Announcement

Collapse
No announcement yet.

Tirem suas dÚvidas sobre a sefaz aqui!!!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Marcelom_13
    • 02/02/15
    • 207

ola pessoal!

Para quem trabalha como auditor externo é essencial dirigir carro? tem que ter seu próprio carro? e quem não dirige fica impossibilitado de ser auditor externo?

obrigado por sanar nossas duvidas!

Comentário

• sassaki04d
      • 06/02/12
      • 774

Originally posted by Marcelom_13 View Post
      ola pessoal!

Para quem trabalha como auditor externo é essencial dirigir carro? tem que ter seu próprio carro? e quem não dirige fica impossibilitado de ser auditor externo?

É possível ser externo e não dirigir, mas sua vida vai ficar bem complicada.
      Vira e mexe são necessária diligências "in loco", ou seja, ir até o local da empresa, ver se ela existe, se o estabelecimento físico é compatível com o quanto a empresa movimenta, localizar pessoas físicas (sócios, contadores e afins) etc.
      Nesses casos, se você não dirige pode solicitar um veículo oficial, mas é bem mais burocrático. Além da burocracia você estará sujeito à disponibilidade do veículo e do motorista, tornando sua agenda bem mais engessada.
      Eu, por exemplo, como dirijo e tenho meu carro me programo pra ir nos dias e horas em que é melhor pra mim, fazendo meus itinerários com tranquilidade. Também sou muito zeloso com o meu trabalho, então há casos em que eu bato em 8, 9 endereços diferentes atrás de uma emrpesa por exemplo até achar um sócio ou locador de certo imóvel, por exemplo. Se você estiver com um motorista em veículo oficial ele pode não gostar muito da idéia de ficar o dia todo indo pra trocentos lugares diferentes. Ou seja, você vai ter o desgaste de ter que lidar com o motorista.

Outro detalhe: toda vez que você pede veículo oficial descontam parte do seu AT (Adicional de Transporte) que em tese serve para pagar as despesas com o seu próprio veículo (comubstíbel, pedágio, manutenção, depreciação etc). Cada dia descontado é equivalente a uns 150 reais.

Em resumo: possível até que é, mas sua vida como externo sem carro pode não ser muito fácil. A não ser que você tenha medo mortal de dirigir, ou algum problema de saúde que o impeça, aconselharia a pensar na idéia de tirar a CNH (caso não tenha) e investir num veículo. SE não der, trabalha internamente até juntar uma grana e compra antes de ir pra externa.

De qualquer forma é mais vantajoso (em termos remuneratórios) ser interno por alguns anos e depois ir pra externa (ver tópico remuneração para entender isso).

Comentário

• Marcelom_13
        • 02/02/15
        • 207

sassaki04d obrigado pela explicação,...se passar no proximo concurso o negocio vai ser tentar ir para o interior que é mais tranquilo, morar e dirigir na capital nem pensar, sou bixo do mato!!!!rsrs

Comentário

• EDSOFC
          • 13/04/15
          • 30

Originally posted by sassaki04d View Post

? poss?vel ser externo e n?o dirigir, mas sua vida vai ficar bem complicada.
          Vira e mexe s?o necess?ria dilig?ncias "in loco", ou seja, ir at? o local da empresa, ver se ela existe, se o estabelecimento f?sico ? compat?vel com o quanto a empresa movimenta, localizar pessoas f?sicas (s?cios, contadores e afins) etc.
          Nesses casos, se voc? n?o dirige pode solicitar um ve?culo oficial, mas ? bem mais burocr?tico. Al?m da burocracia voc? estar? sujeito ? disponibilidade do ve?culo e do motorista, tornando sua agenda bem mais engessada.
          Eu, por exemplo, como dirijo e tenho meu carro me programo pra ir nos dias e horas em que ? melhor pra mim, fazendo meus itiner?rios com tranquilidade. Tamb?m sou muito zeloso com o meu trabalho, ent?o h? casos em que eu bato em 8, 9 endere?os diferentes atr?s de uma emrpesa por exemplo at? achar um s?cio ou locador de certo im?vel, por exemplo. Se voc? estiver com um motorista em ve?culo oficial ele pode n?o gostar muito da id?ia de ficar o dia todo indo pra trocentos lugares diferentes. Ou seja, voc? vai ter o desgaste de ter que lidar com o motorista.

