Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como é trabalhar com TI no BACEN

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • VictorDalton
    • 12/04/10
    • 166

Como é trabalhar com TI no BACEN

Creio que seja mais oportuno criar um novo tópico para falar sobre isso, uma vez que TI é um universo particular dentro de qualquer organização.

O Banco Central é um lugar que impressiona para qualquer Analista de TI, seja lá qual for a sua origem.

No Banco as coisas funcionam. Existem diversas DINE (Divisão de Área de Negócio), as quais cuidam de um subconjunto de sistemas do Banco, conforme a área de negócio.

Quem trabalha com banco de dados, verá que existem divisões com pessoal exclusivo para cuidar de Base de Dados de Desenvolvimento , Homologação e Produção. Existe mapeamento e controle de versão de TUDO que sobe para essas bases.

Muita coisa que vemos apenas em teoria para concursos ocorre na prática. Temos service desk, para telefonarmos quando desejamos instalar algum aplicativo na máquina, quando ocorre um problema técnico (tipo, uma multifuncional que emperra).

Utilizamos um programa, o HP Service Manager, para solicitarmos uma mudança em um sistema, para fazer uma requisição, abrir uma Ordem de serviço. É o ITIL na prática!

Quando você gere um projeto, utiliza um programa, o SGPRO, para controlar o ciclo do projeto, fornecendo indicadores para acompanhá-lo. Para auxiliá-lo nesta tarefa, uma pessoa do Escritório de Projetos vem na sua mesa lhe prestar assessoria. 100% PMBOK.

Bem, é muita coisa pra falar, o DEINF é enorme. Mas espero ter mostrado um pouco como as coisas funcionam aqui dentro.
  • Tanelorn
    • 02/05/11
    • 193

Re: Como é trabalhar com TI no BACEN

Originally posted by VictorDalton View Post
    Creio que seja mais oportuno criar um novo tópico para falar sobre isso, uma vez que TI é um universo particular dentro de qualquer organização.

O Banco Central é um lugar que impressiona para qualquer Analista de TI, seja lá qual for a sua origem.

No Banco as coisas funcionam. Existem diversas DINE (Divisão de Área de Negócio), as quais cuidam de um subconjunto de sistemas do Banco, conforme a área de negócio.

Quem trabalha com banco de dados, verá que existem divisões com pessoal exclusivo para cuidar de Base de Dados de Desenvolvimento , Homologação e Produção. Existe mapeamento e controle de versão de TUDO que sobe para essas bases.

Muita coisa que vemos apenas em teoria para concursos ocorre na prática. Temos service desk, para telefonarmos quando desejamos instalar algum aplicativo na máquina, quando ocorre um problema técnico (tipo, uma multifuncional que emperra).

Utilizamos um programa, o HP Service Manager, para solicitarmos uma mudança em um sistema, para fazer uma requisição, abrir uma Ordem de serviço. É o ITIL na prática!

Quando você gere um projeto, utiliza um programa, o SGPRO, para controlar o ciclo do projeto, fornecendo indicadores para acompanhá-lo. Para auxiliá-lo nesta tarefa, uma pessoa do Escritório de Projetos vem na sua mesa lhe prestar assessoria. 100% PMBOK.

Bem, é muita coisa pra falar, o DEINF é enorme. Mas espero ter mostrado um pouco como as coisas funcionam aqui dentro.
    Valeu pela explicação Dalton! Muito interessante é saber que as coisas no BACEN realmente funcionam e que vão além da teoria estudada nas diversas ramificações da TI, o que não acontece em diversas outras instituições publicas e privadas que temos por ai...

Gostaria de saber se existem muitos projetos de TI parados por ai por falta de gente e se a demanda por analistas de TI é grande? Se puder, vc poderia citar alguns projetos que são realmente interessantes e que são muito necessários ao banco?

Comentário

• VictorDalton
      • 12/04/10
      • 166

Originally posted by Tanelorn View Post
      Valeu pela explicação Dalton! Muito interessante é saber que as coisas no BACEN realmente funcionam e que vão além da teoria estudada nas diversas ramificações da TI, o que não acontece em diversas outras instituições publicas e privadas que temos por ai...

Gostaria de saber se existem muitos projetos de TI parados por ai por falta de gente e se a demanda por analistas de TI é grande? Se puder, vc poderia citar alguns projetos que são realmente interessantes e que são muito necessários ao banco?
      Tanelorn,

saber alguns projetos eu sei SIM, mas acho que seria inapropriado de minha parte divulgar publicamente.

