Announcement

Collapse
No announcement yet.

AFRE - SEFAZ - RJ

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • William Donahey
    • 16/04/15
    • 5

AFRE - SEFAZ - RJ

Olá pessoal. Tenho 17 e começo a faculdade em setembro. Não quero sair do RJ. O único funcionário púlblico que tem na minha família é minha irmã. Ela trabalha na reitoria do Pedro II e não tem muito conhecimento a respeito da área fiscal, mas vive falando, ''estuda para a área e não para o cargo'', mas acontece que eu não quero dar tiros para todos os lados e também não quero sair do RJ, tenho meus amigos aqui, adoro meu RJ e principalmente os lugares como a região dos lagos. Não consigo me imaginar indo respirar prédios e poluição em São Paulo ou ir para aduaneiras, ou fazer concursos como ISS, ICMS e ter que depois continuar estudando para fiscos do meu estado. Estou focando em algo definitivo. Preciso muito de uma ajuda quanto a isso, vale a pena eu focar somente no concurso da Sefaz-RJ se formando em uma área tecnológa para ter mais tempo para estudar para o concurso e não ter que começar somente depois da faculdade ou focar no concurso de Analista do Seguro Social se formando em uma área como administração ? Não ligo necessáriamente para o curso superior, contando que tenha uma ligação com as matérias do concurso púlblico....... meu foco é o concurso e não a faculdade...... faculdade para mim, vendo dessa forma... não passa de um requisito para posse no cargo... por que o que está contando como objetivo de vida para mim é a aprovação em um bom concurso..... o custo de vida no brasil óbviamente não é novidade para vocês, é altíssimo, a qualidade de vida é baixíssima, o mercado privado é friamente ingrato...... não quero cometer erros no começo da minha carreira, tenho 17 anos e já reconheci o que muitas pessoas só reconheçem depois que erram ao fazerem suas escolhas acadêmicas e de carreira..... por favor me ajudem com essas dúvidas........... eu não estou dormindo direito e nem acordando direito..... minha mente está indo a mil.............todos os dias.......
  • glcarvalho
    • 11/03/14
    • 35

Caro William, fique tranquilo. Vc é mto novo e já percebeu coisas que mta gente leva a vida inteira pra entender. Além disso, parece se conhecer mto bem e ser decidido, coisas fundamentais para definir seu rumo profissional. Escolher um curso de tecnólogo em detrimento de uma graduação convencional somente pra ter mais tempo para estudar para concursos me parece um erro. Se vc está bem decidido quanto à carreira pública, pode optar, caso goste, por um dos quatro cursos mais vinculados à área tributária: direito, economia, contabilidade ou administração. Direito abre mais o leque no setor público. Contabilidade e economia vão lhe dar uma base excelente para os fiscos. Administração me parece um curso mto genérico e menos indicado para os interessados pelo setor público. O tempo dedicado a esses cursos será bem aproveitado para a sua futura aprovação. Durante o curso que vc optar, terá tempo para conhecer melhor as carreiras de auditor tributário e analista do INSS. Verá que são bem distintas. Não creio que vc terá dúvida entre elas. Caso escolha ser auditor da receita, perceberá que há diferenças importantes entre as esferas municipal, estadual ou federal. Tb vai notar vantagens e desvantagens do estudo específico em detrimento de um estudo mais genérico, que pode ser aproveitado para diversos entes. Finalmente, quanto melhor o cargo, maior o sacrifício. É raríssimo encontrar alguém que passou direto para o concurso dos sonhos no estado preferido. Espero ter colaborado um pouco. Boa sorte de seu colega mineiro! Abraço, Guilherme.

