Announcement

Collapse
No announcement yet.

SP Capital e qualidade de vida

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • FocadaNaProva
    • 29/12/15
    • 19

SP Capital e qualidade de vida

Eu nunca fui na capital e portanto não tenho muitas referências no que diz respeito a viver lá. Sei que quem faz o concurso para AFR/SP deve ter em mente que, a depender da classificação, pode ter que trabalhar lá.

Sempre apresentam como prós da cidade a diversidade de coisas para se fazer, a oferta de inúmeros serviços e a cidade ser praticamente ativa 24 horas.

Porém, os contras geralmente apresentados com mais ênfase são o trânsito, a violência, poluição e o custo de vida.

A capital é tão violenta quanto falam ou há certo exagero nisso?

Os aprovados na SEFAZ que trabalham na capital para escapar do trânsito necessariamente precisam usar metrô ou ainda dá para contorná-lo por outras vias?

O custo de vida é tão alto quanto falam? A capital que serve de parâmetro de comparação para mim é Brasília (que conheço).

De um modo geral, é possível ter qualidade de vida na capital?
  • MajinBoo
    • 19/09/14
    • 216

Eu já estou acostumado com a capital de SP por sempre ter vivido aqui, mas, como em qualquer grande centro, deve-se sempre ter cuidado com a segurança. Por exemplo, quando você vai tomar metrô ou ônibus cheio ou andar por alguma via muito congestionada, use a mochila na frente, pois se puser nas costas podem abrir atrás sem você ver, etc. Seguindo conselhos que sempre te dão (como, por exemplo, não ficar dando bobeira andando por lugares sombrios sozinha), a chance de ocorrer algo de mau é mínima.
    O trânsito é realmente horrível, mas você pode conversar com seu chefe e tentar combinar um esquema em que não pegue horário de pico. O custo de vida em geral é alto, porém há várias opções na cidade (de mercados e serviços, por exemplo) em que é possível escolher o que estiver mais em conta.

Comentário

• FocadaNaProva
      • 29/12/15
      • 19

Originally posted by MajinBoo View Post
      Eu já estou acostumado com a capital de SP por sempre ter vivido aqui, mas, como em qualquer grande centro, deve-se sempre ter cuidado com a segurança. Por exemplo, quando você vai tomar metrô ou ônibus cheio ou andar por alguma via muito congestionada, use a mochila na frente, pois se puser nas costas podem abrir atrás sem você ver, etc. Seguindo conselhos que sempre te dão (como, por exemplo, não ficar dando bobeira andando por lugares sombrios sozinha), a chance de ocorrer algo de mau é mínima.
      O trânsito é realmente horrível, mas você pode conversar com seu chefe e tentar combinar um esquema em que não pegue horário de pico. O custo de vida em geral é alto, porém há várias opções na cidade (de mercados e serviços, por exemplo) em que é possível escolher o que estiver mais em conta.

Então, pelo que percebo a cidade não é tão diferente das demais capitais. É que sempre dá a impressão que tudo que acontece lá é multiplicado (sejam algo bom, seja algo ruim).

Muito obrigada MajinBoo !

Comentário

• lilithrafa
        • 25/11/15
        • 1

Morei aqui a vida toda. E olha... realmente não deve ser tão diferente de outras capitais assim. Não sei se o custo de vida é mais alto. Talvez seja em questão de moradia, mas de resto, eu penso que morar no interior é muito mais caro. Porque aqui você tem opção pra tudo a qualquer preço, basta procurar. Quanto a violência, você tem que ser cuidadosa. Não é nada tão extremo, não quer dizer que você será assaltada sempre que sair na rua. Mas você sabe que pode acontecer e esse medo te ronda. Creio que nesse aspecto morar no interior seja muito mais tranquilo. Mas olha é uma cidade linda. Você vai gostar sim. E tem trânsito sim, mas dependerá mto de onde você mora e trabalha. Eu moro numa cidade vizinha a capital e trabalho na capital, e não pego transito não. Então tudo é contornável sim.

