no forum sobre sua extinção no próximo certame, daí por que mudei o foco para a área 3."

Eu também ouvi rumores em 2014 sobre a divisão da área. Vai ser dividida em área jurídica e de gestão de pessoas. Postei no forum para saber se alguém mais, além da minha colega, está sabendo dessa conversa.

Comentário

• schemer
        • 03/05/11
        • 159

Originally posted by Leonhard Euler View Post

Colega, não está claro o texto do cosmeli?
        "Quanto à área 6, ouvi rumores aqui mesmo no forum sobre sua extinção no próximo certame, daí por que mudei o foco para a área 3."

Eu também ouvi rumores em 2014 sobre a divisão da área. Vai ser dividida em área jurídica e de gestão de pessoas. Postei no forum para saber se alguém mais, além da minha colega, está sabendo dessa conversa.
        Sim. Está bem claro: "mas pelo menos tenho certeza que a área 3 (finanças)". A área 3 correspondeu a finanças no concurso de 2009. No concurso de 2013, essa área foi área 4. Isso ou ele errou o número da área.

Você tem o link dessa postagem? É que da forma que você colocou eu realmente pensei que podia ser uma postagem mais antiga, anterior ao concurso de 2013.

Comentário

• Leonhard Euler
          • 10/09/14
          • 50

Originally posted by schemer View Post

Sim. Está bem claro: "mas pelo menos tenho certeza que a área 3 (finanças)". A área 3 correspondeu a finanças no concurso de 2009. No concurso de 2013, essa área foi área 4. Isso ou ele errou o número da área.

Você tem o link dessa postagem? É que da forma que você colocou eu realmente pensei que podia ser uma postagem mais antiga, anterior ao concurso de 2013.
          Foi alguns meses antes de sair o último concurso. Acho que apagaram a mesagem, pois não estou encontrando. Havia dois posts: um do cosmelli e outro, de alguém que está lá dentro, comentando sobre essa possibilidade (este último confirmava).

Comentário

• FLAVIOMAURICIO
            • 19/02/15
            • 20

Caro colega concurseiro......
            Esse tipo de Contra-Informação sempre ocorre nos concursos mais concorridos.
            Não se preocupe com isso. Mantenha o foco!
            No próximo certame ocorrerão adaptações de Disciplinas e das Áreas envolvidas. É isso é algo perfeitamente compreensível nesse tipo de concurso!

Comentário

• Paulo Pontes
              • 12/02/17
              • 57

Originally posted by Leonhard Euler View Post
              Lendo o forum eu vi um comentário de um aprovado no último concurso, que a a área 6 poderia deixar de existir.
              Alguém mais tem informação a respeito?

cosmelli: "Quanto à área 6, ouvi rumores aqui mesmo no forum sobre sua extinção no próximo certame, daí por que mudei o foco para a área 3. Vou perder pontos nos títulos (sou advogado e, segundo o último edital, formação jurídica somava pontos apenas na área 6), mas pelo menos tenho certeza que a área 3 (finanças) será contemplada com vagas (muitas, espero). Apostar nuns possíveis pontinhos e arriscar ficar de fora do concurso é uma aposta que não posso fazer."
              ​É uma tendência; enxugar a máquina pública. Todas as outras áreas tem funções específicas. Já a 6 é somente burocracia, administrativa, processos. Há planos para esta não mais aparecer.
              ​Informação de servidor da própria área 6.

Comentário

• Sebastião
                • 01/02/09
                • 119

Originally posted by Paulo Pontes View Post

​É uma tendência; enxugar a máquina pública. Todas as outras áreas tem funções específicas. Já a 6 é somente burocracia, administrativa, processos. Há planos para esta não mais aparecer.
                Acontece que a área 06 é a que não tem finanças e nem estatística. É a área que vai trabalhar com burocracia.
                O erro que a moçada comete é inocentemente achar que vai fugir das exatas e se esquecem que tem uma difícil prova de micro e macro.
                A área 06 é a de maior relação candidato vaga no bc. mais concorrida e com pior carreira dentro do bc, tanto é que há já estudos no sentido de acabar com ela.

Comentário

• Talvez Passarei
                  • 14/06/16
                  • 45

Originally posted by Paulo Pontes View Post

Kkkk parabéns amigo você reviveu uma mensagem de 2015 e um tópico de 2014.

