Announcement

Collapse
No announcement yet.

Estudantes da manhã, tarde e madrugada

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Adhara Estrela
    • 07/04/12
    • 421

Estudantes da manhã, tarde e madrugada

Espaço para motivação, encontros e.....
    Neste momento, estou estudando Contabilidade.
  • Adhara Estrela
    • 07/04/12
    • 421

Re: Estudantes da manhã, tarde e madrugada

É uma pena não ter o depoimento de quem passou...

Comentário

• SJ_Operador
      • 26/11/08
      • 223

Adhara, como te falei anteriormente, postarei meu depoimento se eu for nomeado. Como sou excedente, melhor aguardar...

Comentário

• Adhara Estrela
        • 07/04/12
        • 421

Originally posted by SJ_Operador View Post
        Adhara, como te falei anteriormente, postarei meu depoimento se eu for nomeado. Como sou excedente, melhor aguardar...
        Amigo,
        Torço por você.

Comentário

• DeniseRF
          • 17/11/11
          • 349

Originally posted by Adhara Estrela View Post
          É uma pena não ter o depoimento de quem passou...
          O que eu mais queria era dar meu depoimento, mas fiquei excedente tbm, na minha área tinha 15 vagas e eu fiquei em 19º.

Comentário

• ThiagoAz
            • 27/02/14
            • 6

Ola, pessoal

Tudo bem?

Também estou no time de estudo pro Bacen, área 3.....vamos lá...firmes na batalha!!!

Comentário

• rmmorais
              • 18/01/09
              • 3

Opa, estamos aí, recomeçando os estudos, em dúvida se insisto na área 3 ou me jogo de cabeça na área 4. Vou analisar os editais, ver o que a área 4 tem de mais específico e me experimentar nesses itens. Bons estudos a todos!

Comentário

• RomuloBH
                • 17/01/14
                • 209

Originally posted by rmmorais View Post
                Opa, estamos aí, recomeçando os estudos, em dúvida se insisto na área 3 ou me jogo de cabeça na área 4. Vou analisar os editais, ver o que a área 4 tem de mais específico e me experimentar nesses itens. Bons estudos a todos!
                Se vc nao for formado em economia ou não for apaixonado pela área 3, vá de área 4 pq eh mais fácil passar!!

Comentário

• rmmorais
                  • 18/01/09
                  • 3

Originally posted by RomuloBH View Post
                  Se vc nao for formado em economia ou não for apaixonado pela área 3, vá de área 4 pq eh mais fácil passar!!
                  Meu raciocínio tem sido justamente nessa linha. Sou formado em computação, todavia não me dou com as matérias das áreas 1 e 2. Talvez contabilidade me seja mais palatável. Vou começar a estudar nos próximos dias e postar minhas impressões.

Comentário

• SJ_Operador
                    • 26/11/08
                    • 223

Originally posted by RomuloBH View Post
                    RomuloBH,
                    Cuidado! Vc viu a prova de 2013? Te digo com segurança que a prova para a área 4 foi MUITO mais difícil do que para a área 3. Basta ver o nível das notas das duas áreas. Até a parte de economia da área 4 foi mais pesada que a da 3.
                    Concordo que o normal não é acontecer isso, mas não se pode afirmar categoricamente que passar para a área 4 é mais fácil.

Comentário

• Adhara Estrela
                      • 07/04/12
                      • 421

Visitando a sala...
                      Sábado de estudos.
                      Sala Bacen solitária....

Comentário

• mrg1b4
                        • 01/05/09
                        • 194

Originally posted by SJ_Operador View Post
                        RomuloBH,
                        Cuidado! Vc viu a prova de 2013? Te digo com segurança que a prova para a área 4 foi MUITO mais difícil do que para a área 3. Basta ver o nível das notas das duas áreas. Até a parte de economia da área 4 foi mais pesada que a da 3.
                        Concordo que o normal não é acontecer isso, mas não se pode afirmar categoricamente que passar para a área 4 é mais fácil.
                        Assino embaixo! E a discursiva da área 4 também não foi simples.