Comentário

• sir276
          • 24/02/13
          • 77

O trânsito é o pior problema, em geral, da cidade; é horrível em horários de pico(umas 7h por dia é "horário de pico"). O metrô não ajuda tanto, já que é superlotado em horários de pico, o ideal é a pessoa conseguir escapar de se locomover por longas distâncias nestes horários. A poluição de fato é ruim, o custo de vida é alto. Quanto a violência, é relativo, as partes ricas da cidade não são mais violentas do que outras cidades brasileiras, já as regiões distantes do centro são bastante. O "caos urbano", em geral, da cidade, pode ser espantoso. Mas também há coisas boas na cidade, que eventualmente pode não se encontrar em outras.

Comentário

• ironpro
            • 03/07/13
            • 647

Acredito que o que deva a ser levado em consideração é (em ordem de importância):

- Deslocamento X Preço/Qualidade de se morar perto do trabalho.
            Morar perto da SEFAZ pode não ser tão agradável, lugares "aprazíveis" e que sejam próximos tendem a ser bem caros. Aí pode-se escolher entre morar "bem" E longe, pagando o preço, tanto financeiro quanto de TEMPO com o DESLOCAMENTO, porém pagando bem menos em relação a uma região "nobre". Sei que Brasília é uma cidade voltada para quem tem carro, em São Paulo, na maioria dos casos, é inviável utilizar carro para se deslocar diariamente para o trabalho, compensa mais utilizar transporte público, que pode não ser muito confortável. Ou então se você morar perto e se "sujeitar" a uma das condições citadas.
            - Preço de Serviços e Moradia.
            Moradia já falei antes, em relação aos serviços, estes tendem a ser bem mais caros, coisas rotineiras como utilizar estacionamento privado, taxa de condomínio, tendem a ser bem mais caras. Brasília também é bem cara, acredito que nesse ponto não existam muitas diferenças.
            - Violência.
            Pouco relevante, dentro do padrão brasileiro, São Paulo na verdade ainda é uma das capitas "menos inseguras" do país, a violência mesmo acaba sendo bem pior no restante da Grande SP. Já o interior tende a ser mais seguro, especialmente as cidades afastadas da Macrometropole.
            - Poluição.
            É ruim, mas não impede ninguém em condições normais de viver, contanto que você não passe bastante tempo no concreto das ruas. São Paulo é uma cidade muito suja, alguns lugares cheiram mal, MAS vc não vai ficar exposta a isso 24 horas, é desagradável, porém da até para esquecer, você passando seu tempo em um lugar limpo e organizado (casa, trabalho, etc). As ruas são muito ruins, é o que mais me deixa com receio de ir morar na capital, mas é EVITÁVEL, entende?

Comentário

• ironpro
              • 03/07/13
              • 647

Originally posted by lilithrafa View Post
              Morei aqui a vida toda. E olha... realmente não deve ser tão diferente de outras capitais assim. Não sei se o custo de vida é mais alto. Talvez seja em questão de moradia, mas de resto, eu penso que morar no interior é muito mais caro. Porque aqui você tem opção pra tudo a qualquer preço, basta procurar. Quanto a violência, você tem que ser cuidadosa. Não é nada tão extremo, não quer dizer que você será assaltada sempre que sair na rua. Mas você sabe que pode acontecer e esse medo te ronda. Creio que nesse aspecto morar no interior seja muito mais tranquilo. Mas olha é uma cidade linda. Você vai gostar sim. E tem trânsito sim, mas dependerá mto de onde você mora e trabalha. Eu moro numa cidade vizinha a capital e trabalho na capital, e não pego transito não. Então tudo é contornável sim.
              Concordo com quase tudo, só em relação ao custo de vida interior x capital que eu discordo. Morar no interior é bem mais barato do que morar na capital ou na Grande SP, no interior é possível você morar em um bairro bom, bem próximo ao trabalho, pagando bem menos em relação ao que você pagaria na capital e deixando de perder aquele tempo precioso no deslocamento. Serviços, como escola, estacionamento, condomínio, também são consideravelmente mais baratos. Em relação as compras, não muda tanto, pq na capital há lugares onde se acha preços compatíveis, e no interior também há lugares "caros", tirando itens essenciais, hoje tudo pode ser adquirido pela internet pelo mesmo preço.