Comentário

• William Donahey
      • 16/04/15
      • 5

Originally posted by glcarvalho View Post
      Caro William, fique tranquilo. Vc é mto novo e já percebeu coisas que mta gente leva a vida inteira pra entender. Além disso, parece se conhecer mto bem e ser decidido, coisas fundamentais para definir seu rumo profissional. Escolher um curso de tecnólogo em detrimento de uma graduação convencional somente pra ter mais tempo para estudar para concursos me parece um erro. Se vc está bem decidido quanto à carreira pública, pode optar, caso goste, por um dos quatro cursos mais vinculados à área tributária: direito, economia, contabilidade ou administração. Direito abre mais o leque no setor público. Contabilidade e economia vão lhe dar uma base excelente para os fiscos. Administração me parece um curso mto genérico e menos indicado para os interessados pelo setor público. O tempo dedicado a esses cursos será bem aproveitado para a sua futura aprovação. Durante o curso que vc optar, terá tempo para conhecer melhor as carreiras de auditor tributário e analista do INSS. Verá que são bem distintas. Não creio que vc terá dúvida entre elas. Caso escolha ser auditor da receita, perceberá que há diferenças importantes entre as esferas municipal, estadual ou federal. Tb vai notar vantagens e desvantagens do estudo específico em detrimento de um estudo mais genérico, que pode ser aproveitado para diversos entes. Finalmente, quanto melhor o cargo, maior o sacrifício. É raríssimo encontrar alguém que passou direto para o concurso dos sonhos no estado preferido. Espero ter colaborado um pouco. Boa sorte de seu colega mineiro! Abraço, Guilherme.
      Muito obrigado mesmo Guilherme, sua opnião foi de grande ajuda para que eu pudesse me decidir melhor. Fiquei esses dias pensando e cheguei a uma conclusão depois de ter perguntado mais alguns assuntos em outros fórums e para outros servidores. Observei a matriz curricular das carreias que você citou acima e também o edital do ICMS-RJ, e a que se enquadra mais com a área fiscal é a contabilidade. O ICMS-RJ compõe 20 ou 21 matérias, o que me daria bagagem para fazer diversos outros concursos de nível superior....ou seja, óbviamente eu focando em um edital que abranje um número de matérias como esse e tenho uma base para diversas outras oportunidades, o que tira o peso das minhas costas e impede de eu ficar limitado a apenas um cargo. Somente na matriz currícular de contabilidade eu observei 4 matérias que cobra o edital, mesmo que não chegue a cobrir tudo, eu já tenho uma forte base. Enfim, preciso de uma última opnião, você acha que esse seria um bom plano?

Comentário

• glcarvalho
        • 11/03/14
        • 35

Que isso William! Tenho certeza de que em alguns anos vc estará fazendo o mesmo por colegas iniciantes. Acho que seu plano está excelente, mas só leva em conta o lado racional. Tomar uma decisão tão importante sem levar em conta o aspecto emocional pode ser má ideia. Se vc detestar contabilidade, tudo irá por água abaixo... Eu, na sua condição, escolheria o curso que mais gostasse dos quatro supracitados. Todos vão te dar uma base ótima para o serviço público. Assim vc concilia o lado racional e o emocional. Desse jeito não tem como dar errado. Forte abraço e boa sorte!!

Comentário

• lbrazao
          • 23/12/14
          • 147

Acho que a questão da graduação não faz tant diferença assim qundo se fala em aprovação, pois foco e dedicação com bons materias que vão te levar a conquista. Eu estou me formando em economia agora e o que vejo que não estou levando quase nada de estudo para os concursos. Estou estudando para auditor fiscal, me deu uma base apra responder as questões de economia mas muitas delas tive que voltar para reestudar pois não lembrava.

Um opinião que pode fazer voce levar menos tempo na faculdade. Puxe muitas materias durante o periodo. Foi o que eu fiz em 2013-2014. sai de 30 % para 92 % em um ano e meio puxando 10-9 materias por periodo. Se voce tem tempo faça isso, fique dia e noite na faculdade, é uma opções, voce termina a faculdade em 2 anos e meio, estou terminando em 4, por vagabundagem no passado. Comecei em 2011.