E como a concorrência do concurso vem aumentando, a tendência é termos provas cada vez mais técnicas e cheias de detalhes. Economia não vem mudando muito com o tempo, mas contabilidade das IF's e Supervisão Bancária é algo que muda a todo momento.

Mas apesar do conteúdo da área 4 ser pesado, o bom é que muita coisa se aproveita no dia a dia do Banco. Já dá pra "colocar a mão na massa" desde o primeiro dia de trabalho.

Comentário

• Adhara Estrela
                          • 07/04/12
                          • 421

Originally posted by mrg1b4 View Post
                          Assino embaixo! E a discursiva da área 4 também não foi simples.

E como a concorrência do concurso vem aumentando, a tendência é termos provas cada vez mais técnicas e cheias de detalhes. Economia não vem mudando muito com o tempo, mas contabilidade das IF's e Supervisão Bancária é algo que muda a todo momento.

Mas apesar do conteúdo da área 4 ser pesado, o bom é que muita coisa se aproveita no dia a dia do Banco. Já dá pra "colocar a mão na massa" desde o primeiro dia de trabalho.
                          O problema é a quantidade de vagas.....Um concurso com poucas vagas é mais difícil. Se ficar o bicho pega, se correr....
                          Obrigada pela informação.
                          Está gostando do Banco?

Comentário

• mrg1b4
                            • 01/05/09
                            • 194

O problema é a quantidade de vagas.....Um concurso com poucas vagas é mais difícil. Se ficar o bicho pega, se correr....
                            Obrigada pela informação.
                            Está gostando do Banco?
                            Nem sempre ter menos vagas é mais difícil. No último concurso tivemos o clássico "efeito manada" na Área 4. Pra BSB (que eram cerca de 100 vagas, se não me engano) a nota de corte foi maior do que pra SP (15 vagas). O problema é ter sangue frio pra ir confiante a uma prova com poucas vagas.

Quanto ao Banco, estou gostando bastante. Não só pela remuneração atrativa, mas também por ter conseguido alocação no setor de meu interesse. Além disso o incentivo à capacitação do servidor é contínuo (a oferta de cursos e eventos pela Unibacen é imensa). Continue nos estudos que vale a pena!

Comentário

• Adhara Estrela
                              • 07/04/12
                              • 421

Originally posted by mrg1b4 View Post
                              Nem sempre ter menos vagas é mais difícil. No último concurso tivemos o clássico "efeito manada" na Área 4. Pra BSB (que eram cerca de 100 vagas, se não me engano) a nota de corte foi maior do que pra SP (15 vagas). O problema é ter sangue frio pra ir confiante a uma prova com poucas vagas.

Quanto ao Banco, estou gostando bastante. Não só pela remuneração atrativa, mas também por ter conseguido alocação no setor de meu interesse. Além disso o incentivo à capacitação do servidor é contínuo (a oferta de cursos e eventos pela Unibacen é imensa). Continue nos estudos que vale a pena!
                              Obrigada por suas palavras. Seja muito feliz no Banco. Quando começarem os boatos de concurso, posta aqui, por favor.

Comentário

• toestudando
                                • 06/03/14
                                • 87

Pessoal, vou dar uma opinião que levei em consideração quando comecei a estudar... se for apenas para PASSAR no concurso (o que foi o meu caso, lá dentro vou tentar mudar), a área 6 é de longe a mais fácil. Ainda por cima é uma das que oferece mais vagas.

As matérias específicas são fáceis, não tem que usar muito raciocínio, é basicamente só leitura e memorização (um porre para quem é formado em exatas). Muitas questões dá para resolver usando o bom senso, as matérias são de "administração" geral, vc lê várias vezes e parece que deu na mesma (tirando alguns conceitos e definições e seus respectivos autores, o resto é tranquilo).

Comentário

• Obesinho
                                  • 11/01/14
                                  • 128

Originally posted by toestudando View Post
                                  Pessoal, vou dar uma opinião que levei em consideração quando comecei a estudar... se for apenas para PASSAR no concurso (o que foi o meu caso, lá dentro vou tentar mudar), a área 6 é de longe a mais fácil. Ainda por cima é uma das que oferece mais vagas.