Comentário

• FocadaNaProva
                • 29/12/15
                • 19

Originally posted by lilithrafa View Post

Muito obrigada lilithrafa !

Qual cidade da região metropolitana você mora? Não sei se é o seu caso, mas, as cidades do ABC possuem um trânsito "melhor"? Quais cidades da Grande SP podem oferecer melhor esse ponto de contornar melhor o trânsito (desde que não sejam extremamente distantes)?

Quais os pontos da cidade que você considera melhores a ponto de gostar dela significativamente?

Desde já agradeço!

Comentário

• FocadaNaProva
                  • 29/12/15
                  • 19

Originally posted by sir276 View Post
                  O trânsito é o pior problema, em geral, da cidade; é horrível em horários de pico(umas 7h por dia é "horário de pico"). O metrô não ajuda tanto, já que é superlotado em horários de pico, o ideal é a pessoa conseguir escapar de se locomover por longas distâncias nestes horários. A poluição de fato é ruim, o custo de vida é alto. Quanto a violência, é relativo, as partes ricas da cidade não são mais violentas do que outras cidades brasileiras, já as regiões distantes do centro são bastante. O "caos urbano", em geral, da cidade, pode ser espantoso. Mas também há coisas boas na cidade, que eventualmente pode não se encontrar em outras.

Muito obrigada sir276 !

Pelo que percebo os horários de trânsito pesado superam bastante em extensão os horários de Brasília, pois lá esse tempo de trânsito intenso não dura tanto e muitas vezes não dá para considerá-lo tão pesado assim em muitas das vias (excetuando os pontos tradicionais de engarrafamento, nos quais a espera é bem longa). De tal modo, a partir de que horários e até quais horários o trânsito da capital é mais razoável, de modo que o uso do carro passe a ser uma opção viável?

O metrô nos horários de pico são superlotados, mas, e nos horários que não são de pico? Ainda são lotados ou são "meio vazios" como em Brasília?

Você poderia citar alguns pontos positivos da cidade que não foram já elencados?

Desde já agradeço!

Comentário

• FocadaNaProva
                    • 29/12/15
                    • 19

Originally posted by ironpro View Post
                    Acredito que o que deva a ser levado em consideração é (em ordem de importância):

- Deslocamento X Preço/Qualidade de se morar perto do trabalho.
                    Morar perto da SEFAZ pode não ser tão agradável, lugares "aprazíveis" e que sejam próximos tendem a ser bem caros. Aí pode-se escolher entre morar "bem" E longe, pagando o preço, tanto financeiro quanto de TEMPO com o DESLOCAMENTO, porém pagando bem menos em relação a uma região "nobre". Sei que Brasília é uma cidade voltada para quem tem carro, em São Paulo, na maioria dos casos, é inviável utilizar carro para se deslocar diariamente para o trabalho, compensa mais utilizar transporte público, que pode não ser muito confortável. Ou então se você morar perto e se "sujeitar" a uma das condições citadas.
                    - Preço de Serviços e Moradia.
                    Moradia já falei antes, em relação aos serviços, estes tendem a ser bem mais caros, coisas rotineiras como utilizar estacionamento privado, taxa de condomínio, tendem a ser bem mais caras. Brasília também é bem cara, acredito que nesse ponto não existam muitas diferenças.
                    - Violência.
                    Pouco relevante, dentro do padrão brasileiro, São Paulo na verdade ainda é uma das capitas "menos inseguras" do país, a violência mesmo acaba sendo bem pior no restante da Grande SP. Já o interior tende a ser mais seguro, especialmente as cidades afastadas da Macrometropole.
                    - Poluição.
                    É ruim, mas não impede ninguém em condições normais de viver, contanto que você não passe bastante tempo no concreto das ruas. São Paulo é uma cidade muito suja, alguns lugares cheiram mal, MAS vc não vai ficar exposta a isso 24 horas, é desagradável, porém da até para esquecer, você passando seu tempo em um lugar limpo e organizado (casa, trabalho, etc). As ruas são muito ruins, é o que mais me deixa com receio de ir morar na capital, mas é EVITÁVEL, entende?