A demanda por analistas de TI é MUITO GRANDE, grande mesmo. O último concurso sequer chegou a recompor a quantidade de aposentadorias após a divulgação do edital, no final de 2009.

Acreditem em mim quando digo que a nossa torcida pela chegada de vocês é tão grande quanto a própria ansiedade de vocês em vir para cá.

Comentário

• Kalil_BSB
        • 01/02/12
        • 6

Tanelorn,

saber alguns projetos eu sei SIM, mas acho que seria inapropriado de minha parte divulgar publicamente.

A demanda por analistas de TI é MUITO GRANDE, grande mesmo. O último concurso sequer chegou a recompor a quantidade de aposentadorias após a divulgação do edital, no final de 2009.

Acreditem em mim quando digo que a nossa torcida pela chegada de vocês é tão grande quanto a própria ansiedade de vocês em vir para cá.
        Victor, há demanda para a área de Infra na TI ou apenas para Desenvolvimento?

Comentário

• VictorDalton
          • 12/04/10
          • 166

Originally posted by Kalil_BSB View Post
          Victor, há demanda para a área de Infra na TI ou apenas para Desenvolvimento?
          Onde houver TI, acredite, tá faltando analista. E isso vale para TODO o Banco.

Comentário

• Slothrop
            • 03/07/12
            • 34

Muito bom ler isso. Eu tinha perguntado sobre a parte de TI há uns tempos no tópico geral, exatamente pelo que você disse - sempre tem suas particularidades, e geralmente surpresas desagradáveis. Ótimo saber que no Bacen a coisa funciona de forma diferente.

Comentário

• souza305
              • 20/04/10
              • 79

Caro amigo Dalton, saberia me dizer como é o correio eletrônico do BACEN? Sou Analista na CEF e trabalho com correio, aqui é muito desorganizado para atender uma demanda tão grande de mensagens por dia, a poucos meses atrás ainda usávamos o Exchange 2003 junto com o Outlook 2003 para vc ter idéia e só agora saímos da caverna e migramos para o Exchange 2010. Pergunto isso, pois não sei se esse tipo de conhecimento é bom para o BACEN. Abraços

Comentário

• VictorDalton
                • 12/04/10
                • 166

Originally posted by souza305 View Post
                Caro amigo Dalton, saberia me dizer como é o correio eletrônico do BACEN? Sou Analista na CEF e trabalho com correio, aqui é muito desorganizado para atender uma demanda tão grande de mensagens por dia, a poucos meses atrás ainda usávamos o Exchange 2003 junto com o Outlook 2003 para vc ter idéia e só agora saímos da caverna e migramos para o Exchange 2010. Pergunto isso, pois não sei se esse tipo de conhecimento é bom para o BACEN. Abraços

Olha Souza,

A ferramenta de correio eletrônico é muito importante para nós e a utilizamos o tempo inteiro, seja para controle das demandas, agendar reuniões ou manter registro de tudo que nos é solicitado.

Não conheço o Exchange 2003, e não sei o quão ruim ele é. Utilizamos o 2007 SP3, que parece atender muito bem às nossas necessidades. Imagino que o 2010 traga novidades interessantes, mas nem sempre o banco usa as versões mais novas das aplicações. Licenças custam caro.

Certa vez precisava de uma aplicação para manipular arquivos BPM, e as licenças do Visio 2010 haviam esgotado. Entretanto, o service desk me ofereceu o Bizagi, que servia para tudo que eu precisava, e ainda era gratuita. O Banco utiliza recursos com parcimônia, o que não significa pão-durice, nem carência de recursos. Carência por aqui, só de pessoal. Esperamos a chegada de vocês.

Abraço!

Comentário

• souza305
                  • 20/04/10
                  • 79

Olha Souza,

A ferramenta de correio eletrônico é muito importante para nós e a utilizamos o tempo inteiro, seja para controle das demandas, agendar reuniões ou manter registro de tudo que nos é solicitado.

Não conheço o Exchange 2003, e não sei o quão ruim ele é. Utilizamos o 2007 SP3, que parece atender muito bem às nossas necessidades. Imagino que o 2010 traga novidades interessantes, mas nem sempre o banco usa as versões mais novas das aplicações. Licenças custam caro.

Certa vez precisava de uma aplicação para manipular arquivos BPM, e as licenças do Visio 2010 haviam esgotado. Entretanto, o service desk me ofereceu o Bizagi, que servia para tudo que eu precisava, e ainda era gratuita. O Banco utiliza recursos com parcimônia, o que não significa pão-durice, nem carência de recursos. Carência por aqui, só de pessoal. Esperamos a chegada de vocês.

