Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida quanto a aquisição de bibliografia

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Eric. R
    • 20/01/10
    • 5

Dúvida quanto a aquisição de bibliografia

Saudações a todos

Gostaria que alguem me ajudasse a esclarecer uma dúvida.

Ainda faltam dois anos ( no mínimo) pra eu me formar e estou decidido a começar a me preparar para o concurso da área fiscal. Portanto, após ler as dicas dadas pelo Deme e pelo Alexandre Meirelles relativas a bibliografias para concursos cuja banca seja a ESAF, fiz uma pesquisa de preços e orcei por alto um investimento de mil reais em livros. O problema é que metade desse valor corresponde a livros de Direito que, segundo o próprio Alexandre, ficam desatualizados rapidamente. Então minha dúvida é: será que daqui há dois anos, quando já estiver formado, terei que gastar novamente com livros dessa matéria, visto que provavelmente eles estarão desatualizados? Ou vcs acham que é possível suprir as mudanças que ocorrerem baixando leis no site do planalto, lendo informativos do STF e STJ e jornais jurídicos sobre novidades legislativas ou jurisprudências ?

Obrigado a todos
  • Lemming
    • 20/03/09
    • 63

Re: Dúvida quanto a aquisição de bibliografia

Fala! Tudo certo?
    Pq não compra apenas os livros que tem certeza que terá o tempo disponível p/ estudar agora?
    Na minha opinião, não faz mto sentido comprar livros apenas pra empilhar!
    Guarda o $$ num fundo rendendo um pouquinho, afinal, 1 livro hoje = 1 livro + exercícios comentados daqui a 2 anos! =D

Acredito que todos os livros p/ concurso acabam hora ou outra desatualizados. Alguns pela matéria (direito, por ex), outros simplesmente por novas erratas, compilações de exercícios, algum método novo etc.

Abs!

Comentário

• NooB-RS
      • 21/11/09
      • 39

Eric, ainda estou "engatinhando" nessa área de concursos, mas o que eu posso dizer é o seguinte: algumas matérias mudam mais que as outras. O primeiro passo (e um dos mais importantes) você já deu, que é escolher a área. Algumas matérias que costumam cair na grande maioria dos concursos da área fiscal mudam pouco e você pode começar estudando desde cedo, como, por exemplo, Português e Raciocínio Lógico. No último edital de Auditor Fiscal da Receita Federal (AFRF) caiu inglês/espanhol também.

Os direitos mudam mesmo, mas às vezes as mudanças são poucas, então se você começar a estudar, digamos, Direito Constitucional hoje, daqui a dois anos a maior parte do que você estudou ainda vai estar valendo (afinal não esperamos que a nossa Constituição mude radicalmente nesse período). Minha dica seria, por exemplo, comprar um bom livro de Constitucional (como o do VP e MA, veja em http://www.forumconcurseiros.com/for...play.php?f=640 algumas dicas de bibliografias) e estudar por ele, acompanhando pela internet mesmo, a cada 6 seis meses, se saiu alguma nova edição do livro. Saiu a edição? Hora de ir numa biblioteca ou numa mega livraria (daquelas que tem cadeirinhas e poltronas pra gente sentar confortavelmente) e analisar com calma o que mudou. Você pode tamber acompanhar as mudanças pelos próprios sites oficiais do governo.

Como você tem tempo, o ideal seria você selecionar algumas poucas matérias que são mais comuns a todos os concursos dessa área e formar uma boa base nelas (como português, matemática financeira, raciocínio lógico, direito constitucional e administrativo). Acho que vi em algum lugar escritos as matérias mais importantes pra essa área fiscal, só não lembro onde. Como o colega acima falou, não adianta você querer estudar tudo de uma vez, que você só vai se estressar e gastar dinheiro à toa. Além de criar a base, é importante que você crie também o hábito de estudar, que pode ser BEM difícil...

E uma última dica: não negligencie português. Para você ter uma idéia da importância, a primeira colocada nesse último concurso da SEFAZ/RS teve um ótimo desempenho, fez 85% do total de acertos, gabaritou várias provas, mas em português fez o mínimo, 15. Já pensou se ela fica por uma questão? Se fosse eu acho que me atirava embaixo de um caminhão de lixo...

Então é isso, acho que escrevi um pouco demais... Abraço e boa sorte nos estudos.

Comentário

• NooB-RS
        • 21/11/09
        • 39

Em tempo: algumas (poucas) editoras disponibilizam atualizações dos livros no seu site, para download.

Comentário

• _EHCM_
          • 21/12/09
          • 47

Compra e vai estudando...afinal, 2 anos de preparação faz a diferença!!

Comentário

Working...
          X