Muito obrigada ironpro !

Analisando essa questão de deslocamento e preço de moradia, e também o fator bairro com bons serviços, você diria que quais bairros conseguem manter um custo-benefício razoável nesses fatores? Pois, talvez, morar em regiões muito distantes não seja bom no sentido de que os melhores serviços fiquem também muito distantes. Assim, quais bairros são aqueles que você indicaria num primeiro momento, que não sejam tão caros, nem tão distantes?

Em relação ao transporte público, praticamente todo mundo citou metrô como primeira opção, mas, e os serviços de ônibus, são muito ruins ou podem ser considerados como uma alternativa razoável?

Quanto aos preços de serviços, o meu receio maior fosse que eles superassem em larga escala Brasília, mas, sendo pouco diferentes os valores, nesse caso, acredito que é um ponto que deixa de ser tão preocupante. Isto é, já dá para esperar algo semelhante ao que já conheço.

Suponho que na capital, a violência varie um pouco de acordo com o bairro (assim como em Brasília varia de acordo com a região administrativa), no caso quais bairros em SP que não sejam "nobres" e muito caros oferecem boa segurança? Em relação ao interior afastado da Macrometrópole, suponho que você esteja se referindo às cidades depois de Campinas no sentido Capital-Interior, estou certa? Ou é um pouco mais longe?

No caso de quem fique na Capital em um primeiro momento, e posteriormente tente remoção para o interior, você diria que quais cidades podem ser consideradas as melhores nos termos qualidade de vida, oferta e preços de serviços?

Desde já agradeço!

Comentário

• FocadaNaProva
                      • 29/12/15
                      • 19

Originally posted by ironpro View Post
                      Concordo com quase tudo, só em relação ao custo de vida interior x capital que eu discordo. Morar no interior é bem mais barato do que morar na capital ou na Grande SP, no interior é possível você morar em um bairro bom, bem próximo ao trabalho, pagando bem menos em relação ao que você pagaria na capital e deixando de perder aquele tempo precioso no deslocamento. Serviços, como escola, estacionamento, condomínio, também são consideravelmente mais baratos. Em relação as compras, não muda tanto, pq na capital há lugares onde se acha preços compatíveis, e no interior também há lugares "caros", tirando itens essenciais, hoje tudo pode ser adquirido pela internet pelo mesmo preço.

No caso, essas cidades de interior com oferta boa de serviços (quanto à variedade, especialmente) são cidades de porte médio? Ou no interior de SP cidades menores conseguem ainda manter uma boa oferta de serviços?

Desde já agradeço!

Comentário

• inteligivel
                        • 25/11/06
                        • 465

Morei até os 19 anos em uma cidade do interior, fiquei 10 anos em São Paulo e voltei há 3 anos para o interior. São Paulo visto de longe é pior do que parece (a ênfase do noticiário nos casos de violência e trânsito caótico distorcem um pouco a realidade do dia a dia). Se você morar em um lado da cidade e trabalhar no lado oposto, sua vida realmente será um inferno, isso é fato. Mas dá para se ter uma boa qualidade de vida morando em bairros mais bem localizados, relativamente próximos ao seu local de trabalho. Claro, tem seu preço. E o preço é salgado.