Comentário

• William Donahey
            • 16/04/15
            • 5

Originally posted by glcarvalho View Post
            Que isso William! Tenho certeza de que em alguns anos vc estará fazendo o mesmo por colegas iniciantes. Acho que seu plano está excelente, mas só leva em conta o lado racional. Tomar uma decisão tão importante sem levar em conta o aspecto emocional pode ser má ideia. Se vc detestar contabilidade, tudo irá por água abaixo... Eu, na sua condição, escolheria o curso que mais gostasse dos quatro supracitados. Todos vão te dar uma base ótima para o serviço público. Assim vc concilia o lado racional e o emocional. Desse jeito não tem como dar errado. Forte abraço e boa sorte!!
            Nossa Guilherme, você vem me ajudado bastante.....fico muito feliz de ter pessoas por dentro do assunto para poder tirar algumas dúvidas. Realmente....meu interesse na contabilidade era o proveito na área de contabilidade geral, mas dentre as que você citou, realmente a que me apego mais é a administração. Estava olhando a grade currícular das duas e a única diferença especificadamente falando das matérias que cobrem algumas partes do edital é que a contabilidade cobrirá a parte de cont. geral, o restante não é de tão interesse pois é algo a mais que o cobrado na maioria das provas, ou seja, prefiro aprender algo a mais em administração do que sofrer em contabilidade. Estou pensando em optar por uma graduação semi-presencial, pois indo todo dia na faculdade poderia acabar tomando muito meu tempo.....só o deslocamento, começar a aula, pausas......., eu tenho uma certa facilidade em aprender lendo e vendo vídeos, e a propósito, no final das contas a maioria estuda assim........dessa forma consigo manter um ritmo de estudo padrão.... PDF + Vídeo Aula (Estratégia Concursos) como também no curso superior....livros e vídeos, e assim vai......., já estou te pertubando demais rsrs, obrigado amigo.

Comentário

• barnabomba
              • 21/11/14
              • 51

Calma William, tu é mto novo! Presencial ou não presencial vai depender se vc quiser ou não ir trabalhando em outros cargos durante a faculdade! E essa de fazer contabilidade só pq vai te ajudar na hora da prova é mto pouco para vc escolher um curso... Esses quatros cursos para área fiscal é bom pq tem alguns fiscos que restringem formação! Escolha um curso que combine mais com vc e tente pegar preferencialmente presencial (opnião minha). Eu fiz engenharia mecânica e no começo do meu último ano (ano passado) comecei a estudar pesado para auditor fiscal, de lá até aqui fiquei em 16º no iss são josé do rio preto e 12º no icms PI... Só p exemplificar que a graduação n é um elemento fudamental, elemento fudamental é sua dedicação! Converse com amigos e familiares e escolha uma graduação que combine mais com vc, pq tlvz no decorrer do caminho vc descobre outra carreira que te faça mais feliz. Mas dos 4 cursos citados, os mais coringas são administração e direito... hahahha

Comentário

• William Donahey
                • 16/04/15
                • 5

Originally posted by barnabomba View Post
                Calma William, tu é mto novo! Presencial ou não presencial vai depender se vc quiser ou não ir trabalhando em outros cargos durante a faculdade! E essa de fazer contabilidade só pq vai te ajudar na hora da prova é mto pouco para vc escolher um curso... Esses quatros cursos para área fiscal é bom pq tem alguns fiscos que restringem formação! Escolha um curso que combine mais com vc e tente pegar preferencialmente presencial (opnião minha). Eu fiz engenharia mecânica e no começo do meu último ano (ano passado) comecei a estudar pesado para auditor fiscal, de lá até aqui fiquei em 16º no iss são josé do rio preto e 12º no icms PI... Só p exemplificar que a graduação n é um elemento fudamental, elemento fudamental é sua dedicação! Converse com amigos e familiares e escolha uma graduação que combine mais com vc, pq tlvz no decorrer do caminho vc descobre outra carreira que te faça mais feliz. Mas dos 4 cursos citados, os mais coringas são administração e direito... hahahha
                Sim Sim!! hehehe.... eu escolhi mesmo administração pois é o que combina mais comigo...... vlw : )

Comentário

Working...
                X