Esse tópico é terrorismo, assim como a mensagem.

Quer saber o porquê que não vão acabar com a área 6? Primeiro, por que ela nunca existiu, assim como todas as outras. É apenas uma porta de entrada no EDITAL, já mudaram inúmeras vezes essa questão de áreas, lá dentro todos são analistas, ninguem quer saber que "área" você fez. Segundo, ninguém está preocupado com isso agora para dizer que determinada "área" do edital acabou, estão todos se lixando para o concurso do BACEN, já que concurso agora só lá pra 2019 ou mais.

Comentário

• Sebastião
                    • 01/02/09
                    • 119

Originally posted by Talvez Passarei View Post

Kkkk parabéns amigo você reviveu uma mensagem de 2015 e um tópico de 2014.

Esse tópico é terrorismo, assim como a mensagem.

Quer saber o porquê que não vão acabar com a área 6? Primeiro, por que ela nunca existiu, assim como todas as outras. É apenas uma porta de entrada no EDITAL, já mudaram inúmeras vezes essa questão de áreas, lá dentro todos são analistas, ninguem quer saber que "área" você fez. Segundo, ninguém está preocupado com isso agora para dizer que determinada "área" do edital acabou, estão todos se lixando para o concurso do BACEN, já que concurso agora só lá pra 2019 ou mais.

Amigão, esse post é pra discussão sobre o bc. Concordo contigo sobre as áreas, elas não existem mesmo. Mas quando você passa para a 4 ou 3, consegue ser remanejado para a 6. Já o contrário não é verdade.
                    Terrorismo é dizer que o concurso vai ser para 2019. Viu que a CVM vai pedir para 2018? Receita para 2017, PF também. Então terrorismo é desorientar quem está meio perdido pelo cominho achando que tá lá para frente. Antes o cara se preparar antes (nem tão antes assim) do que deixar para a hora do edital. BC vai ser pedido ao orçamento em 2017 com autorização para 2018.
                    Agora se pensa que deve deixar mais para frente, é com cada um.

Comentário

• Sebastião
                      • 01/02/09
                      • 119

Eu mesmo me preparo desde 2012 para essa prova. Não passei em 2013. Não é provinha simples não, tem que dar um gás.

Comentário

• Obesinho
                        • 11/01/14
                        • 128

Mero boato. Continuem se preparando. O motivo de existir a divisão por áreas é a possibilidade de diversificar ao máximo possível os futuros analistas. Não faz sentido o Bacen diminuir a quantidade de áreas.

Comentário

• Talvez Passarei
                          • 14/06/16
                          • 45

Originally posted by Sebastião View Post

1. Terrorismo é dizer que o concurso vai ser para 2019. Viu que a CVM vai pedir para 2018? Receita para 2017, PF também.
                          2. Então terrorismo é desorientar quem está meio perdido pelo cominho achando que tá lá para frente. Antes o cara se preparar antes (nem tão antes assim) do que deixar para a hora do edital.
                          3. BC vai ser pedido ao orçamento em 2017 com autorização para 2018.
                          4. Agora se pensa que deve deixar mais para frente, é com cada um.
                          1. Pedir, todos os orgãos então pedindo, ter concurso é outra coisa. Receita as vagas já haviam sido anunciadas. PF não depende de pedido ou autorização do MPOG.
                          2. Aonde eu disse que não era pra começar a se preparar antes?
                          3. NOssa! Sua informação é bombastica, pedido em 2017 e autorização em 2018!
                          4. Aonde eu disse que não era pra começar a se preparar antes? [2]

Comentário

• Paulo Pontes
                            • 12/02/17
                            • 57

Originally posted by Talvez Passarei View Post

1. Pedir, todos os orgãos então pedindo, ter concurso é outra coisa. Receita as vagas já haviam sido anunciadas. PF não depende de pedido ou autorização do MPOG.
                            2. Aonde eu disse que não era pra começar a se preparar antes?
                            3. NOssa! Sua informação é bombastica, pedido em 2017 e autorização em 2018!
                            4. Aonde eu disse que não era pra começar a se preparar antes? [2]

​amigo, essa comunidade é para nós interessados no bc debatermos sobre o concurso, sobre cursos, materiais, professores.
                            ​se você quer polemizar, acho que não é o local correto e nem as pessoas aqui estão interessadas nisso.
                            ​Esse é o problema da internet, ninguém tem cuidado ao falar, há agressão demais. Calma.