Abraço!
                  Dalton, saberia me dizer se precisam de gente com conhecimento com correio eletrônico? Estou curtindo pra caramba mas tenho medo que isso não me sirva para muita coisa no futuro. Abraço

Comentário

• Concurseiro_abx
                    • 20/08/10
                    • 140

VictorDalton, valeu por abrir esse tópico e pelos esclarecimentos.

Vc acha que os futuros analistas de TI serão alocados em BSB ou haverá distribuição para outras capitais? Se houver essa distribuiçao, quais capitais vc acha que serão "contempladas"?

Obrigado!

Comentário

• igvieira
                      • 26/03/09
                      • 12

Eu também tenho esta curiosidade, mas sei, e acredito que o companheiro que escreveu a mensagem também saiba, que o mais importante é estudar e ser aprovado!

Só não nego que também gostaria de saber sobre as possíveis praças para TI, além, é claro, de Brasília.

Originally posted by Concurseiro_abx View Post

Vc acha que os futuros analistas de TI serão alocados em BSB ou haverá distribuição para outras capitais? Se houver essa distribuiçao, quais capitais vc acha que serão "contempladas"?

Obrigado!

Comentário

• octaviope
                        • 20/03/12
                        • 3

Pessoal,

Venho aqui complementar as palavras do Victor.

Fui terceirizado durante um bom tempo no BACEN-BSB e digo a vocês que nunca trabalhei numa instituição tão organizada com a sua TI.

Inclusive, ainda hoje, existe um filho meu lá.....calma...o filho é uma consulta aos médicos e especialidades médicas do PASBC, fui eu quem desenvolvi na época tal aplicação e esta no portal do BACEN.

Atualmente estou no MPOG, sou ATI aqui e ja tem algums meses que tou focado pro BACEN, pois desejo voltar pra lá como servidor e parar DE VEZ com o estudo pra concurso.

Comentário

• VictorDalton
                          • 12/04/10
                          • 166

Originally posted by Concurseiro_abx View Post

Obrigado!
                          A força da TI do Banco reside em BSB, e Recife é o segundo núcleo.
                          Que eu saiba, existem divisões menores também no Rio, São Paulo e BH.

A distribuição de vagas para o concurso ocorre após remoção interna, na qual os funcionários do Banco primeiro escolhem as vagas disponíveis, e depois as remanescentes são disponibilizadas no concurso.

Pelo que eu vejo, o povo de Brasília é bastante satisfeito com a cidade, e as vagas das Regionais sempre aparecem no certame. E, mesmo que não apareçam, uma vez aqui dentro você pode correr atrás dos seus interesses. Sempre, claro, alinhado com o Banco.

Comentário

• VictorDalton
                            • 12/04/10
                            • 166

Originally posted by souza305 View Post
                            Dalton, saberia me dizer se precisam de gente com conhecimento com correio eletrônico? Estou curtindo pra caramba mas tenho medo que isso não me sirva para muita coisa no futuro. Abraço
                            Uma coisa é precisar, outra coisa é você ser útil ou não.

Não sei dizer se nossa infraestrura de email interno tenha urgência de reposição de pessoal, mas, estando em seu currículo e havendo VAGA (o mais importante), certamente você trabalharia na área.

A gente percebe uma ansiedade muito grande dos recém-chegados em logo já trabalhar na área que gosta, ou na sede desejada. Isso é saudável apenas até certo ponto.

Particularmente acho que a gente primeiro tem que chegar dando a cara a tapa, se apresentando pra atender as NECESSIDADES DO BANCO. Depois que você ocupar o seu espaço, estabelecer sua rede de relacionamentos, aí sim começa a mexer seus pauzinhos e buscar os seus interesses.

Tem gente que senta na baia falando em ir embora e mudar de cidade. Eu não sei se vem da minha formação militar, mas isso me incomoda muito, e incomoda também aos mais antigos (leia-se CHEFES). A gente passa no concurso para SERVIR AO ÓRGÃO, não pro ÓRGÃO FICAR NOS SERVINDO.

Claro que todo mundo tem objetivos pessoais, e o Banco sempre busca conciliar esses interesses, analisando currículos, distibuindo as vagas em concursos de remoção, atendendo inclusive a solicitações pessoais, mesmo extratemporalmente. Mas tem gente que exagera.

#ficaadica

Comentário

• Slothrop
                              • 03/07/12
                              • 34

Dalton, você sabe/pode dizer se a rotina diária envolve muito trabalho em projetos de código aberto (envio de patches etc.)? Imagino que dependa muito da área, não?

É só uma curiosidade mesmo. Pergunto por conta da posição do governo federal de apoio ao software livre.

