Announcement

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar e estudar

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • fiscalafr
    • 26/04/16
    • 16

Trabalhar e estudar

Pessoal! quem aqui trabalha e estuda? quantas horas vocês conseguem estudar? eu estudo umas 4 horas no máximo. Acho tão pouco, mas não vejo como render mais. Como vocês lidam com isso? Tô estudando para este concurso tem uns 6 meses e parece que nunca vou chegar no fim!
  • lucasb
    • 17/01/14
    • 49

Olá, estarei em breve na sua situação. Com esse paradão na área fiscal e essa crise, mudei o foco temporariamente, e graças a Deus vou empossar em um cargo de escada bacana. Agora o desafio será manter-se competitivo com tão pouco tempo de estudo disponivel. FDS já era,

Uma pequena vantagem é eu já ter visto várias matérias, terei então que sistematizar uma maneira de revisar tudo. As matérias que ainda tenho que aprender é que estão me tirando o sono rs.

Nessa situação, pelas poucas horas, penso na seguinte estratégia:

1º - foco no fortalecimento e nas revisões das matérias-base (tributário, port, RLQ, contabilidade, auditoria).Se tiver um concurso específico mais em mente, foco nas que sempre são cobradas (e acaba que elas nao se distanciam muito das matérias-base da área fiscal). A noite é a melhor hora que acho para revisões. Gosto de estudar RLQ e portugues durante o dia, porque fazer questões nao requer o mesmo esforço do que aprender Economia, por exemplo.

2º - para matérias mais complexas, penso em reservar sabado e domingo para estudá-las com mais tranquilidade.

3º - agora nao poderei tirar férias em menos de um ano, mas se no seu caso vc tiver férias a haver, guarde essa carta na manga para o pós-edital daquele concurso que vc quer e que demonstra indícios de ocorrer num curto ou médio prazo.

No mais, te desejo boa sorte e perseverança!

abraço

Comentário

• AlanBattaglin
      • 10/05/14
      • 754

A maioria que passa para AFR-SP e AFRFB trabalham. Isto é fato comprovado concurso após concurso.

https://docs.google.com/forms/d/1gYS.../viewanalytics

Comentário

• William Ferreira
        • 27/11/06
        • 629

Eu estudava e trabalhava, então não é impossível. Durante a semana estudava 4 horas e compensava nos finais de semana.

Comentário

• AlanBattaglin
          • 10/05/14
          • 754

Originally posted by William Ferreira View Post
          Eu estudava e trabalhava, então não é impossível. Durante a semana estudava 4 horas e compensava nos finais de semana.

William, estou na mesma situação que você estava.Trabalho e estudo cerca de 4h30 por dia, e no fim de semana compenso. Quantas horas você estudava durante fim de semana? E Pós-edital quantas horas durante semana e fim de semana?

Abraço

Comentário

• William Ferreira
            • 27/11/06
            • 629

Pós edital (e um pouco antes até), estudava em torno de 5 horas nos dias da semana, e nos finais de semana eram de 10 a 12 horas por dia (bem puxado). Deixei de lado aniversários, festas,etc. Mas não dá para fazer isso por muito tempo.

Comentário

• fiscalafr
              • 26/04/16
              • 16

Eu estudo umas 4 horas durante a semana, e umas 7/dia no fim de semana, mas não consigo estudar todo fim de semana certinho (viagens, morar fora, enfim...) Parece que a matéria é sem fim e não vejo muitas formas de render mais. Penso sempre em parar de trabalhar, mas tenho medo de largar tudo, não passar, e aí f...

Comentário

• Stronda
                • 06/11/14
                • 158

nem pense em parar de trabalhar por esse concurso, não se tem nem ideia de quando será o próximo.

Comentário

• JCruzz
                  • 15/06/15
                  • 29

No momento não vale a pena parar de trabalhar... Muitas incertezas no ar. O melhor, na minha opnião, é buscar conciliar o estudo com o trabalho, fazendo umas 30-40h liquida semanais esta ótimo.