Comentário

• Hughes
                              • 31/01/18
                              • 15

Pessoal, existe alguem de dentro do Bacen aqui que de uma olhada no forum?

Existe muita contra informacao por aqui, o problema nao eh esse e certamente ainda existira vagas pra essa area...mas no ultimo concurso veio muitas vagas na area 6, entretanto, eh muito dificil saber se isso se repetira, ja que foi diferente no concurso de 2009, apesar de ter ocorrido mudancas quanto as areas.

Alguem DE DENTRO tem um chute que seja em relacao a isso? O percentual das vagas pra essa area?

Comentário

• toestudando
                                • 06/03/14
                                • 87

Originally posted by Hughes View Post
                                Pessoal, existe alguem de dentro do Bacen aqui que de uma olhada no forum?

Existe muita contra informacao por aqui, o problema nao eh esse e certamente ainda existira vagas pra essa area...mas no ultimo concurso veio muitas vagas na area 6, entretanto, eh muito dificil saber se isso se repetira, ja que foi diferente no concurso de 2009, apesar de ter ocorrido mudancas quanto as areas.

Alguem DE DENTRO tem um chute que seja em relacao a isso? O percentual das vagas pra essa area?
                                Hughes, vou te passar alguns n?meros que podem ajudar na sua d?vida.

Hoje, 29% dos analistas pertencem a Dirad (Diretoria de Administra??o), que ? a diretoria cujas atividades mais se relacionam a area 6.

Esse papo de acabar a area 6, esqueca. Puro chute sem fundamento. Pode vir com qualquer outro nome, mas como vc pode ver, uma parte muito significativa do banco tem relacao com as materias que foram exigidas no concurso.

Outra coisa: em 2016, 53% das aposentadorias foram de servidores da Dirad (60 em 113). Em 2017 esse percentual foi de 40% (49 em 122), ou seja, proporcionalmente, essa foi a diretoria que mais teve baixa.

Se esse proporcao de serivdores vai se manter eu nao sei, ate acharia melhor ter mais gente da area fim, mas hj eh isso.

Acho que voce nao precisa se preocupar com isso nao. Abraco e boa sorte

Comentário

• Hughes
                                  • 31/01/18
                                  • 15

Originally posted by toestudando View Post

Hughes, vou te passar alguns n?meros que podem ajudar na sua d?vida.

Hoje, 29% dos analistas pertencem a Dirad (Diretoria de Administra??o), que ? a diretoria cujas atividades mais se relacionam a area 6.

Esse papo de acabar a area 6, esqueca. Puro chute sem fundamento. Pode vir com qualquer outro nome, mas como vc pode ver, uma parte muito significativa do banco tem relacao com as materias que foram exigidas no concurso.

Outra coisa: em 2016, 53% das aposentadorias foram de servidores da Dirad (60 em 113). Em 2017 esse percentual foi de 40% (49 em 122), ou seja, proporcionalmente, essa foi a diretoria que mais teve baixa.

Se esse proporcao de serivdores vai se manter eu nao sei, ate acharia melhor ter mais gente da area fim, mas hj eh isso.

Acho que voce nao precisa se preocupar com isso nao. Abraco e boa sorte
                                  Valeu pela informacao, o que desanima nesse concurso pra mim que nao tenho titulos, eh que alem disso, pra esse proximo teremos as tais das cotas, logo, quem so tem graduaco e nao eh cotista, larga em dupla desvantagem. Pra isso eh necessario uma quantidade razoavel de vagas, senao nao tem como, bem que considerando isso poderiam rever a questao da titulacao, mas muito dificil.

Comentário

• toestudando
                                    • 06/03/14
                                    • 87

Originally posted by Hughes View Post

Valeu pela informacao, o que desanima nesse concurso pra mim que nao tenho titulos, eh que alem disso, pra esse proximo teremos as tais das cotas, logo, quem so tem graduaco e nao eh cotista, larga em dupla desvantagem. Pra isso eh necessario uma quantidade razoavel de vagas, senao nao tem como, bem que considerando isso poderiam rever a questao da titulacao, mas muito dificil.
                                    Sobre os t?tulos, teve uma estatistica falando que metade de quem entrou nao tinha nenhum. Claro que ajuda sim (eu mesmo fui beneficiado), mas nao se prenda a isso.

