Announcement

Collapse
No announcement yet.

IBGE 2015

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • NilsonSato
    • 15/03/13
    • 16

IBGE 2015

Tópico dedicado ao concurso do IBGE, supostamente a ser realizado no ano de 2015, para os cargos de nível superior (Analista e Tecnologista)

Informações úteis:

Remuneração:
    variável de acordo com titulação e avaliação de desempenho: podendo chegar até R$7000,00 (sem Titulação) a R$8500,00 (Doutorado)

Disciplinas do último edital:
    Português, Inglês e Raciocínio Lógico (Inclui Matemática e Estatística) + Específicas

último edital:
    http://www.cesgranrio.org.br/concurs...px?id=ibge0313
  • guitarman
    • 06/09/14
    • 9

vamo que vamo...

Comentário

• schemer
      • 03/05/11
      • 159

Fiz pra Analista Socioeconômico em 2013. Tinha de acertar umas 8 questões de economia a mais pra classificar dentro das vagas, mas não tinha estudado nada. Até que não fui mal. Se tiver vagas nessa área, vou de novo.

Comentário

• Jibril
        • 18/07/14
        • 33

Sou de da área de economia e talvez vou fazer a prova. Não espero passar porque não quero perder o foco pra estudar pro IBGE.

Comentário

• naocensurado
          • 11/08/15
          • 4

Originally posted by schemer View Post
          Fiz pra Analista Socioeconômico em 2013. Tinha de acertar umas 8 questões de economia a mais pra classificar dentro das vagas, mas não tinha estudado nada. Até que não fui mal. Se tiver vagas nessa área, vou de novo.
          É pra esse mesmo que eu queria prestar... Você estudou como? Para a parte comum é mais fácil encontrar material, mas e pra parte específica?

Comentário

• schemer
            • 03/05/11
            • 159

Originally posted by naocensurado View Post

É pra esse mesmo que eu queria prestar... Você estudou como? Para a parte comum é mais fácil encontrar material, mas e pra parte específica?
            Olá, naocensurado.

Em 2013 deveria ter estudado mais economia, que é uma das duas partes que de fato fizeram a diferença na classificação final. Eu conhecia a teoria, mas não tinha prática em fazer exercícios. Hoje não tenho problemas com isso. Não tive tempo de estudar pois estava terminando o meu TCC de graduação.

Se for pra dar uma dica, recomendo que você esteja no ponto de acertar uns 85% de provas de economia de concursos por aí pra ter uma margem de segurança pra esse cargo. Ele foi bem disputado, pois atrai muitos cariocas que estudam para outros concursos como uma espécie de cargo intermediário.

Acertando menos talvez dê pra ficar entre os melhores (eu fiquei razoavelmente bem colocado), mas pode não ser o suficiente pra ser chamado. No meu caso eu vi que o último chamado e eu a diferença foi de 8 questões da parte específica (acertei 21 de 35). Uns 16 pontos. Eu fui bem mal na parte de economia (acertei 11 de 22) e sei que esse foi meu ponto fraco. A prova foi bem fácil.

A outra parte importante é uns conceitos sobre ciências sociais e demografia. Sobre isso recomendo ler esses dois posts meus:
            http://www.forumconcurseiros.com/for...12#post1947812
            http://www.forumconcurseiros.com/for...12#post1928712

Eu fui muito bem nessa parte (acertei 10 de 13), então acho que seguir o mesmo caminho é uma boa medida.

Se puder te ajudar com qualquer outra coisa é só falar.

Comentário

• naocensurado
              • 11/08/15
              • 4

Originally posted by schemer View Post

Olá, naocensurado.

Em 2013 deveria ter estudado mais economia, que é uma das duas partes que de fato fizeram a diferença na classificação final. Eu conhecia a teoria, mas não tinha prática em fazer exercícios. Hoje não tenho problemas com isso. Não tive tempo de estudar pois estava terminando o meu TCC de graduação.

Se for pra dar uma dica, recomendo que você esteja no ponto de acertar uns 85% de provas de economia de concursos por aí pra ter uma margem de segurança pra esse cargo. Ele foi bem disputado, pois atrai muitos cariocas que estudam para outros concursos como uma espécie de cargo intermediário.

Acertando menos talvez dê pra ficar entre os melhores (eu fiquei razoavelmente bem colocado), mas pode não ser o suficiente pra ser chamado. No meu caso eu vi que o último chamado e eu a diferença foi de 8 questões da parte específica (acertei 21 de 35). Uns 16 pontos. Eu fui bem mal na parte de economia (acertei 11 de 22) e sei que esse foi meu ponto fraco. A prova foi bem fácil.