As matérias específicas são fáceis, não tem que usar muito raciocínio, é basicamente só leitura e memorização (um porre para quem é formado em exatas). Muitas questões dá para resolver usando o bom senso, as matérias são de "administração" geral, vc lê várias vezes e parece que deu na mesma (tirando alguns conceitos e definições e seus respectivos autores, o resto é tranquilo).

Por ser a de conteúdo mais fácil, a área 6 acaba sendo a mais concorrida e tem a nota de corte mais alta. Em 2009 eu escolhi essa área e acabei perdendo. No concurso de 2013 escolhi a área 5 e fui aprovado dentro das vagas. Já na área 6, em 2013, mesmo com bastante vagas, a briga foi grande e muita gente boa ficou de fora.

Comentário

• Adhara Estrela
                                    • 07/04/12
                                    • 421

Alguém, estudando para o Bacen no feriado?
                                    Estou com Contabilidade.

Comentário

• Unifilar
                                      • 26/06/13
                                      • 51

Pessoal,

antes de tudo, ressalto que cada concurseiro possui particularidades na assimilação de seu estudo. Assim, o que funciona para o concurseiro A pode não ser efetivo para o B.

Dito isso, para a área 4 do BCB, creio que tanto Contabilidade Bancária (Cosif) quanto Supervisão Bancária precisam ser estudadas a partir de seu cerne: Letra do Cosif e normativos de Supervisão (Normativos de liquidação, Resoluções de Basileia etc).

A Letra do Cosif está disponível no sítio do BCB:
                                      'http://www4.bcb.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm&vid=nmsDeno rCosif:idvDenorCosif

Tem que estudar todos os 4 capítulos e funções das contas? CREIO que o primeiro capítulo seja suficiente. É interessante fazer muitos exercícios e anotar no Cosif, a cada exercício resolvido, onde está a resposta. Assim, como um mantra, você repete a resposta correta por diversas vezes.
                                      Há materiais de cursinhos que disponibilizam dicas de quais seções do Capítulo 1 do Cosif são mais exigidos em provas de concursos e, também, há materiais que compilam um bom quantitativo de exercícios.

Supervisão Bancária é pegar a letra dos normativos e ler -> assimilar -> fazer muitos exercícios -> anotar nos normativos os trechos mais recorrentes nas provas. Como disse anteriormente, há as resoluções de Basileia (I, II e III), há a lei de liquidação extrajudicial (Lei nº 6.024/1974) etc. Esse tema é fértil para a prova dissertativa. Um exemplo seria abordar o alcance da aplicação das resoluções de Basileia às Cooperativas de Crédito.

Bons estudos!

Comentário

• Adhara Estrela
                                        • 07/04/12
                                        • 421

Originally posted by Unifilar View Post
                                        Pessoal,

antes de tudo, ressalto que cada concurseiro possui particularidades na assimilação de seu estudo. Assim, o que funciona para o concurseiro A pode não ser efetivo para o B.

Dito isso, para a área 4 do BCB, creio que tanto Contabilidade Bancária (Cosif) quanto Supervisão Bancária precisam ser estudadas a partir de seu cerne: Letra do Cosif e normativos de Supervisão (Normativos de liquidação, Resoluções de Basileia etc).

A Letra do Cosif está disponível no sítio do BCB:
                                        'http://www4.bcb.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm&vid=nmsDeno rCosif:idvDenorCosif

Tem que estudar todos os 4 capítulos e funções das contas? CREIO que o primeiro capítulo seja suficiente. É interessante fazer muitos exercícios e anotar no Cosif, a cada exercício resolvido, onde está a resposta. Assim, como um mantra, você repete a resposta correta por diversas vezes.
                                        Há materiais de cursinhos que disponibilizam dicas de quais seções do Capítulo 1 do Cosif são mais exigidos em provas de concursos e, também, há materiais que compilam um bom quantitativo de exercícios.