O que eu acho bom vc refletir eh se vale a pena estudar para o Bacen neste momento. Eu se estivesse no seu lugar nao estaria estudando nenhuma mat?ria espec?fica desse concurso. Na ?rea 6 cairam aquelas de comunica??o, aprendizagem, etc... na minha opini?o ? bobagem focar nisso agora, caso contrario vc nao sera competitivo em nenhuma outra prova. Fique mto bom nas basicas primeiro e pegue umas mais coringas... deixe as especificas dessa area para quando tiver algo mais concreto, como a autorizacao por ex. A nao ser q vc queira so o bacen....

Comentário

• Sebastião
                                      • 01/02/09
                                      • 119

Sobre os t?tulos, teve uma estatistica falando que metade de quem entrou nao tinha nenhum. Claro que ajuda sim (eu mesmo fui beneficiado), mas nao se prenda a isso.

O que eu acho bom vc refletir eh se vale a pena estudar para o Bacen neste momento. Eu se estivesse no seu lugar nao estaria estudando nenhuma mat?ria espec?fica desse concurso. Na ?rea 6 cairam aquelas de comunica??o, aprendizagem, etc... na minha opini?o ? bobagem focar nisso agora, caso contrario vc nao sera competitivo em nenhuma outra prova. Fique mto bom nas basicas primeiro e pegue umas mais coringas... deixe as especificas dessa area para quando tiver algo mais concreto, como a autorizacao por ex. A nao ser q vc queira so o bacen....
                                      Fala amigo. Sobre a titulacao, ajuda. Mas nao eh determinante nao. Por exemplo, mais vale voce prestar para a area 4, (por exemplo) do que para a area 6 se sua estrategia for pontos. Te explico; se voc? nao tiver titulos e prestar a area 4, o tanto a menos de pontos que vai precisar para atingir a nota de corte sera menor do que o que seria necessario para a area 6 AINDA QUE TIVESSE TITULACAO. Entende? Nao estou falando isso para voce ir para a 4 nao. Nao e isso. Eh soh um exemplo de como a questao da titulacao nao e determinante. Conheci dois caras no curso que fiz em 2013 que passaram na area 4. Um era dentista e o outro fez geografia. Entao, relaxa quanto aa area.

Sobre a area 6 amigo, vejo muita gente falando. Teve palestra no LFG (SP Unidade Paulista) e no DSC (RJ) com servidores do BC falando sobre a carreira e sobre a PEC que visa enxugar a maquina publica. O que foi dito? Disseram que ha forte presssao do Governo atual no sentido de privatizar ao maximo ou, se nao for possivel (caso do BC), cortar ao maximo despesas com o que nao for a atividade fim. Entao, nesse contexto, disseram que as areas 5 e 6 seriam as afetadas. Mas veja, isso foi gente do BC que falou! Mas so sai do papel caso a PEC seja votada, aprovada e publicada. Mas assim, ha a discussao sim. Acho que o perigo, ToEstudando, e deixar de ultima hora, esperar sair o edital, para ver se e boato ou nao. Se acontecer mesmo, nao vai dar tempo para estudar o conteudo especifico das outras areas. Dentro do BC todos sao analistas e a diferenciacao entre areas ocorre soh no concurso. Talvez fosse melhor voce prestar area 4 ou 3 so para garantir a entrada e la dentro voce muda. O meu medo eh que o Temer consiga aprovacao disso. Por isso estudo para a 4.

Comentário

• Fábio Pacífico
                                        • 03/05/11
                                        • 89

b dia amigos
                                        sou adm e gostaria de saber qual ?rea do bacen refere-se ao cargo de adm. Vi no ?lt edital que a ?rea de gest?o recebia qualq forma??o superior, confere ??

abs

Comentário

• toestudando
                                          • 06/03/14
                                          • 87

Originally posted by F?bio Pac?fico View Post
                                          b dia amigos
                                          sou adm e gostaria de saber qual ?rea do bacen refere-se ao cargo de adm. Vi no ?lt edital que a ?rea de gest?o recebia qualq forma??o superior, confere ??

abs
                                          qualquer area aceita qualquer formacao

Comentário

• Fábio Pacífico
                                            • 03/05/11
                                            • 89

qualquer area aceita qualquer formacao
                                            Obrigado amigo "toestudando"; Na minha opiniao, Essas vagas que aceitam qualq area de formacao sao mt ruins. A pontuacao vai para as galaxias. aumenta mt a concorrencia. antes no bacen nao era assim, era separado por area de formacao. Isso so aumenta a arrecadacao das bancas com inscricoes e os conselhos regulamentadores de profissoes fazem vista grossa.
                                            Recentemente fiz a prova da ebserh - cargo 8 para analista - qual area de formacao. infelizm n obtive a pontuacao necessaria para entrar para a 2 fase (m?dia de 70% na nota final - cespe), porem se tivesse me inscrito para cargo 2 - analista - administrador teria entrado tranquilo.