Eu voltei para o interior pois queria uma vida mais tranquila e mais econômica.Pois isso se encaixa com o meu perfil. Tenho amigos que adoram São Paulo e odiariam morar no interior. Tenho amigos que já moraram em outras grandes capitais, mas preferem São Paulo. Tenho amigos que odeiam São Paulo. Então, sinceramente, não há resposta certa que se aplica a todos os casos. Eu, no seu lugar, daria uma chance para a cidade. Se você não gostar, com o tempo você consegue remoção para um local que mais te agrade.

Comentário

• jOsé_fiscal
                          • 04/09/14
                          • 260

Originally posted by FocadaNaProva View Post

No caso, essas cidades de interior com oferta boa de serviços (quanto à variedade, especialmente) são cidades de porte médio? Ou no interior de SP cidades menores conseguem ainda manter uma boa oferta de serviços?

Desde já agradeço!

Todas as cidades que tem postos da SEFAZ são em cidades médias(e grandes, como Campinas e Santos), com boa oferta de serviço e excelente qualidade de vida. Mas em algumas delas, se a especulação imobiliária não chega ser igual a de SP a Brasília, tem preços considerados altos pra uma cidade menor, exemplos de Ribeirão Preto e Campinas.

No mais, em SP se vive muito bem se vc morar no chamado "centro expandido" da cidade, onde tudo de bom existe como em lugar nenhum do país, com oferta de cultura, esporte, lazer, gastronomia, transporte público, educação e saúde de primeiro mundo.A vida começa a ser ficar muito dificil se vc sair desse círculo em direção à periferia, onde os preços são menores, mas a oferta de serviços e prestações públicas vai ficando pior quanto mais longe vc está desse centro expandido.

Mas pra ser bem sincero, com salário de AFR vc vive muito bem, e certamente vai poder ter alguns luxos, em SP ou em qualquer outro lugar...rs

Comentário

• ironpro
                            • 03/07/13
                            • 647

Muito obrigada ironpro !

Analisando essa questão de deslocamento e preço de moradia, e também o fator bairro com bons serviços, você diria que quais bairros conseguem manter um custo-benefício razoável nesses fatores? Pois, talvez, morar em regiões muito distantes não seja bom no sentido de que os melhores serviços fiquem também muito distantes. Assim, quais bairros são aqueles que você indicaria num primeiro momento, que não sejam tão caros, nem tão distantes?

Em relação ao transporte público, praticamente todo mundo citou metrô como primeira opção, mas, e os serviços de ônibus, são muito ruins ou podem ser considerados como uma alternativa razoável?

Quanto aos preços de serviços, o meu receio maior fosse que eles superassem em larga escala Brasília, mas, sendo pouco diferentes os valores, nesse caso, acredito que é um ponto que deixa de ser tão preocupante. Isto é, já dá para esperar algo semelhante ao que já conheço.

Suponho que na capital, a violência varie um pouco de acordo com o bairro (assim como em Brasília varia de acordo com a região administrativa), no caso quais bairros em SP que não sejam "nobres" e muito caros oferecem boa segurança? Em relação ao interior afastado da Macrometrópole, suponho que você esteja se referindo às cidades depois de Campinas no sentido Capital-Interior, estou certa? Ou é um pouco mais longe?

No caso de quem fique na Capital em um primeiro momento, e posteriormente tente remoção para o interior, você diria que quais cidades podem ser consideradas as melhores nos termos qualidade de vida, oferta e preços de serviços?