A outra parte importante é uns conceitos sobre ciências sociais e demografia. Sobre isso recomendo ler esses dois posts meus:
              http://www.forumconcurseiros.com/for...12#post1947812
              http://www.forumconcurseiros.com/for...12#post1928712

Eu fui muito bem nessa parte (acertei 10 de 13), então acho que seguir o mesmo caminho é uma boa medida.

Se puder te ajudar com qualquer outra coisa é só falar.

Opa, muito obrigado pelas dicas!
              Só uma coisa, você tem alguma recomendação de curso de Economia online dos mais conhecidos para concursos? Digo isso porque a área é ampla, e não acho que vá cair no nível de profundidade que cai no BACEN, por exemplo. O que eu deveria estudar?

Comentário

• schemer
                • 03/05/11
                • 159

Originally posted by naocensurado View Post

Opa, muito obrigado pelas dicas!
                Só uma coisa, você tem alguma recomendação de curso de Economia online dos mais conhecidos para concursos? Digo isso porque a área é ampla, e não acho que vá cair no nível de profundidade que cai no BACEN, por exemplo. O que eu deveria estudar?
                Não é tão amplo quanto o BACEN, mas cobra o essencial de micro e macro. Anos atrás o livro do Viceconti era recomendado no fórum pra esse tipo de coisa, mas eu nunca usei. Acho que vídeo aulas com um bom professor ou um bom curso em pdf deve cobrir tudo. O importante mesmo é você treinar questões.

Comentário

• camilarl
                  • 04/08/11
                  • 68

Olá! Gostaria de saber se procede a informação que li em um site de concursos de que as vagas para nível superior serão apenas com lotação no RJ?

Comentário

• camilarl
                    • 04/08/11
                    • 68

Originally posted by RUMO AOS 15K
                    pelo edital anterior sim, as vagas eram apenas para a cidade do Rio de Janeiro.

Entendi...
                    No Edital 06/2009 teve vaga para o ES _ nível superior. Vamos aguardar pra ver se no próximo terá alguma ou não. Porém, a maioria deve ser mesmo para o RJ.

Comentário

• AOSantos
                      • 23/08/15
                      • 3

Pessoal, eu estou tentando estudar para este concurso do IBGE para a vaga de Analista - Orçamento e Finanças. Porém estou com muita dificuldade em encontrar material ou curso sobre o conteúdo específico.

Moro em São Paulo e para mim precisa ser um curso online já que é o que mais se adequa ao meu ritmo de trabalho/estudo. Não consegui achar nenhum curso focado nesse concurso e para esta vaga específica.

Alguém poderia ajudar a dar uma dica de material e curso online para este concurso?

Muito obrigado!

Comentário

• Pamellasp
                        • 07/07/15
                        • 4

Originally posted by AOSantos View Post
                        Pessoal, eu estou tentando estudar para este concurso do IBGE para a vaga de Analista - Orçamento e Finanças. Porém estou com muita dificuldade em encontrar material ou curso sobre o conteúdo específico.

Moro em São Paulo e para mim precisa ser um curso online já que é o que mais se adequa ao meu ritmo de trabalho/estudo. Não consegui achar nenhum curso focado nesse concurso e para esta vaga específica.

Alguém poderia ajudar a dar uma dica de material e curso online para este concurso?

Muito obrigado!

AO Santos
                        Também estou estudando para o IBGE e realmente há pouco material específico ainda para o concurso, no meu caso estudo para Tecnologista e o que eu estou fazendo por enquanto é estudar pelo Eu Vou Passar (conhece?) estudando as matérias separadamente tendo por base as disciplinas do último edital. Não sei se é o seu caso, mas pra mim que comecei há pouco essa vida de concurseira, ter professores explicando a matéria pra você te dá segurança pra seguir nos estudos, também faço exercícios pelo site Questões de Concurso. Bom por enquanto tô nisso só, se mais alguém tiver mais dicas por favor compartilhem conosco, rs.

Comentário

• AOSantos
                          • 23/08/15
                          • 3

Obrigado Pamellasp!

Eu estou percebendo que vou ter que fazer esse apanhado de matérias mesmo porque não consegui ainda achar um curso online focado no IBGE. Eu também estou na mesma que você, faz pouco tempo que entrei nessa de concurso apesar de já ter participado de algum certame ou outro, porém não tão decidido quanto agora em ser servidor público.

Vou começar estudando as matérias e tentar fazer esse apanhado. Vou começar pelas específicas do meu cargo. Mas ainda não decidi em qual vou fechar. Ouvi falar bem do site Eu Vou Passar só que não tem o curso da específica do meu cargo. Outro site que eu ouvi falar também é o Estratégia Concursos só que este parece ser mais caro também.

A minha impressão é que o IBGE não é daqueles concursos dos mais visados. A maioria dos concurseiros focam em outros concursos. Mas como estou começando no ramo eu posso estar enganado. Como disse, é só a minha impressão.

