Announcement

Collapse
No announcement yet.

MAPA- FFA: Engenheiro Agrônomo

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • brunoeagro
    • 27/03/11
    • 513

MAPA- FFA: Engenheiro Agrônomo

Espaço destinado para discussão sobre o novo concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, voltado especificamente para o cargo de Fiscal Federal Agropecuário: Engenheiro Agrônomo.
  • Maciel Lemos
    • 08/09/14
    • 9

Boa noite Bruno !!
    Obrigado por colaborar e abrir este tópico, espero que logo, logo aqui esteje cheio de colaboradores trocando informações.

Comentário

• brunoeagro
      • 27/03/11
      • 513

Então, para o começo da preparação é bom ir vendo bastante sobre técnicas de estudo e relatos de quem já passou. Tem muita coisa assim aqui no fórum mesmo, o que já ajuda muito e quiser ir procurando a parte também é válido.

Se quiserem se basearem por mim, tem o meu relato nesse link
      http://www.forumconcurseiros.com/for...-agr%C3%B4nomo

E algumas das referências que utilizei nesse link
      http://www.forumconcurseiros.com/for...cu%E1rio-MAPA=

Quanto ao material, fui montando minhas próprias apostilas no word e depois passei tudo para o writer, quando passei a usar só o Linux Ubuntu. Antigamente eu escrevia em cadernos, agendas e em papel sulfite, mas o que foi mais útil para mim foi fazer tudo pelo word. Não teve dificuldade alguma para encontrar os assuntos dentro de um documento de texto, por mais extenso que fosse. É só criar estilos e utilizar o painel de navegação. Quem quiser pode montar um sumário também, mas o primeiro método é muito mais prático.

Também fiz cursos online (no final da preparação), o que ajuda muito, principalmente quando é voltado para o concurso que for fazer e direcionado para a banca também...

Comentário

• Conradoagro
        • 12/09/14
        • 16

Show de bola Bruno e Maciel.
        Estou por aqui também.

Comentário

• Conradoagro
          • 12/09/14
          • 16

Eai galera. Pesquisando e vendo sites de questões para concurso, sei que a maioria são voltados pra outras áreas, de fora da nossa (agronomia), encontrei o site rotadosconcursos.com.br, achei bem interessante porque neste tem mais de 3000mil questões na área agronômica ao contrario de outros sites que têm pouco mais de 400-500 questões. O que que vocês acham? Vale a pena assinar?

Comentário

• brunoeagro
            • 27/03/11
            • 513

Eu vejo mais vantajoso ter o próprio banco de questões no word. Não usei muito esse site aí, não lembro exatamente se podia fazer 10 questões de graça por dia. Mas vai mexendo e vendo se é útil a longo prazo, se você vai usar muito...

Comentário

• Maciel Lemos
              • 08/09/14
              • 9

Concordo com o Bruno sobre o banco de provas, principalmente para a area de específico, mas quanto a outras dusciplinas, crio que e uma boa ferramenta. Ainda mais porque vc sempre terá questões atualizadas.
              Gosto muito o questoesdecobcursos/ qconcursos.com.br. Gosto da plataforma do site.
              A tive a oportunidade de visitar o site do rota concurso pelo que eu percebi eles tem bom banco de provas para a nossa área, mas nada que vc não possa baixar.

Comentário

• Conradoagro
                • 12/09/14
                • 16

Aham. Valeu pelas opiniões, vou pelo meus bancos de questões mesmo!
                Abraço

Comentário

• Conradoagro
                  • 12/09/14
                  • 16

Eai!
                  Bruno, ta sabendo algo sobre a possibilidade de outro concurso do MAPA em 2015?
                  Abs

Comentário

• brunoeagro
                    • 27/03/11
                    • 513

Por enquanto nada... tem que esperar vencer o prazo da nomeação e ver se alguém desistiu. Daí, devem chamar os seguintes e mais pra frente aqueles 50% das vagas. Depois vamos ver o que vai ser definido, se chamam os excedentes ou abrem outro concurso logo em seguida. Normalmente essas informações concretas saem no site do sindicato e no site do Mapa também, é só aguardar mais um pouco pra gente ter uma ideia disso aí.

Comentário

• rauasouzacarmoo
                      • 15/12/14
                      • 8

E ai galera!!!!!Sou engenheiro agronomo também!e pretendo fazer o concurso do mapa!!!Sera que posso trocar idéia com vocês por aqui!Resíduo em campo grande Ms!!! abraço

Comentário

• rauasouzacarmoo
                        • 15/12/14
                        • 8

bruno,será que tem como me enviar suas planilhas do excel e a carga de exercicios por email!!! pra mim ir tendo uma basee! meu emial e rauasouzacarmoo@hotmail.com gratoo

Comentário

• rauasouzacarmoo
                          • 15/12/14
                          • 8

galera,gostaria de saber se o critério de avaliação de títulos é apenas para os candidatos,que vão para laboratório lanagro

Comentário

• brunoeagro
                            • 27/03/11
                            • 513

Boa tarde rauasouzacarmoo, pode trocar ideias aqui sim. Estudar sozinho ajuda muito, mas é fundamental trocar ideias aqui neste espaço, acredito que você vai aprender muito com as parcerias. Quanto a planilha eu recomendo que você comece do zero montando a sua, mas se precisar de orientação em como montá-la pelo excel ou calc pode me perguntar. Porque quando você for montando, vai aprendendo um pouco mais sobre esses programas, o que vai te ajudar muito em informática na hora da prova.
                            A prova de títulos desse ano foi apenas para lanagro, não sei se nos concursos anteriores também foi assim.

