Announcement

Collapse
No announcement yet.

Direito Civil - Vale a pena estudar bem todo o conteúdo?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Fernando1986
    • 01/04/09
    • 177

Direito Civil - Vale a pena estudar bem todo o conteúdo?

Galera, todos viram o quanto é extenso o conteúdo programático de Direito Civil para esse concurso. Por ser matéria de conteúdo básico (menor peso) e sabendo que, na área fiscal, o que mais cai em D. Civil é a Parte Geral, a exemplo do último concurso da RF; vocês acham que o custo x benefício de se estudar a parte específica desta matéria, que está presente no edital, de forma cadenciada, é proveitoso? Estou apenas pegando o curso do Perazo no EVP e lendo a lei seca.

Abraços
    Last edited by Fernando1986; Thu, 09/06/11, 04:09 AM.

Re: Direito Civil - Vale a pena estudar bem todo o conteúdo?

Olhe, isso vai de cada um (tempo disponível, "intimidade" com a disciplina, estágio de preparação nas outras disciplinas e tantas outras variáveis). Mas uma coisa posso lhe dizer: depois que você ficar num concurso desses (de expressão e que você quer muito) por apenas um ponto, o que, às vezes e ao final, não representa sequer uma questão da prova objetiva, aí você verá que essa história de custo x benefício é perigosa. A não ser que o concurseiro esteja com uma penca de limitações.

Comentário

• Auditor09
      • 25/07/09
      • 46

Rapaz... tenho a mesma e cruel duvida

Na verdade estou estudando pelo curso do Ponto e realmente é duro o caminho! Principalmenta pra quem é engenheiro e nunca se dedicou como deveria a essa COISA! Enfim, enquanto o edital esta no forno vou levando aos poucos a teoria do Ponto, pois so a lei para mim seria perda de tempo.
      Vejo que é muiiitooo detalhe e se banca desejar ela derruba muita gente realmente. Mas espero que a cobrança seja proporcional e nao desarazoada!
      Peguei Penal primeiro e ja passei a regua e agora falta Civil e Comercial... Credo !!! mas é importante, fazer o quê??

Qq coisa manda MP ai!

Abraço e boa sorte!

Comentário

• Rideel
        • 23/12/09
        • 445

Originally posted by Fernando1986 View Post
        Galera, todos viram o quanto é extenso o conteúdo programático de Direito Civil para esse concurso. Por ser matéria de conteúdo básico (menor peso) e sabendo que, na área fiscal, o que mais cai em D. Civil é a Parte Geral, a exemplo do último concurso da RF; vocês acham que o custo x benefício de se estudar a parte específica desta matéria, que está presente no edital, de forma cadenciada, é proveitoso? Estou apenas pegando o curso do Perazo no EVP e lendo a lei seca.

Abraços
        Imagino q a prova seja entre ago-set(aprox 3 meses p prova), entao, se vc já tiver coberto todo o edital referente as específicas, manda ver em civil; agora, caso vc nao tenha visto tudo, continue focado nelas, o custo-benefício é infinitamente superior em relacao as básicas.

sobre a prova:
        Estive conversando com um Prof que tive na UFPE o qual é Fiscal aqui em Recife (ensina nos melhores cursinhos daqui), a fim de analisar o edital do DF. Com sua experiencia em preparação ele opinou da seguinte forma:
        Pela quantidade de matérias cobradas, pelo pouco número de questões, pelo pouco tempo pra resolver a prova ainda com a discursiva, é bem provável que o diferencial serão questões cobrando muita teoria*nas questoes que porventura poderiam exigir cálculo. Ele me disse que se fosse fazer essa prova, apostaria todas as fichas em ficar muito bom na parte teórica das seguintes matérias: Contaba, Custos e Economia. Ler várias vezes a lei 6404/76 com suas alterações recentes, principalmente os critérios de avaliação e as estruturas das demonstrações que serão cobradas e da uma olhada nos principais pronunciamentos contábeis; sobre custos, saber toda teoria; cálculos, apenas os bem básicos, idem para os cálculos de economia. Ele viu algumas provas da UNIVERSA e disse que a banca parece ser bem coerente na formulação das questões, logo ela não faria uma prova longa e difícil para ser resolvida em tão pouco tempo.
        O que vcs acham???

Comentário

• Fernando1986
          • 01/04/09
          • 177

Auditor09, realmente vejo que todos os candidatos estão nesse mesmo dilema em relação ao Direito Civil, por isso, como disse o jairrosa, a forma de estudo depende da situação de cada um. Já decidi que no Direito Civil vou estudar mesmo é a Parte Geral, a Parte Específica vou apenas "ler por cima". Realmente é importante, por isso nos exige estratégia. hehe .

Rideel, no curso de economia do Heber Carvalho do Ponto foi colocada todas as questões da Funiversa já cobradas nesta matéria. Realmente, a parte teórica é a mais exigida de um modo geral.Se formos analisar pela retrospectiva vale a pena focar na teoria mesmo. Agora, no meu entender, na Contabilidade de Custos e na Geral, é pressuposto básico saber a teoria para conseguir fazer questões de cáclulo, ou seja, o conhecimento de um exige o de outro. Por exemplo, para fazer questões de cálculo sobre dividendos, equivalência patrimonial, PL etc , é necessário saber das disposições da Lei 6404/74.

Valeu !

Comentário

• Jetrocm
            • 01/01/11
            • 724

Pessoal, vcs estão estudando o capítulo de AUSENCIA no título da pessoa natural, o Título DOS BENS e o Título DA PROVA, ou eu estou certo em afirmar que não está no edital?
            Obrigado
            Abraços

Comentário

• alemanso
              • 20/11/09
              • 165

Sinceramente, é melhor focar as matérias da prova específica. Estudar Civil para cair 2 questões é dose. Valeu!

Comentário

• VARYAG
                • 25/06/09
                • 162

Originally posted by alemanso View Post
                Sinceramente, é melhor focar as matérias da prova específica. Estudar Civil para cair 2 questões é dose. Valeu!
                Penso exatamente isto,diria que D. Civil é o pior custo benefício do edital : conteúdo muito extenso e complexo e valendo poucos pontos.Os outros direitos são mais fáceis.
                Mas como o edital é imprevisível em relação ao quantitativo de questões por matéria,seria possível,embora improvável, que metade das questões da P1 seja sobre D. Civil,neste cenário inquietante,salve-se quem puder.
                Last edited by VARYAG; Fri, 17/06/11, 03:47 PM.

Comentário

Working...
                X