Comentário

• optmus
                                • 07/04/12
                                • 2

Dalton, você ouviu alguma coisa se a próxima prova vai ter infra e desenvolvimento separado ou vai se um único cargo?

Comentário

• VictorDalton
                                  • 12/04/10
                                  • 166

Originally posted by Slothrop View Post
                                  Dalton, você sabe/pode dizer se a rotina diária envolve muito trabalho em projetos de código aberto (envio de patches etc.)? Imagino que dependa muito da área, não?

É só uma curiosidade mesmo. Pergunto por conta da posição do governo federal de apoio ao software livre.
                                  Acho que esta pergunta não está bem colocada, ou eu não entendi direito. A questão de o software ser livre ou não tem como referência o cliente que utiliza o software.

O banco desenvolve os seus próprios sistemas. Ele não adquire software livre (ou não) de outros.

Entendi mal?

Comentário

• VictorDalton
                                    • 12/04/10
                                    • 166

Originally posted by optmus View Post
                                    Dalton, você ouviu alguma coisa se a próxima prova vai ter infra e desenvolvimento separado ou vai se um único cargo?
                                    A história que ouvimos é que o banco adorou que a seleção do concurso tenha unificado infra e desenvolvimento. O perfil dos selecionados agradou bastante ao DEINF. Então acho muito difícil que separem novamente.

Comentário

• Slothrop
                                      • 03/07/12
                                      • 34

Acho que esta pergunta não está bem colocada, ou eu não entendi direito. A questão de o software ser livre ou não tem como referência o cliente que utiliza o software.

O banco desenvolve os seus próprios sistemas. Ele não adquire software livre (ou não) de outros.

Entendi mal?
                                      Não, você entendeu certo mesmo, apesar de eu ter formulado a pergunta de forma meio confusa. Mas como disse, era só curiosidade mesmo, valeu pela resposta.

Comentário

• concurseirasou
                                        • 17/05/11
                                        • 3

Obrigada pelos valiosos esclarecimentos.

Gostaria de saber como é o plano de saúde do banco para quem tem como dependente pai e mãe. Também gostaria de saber o horário de trabalho do banco, quantas horas são e se há flexibilidade.

Agradeço desde já.

Comentário

• VictorDalton
                                          • 12/04/10
                                          • 166

Originally posted by concurseirasou View Post
                                          Obrigada pelos valiosos esclarecimentos.

Gostaria de saber como é o plano de saúde do banco para quem tem como dependente pai e mãe. Também gostaria de saber o horário de trabalho do banco, quantas horas são e se há flexibilidade.

Agradeço desde já.
                                          O Banco possui, reconhecidamente, um dos melhores planos de saúde da Administração Pública. Se seus pais são dependentes de você, eles podem ser cadastrados tranquilalmente como tal. Mesmo pai e mãe que não sejam dependentes podem ser cadastrados como dependentes indiretos. A alíquota é maior, mas parece compensar, porque muita gente cadastra dependentes indiretos no plano de saúde.

O horário de trabalho do DEINF é de 7 horas corridas, para quem não tem cargo comissionado. Existem horários de 8 às 15 e 12 às 19.
                                          Quanto a outros setores do Banco, existem departamentos que fazem horário corrido e departamentos que não.
                                          Last edited by VictorDalton; Fri, 21/12/12, 07:01 AM.

Comentário

• SJ_Operador
                                            • 26/11/08
                                            • 223

O Banco possui, reconhecidamente, um dos melhores planos de saúde da Administração Pública. Se seus pais são dependentes de você, eles podem ser cadastrados tranquilalmente como tal. Mesmo pai e mãe que não sejam dependentes podem ser cadastrados como dependentes indiretos. A alíquiota é maior, mas parece compensar, porque muita gente cadastra dependentes indiretos no plano de saúde.

O horário de trabalho do DEINF é de 7 horas corridas, para quem não tem cargo comissionado. Existem horários de 8 às 15 e 12 às 19.
                                            Quanto a outros setores do Banco, existem departamentos que fazem horário corrido e departamentos que não.
                                            Victor,
                                            Vc saberia dizer quais são os departamentos que trabalham 7 horas corridas?
                                            Como isso é visto no Bacen? Não há problemas quanto a isso, uns trabalharem 8 e outros 7?

Comentário

• VictorDalton
                                              • 12/04/10
                                              • 166

Originally posted by SJ_Operador View Post
                                              Victor,
                                              Vc saberia dizer quais são os departamentos que trabalham 7 horas corridas?
                                              Como isso é visto no Bacen? Não há problemas quanto a isso, uns trabalharem 8 e outros 7?
                                              Infelizmente não sei. Esse Banco tem tanta sigla interna... e quanto a ciúmes sobre uns trabalharem 8 e outros 7, isso é uma história antiga. Mas cada Departamento é um mundo, então não dá pra ficar tomando conta da vida dos outros...