Comentário

• rauasouzacarmoo
                              • 15/12/14
                              • 8

Bruno,tudo bem?IGostaria de saber como você estudou Raciocínio lógico e se tem como me disponibilizar conteúdos?sobre essa matéria!!!Obrigado!Caso alguém tenha,ajude-me? abração!!!!

Comentário

• rauasouzacarmoo
                                • 15/12/14
                                • 8

Meu email é rauasouzacarmoo@hotmail.com =d

Comentário

• brunoeagro
                                  • 27/03/11
                                  • 513

Eu tive um pouco de dificuldade, mas procurava ver vídeos do youtube, fazer exercícios e quando tava com edital aberto, comprei uma apostila de exercícios comentados da Consulplan e fiz curso do Ponto. Sempre é bom variar a forma de estudo, para fixar melhor o assunto, ou seja, vendo videos, fazendo testes e vendo videoquestões ou exercícios resolvidos!

Comentário

• Maciel Lemos
                                    • 08/09/14
                                    • 9

Caro colega ruasouzacarmoo, no meu caso em especifico, tenho tentado estudar por vídeo aulas associado a exercícios do curso EVP. Tenho aulas (curso) dos prof.Paulo Henrique, Rivelino Câmara, Sérgio Carvalho e Weber Campos. O Raciocino Logico Matemático (RLM) não é fácil, o negocio e esta constantemente se exercitando, principalmente fazendo estudo focando nas principais bancas. Quanto a sua dificuldade pode ter certeza que não é só sua...Hahahahaahahaaa
                                    Um abraço e bons estudos.

Comentário

• Desesperagro
                                      • 27/01/15
                                      • 1

Olá ruasouzacarmoo, os sites Ponto dos Concursos e Estratégia Concursos tem bons materiais de Raciocínio Lógico em PDF, lá você pode acessar uma aula experimental para ver como é.

Comentário

• YuriNZ
                                        • 09/02/15
                                        • 8

Olá pessoal!! Gostari de participar desse grupo também. Posso fazer parte? Eu fiz o concurso do Mapa, mas fiquei em 24 e chamaram até o 15 para CR, mesmo depois de corrigir minha prova discursiva. Estou precisando dar um gás maior e aprender mais com o Bruno. Tem como voce dar dicas Bruno ou mais alguem? Vc estudava quantas materias por dia?
                                        Abraço a todos

Comentário

• brunoeagro
                                          • 27/03/11
                                          • 513

Pode participar sim YuriNZ! A gente sempre tem algo a aprender com os outros.
                                          Eu tinha manhã, tarde e noite livre, por isso estudava o máximo que podia e avaliava meus estudos de tudo quanto é jeito.
                                          Descrevo minha rotina de estudos no relato aqui do fórum:
                                          http://www.forumconcurseiros.com/for...-agr%C3%B4nomo

Comentário

• YuriNZ
                                            • 09/02/15
                                            • 8

Obrigado Bruno. Você tem algum material que poderia disponibilizar? O Bruno, você fez uma apostila no word selecionando as questoes por assunto? Teve assunto que eu não encontrei questão. Como você achou? Abraço e Parabéns também, tinha esquecido disso.

Comentário

• brunoeagro
                                              • 27/03/11
                                              • 513

O melhor material a seguir da Específica são Leis e Decretos. Não compensa ficar estudando muito a fundo não, porque essas coisas você vai aprender quando tiver trabalhando lá. Vai se especializar em uma área e ver tudo quanto é Instrução Normativa, Portaria... Nas básicas o negócio é ir estudando com base nos editais anteriores e quando abrir novo edital, comprar material voltado pra próxima banca, como livros de questões e cursos online.
                                              Fiz apostila no Word pois foi o que compensou mais. Ficava anotando tudo e quando queria pesquisar determinada coisa num tinha como, às vezes era difícil achar no corpo do texto. Já com Word, é só pesquisar com CTRL+L... sem contar que tem como ir adicionando assunto onde quiser, no início ou fim do documento... com papeis fica um poco ruim essa parte. Depois se quiser é só imprimir as apostilas.
                                              Selecionei tudo por assunto sim. Só montar um banco de questões no word ou excel separando os temas... quando você não achar determinadas questões você vai elaborando... com o tempo você vai esquecer a resposta certa... até porque vão ter umas 30 ou mais questões elaboradas... Você pode fazer parceria com alguém pra elaborar questões.. e com o tempo o banco de questões de vocês já vai tar grande...

Comentário

• Conradoagro
                                                • 12/09/14
                                                • 16

Alguém a fim de criar um grupo no whats app para trocar materiais, questões, discutir e tal?

Comentário

• YuriNZ
                                                  • 09/02/15
                                                  • 8

Obrigado pelas dicas Bruno. Em relação à prova discursiva como vc fazia?
                                                  O Conradoagro, eu animo de montar um grupo. Pode ser até um grupo privado no Facebook, que é mais fácil de administrar. O que vc acha?

Comentário

• Conradoagro
                                                    • 12/09/14
                                                    • 16

YuriNZ, beleza!
                                                    Pode ser pelo face.

Comentário

• YuriNZ
                                                      • 09/02/15
                                                      • 8

Como a gente faz então? Eu crio o grupo e te chamo?

Comentário

• YuriNZ
                                                        • 09/02/15
                                                        • 8

Me passa seu contato no Face. Só posso criar o grupo depois de chamar alguém.

Comentário

• YuriNZ
                                                          • 09/02/15
                                                          • 8

Criei o grupo. O nome é: MAPA FFA - Eng. Agrônomo. No fundo tem uma foto do logo do MAPA

Comentário

• Conradoagro
                                                            • 12/09/14
                                                            • 16

Têm vários grupos.
                                                            Não achei esse aí: MAPA FFA - Eng. Agrônomo

Comentário

Working...
                                                            X