Desde já agradeço!
                            Olha, não sou um expert em SP capital não, mas sei que a zona oeste é bem cara, lembro quando fui aprovado em uma faculdade na zona central da capital, fui procurar imóveis para morar e o preço praticamente inviabilizou o plano. Tem quem goste de morar no centro, eu, vindo do interior, não sou muito fã não, o centro não é tão caro e é próximo da sede, pode ser uma boa opção no "começo", da pra ir trabalhar até a pé, os apartamentos tendem a ser velhos e degradados, é mais vulnerável no quesito violência em relação a regiões adjacentes. Existem regiões adjacentes ao centro menos caras, sei que tem opções boas na zona sul e zona leste, poderia citar assim de cara: Liberdade, Aclimação, Saúde, Mooca, Tatuapé. O problema de onibus é que ele é um transporte muito mais demorado, e Se você tem que pegar 2 linhas então, aumenta bastante o tempo em relação a Metro. O Metro realmente é bom e rápido, o inconveniente é a lotação, assim como pode ocorrer com os onibus.

Hoje a tendencia é o preço ser alto em todas essas regiões, então no final das contas é se conformar em pagar "caro" ou então escolher morar numa região bemm mais afastada, algumas dessas regiões são servidas por metro, mas ai você fica totalmente refém desse único meio, deu algum problema ja era.

Violência é bem pior mesmo na periferia ou em outras cidades Grande SP, até nesses bairros "bons" afastados a situação não é muito diferente em relação a área "nobre". SP não tem nada excepcional no quesito violência, é tão ou mais segura que Brasília, Curitiba, etc, a única diferença é a cobertura da mídia nacional e as proporções, a Grande SP tem tantos habitantes quanto o estado inteiro de Minas Gerais. Comparado a um interior é violento sim, comparando a outras capitais certamente é "normal".

Em SP é difícil falar de melhor e pior, tudo depende de ponto de vista. Eu trato essa questão de capital e interior de forma bem pragmática, sendo estritamente OBJETIVO, a melhor escolha é o interior (qualquer cidade que seja), por oferecer uma qualidade de vida bem superior por um custo menor, se a escolha envolve critérios SUBJETIVOS, leia-se: família, preferencia cultural, oferta de serviços diferenciados em nível NACIONAL, ai a capital pode ser a preferida. O interior vai ter tudo que uma grande capital tem, com exceção de coisas únicas que só existem em SP e RJ.

Na minha visão fica nítido que existem "2 interiores", o da macro-metropole, que compreende as cidades de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Jundiaí, é mais industrializado, dinâmico, pujante, porém mais violento, com custo de vida bem maior e maior vulnerabilidade social. É aquele negócio, tem "Shopping Iguatemi", aeroporto internacional, mas também tem favela. Geralmente as cidades estão lotadas, tem fila pra tudo, é comum morar em condominio, enfim, é um meio termo entre capital e interior, são as cidades mais ricas do Brasil, creio eu. É o interior que se "industrializou" mas que também explodiu demograficamente.

E tem o "verdadeiro interior", que seria o restante: Ribeirão Preto, Rio Preto, Piracicaba, Bauru, Araraquara, Marília, etc, com uma exceção ou outra muito pontual, são cidades mais calmas, espaçosas, seguras, com menor vulnerabilidade social (pobreza, miséria, etc). O porém é que não tem tantos empregos "tops" que as regiões mais industrializadas oferecem, mas isso não importa pra quem vai ser funcionário publico né.

Qualidade de vida é relativa, tem gente que acha que qualidade de vida é morar murado e poder ir num Shopping "sofisticado" no final de semana. Serviços bons qualquer cidade média (200mil habitantes) em SP tem, em SP não tem esse negócio de faltar coisa ou estrutura pq é interior, é um interior completamente alheio da realidade brasileira, quem conhece outros estados sabe de que estou falando, qualquer cidade que tenha lotação da SEFAZ está muito bem servida, terá mais que o necessário para viver, isso eu tenho certeza, a questão é: quanto maior a cidade maior a probabilidade de se ter serviços "diferenciados", pq socialmente elas são muito parecidas, não tem cidade pobre x cidade rica, é tudo mais ou menos igual, com as singelas diferenças entre o interior da "macro-metropole" e o "verdadeiro interior", que eu enunciei.