Comentário

• Roberto S
                                              • 10/10/18
                                              • 8

Originally posted by Fbio Pacfico View Post

Obrigado amigo "toestudando"; Na minha opiniao, Essas vagas que aceitam qualq area de formacao sao mt ruins. A pontuacao vai para as galaxias. aumenta mt a concorrencia. antes no bacen nao era assim, era separado por area de formacao. Isso so aumenta a arrecadacao das bancas com inscricoes e os conselhos regulamentadores de profissoes fazem vista grossa.
                                              Recentemente fiz a prova da ebserh - cargo 8 para analista - qual area de formacao. infelizm n obtive a pontuacao necessaria para entrar para a 2 fase (m?dia de 70% na nota final - cespe), porem se tivesse me inscrito para cargo 2 - analista - administrador teria entrado tranquilo.
                                              Fabio, concordo com você. Com certeza essas áreas são as mais concorridas. No caso do bacen a área 6 era a mais concorrida de todas exatamente por causa disto.
                                              Por falar em área 6 (e 5), e não é que os boatos eram reais. Fim das área de logÃ*stica e gestão no bacen. Só vão ter áreas fim e estratégicas como TI. De qualquer maneira, não ia prestar 6 mesmo.

Comentário

• Vitaao
                                                • 30/11/14
                                                • 21

Originally posted by Roberto S View Post

Fabio, concordo com você. Com certeza essas áreas são as mais concorridas. No caso do bacen a área 6 era a mais concorrida de todas exatamente por causa disto.
                                                Por falar em área 6 (e 5), e não é que os boatos eram reais. Fim das área de logÃ*stica e gestão no bacen. Só vão ter áreas fim e estratégicas como TI. De qualquer maneira, não ia prestar 6 mesmo.
                                                Roberto, você poderia me passar a fonta dessa informação ? Procurei pelas comunidade se sites de notÃ*cias e não vi nada a respeito.

Comentário

• Roberto S
                                                  • 10/10/18
                                                  • 8

Originally posted by Vitaao View Post

Roberto, você poderia me passar a fonta dessa informação ? Procurei pelas comunidade se sites de notÃ*cias e não vi nada a respeito.
                                                  Curso DSC do Rio de Janeiro. Professor Claudio Barbieri que é servidor do Bacen.
                                                  Esse eu ouvi durante o curso ele e outros caras do demab-rj dizendo. Mas também ouvi uma garota dizendo que no LFG foi um cara do Mpog e disse que é uma tendência em todo o serviço público e que na CVM isso já começou. é isso aÃ* galera, elegemos o Coiso (Bostonaro) e agora vamos pagar o preço. A turma da PEC do enxugamento é da bancada dele.

Comentário

• Sebastião
                                                    • 01/02/09
                                                    • 119

Originally posted by Roberto S View Post

Curso DSC do Rio de Janeiro. Professor Claudio Barbieri que é servidor do Bacen.
                                                    Esse eu ouvi durante o curso ele e outros caras do demab-rj dizendo. Mas também ouvi uma garota dizendo que no LFG foi um cara do Mpog e disse que é uma tendência em todo o serviço público e que na CVM isso já começou. é isso aÃ* galera, elegemos o Coiso (Bostonaro) e agora vamos pagar o preço. A turma da PEC do enxugamento é da bancada dele.
                                                    O pessoal do DSC tinha razão. Certo que eles já sabiam de alguma coisa.
                                                    Viram o Decreto dos concursos públicos que saiu agora em 28 de março de 2019?
                                                    Já era cargos comissionados (bom para nós)!
                                                    Já eram áreas meio. Priorizarão somente as áreas fim.
                                                    Então, bau bau áreas 5 e 6 do BC.

Comentário

Working...
                                                    X