Supervisão Bancária é pegar a letra dos normativos e ler -> assimilar -> fazer muitos exercícios -> anotar nos normativos os trechos mais recorrentes nas provas. Como disse anteriormente, há as resoluções de Basileia (I, II e III), há a lei de liquidação extrajudicial (Lei nº 6.024/1974) etc. Esse tema é fértil para a prova dissertativa. Um exemplo seria abordar o alcance da aplicação das resoluções de Basileia às Cooperativas de Crédito.

Bons estudos!

Adorei. Estudo para a área 4.
                                        Por favor, continue com as dicas.
                                        Você é do Banco?
                                        Obrigada!!!!

Comentário

• Unifilar
                                          • 26/06/13
                                          • 51

Olá, Adhara.
                                          Sim, estou no Banco.
                                          No que estiver ao meu alcance, posso colaborar.
                                          Disponha!

Comentário

• Adhara Estrela
                                            • 07/04/12
                                            • 421

Olá, Adhara.
                                            Sim, estou no Banco.
                                            No que estiver ao meu alcance, posso colaborar.
                                            Disponha!

Parabéns pela conquista.

Muito obrigada.
                                            Está gostando do Banco? É difícil aprender o serviço?
                                            Se puder colocar mais dicas da sua preparação. Tenho dificuldade ao montar ciclos de estudo.

Fico preocupada quanto ao que devo estudar para ser aprovada: se foco em PDFs, livros, vídeos...
                                            Sempre acho que estudo pouco.
                                            Seja muito feliz aí.
                                            Por que não faz um depoimento no setor "Como fui aprovado". Não tem ninguém do Bacen lá.

Comentário

• fabio.sobrinho
                                              • 05/05/15
                                              • 17

Vou iniciar os estudos pro BACEN...estou um pouco atrasado em relação à vocês mas, já estou na fase de planejamento dos estudos. Lendo o livro do WD (Como passar em provas e concursos), comprei o mapas mentais e memorização do FL e baixei o manual do concurseiro do Alexandre. Após terminar essa fase, vou pra escolha dos materiais...Vi nos depoimentos de muitos aprovados em diversos concursos que Estrategia e Ponto são bem recomendados né...além do EVP e Tec concursos. Sou formado em Sistemas de Informação, só que ainda não sei se vou pras áreas 1 e 2...não sou bom em desenvolvimento. Devo tentar área 4.

Estou iniciando na vida de concurseiro agora....O BACEN será meu concurso foco, mas tentarei outros pra pegar experiência também. Principalmente da área fiscal. É isso aí!!! Vamos continuar os estudos!!!

Grande abraço!

Comentário

• Califa
                                                • 17/02/14
                                                • 143

Vida de concurseiro da trabalho, mas recompensa!

Comentário

• Unifilar
                                                  • 26/06/13
                                                  • 51

Parabéns pela conquista.

Muito obrigada.
                                                  Está gostando do Banco? É difícil aprender o serviço?
                                                  Se puder colocar mais dicas da sua preparação. Tenho dificuldade ao montar ciclos de estudo.

Fico preocupada quanto ao que devo estudar para ser aprovada: se foco em PDFs, livros, vídeos...
                                                  Sempre acho que estudo pouco.
                                                  Seja muito feliz aí.
                                                  Por que não faz um depoimento no setor "Como fui aprovado". Não tem ninguém do Bacen lá.

Obrigado, Adhara, pelas palavras!

Respondendo aos seus questionamentos:

1) Sim, estou gostando de trabalhar no BCB. Predomina o ambiente técnico e, da amostra de pessoas que conheço de toda a sede (estou lotado em Brasília), a média se mostra muito simpática e profissional.
                                                  2) As diferentes Unidades dentro do BCB buscam diferentes habilidades dos servidores (existem as básicas que são comuns a todas as áreas, como urbanidade, comunicar-se bem etc). Mas fique tranquila, o BCB fornece todas as condições para que o servidor adquira todas as habilidades condizentes com a função que vier assumir.