Comentário

• MáATRFB
                    • 25/12/14
                    • 42

Vocês conseguem tirar 1 dia pra descanso? Estava fazendo isso aos sábados, mas ainda falta muita matéria. Só não sei se é uma boa estratégia ficar nesse ritmo de estudo sem nenhum descanso enquanto ainda não há notícias concretas de publicação edital. Meu receio é chegar ao fim da maratona já esgotada, mas, ao mesmo tempo, bate o desespero de não conseguir chegar a um bom nível de preparação a tempo.

E no trabalho, conseguem estudar um pouco? Tento estudar na hora do almoço, mas muitas vezes não consigo porque sempre vem alguém e fica puxando assunto.

Comentário

• fiscalafr
                      • 26/04/16
                      • 16

Originally posted by MáATRFB View Post

E no trabalho, conseguem estudar um pouco? Tento estudar na hora do almoço, mas muitas vezes não consigo porque sempre vem alguém e fica puxando assunto.

Exatamente! fica chato falar "não quero conversar, quero estudar" rsrs

Comentário

• AlanBattaglin
                        • 10/05/14
                        • 754

Originally posted by MáATRFB View Post
                        Vocês conseguem tirar 1 dia pra descanso? Estava fazendo isso aos sábados, mas ainda falta muita matéria. Só não sei se é uma boa estratégia ficar nesse ritmo de estudo sem nenhum descanso enquanto ainda não há notícias concretas de publicação edital. Meu receio é chegar ao fim da maratona já esgotada, mas, ao mesmo tempo, bate o desespero de não conseguir chegar a um bom nível de preparação a tempo.

MáATRFB, o descanso que coloco na minha agenda é de sair sábado e domingo a noite, mas só depois de bater minha meta de no mínimo 6hrs líquidas. Em relação a média de horas por semana, como eu trabalho tento no mínimo estudar 30 horas (sem edital). É um quantidade equilibrada quando não há nenhum edital na praça, até pq não adianta querer correr desesperadamente nos estudos, sendo que estamos em uma seca danada e sem nada em vista.

Comentário

• AlanBattaglin
                          • 10/05/14
                          • 754

Originally posted by Stronda View Post
                          nem pense em parar de trabalhar por esse concurso, não se tem nem ideia de quando será o próximo.
                          A melhor escolha que fiz foi não para de trabalhar. Atualmente trabalho 6hr/diárias, por incrível que pareça isto me dá mais garra e disciplina para estudar e tranquilidade também, pq todo fim de mês pinga meu salário que posso investir em materiais e tomar uma cervejinha tbm. E pensar que quase pedi para sair!!!!

Comentário

• fiscalafr
                            • 26/04/16
                            • 16

Originally posted by AlanBattaglin View Post

A melhor escolha que fiz foi não para de trabalhar. Atualmente trabalho 6hr/diárias, por incrível que pareça isto me dá mais garra e disciplina para estudar e tranquilidade também, pq todo fim de mês pinga meu salário que posso investir em materiais e tomar uma cervejinha tbm. E pensar que quase pedi para sair!!!!
                            eu queria trabalhar 6h também.. seria ideal! problema é fazer 44h/semana de trabalho rsrs

Comentário

• Stronda
                              • 06/11/14
                              • 158

Originally posted by AlanBattaglin View Post

Eu trabalho 7h e tbm acho que isso colabora para manter a disciplina nos estudos. Sem contar que, sem emprego, a ansiedade deve aumentar muito. O ideal agora, para mim, é estudar 4h por dia e aprender a matéria de verdade, difícil mesmo é estar sempre revisando.