Outro detalhe: toda vez que voc? pede ve?culo oficial descontam parte do seu AT (Adicional de Transporte) que em tese serve para pagar as despesas com o seu pr?prio ve?culo (comubst?bel, ped?gio, manuten??o, deprecia??o etc). Cada dia descontado ? equivalente a uns 150 reais.

Em resumo: poss?vel at? que ?, mas sua vida como externo sem carro pode n?o ser muito f?cil. A n?o ser que voc? tenha medo mortal de dirigir, ou algum problema de sa?de que o impe?a, aconselharia a pensar na id?ia de tirar a CNH (caso n?o tenha) e investir num ve?culo. SE n?o der, trabalha internamente at? juntar uma grana e compra antes de ir pra externa.

De qualquer forma ? mais vantajoso (em termos remunerat?rios) ser interno por alguns anos e depois ir pra externa (ver t?pico remunera??o para entender isso).

sassaki04d, se me permite, tenho algumas d?vidas: o fiscal interno realiza dilig?ncias tamb?m? Existem muitas dilig?ncias em que o fiscal precisa viajar para outra cidade? Grato.

Comentário

• ubermensch
            • 01/05/12
            • 46

Originally posted by Marcelom_13 View Post
            ola pessoal!

Para quem trabalha como auditor externo ? essencial dirigir carro? tem que ter seu pr?prio carro? e quem n?o dirige fica impossibilitado de ser auditor externo?

tenho colega que ficou 10 anos na externa sem cnh. ele tirava uns dias por m?s, pagava um t?xi e ia nos contribuintes todos de uma vez. s? que naquela ?poca n?o precisava rodar muito a regi?o
            hoje ele tirou cnh e dirige muito mal

Comentário

• ubermensch
              • 01/05/12
              • 46

Originally posted by Luana Ribeiro View Post
              Caso na hora que eu for fazer a escolha da lota??o n?o tiver mais a cidade que desejo, eu posso ficar esperando na fila aparecer uma vaga nesta cidade de interesse? Enquanto isso os classificados abaixo de mim podem ser lotados em outros locais, mas qd aparecer a vaga pra minha cidade, eu tenho prioridade. Alguns concursos s?o assim.. n?o sei se o ICMS SP tb! Obrigada pela ajuda!
              n?o
              ..

Comentário

• sassaki04d
                • 06/02/12
                • 774

Originally posted by EDSOFC View Post

sassaki04d, se me permite, tenho algumas d?vidas: o fiscal interno realiza dilig?ncias tamb?m? Existem muitas dilig?ncias em que o fiscal precisa viajar para outra cidade? Grato.
                Varia muito a depender da delegacia, da equipe e do seu próprio ritmo de trabalho.
                Eu geralmente me organizo para sair em diligências umas duas vezes por mês, aÃ* aproveito o dia quase que todo pra correr atrás de tudo que tenho na região. Tento me programar, por exemplo, para no perÃ*odo da manhã fazer duas diligências na mesma cidade, ou vizinhas, essas coisas. Diria que em geral eu tenho uns 5-6 trabalhos que precisam de diligência no mês e tento concentrar em uns 2 dias.
                Mas eu faço um pouco mais de diligência que a média, pelo menos aqui na minha equipe. Talvez em outras equipes/delegacias o pessoal saia mais.
                Por outro lado já vi casos em que o caboclo só precisava ir até o endereço da empresa ver se ela existia (eu mandei uma foto do google maps mostrando que provavelmente era um casebre, um endereço falso) e o vagabundo devolveu meu processo sem ter ido no local.
                Enfim, tem gente que trabalhada de todo jeito.

Comentário

• Beth2820
                  • 11/03/12
                  • 5

Oi colegas, POR FAVOR preciso tirar uma duvida quanto a LC 1059/08. Em seu art. 5. diz o seguinte:
                  Artigo 5. - O provimento no cargo de Agente Fiscal de Rendas sera precedido de concurso publico de habilitacao, de provas ou de provas e titulos, de acordo com os criterios estabelecidos no edital que rege o concurso, devendo o candidato: (NR)
                  I - ter concluido graduacao em nivel superior reconhecido oficialmente, em uma das seguintes areas: (NR)
                  a) Ciencias Jur?dicas e Sociais ou Direito; (NR)
                  b) Ciencias Economicas; (NR)
                  c) Ciencias Contabeis e Atuariais; (NR)
                  d) Administracao Publica ou de Empresas; (NR)
                  e) Engenharia; (NR)
                  f) Ciencia da Computacao ou Processamento de Dados; (NR)
                  g) outras, a criterio do Secretario da Fazenda; (NR)
                  II - estar em dia com as obrigacoes militares; (NR)
                  III - gozar de sanidade fisica e mental; (NR)
                  IV - estar no gozo dos direitos politicos; (NR)

Artigo 5 e incisos I a IV com redacao dada pela Lei Complementar n 1.199, de 22/05/2013.