Adhara, sobre como fui aprovado, as ações convergem às boas práticas do concurseiro: estudo frequente, muitos exercícios, bons materiais e perseverança. Não estudei por meio de vídeo-aulas (confesso que são soníferos para mim) e nem por ciclos.
                                                  Acredito que sua preocupação com o "estudo pouco" deveria ser cambiado para um questionamento pessoal sobre se o estudo tem sido de qualidade. Como testar? Exercícios!

Quando o tempo livre me for gentil, tento elaborar o depoimento sobre "Como fui aprovado".

Bons estudos!

Comentário

• Adhara Estrela
                                                    • 07/04/12
                                                    • 421

Obrigado, Adhara, pelas palavras!

Respondendo aos seus questionamentos:

1) Sim, estou gostando de trabalhar no BCB. Predomina o ambiente técnico e, da amostra de pessoas que conheço de toda a sede (estou lotado em Brasília), a média se mostra muito simpática e profissional.
                                                    2) As diferentes Unidades dentro do BCB buscam diferentes habilidades dos servidores (existem as básicas que são comuns a todas as áreas, como urbanidade, comunicar-se bem etc). Mas fique tranquila, o BCB fornece todas as condições para que o servidor adquira todas as habilidades condizentes com a função que vier assumir.

Adhara, sobre como fui aprovado, as ações convergem às boas práticas do concurseiro: estudo frequente, muitos exercícios, bons materiais e perseverança. Não estudei por meio de vídeo-aulas (confesso que são soníferos para mim) e nem por ciclos.
                                                    Acredito que sua preocupação com o "estudo pouco" deveria ser cambiado para um questionamento pessoal sobre se o estudo tem sido de qualidade. Como testar? Exercícios!

Quando o tempo livre me for gentil, tento elaborar o depoimento sobre "Como fui aprovado".

Bons estudos!

Muito obrigada por responder.
                                                    Tomara que seu tempo livre seja gentil bem rápido.
                                                    Você escreve bem. A prova foi difícil, parabéns. Você foi guerreiro.
                                                    Como está a chegada do restante dos aprovados?
                                                    Há rumores de um novo concurso?

Boas Energias em sua Caminhada.
                                                    Vou prestar área 4 para Brasília, mas não sou moradora desta. Tenho medo da área 6 (muita gente) e queria viver em um lugar mais tranquilo.

Comentário

• Adm Nathy
                                                      • 22/07/12
                                                      • 38

Estou estudando para a área 6, não por ser a mais fácil, mas por ser a mais próxima da minha formação: Administração e que tenho o imenso prazer de estudar. Acredito que a dificuldade de cada área dependerá do grau de afinidade com a matéria, existem pessoas muito boas em cálculos, que, por outro lado, possuem grande dificuldade em assimilação de matérias mais conceituais. Sou apaixonada pelo BACEN o que me desanima é que as áreas as vezes são condensadas. A estratégia do órgão é dividir as áreas pelas necessidades de pessoal quando da abertura do concurso, por isso quando se trata de áreas não muito relacionadas com a função típica do órgão é necessário pensar estrategicamente em quais matérias pegar para estudar antes do edital. Além disso, a mudança de banca, que é uma característica dos concursos do BACEN, surge como um fator complicador. Nada que uma grande motivação em trabalhar em dos melhores órgãos do país não supere.

Espero que o fórum seja uma ferramenta para trocar informações e compartilhar aprendizado.

Abraço.

Comentário

• Adhara Estrela
                                                        • 07/04/12
                                                        • 421

Vamos nos encontrar por aqui sábado na parte da noite. É uma forma de incentivar nossos estudos.

Comentário

• Adhara Estrela
                                                          • 07/04/12
                                                          • 421

Estou por aqui!!
                                                          Estudando Micro, Contabilidade....

Comentário

• PimentaR
                                                            • 05/01/15
                                                            • 17

E ai galera, bora movimentar esse grupo , ALGUÉM aí estudando pra caracas ??

Comentário

Working...
                                                            X