Comentário

• sega_saturn
                                • 16/09/15
                                • 46

3 horas por dia são suficientes se houver disciplina. O rendimento após a 3ª hora é muito baixo e, ao meu ver, representa perda de tempo --> "Utilidade Marginal Decrescente" (conforme estudado em economia). Eu cheguei a estudar 5/6 horas por dia, mas percebí que as horas extras (aquelas acima das 3) rendiam o equivalente a poucos minutos. Isso explica porque muitos dos que passam são aqueles que trabalham. A pessoa tem pouco tempo, mas investe nele com muita dedicação e disciplina. Eu religiosamente estudo 3 horas por dia desde o final de 2014 e, dessa maneira, consegui fechar o edital de analista da receita em 1 ano e meio. Depois decidi migrar para o ICMS/SP.

Comentário

• asrego
                                  • 29/04/16
                                  • 3

O tempo ÚTIL de estudo varia de pessoa para pessoa. Existem pessoas que conseguem estudar 8h líquidas em alto nível enquanto que existem outras que conseguem 3h ou 4h. Eu, por exemplo, consigo estudar aproximadamente 5h líquidas por dia, se passar disso não produzo nada. Quando comecei a estudar para concursos eu já trabalhava e assim fui sendo aprovado em alguns concursos. Hoje trabalho como analista em TJ e comecei a estudar para ICMS estaduais. Trabalho 6h por dia, estudo 5h, faço atividades físicas 3 vezes por semana (fora o futebol nos domingos) e tiro um dia de descanso de tudo, consigo fechar em aproximadamente 30h de estudos semanais. Acho que tudo depende de planejamento, utilização de técnicas de estudos, e gerenciamento de tempo.

Originally posted by sega_saturn View Post
                                  3 horas por dia são suficientes se houver disciplina. O rendimento após a 3ª hora é muito baixo e, ao meu ver, representa perda de tempo --> "Utilidade Marginal Decrescente" (conforme estudado em economia). Eu cheguei a estudar 5/6 horas por dia, mas percebí que as horas extras (aquelas acima das 3) rendiam o equivalente a poucos minutos. Isso explica porque muitos dos que passam são aqueles que trabalham. A pessoa tem pouco tempo, mas investe nele com muita dedicação e disciplina. Eu religiosamente estudo 3 horas por dia desde o final de 2014 e, dessa maneira, consegui fechar o edital de analista da receita em 1 ano e meio. Depois decidi migrar para o ICMS/SP.

Comentário

• Rosely Costa
                                    • 07/12/15
                                    • 10

Olá, colegas! Comecei a estudar há pouco tempo, mas já firmei meu objetivo de ser fiscal. Reviso a matéria estudada no dia seguinte, depois após 1 semana, e programo duas outras revisões mais pra frente. O problema é que acabo lendo quase todo o pdf de novo. Fico com a impressão que tudo é importante, mas ao mesmo tempo penso estar perdendo tempo. Como vocês costumam revisar? Fazem resumos, fichas (ou algo assim) das matérias estudadas no dia?

Comentário

• Rosely Costa
                                      • 07/12/15
                                      • 10

Ah, trabalho 8h/dia... :/ então de estudo só consigo aproveitar 3h (durante a noite) por enquanto.

Comentário

• sega_saturn
                                        • 16/09/15
                                        • 46

Originally posted by Rosely Costa View Post
                                        Olá, colegas! Comecei a estudar há pouco tempo, mas já firmei meu objetivo de ser fiscal. Reviso a matéria estudada no dia seguinte, depois após 1 semana, e programo duas outras revisões mais pra frente. O problema é que acabo lendo quase todo o pdf de novo. Fico com a impressão que tudo é importante, mas ao mesmo tempo penso estar perdendo tempo. Como vocês costumam revisar? Fazem resumos, fichas (ou algo assim) das matérias estudadas no dia?
                                        Olá, Rosely! Então... os primeiros meses são difíceis. Eu levei vários meses para aprender a estudar, e voce certamente precisará de um tempo para aprender também. Estude várias vezes a mesma disciplina e só faça o resumo quando estiver dominando a matéria (tem exceção para isso*). Por exemplo, quando voce terminar direito tributário, colocará no seu resumo aqueles princípios que voce não decorou, porcentagens, algumas passagens do código tributário, etc. Quanto maior for o resumo, menos útil ele lhe será.

