Announcement

Collapse
No announcement yet.

Existe Corrupção? E há ameças?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Alexandro
    • 08/04/09
    • 541

Existe Corrupção? E há ameças?

Boa noite.

Vou falar sobre o tema hoje porque a primeira coisa que meu pai me falou quando passei para o cargo de AFR-SP foi: "toma cuidado". E como o resultado está previsto para sair "a partir de 06/05", vamos lá.

Hoje, após 3 anos de serviço público e tendo exercido tanto a Fiscalização Direta de Tributos como uma função dita "interna" posso tranquilizá-los.

Se há, ninguém vê.
    Não há ameaças, nem achincalhes. Ou pelo menos eu não passei por isto.

Porém, todos sabem que houve um caso de corrupção que saiu na mídia envolvendo a Sefaz-sp.
    Aqui neste link: http://g1.globo.com/sao-paulo/notici...iro-em-sp.html

Se a Polícia Federal investigou e publicou, aconteceu. Detalhes ficam para o Poder Judiciário.

Mas eu gostaria de falar sobre aquela visão de que você, sendo um Agente Fiscal de Rendas, seria colocado contra a parede com uma ameaça de morte caso não aceitasse a proposta.

Isto, meus caros, eu nunca vi nem fiquei sabendo que houve.

Então, fiquem tranquilos. Vocês aprovados entrarão na Sefaz e muito provavelmente não passarão por estas situações que nossos avós e pais temiam que existisse.

Isto é ponto positivo para a Sefaz-SP.

Abs,

Alexandro.
  • JNETOBC
    • 05/01/10
    • 122

Re: Existe Corrupção? E há ameças?

Valeu por abordar esse assunto e tranquilizar a galera, pois parece que todo mundo fica com receio de comentar sobre isso aqui.

Comentário

• JeanMarcell
      • 25/11/06
      • 1009

Obrigado, futuro colega!

Comentário

• Dr Hans Chucrutz
        • 30/01/08
        • 66

Uma história que ouvi de um contador é que "o chefe quer 5 paus (ou menos, não me lembro) por mês de cada fiscal, se vai sair do seu bolso ou do contribuinte, é problema seu."

Comentário

• josedasilva
          • 27/03/13
          • 76

quero ver algum chefe ter coragem de falar isso...

Comentário

• JeanMarcell
            • 25/11/06
            • 1009

resposta padrão "favor enviar o pedido via email, atenciosamente..."

Comentário

• Alexandro
              • 08/04/09
              • 541

Originally posted by JNETOBC View Post
              Valeu por abordar esse assunto e tranquilizar a galera, pois parece que todo mundo fica com receio de comentar sobre isso aqui.
              Esse assunto é tabu no Brasil.

Nós temos o dever de falar sobre isto e combater este mal que assola nosso país.

É nossa missão, não há dúvidas.

Comentário

• jundiai
                • 22/03/11
                • 110

Acho que é nosso dever, se passarmos, que atuemos de forma honesta e digna, que possamos dar conforto para nossa família e deitar a cabeça no travesseiro todas as noites.

sou do tipo que se ver, denuncio, como já fiz estando do outro lado...

temos que mudar a visão da população em geral que funcionário público é encostado e corrupto.

se eu passar, podem me cobrar, nunca pendurarei o paletó, nem irei pedir propina, além de tabalhar com afinco...

gostaria que todos tivessem o mesmo pensamenteo!

Comentário

• Bvitor
                  • 29/03/12
                  • 726

Valeu Alexandro! É aquela coisa.....falar até papagaio fala....quero ver provar..

Comentário

• zemane
                    • 22/02/13
                    • 141

Há, sim, corrupção em qualquer esfera de governo.
                    As ameaças dependem do quanto você sabe e de qual o montante está envolvido. Em geral não rolam ameaças e inclusive eles evitam lotar os fiscais em locais que é sabido haver este tipo de comportamento. Principalmente quando o fiscal se dá ao respeito e não se envolve com isso.

Quando acontece de um fiscal ser lotado em local corrompido, ele tem a liberdade de dizer ao corruptor que não quer participar. Aí o bandido deixa ele quieto num canto, libera o cara de ir trabalhar todo dia ou só passa besteirinha pra ele fiscalizar, sem grandes montantes envolvidos, processos desinteressantes para os ladrões pedirem propina.

Comentário

• cebolaRP
                      • 19/02/09
                      • 221

Isso aí depende da conduta do fiscal.
                      o fiscal FDT (pq pra interno é muito difícil, talvez só inspetor ou delegado, casos em que o empresário tem que ser muuuuito corajoso e ousado) tem que estar preparado para se acontecer uma coisa dessas. Mas isso vai ser raro se a conduta for séria. Se chegar na frente do contribuinte e começar a ficar insinuando as coisas, ficar dando mole, a probabilidade de tentativas de suborno aumenta bastante. Tem que ficar tranquilo e procurar ir acompanhado nas entregas de notificação, sempre que possível.