Comentário

• afrcatarina
                              • 12/03/12
                              • 90

Eu nunca fui na capital e portanto não tenho muitas referências no que diz respeito a viver lá. Sei que quem faz o concurso para AFR/SP deve ter em mente que, a depender da classificação, pode ter que trabalhar lá.

Sempre apresentam como prós da cidade a diversidade de coisas para se fazer, a oferta de inúmeros serviços e a cidade ser praticamente ativa 24 horas.

Porém, os contras geralmente apresentados com mais ênfase são o trânsito, a violência, poluição e o custo de vida.

A capital é tão violenta quanto falam ou há certo exagero nisso?

Os aprovados na SEFAZ que trabalham na capital para escapar do trânsito necessariamente precisam usar metrô ou ainda dá para contorná-lo por outras vias?

O custo de vida é tão alto quanto falam? A capital que serve de parâmetro de comparação para mim é Brasília (que conheço).

De um modo geral, é possível ter qualidade de vida na capital?
                              Sou de SC e antes de vir para cá achei que seria assaltado 1x por dia, rs. SP não é o paraíso (apesar de ter um bairro com esse nome!) e nem pretendo me aposentar por aqui, mas também não é só o que passa na TV. Por incrível que pareça, São Paulo teve em 2014 a menor taxa de homicídios por 100 mil hab. entre as capitais brasileiras.

Sobre as outras perguntas, eu vou de metrô todos os dias. Moro na Zona Sul, pego o metrô linha azul. Não é uma beleza, mas resolve. Diria que, a grosso modo, 50% das vezes é bom, 35% é um saco e os outros 15% um caos. Aqui na região o aluguel de um apartamento de 2 quartos com garagem gira em torno de 2.500 reais + condomínio + IPTU. Dá pra ter qualidade de vida sim, mas não adianta vir pra cá querendo praia, porque o lance é outro (parques, restaurantes, teatros, etc). Você só não poderá evitar a poluição e o péssimo ambiente de trabalho no Predião (sem ar condicionado, localizado numa região meio inóspita, etc). Você sobreviverá, fique tranquila!

Até +!

Comentário

• sassaki04d
                                • 06/02/12
                                • 774

Originally posted by afrcatarina View Post

Sou de SC e antes de vir para cá achei que seria assaltado 1x por dia, rs. SP não é o paraíso (apesar de ter um bairro com esse nome!) e nem pretendo me aposentar por aqui, mas também não é só o que passa na TV. Por incrível que pareça, São Paulo teve em 2014 a menor taxa de homicídios por 100 mil hab. entre as capitais brasileiras.

Sobre as outras perguntas, eu vou de metrô todos os dias. Moro na Zona Sul, pego o metrô linha azul. Não é uma beleza, mas resolve. Diria que, a grosso modo, 50% das vezes é bom, 35% é um saco e os outros 15% um caos. Aqui na região o aluguel de um apartamento de 2 quartos com garagem gira em torno de 2.500 reais + condomínio + IPTU. Dá pra ter qualidade de vida sim, mas não adianta vir pra cá querendo praia, porque o lance é outro (parques, restaurantes, teatros, etc). Você só não poderá evitar a poluição e o péssimo ambiente de trabalho no Predião (sem ar condicionado, localizado numa região meio inóspita, etc). Você sobreviverá, fique tranquila!

Até +!
                                Apenas para fins de comparação, sou AFR do interior e aqui moro em um apartamento de 112m com duas garagens cobertas e porteiro 24 e pago 1.500 de aluguel.
                                Imóvel em São Paulo é BEM mais caro.
                                De resto não tenho muito a acrescentar, o pessoal no geral retratou bem a cidade: violenta em certas partes, faz você ficar tenso ao andar à noite, mas nada diferente de outras grandes capitais. Trânsito caótico, mas depende do seu trajeto. Metrô depende do trajeto também. Se vc morar na zona leste e for pra sé, por exemplo, vai querer nunca ter ido pra lá (eu fiz esse trajeto por anos, acredite).
                                Mas a contrapartida é o que a cidade oferece em termos de serviço e opções de lazer. Aí é muito subjetivo saber o quanto a cidade vai cobrar de cada um e oferecer para cada um, pois cada pessoa tem uma percepção de valor diferente.