Comentário

• Pamellasp
                            • 07/07/15
                            • 4

AOSantos
                            Vi que no site do Estratégia Concursos tem material específico para Analista de Orçamento e finanças, dada a qualidade dos materiais deles (sempre vejo muito no depoimento dos aprovados) me parece um ótimo investimento se você estiver com um orçamento mais bacana. Quanto ao concurso em si, a minha percepção é que ele não é o objetivo de muitos que o fazem, mas acaba sendo bem concorrido possivelmente pelas matérias afins com tantas outras provas e é visto como um ótimo cargo intermediário para quem quer ter uma segurança de emprego a curto/médio prazo para tentar os concursos top no futuro. Como o Rumo aos 15K disse e fui conferir, a média de aprovação dos primeiros colocados é de 90 pontos e a nota média de aprovação ficava em mais de 80.. .

Comentário

• mmcmmc
                              • 13/10/14
                              • 10

Pessoal, boa noite.

Alguém sabe qual o salário e os benefícios do IBGE?

Vlw!

Comentário

• rodrigorqs
                                • 12/10/15
                                • 2

Pessoal, eu vou fazer o concurso para técnico.
                                Inclusive já adquiri material para estudo, não sei se posso postar aqui o local.

Sou de São Paulo, vi uma reportagem que parece que terão cerca de 31 vagas para técnico e que provavelmente o ibge vai solicitar os 50% a mais no ano seguinte, como fez no concurso de 2013.

Como disse nosso amigo ali em cima, faca na caveira gente!

Comentário

• Guerreiro0
                                  • 18/02/14
                                  • 6

Originally posted by rodrigorqs View Post
                                  Pessoal, eu vou fazer o concurso para técnico.
                                  Inclusive já adquiri material para estudo, não sei se posso postar aqui o local.

Sou de São Paulo, vi uma reportagem que parece que terão cerca de 31 vagas para técnico e que provavelmente o ibge vai solicitar os 50% a mais no ano seguinte, como fez no concurso de 2013.

Como disse nosso amigo ali em cima, faca na caveira gente!

Também pretendo prestar esse concurso.. Qual material vc adquiriu?

Estou pensando em estudar a parte de geografia por apostila, alguém recomenda alguma? Ou seria melhor esses livros de geografia do ensino médio, será que eles dão conta?

Comentário

• edpatrik
                                    • 02/07/13
                                    • 39

Originally posted by Guerreiro0 View Post

Estou pensando em estudar a parte de geografia por apostila, alguém recomenda alguma? Ou seria melhor esses livros de geografia do ensino médio, será que eles dão conta?
                                    Sou técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE, convocado por ocasião do último concurso, realizado em 2013.

Estudei a parte de Geografia basicamente com apostilas de cursinhos pré-vestibular adquiridas num sebo. Não se esqueça de procurar pelas mais atualizadas.

Caso o edital venha a cobrar noções de divisão político-administrativa e de regiões metropolitanas na matéria de Geografia (tal qual em 2013), também recomendo que estude pelo menos algumas passagens de Direito Administrativo onde constem, entre outras coisas, o requisito legal para a criação de regiões metropolitanas e a evolução temporal dos recortes político-administrativos do Brasil (por exemplo, a extinção dos Territórios Federais de Fernando de Noronha, Amapá e Roraima com a entrada em vigor da CF-88).

É só uma sugestão...

Comentário

• mateus337
                                      • 12/06/12
                                      • 15

Originally posted by edpatrik View Post

Sou técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE, convocado por ocasião do último concurso, realizado em 2013.

Estudei a parte de Geografia basicamente com apostilas de cursinhos pré-vestibular adquiridas num sebo. Não se esqueça de procurar pelas mais atualizadas.

Caso o edital venha a cobrar noções de divisão político-administrativa e de regiões metropolitanas na matéria de Geografia (tal qual em 2013), também recomendo que estude pelo menos algumas passagens de Direito Administrativo onde constem, entre outras coisas, o requisito legal para a criação de regiões metropolitanas e a evolução temporal dos recortes político-administrativos do Brasil (por exemplo, a extinção dos Territórios Federais de Fernando de Noronha, Amapá e Roraima com a entrada em vigor da CF-88).

É só uma sugestão...

Edpatrik, pode nos falar sobre as condições de trabalho no IBGE? Carga horária, salário, ambiente de trabalho, lotação...

Comentário

• rodrigorqs
                                        • 12/10/15
                                        • 2

Originally posted by Guerreiro0 View Post

Também pretendo prestar esse concurso.. Qual material vc adquiriu?

Prezado Guerreiro.
                                        Adquiri as videoaulas do Aprova Consursos. Achei muito boas e já tinha comprado antes para a prova da Caixa.
                                        Porém o conteúdo é voltado para a prova da Cesgranrio, e soube hoje que a banca será a FGV, então muda a forma de abordagem do conteúdo, eu acho.