Alguem tem informacoes sobre se o proximo concurso ira pedir formacao especifica? porque o ultimo edital nao pediu e estudo ha 5 anos para area fiscal..e estou preocupada.

Comentário

• sassaki04d
                    • 06/02/12
                    • 774

Originally posted by Beth2820 View Post
                    Oi colegas, POR FAVOR preciso tirar uma duvida quanto a LC 1059/08. Em seu art. 5. diz o seguinte:
                    Artigo 5. - O provimento no cargo de Agente Fiscal de Rendas sera precedido de concurso publico de habilitacao, de provas ou de provas e titulos, de acordo com os criterios estabelecidos no edital que rege o concurso, devendo o candidato: (NR)
                    I - ter concluido graduacao em nivel superior reconhecido oficialmente, em uma das seguintes areas: (NR)
                    a) Ciencias Jur?dicas e Sociais ou Direito; (NR)
                    b) Ciencias Economicas; (NR)
                    c) Ciencias Contabeis e Atuariais; (NR)
                    d) Administracao Publica ou de Empresas; (NR)
                    e) Engenharia; (NR)
                    f) Ciencia da Computacao ou Processamento de Dados; (NR)
                    g) outras, a criterio do Secretario da Fazenda; (NR)
                    II - estar em dia com as obrigacoes militares; (NR)
                    III - gozar de sanidade fisica e mental; (NR)
                    IV - estar no gozo dos direitos politicos; (NR)

Artigo 5 e incisos I a IV com redacao dada pela Lei Complementar n 1.199, de 22/05/2013.

Alguem tem informacoes sobre se o proximo concurso ira pedir formacao especifica? porque o ultimo edital nao pediu e estudo ha 5 anos para area fiscal..e estou preocupada.
                    A lei esteve assim nos ?ltimos anos e at? hoje n?o pediram forma??o espec?fica.

N?o h? como ter certeza nenhuma sobre o pr?ximo certame, pois n?o h? autoriza??o, comiss?o organizadora nem nada parecido, ent?o estas decis?es ainda n?o foram tomadas, mas tomando por base o hist?rico dos ?ltimos concursos eu diria que a chance de pedirem forma??o espec?fica no pr?ximo n?o ? t?o grande.

Comentário

• EDSOFC
                      • 13/04/15
                      • 30

Varia muito a depender da delegacia, da equipe e do seu próprio ritmo de trabalho.
                      Eu geralmente me organizo para sair em diligências umas duas vezes por mês, a?* aproveito o dia quase que todo pra correr atrás de tudo que tenho na região. Tento me programar, por exemplo, para no per?*odo da manhã fazer duas diligências na mesma cidade, ou vizinhas, essas coisas. Diria que em geral eu tenho uns 5-6 trabalhos que precisam de diligência no mês e tento concentrar em uns 2 dias.
                      Mas eu faço um pouco mais de diligência que a média, pelo menos aqui na minha equipe. Talvez em outras equipes/delegacias o pessoal saia mais.
                      Por outro lado já vi casos em que o caboclo só precisava ir até o endereço da empresa ver se ela existia (eu mandei uma foto do google maps mostrando que provavelmente era um casebre, um endereço falso) e o vagabundo devolveu meu processo sem ter ido no local.
                      Enfim, tem gente que trabalhada de todo jeito.
                      Entendi, obrigado. Voc? passou da interna para a externa? Se sim, est? preferindo trabalhar como externo?

Comentário

• sassaki04d
                        • 06/02/12
                        • 774

Originally posted by EDSOFC View Post
                        Entendi, obrigado. Voc? passou da interna para a externa? Se sim, est? preferindo trabalhar como externo?
                        Sim, trabalhei 3 anos e meio na interna e depois sa? pra externa.