Diferentemente do colega Alexandro, eu já escutei conversas sim! E eu digo que é um risco, principalmente se não atentarem para o que acabei de escrever.
                      Houve diversos cargos de demissão.

Eu penso (chute puro) que a maioria que vier pro interior vai para a externa mesmo. Se passasse o AT para interno não seria chute, seria certeza absoluta.
                      Portanto, estejam preparados para serem fiscais sérios (não confundam com mal-humorado, hein? Bom humor ajuda muito no momento tenso em que a gente chega numa empresa), ser sério é, digamos, não dar sopa pro azar. A gente vai dando os toques para os que entrarem..

Não tenham medo. Medo não serve nesse nosso trabalho.

Comentário

• jducas
                        • 04/09/09
                        • 216

Um dos motivos do fiscal ganhar bem é justamente para naum ser corrompido.

Infelizmente vivemos em um país onde a corrupção é rotineira. No entanto, creio que a função de mudar essa situação e dos novos que estão entrando.

Estudei mt para ser aprovado em um concurso difícil e naum quero perder minha vaga em função de corrupção. Sempre fui educado a ser honesto e creio que se esse for o pensamento de todos, teremos uma sociedade melhor e um fisco digno da confiança do povo.

Cabe lembrar uma coisa que comentei com um colega. Se o fiscal aceitou propina, temos dois corruptos, o fiscal e aquele que fez o pagamento. Ou seja, naum adianta jogar a culpa só no funcionário, aquele que paga a propina é tão culpado quanto aquele que recebe.

Naum acredito em tanta corrupção atualmente no fisco mas, se houver, cabe a nós mudarmos essa situação.

Trabalhemos sempre com honestidade e sendo digno da confiança que o Estado põe em nosso trabalho.

Comentário

• tedbear
                          • 30/04/13
                          • 52

Existe risco de vida quando o fiscal multa alguém desequilibrado? O nome do fiscal fica registrado na multa e isso pode ser um problema? Será que é bom ter um disfarce para os horários livres?

Comentário

• Alexandro
                            • 08/04/09
                            • 541

Originally posted by tedbear View Post
                            Existe risco de vida quando o fiscal multa alguém desequilibrado? O nome do fiscal fica registrado na multa e isso pode ser um problema? Será que é bom ter um disfarce para os horários livres?
                            Não precisa de disfarces para os horários livres.

Hoje quase tudo é eletrônico.

Quando não tinha o DEC e e-PAT era um conselho comum chamar o contribuinte na DRT para assinar o AIIM (tomar ciência) e pegar sua cópia. Este momento era o mais difícil porque realmente abala o autuado. Hoje manda tudo de forma eletrônica, ou quase tudo.

Algumas dicas são essenciais para a boa segurança.
                            A atividade de fiscalização é uma atividade de risco por natureza, porém há formas de minimizar estes riscos. Mas eles existem.

Porém, fique tranquilo. Eu não ouvi falar de problemas que fiscais tenham passado desde que entrei na sefaz. Todas as histórias que ouvi são do século passado (década de 90 e antes).

Abs,

Alexandro.

Comentário

• tedbear
                              • 30/04/13
                              • 52

Alexandro,

Muito útil as informações que vc posta. Nessa hora a família fica perguntando como será (se der tudo certo é claro) e não sei o que responder.

Muito obrigado

Comentário

• inteligivel
                                • 25/11/06
                                • 465

Originally posted by Alexandro View Post
                                Não precisa de disfarces para os horários livres.

Hoje quase tudo é eletrônico.

Quando não tinha o DEC e e-PAT era um conselho comum chamar o contribuinte na DRT para assinar o AIIM (tomar ciência) e pegar sua cópia. Este momento era o mais difícil porque realmente abala o autuado. Hoje manda tudo de forma eletrônica, ou quase tudo.

Algumas dicas são essenciais para a boa segurança.
                                A atividade de fiscalização é uma atividade de risco por natureza, porém há formas de minimizar estes riscos. Mas eles existem.

Porém, fique tranquilo. Eu não ouvi falar de problemas que fiscais tenham passado desde que entrei na sefaz. Todas as histórias que ouvi são do século passado (década de 90 e antes).

Abs,

Alexandro.
                                Bom saber disso! :^)

Comentário

• Peixe Serra
                                  • 27/07/15
                                  • 28

Tudo isso depende da local, azar, etc. Por exemplo, um técnico da sefaz ma foi assassinado ano passado devido ao trabalho de fiscalização.

Comentário

• Moscaa
                                    • 12/03/12
                                    • 252

Originally posted by Peixe Serra View Post
                                    Tudo isso depende da local, azar, etc. Por exemplo, um técnico da sefaz ma foi assassinado ano passado devido ao trabalho de fiscalização.

Também né bicho, terra de ninguém. Lógico que uma coisa dessa pode acontecer aqui em SP, mas eu não saio daqui para ser fiscal no MA nem por 50k / mês.

Comentário

• Dryclean
                                      • 20/03/08
                                      • 1095

https://blogdoafr.com/2015/08/07/dem...naria-do-icms/

Separando o joio do trigo.

Comentário

Working...
                                      X