Sobre apostilas eu uso uma apostila antiga que eu consegui baixar na NET da Casa do concurseiro.

Comentário

• edpatrik
                                          • 02/07/13
                                          • 39

Originally posted by mateus337 View Post

Edpatrik, pode nos falar sobre as condições de trabalho no IBGE? Carga horária, salário, ambiente de trabalho, lotação...
                                          A carga horária é de 40 horas semanais e a tabela remuneratória mais atualizada para o cargo você encontra na página 298 deste relatório: http://www.planejamento.gov.br/secre...ab_67_2015.pdf . Fora auxílio-alimentação de R$ 373,00 e pagamento parcial de convênio médico e/ou odontológico.

Sua rotina de trabalho basicamente envolverá suporte a pesquisas - o IBGE tem muitas! -, atividades de campo, atualizações cartográficas e rotinas administrativas.

Sobre a lotação, se não me engano já existe alguma tabela disponível na internet com o número de vagas disponíveis por cargo e município. Você escolherá um cargo e uma dessas localidades para a prestação do exame.

Comentário

• alexandre_motta
                                            • 08/01/14
                                            • 15

A carga horária é de 40 horas semanais e a tabela remuneratória mais atualizada para o cargo você encontra na página 298 deste relatório: http://www.planejamento.gov.br/secre...ab_67_2015.pdf . Fora auxílio-alimentação de R$ 373,00 e pagamento parcial de convênio médico e/ou odontológico.

Sua rotina de trabalho basicamente envolverá suporte a pesquisas - o IBGE tem muitas! -, atividades de campo, atualizações cartográficas e rotinas administrativas.

Sobre a lotação, se não me engano já existe alguma tabela disponível na internet com o número de vagas disponíveis por cargo e município. Você escolherá um cargo e uma dessas localidades para a prestação do exame.

Boa tarde edpatrik. Você sabe informar se é difícil conseguir transferência para outra cidade ou estado?

Comentário

• edpatrik
                                              • 02/07/13
                                              • 39

Originally posted by alexandre_motta View Post

Boa tarde edpatrik. Você sabe informar se é difícil conseguir transferência para outra cidade ou estado?
                                              Não disponho dessa informação.
                                              Mas interessa observar as disposições finais do edital nº 02/2013, para o cargo de técnico:

"11.2 - Não poderá haver remoção de Unidade da Federação nos primeiros 36 meses da data da nomeação. A remoção de servidores, para local diverso de sua posse, somente poderá ser efetuada antes de completado o período de estágio probatório por imperiosa necessidade de serviço, conforme dispuser em regulamento e a critério do IBGE."

Comentário

• pablomuniz
                                                • 27/11/12
                                                • 173

Pessoal, sou técnico do IBGE, entrei no concurso de 2006.

Já foi mais fácil remoção.. Hoje está mais difícil (de uns 4 anos pra cá), só rola se tiver vacância para onde você quer ir (alguma aposentadoria ou alguém sair do IBGE), e o chefe para onde vc quer ir tem que te aceitar, mas a maioria está preferindo manter a vaga prum próximo concurso.

Estou tentando uma há 2 anos e não consigo, pq é uma agência muito pequena, com apenas 2 servidores...

Isso se vc fizer pra técnico, pois pra analista não tem boca.. Só Rio de Janeiro mesmo...

Em suma, faça logo para onde você quer ir...

Comentário

• alexandre_motta
                                                  • 08/01/14
                                                  • 15

Obrigado pelas respostas!

Comentário

• mindfighter
                                                    • 05/10/15
                                                    • 44

Alguma novidade do edital do concurso ?

Comentário

• ICMS-zeiro
                                                      • 16/11/15
                                                      • 240

Originally posted by mindfighter View Post
                                                      Alguma novidade do edital do concurso ?
                                                      esse não vou fazer...provas so no RJ é dose.

Comentário

• meijimura
                                                        • 15/06/12
                                                        • 71

O Aprova concursos divulga que a organizadora vai ser a FGV São 600 vagas autorizadas sendo 460 para Técnico, 90 para Analista e 50 para Tecnologista. A remuneração é de R$ 4.858,61 para nível médio e R$ 7.662,49 para nível superior. Edital ainda em Dez. ICMS-zeiro se as vagas forem para o Brasil inteiro acho que vai ter prova nas capitais porque seria no minimo inconstitucional nao fazer prova nas capitais dos estados com vaga a ser preenchida.

Comentário

• mateus337
                                                          • 12/06/12
                                                          • 15

Muito obrigado!

Comentário

• brunogyn82
                                                            • 02/02/14
                                                            • 87

Sairam os editais !!

http://static.folhadirigida.com.br/c...cnologista.pdf

http://static.folhadirigida.com.br/c...GE-Tecnico.pdf

Comentário

Working...
                                                            X