Em termos do trabalho desenvolvido prefiro a externa, ? muito mais "trabalho de fiscal" mesmo do que na interna. A verdade ? que a maior parte das posi??es "internas" envolve tarefas bastante burocr?ticas e, em boa parte dos casos, de baixo valor agregado e baixa complexidade. Claro que varia de setor pra setor, mas a regra ? que voc? provavelmente vai bater muito carimbo na "interna". Na m?dia h? pouco desafio e pouca responsabilidade. Pra quem s? quer ganhar o sal?rio no fim do m?s sem ter responsabilidade, pode ser interessante, apesar de moralmente question?vel.
                        N?o ? o meu caso, e eu sa? pra externa justamente porque cansei de brigar com a administra??o para poder fazer um trabalho de maior valor agregado. Boa parte dos "gestores" s? quer saber de agradar quem est? pra cima da hierarquia e ter bons n?meros nos indicadores (que em geral tamb?m s?o uma bosta) mesmo que isso signifique sacrificar o interese p?blico.

Por?m a externa tamb?m n?o ? l? as mil maravilhas. O trabalho, em geral, ? mais interessante, mas exige maior responsabilidade e requer aten??o em rela??o ao sistema de pontua??o: diferente do interno, se voc? n?o atingir certas metas (que s?o bem ruins) voc? pode at? perder sal?rio. O problema n?o ? ter metas, o problema ? que as metas s?o ruins e o sistema de pontua??o idem. Por exemplo: se voc? identificar uma fraude gigantesca no estado, de mais de centenas de milh?es mas n?o for no ?mbito de uma auditoria ou n?o gerar um AIIM que VOC? lavre, voc? recebe a pontua??o equivalente a apenas um dia de trabalho. Mesmo tendo trabalhado, por exemplo, um m?s no caso e sendo um absoluto sucesso.

Por outro lado se voc? encerrar suas fiscaliza??es rapidamente, mesmo que elas n?o tenham profundidade nenhuma, voc? vai ganhar mais pontos. Lavrou um Auto de Infra??o enorme? Parab?ns, muitos pontos pra voc?. Fez a mesma auditoria mas n?o deu Auto? Puxa, que azar, sem pontos pra voc?.

Enfim, ? um sistema merda que tenta te direcionar pra fazer trabalhos rasos ou trabalhos que alguma "autoridade" queira. N?o ? imposs?vel de contornar, mas voc? vai ter que brigar bastante pra fazer um bom trabalho. S? pra voc? ter uma ideia geral.

Comentário

• Tiago86
                          • 08/09/14
                          • 6

Bom tarde pessoal!
                          Alguem poderia me ajudar?
                          Ouvi falar que no ano de 2016 foi autorizado pelo governador um pequeno recesso de final de ano. Alguem sabe se em 2017 tambem ocorreu esse recesso, quantos dias foram e se isso sera permanente. Procurei sobre algum regulamento mas nao achei nada.
                          Desde ja agradeco.

Comentário

• sassaki04d
                            • 06/02/12
                            • 774

Originally posted by Tiago86 View Post
                            Bom tarde pessoal!
                            Alguem poderia me ajudar?
                            Ouvi falar que no ano de 2016 foi autorizado pelo governador um pequeno recesso de final de ano. Alguem sabe se em 2017 tambem ocorreu esse recesso, quantos dias foram e se isso sera permanente. Procurei sobre algum regulamento mas nao achei nada.
                            Desde ja agradeco.
                            N?o h? nenhuma regulamenta??o espec?fica para o "recesso".
                            Nas duas vezes em que ocorreu (2016 e 2017) foi por meio de decreto editado no in?cio de dezembro, bem em cima da hora e basicamente o que foi permitido foi o descanso na semanada do natal ou do ano novo com compensa??o de hor?rio.
                            Por essa raz?o n?o h? como saber se o evento vai se repetir ou n?o no futuro.

Comentário

• Tiago86
                              • 08/09/14
                              • 6

N?o h? nenhuma regulamenta??o espec?fica para o "recesso".
                              Nas duas vezes em que ocorreu (2016 e 2017) foi por meio de decreto editado no in?cio de dezembro, bem em cima da hora e basicamente o que foi permitido foi o descanso na semanada do natal ou do ano novo com compensa??o de hor?rio.
                              Por essa raz?o n?o h? como saber se o evento vai se repetir ou n?o no futuro.
                              Agrade?o muito pela resposta.

Comentário

• FardadoSP
                                • 13/04/12
                                • 84

Boa tarde. Pessoal estudando apenas pelo pacote completo e atualizado do Estrategia sera possivel passar?

Comentário

• boneca-emilia
                                  • 14/08/15
                                  • 18

Originally posted by FardadoSP View Post
                                  Boa tarde. Pessoal estudando apenas pelo pacote completo e atualizado do Estrategia sera possivel passar?
                                  Positivo e operante.