Comentário

• floripa_rails
                                                • 07/09/10
                                                • 196

Victor, várias perguntas de uma só vez. Se for possivel pra você responder, agradeço antecipadamente.
                                                Há a contagem de pontos de função na fase inicial dos projetos do BCB, ou segue-se algum outro método, digamos, mais ágil?
                                                Existem equipes trabalhando da mesma forma do Serpro e Dataprev, como fábricas, escritório de projetos, pessoas a.k.a. recursos? E mais, o analista casa com a "criatura" depois de entregue ou vida que segue? E aproveitando, java é o carro-chefe ou existem vários "sabores" rsrsrs... (mesmo java temos vários frameworks...)

Comentário

• VictorDalton
                                                  • 12/04/10
                                                  • 166

Originally posted by floripa_rails View Post
                                                  Victor, várias perguntas de uma só vez. Se for possivel pra você responder, agradeço antecipadamente.
                                                  Há a contagem de pontos de função na fase inicial dos projetos do BCB, ou segue-se algum outro método, digamos, mais ágil?
                                                  Existem equipes trabalhando da mesma forma do Serpro e Dataprev, como fábricas, escritório de projetos, pessoas a.k.a. recursos? E mais, o analista casa com a "criatura" depois de entregue ou vida que segue? E aproveitando, java é o carro-chefe ou existem vários "sabores" rsrsrs... (mesmo java temos vários frameworks...)
                                                  Rapaz, dá pra responder SIM pra todas as suas perguntas. TODAS.

Contagem de pontos de função ocorrem somente para projetos terceirizados, que a fábrica vai desenvolver/manutenir. Afinal de contas, a empresa recebe com base nos pontos de função.

Aqui no Banco pode ser de nós mesmos desenvolvermos alguns projetos, ou uma fábrica (terceirizado). Quando a gente mesmo desenvolve, pode SIM acontecer de você casar com a criatura, ainda mais em tempos de carência de pessoal. Mas não é nada irreversível, concursos de remoção interna servemm pra isso, não gostou de uma divisão ou coordenação, é só pedir pra mudar.

Java é nosso carro chefe, mas dá pra trabalhar com outras linguagens. Aqui tem Natural, DOT.NET, tem gente até desenvolvendo pra celular (vide aplicativo Calculadora do Cidadão, pra iPhone e Android).

Comentário

• DAlves
                                                    • 13/02/12
                                                    • 3

Victor, boa tarde.

Você pode dar mais detalhes de como é o trabalho em si. Por exemplo: o TI do BACEN tem contato direto com usuário a ponto de "atrapalhar" o serviço de desenvolvimento, análise, etc.?

A formalidade que você citou no começo do tópico: ambientes de desenvolvimento, homologação, produção, programa da HP para requisição, O.S, atrapalha ou faz as coisas no TI demorarem a acontecer?

Comentário

• VictorDalton
                                                      • 12/04/10
                                                      • 166

Originally posted by DAlves View Post
                                                      Victor, boa tarde.

Você pode dar mais detalhes de como é o trabalho em si. Por exemplo: o TI do BACEN tem contato direto com usuário a ponto de "atrapalhar" o serviço de desenvolvimento, análise, etc.?

A formalidade que você citou no começo do tópico: ambientes de desenvolvimento, homologação, produção, programa da HP para requisição, O.S, atrapalha ou faz as coisas no TI demorarem a acontecer?
                                                      Um pouco de tudo. O Contato com o usuário é fundamental para evitar o retrabalho, mas o excesso às vezes pode atrapalhar.

Quanto às OSs, utilização do Service Manager, etc, vejo como essencial para controle das requisições. Tenho uma planilha de Excel tão grande com serviços que seria impossível gerenciá-los sem a ferramenta.

Comentário

• charlesbar
                                                        • 20/11/09
                                                        • 7

Souza
                                                        Tb sou da CEF, poderemos trocar informações com objetivos comuns.

Comentário

• souza305
                                                          • 20/04/10
                                                          • 79

Originally posted by charlesbar View Post
                                                          Souza
                                                          Tb sou da CEF, poderemos trocar informações com objetivos comuns.
                                                          Qual a sua unidade?

Comentário

• charlesbar
                                                            • 20/11/09
                                                            • 7

TI - Desenvolvimento SP

Comentário

Working...
                                                            X