*A exceção fica por conta das matérias que possuem cálculos (matemática, economia, contabilidade, ti). Para essas, recomendo que o resumo seja feito ao final de cada aula.

Comentário

• AlanBattaglin
                                          • 10/05/14
                                          • 754

Originally posted by asrego View Post
                                          O tempo ÚTIL de estudo varia de pessoa para pessoa. Existem pessoas que conseguem estudar 8h líquidas em alto nível enquanto que existem outras que conseguem 3h ou 4h. Eu, por exemplo, consigo estudar aproximadamente 5h líquidas por dia, se passar disso não produzo nada. Quando comecei a estudar para concursos eu já trabalhava e assim fui sendo aprovado em alguns concursos. Hoje trabalho como analista em TJ e comecei a estudar para ICMS estaduais. Trabalho 6h por dia, estudo 5h, faço atividades físicas 3 vezes por semana (fora o futebol nos domingos) e tiro um dia de descanso de tudo, consigo fechar em aproximadamente 30h de estudos semanais. Acho que tudo depende de planejamento, utilização de técnicas de estudos, e gerenciamento de tempo.

Perfeito iria argumentar a mesma coisa. Pode até existir uma média e tals, mas varia de pessoa para pessoa. Eu me encaixo no mesmo perfil e rendimento que o seu.

Comentário

• LeonardoKiller
                                            • 05/03/14
                                            • 6

Eu também trabalho e estudo, sou servidor aqui em Brasília e estudo em média 4hs dia, nos finais de semana só consigo render umas 6hs e acredito que dará certo.

Comentário

• William Ferreira
                                              • 27/11/06
                                              • 629

Originally posted by Rosely Costa View Post

Depende muito do seu nível de aprendizado, mas acho importante ler pelo menos três vezes cada material, destacando os pontos importantes (com marca texto ou grifos se for em papel), depois começar a resolução de provas anteriores da matéria, e voltando aos textos para revisar as dúvidas que aparecerem.

Comentário

• Rosely Costa
                                                • 07/12/15
                                                • 10

Originally posted by sega_saturn View Post

Olá, Rosely! Então... os primeiros meses são difíceis. Eu levei vários meses para aprender a estudar, e voce certamente precisará de um tempo para aprender também. Estude várias vezes a mesma disciplina e só faça o resumo quando estiver dominando a matéria (tem exceção para isso*). Por exemplo, quando voce terminar direito tributário, colocará no seu resumo aqueles princípios que voce não decorou, porcentagens, algumas passagens do código tributário, etc. Quanto maior for o resumo, menos útil ele lhe será.

*A exceção fica por conta das matérias que possuem cálculos (matemática, economia, contabilidade, ti). Para essas, recomendo que o resumo seja feito ao final de cada aula.

Valeu, sega_saturn! Realmente acho que preciso embalar um pouco mais pra descobrir qual o melhor método pra mim.
                                                Obrigada pelas dicas! Já estão anotadas.

Comentário

• Rosely Costa
                                                  • 07/12/15
                                                  • 10

Originally posted by William Ferreira View Post

Depende muito do seu nível de aprendizado, mas acho importante ler pelo menos três vezes cada material, destacando os pontos importantes (com marca texto ou grifos se for em papel), depois começar a resolução de provas anteriores da matéria, e voltando aos textos para revisar as dúvidas que aparecerem.
                                                  Opa, William Ferreira... então, como estou iniciando, acho que estou no caminho certo (acho. rsrs). Pego a teoria e dias depois acabo lendo tudo de novo fazendo a revisão e exercícios também.
                                                  Valeu!!

Comentário

Working...
                                                  X