Sim eh possivel, nobre soldado! Eu mesma passei estudando so pelos materiais em Pdf do Ponto e do Estrategia, complementando o estudo da legislacao tributaria com aquele livreto cor preta do Ze Rosa ("Fiat 147 abacate").

Comentário

• FardadoSP
                                    • 13/04/12
                                    • 84

Originally posted by boneca-emilia View Post

Positivo e operante.

Sim eh possivel, nobre soldado! Eu mesma passei estudando so pelos materiais em Pdf do Ponto e do Estrategia, complementando o estudo da legislacao tributaria com aquele livreto cor preta do Ze Rosa ("Fiat 147 abacate").
                                    Agradecido (TKS) pela atencao. Apenas por curiosidade, nao pertenco mais a nobre PMESP, agora sou TJSP e quem sabe daqui ha alguns anos poderei pertencer aa Fazenda!!
                                    Ja imaginava que seria possivel, queria apenas a confirmacao!!!
                                    SEFAZ AI VOU EU!!!!!!!
                                    Grande abraco.

Comentário

• jedimo
                                      • 22/02/18
                                      • 22

Apesar de tudo, ICMS SP ainda e um dos melhores concursos da area fiscal pra quem nao quer correr o risco de sair do sudeste do paisdes

desculpem, enviei ao topico errado

Comentário

• Dryclean
                                        • 20/03/08
                                        • 1091

Qual e o resultado pratico no trabalho dos auditores de SP com a aprovacao desta nova lei?

https://portal.fgv.br/noticias/nova-...ontent=direito

Comentário

• jedimo
                                          • 22/02/18
                                          • 22

A minha duvda sobre a SEFAZ e o porque da tao grande diferen?a salarial entre interno e externo?

Comentário

• Bvitor
                                            • 29/03/12
                                            • 726

Originally posted by Dryclean View Post
                                            Qual e o resultado pratico no trabalho dos auditores de SP com a aprovacao desta nova lei?

https://portal.fgv.br/noticias/nova-...ontent=direito
                                            O foco agora passa a ser de acompanhamento e monitoramento dos contribuintes, e n?o sair lavrando Auto de Infra??o em todo mundo. A ideia ? s? lavrar AIIM em que n?o se dispuser a regularizar sua situa??o.

Comentário

• Bvitor
                                              • 29/03/12
                                              • 726

Originally posted by jedimo View Post
                                              A minha duvda sobre a SEFAZ e o porque da tao grande diferen?a salarial entre interno e externo?
                                              Jedimo, ? uma quest?o de oferta e demanda. No passado, quando os sal?rios eram iguais ou bem similares, ningu?m queria ser Interno ou Chefe, tendo em vista que na Externa h? flexibilidade de hor?rios, e isso gerava um problema de administra??o, pois ninguem queria assumir posicoes de chefia. A ideia dessa diferenca ? atrair AFRs para essas funcoes. Em minha opiniao erraram na mao...a diferenca ficou muito grande. Mas agora tem que esperar para ver como as coisas vao andar.

Comentário

• Junior97
                                                • 31/03/16
                                                • 207

Originally posted by Bvitor View Post
                                                Como funciona a PR e a BR? como ? paga e calculada? h? alguma previs?o de concurso para a Sefaz (AFR ou T?cnico)? Julgador Tribut?rio ? um cargo em comiss?o, ou fun??o de confian?a? ou ? um cargo efetivo?

Comentário

• Bvitor
                                                  • 29/03/12
                                                  • 726

Originally posted by Junior97 View Post

Como funciona a PR e a BR? como ? paga e calculada? h? alguma previs?o de concurso para a Sefaz (AFR ou T?cnico)? Julgador Tribut?rio ? um cargo em comiss?o, ou fun??o de confian?a? ou ? um cargo efetivo?
                                                  A PR ? paga aos AFRs, e a BR aos demais servidores Fazend?rios (ent?o essa n?o sei te dizer). Grosso modo h? uma meta para a PR, que vai sendo apurada durante o ano. Como ela ? paga trimestralmente a cada trimestre apura-se seu ?ndice (0% a 120%), sendo fechada a apura??o na ?ltima parcela.

Em rela??o a concursos, n?o se fala nada. J? faz 5 anos do ?ltimo concurso de AFR, e por hora n?o deve sair. Chuto que deve sair daqui uns 2, 3 anos...infelizmente.

Comentário

Working...
                                                  X