Comentário

• Gaijin
                                  • 06/11/15
                                  • 69

O pessoal fala do trânsito em SP, mas garanto que o do RJ está bem pior... rs

Eu gosto de trabalhar aqui. É uma cidade prática e tem tudo que preciso. Posso usar o metrô para me deslocar por quase toda cidade. Por incrível que pareça, com as reduções nas velocidades das vias, o trânsito melhorou! Talvez porque temos menos acidentes agora. E para mim o mais importante de tudo: o clima ameno. Para quem já trabalhou diariamente de terno no RJ o clima daqui é uma maravilha, rs.

Não tenho base para falar sobre as cidades do interior. Sempre morei em capitais e, por isso, acho que não me adaptaria muito a toda essa tranquilidade.

Comentário

• cmmurakami
                                    • 11/07/10
                                    • 24

Muito obrigada ironpro !

Desde já agradeço!

Oi moça!
                                    Sei que a pergunta não foi para mim, mas acho que vc está se preocupando demais. Não há o que se preocupar, se vc quer vir para cá por algum motivo, venha e absorva a cidade por si mesma, pois só lendo não vai te dar experiência.
                                    Vc leu muita gente falando de cidades vizinhas, morar mais longe para ter melhor qualidade de vida, mas isso tem um contra que é muito forte.
                                    Se vc morar num lugar bem afastado do trabalho, tendo que pegar 2h de trânsito só pq quer morar num local tranquilo, em pouco tempo vc irá cansar dessa rotina, e aí não vai gostar, vai preferir morar perto do trabalho, dentro de SP, onde tem TUDO perto: escolas, hospitais, supermercados, aeroportos etc. Vc vai se acostumar a não depender do carro para tudo, pois vc pode fazer a pé, de bike (sim, SP evoluiu bastante nesse assunto), de metrô, de táxi e de ônibus.

Eu sugiro o seguinte: não economize! Ou seja, se vier para SP, more próximo ao trabalho, é mais caro, mas vc vai perceber que o custo mais alto compensa a economia de tempo. Escolha algum bairro próximo de algum metrô (que vc possa ir a pé), principalmente da linha verde, azul e amarela, focando nos bairros da zona sul, oeste e central.
                                    Lembre também que aqui, a nossa noção de espaço e tempo é diferente da de outras cidades. Quando se fala que algo é perto, significa que está até uns 5km de distância. Se for "rápido de carro", significa que está há uns 30km.
                                    Vou citar algumas macrorregiões (pois existem vários bairros dentro delas), que vc pode morar independentemente de onde trabalhar. Saúde (eu moro aqui e adoro), Vila Mariana, Paraíso, região da Paulista, Pinheiros, Vila Madalena, Butantã. Essas regiões seguem a linha de metrôs, concentram muitas empresas, concentra a classe média e alta, e portanto, muitos serviços bons.
                                    Tem também a zona norte, que é ótima também, mas eu prefiro essas que citei. Essas regiões citadas contém bairros de classe média e alta, então saiba identificar para não ter uma surpresa negativa rs.

Quanto a pedir remoção, eu sugiro se mudar para alguma cidade próxima de SP a até 100km (ou pouco mais), principalmente em torno das rodovias Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes. Alguns motivos: são cidades ricas, ainda têm bons serviços (escolas e hospitais), são passagens para outras cidades grandes do interior, a chegada em SP cai direto na zona oeste (Marginal Pinheiros), que é bem desenvolvida. Esse é o meu ideal de moradia, pois meu sonho ainda é voltar a morar numa casa de condomínio, com um quintal grande e verde, rsrs.

Comentário

Working...
                                    X