Announcement

Collapse
No announcement yet.

Economia - df

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts

• Economia - df

Acabei de ler o a materia economia,

Topicos 1, 2 ,3, 4, 5, 6 - Só Microeconomia e a parte mais chata, teoria do consumisor e firmas

Topicos 7, 8,9 Macro

Topicos 10 em diante finanças publicas
  • marreco
    • 19/04/09
    • 42

Re: Economia - df

Pois é...vc sabe em qual livro posso encontrar toda a teoria de finanças públicas pedida no edital?

Comentário

Ola não sou professor.

Mas lá vai o que estou estudando para a CVM que tambem cai Finanças Publicas.

Segue o capitulos de cada item

Minha referenciao é Finança Publicas teoria e pratica no Brasil -Fabio Giambiagi e Ana Claudia Alem

Item 10
      10. Economia do setor público. Políticas fiscal,
      monetária e cambial e as funções do Estado. Efeitos da atuação do Estado na economia.

- Capitulo 1 Teoria de finanças publicas, o livro que fala sobre conceito de Finanças publicas, Funçoes do Governo e objetivo da Politica fiscal, Teoria da tributaçao, Gasto Publico.

11.
      Sistema tributário como instrumento de distribuição de renda. Princípios de tributação. Impostos
      regressivos e progressivos. Impostos sobre consumo em cascata e sobre valor adicionado. Impacto
      da carga tributária na atividade econômica e na distribuição de renda

- Capitulo 1 - novamente na parte de tributaçao e Cap 10 - O sistema tributario brasileiro. ( ponto de vista de finanças publicas)

12. Conceito de déficit
      público: a dívida pública no Brasil. Política fiscal: equilíbrio orçamentário; estabilização da moeda.

- Captiulo 2 -Conceitos básicos relevantes - O caso Brasil - nesse capitulo fala sobre resultado nominal , NFSP, Defict publico, divida publica
      - Capitulo 6 -Finanças publicas na fase da estabilizaçao, nesse capitulo fala como foi feito a estabilizaçao da economia
      - Capitulo 7 -ajuste fiscal e seus desdobramentos - ( ainda nao li esse captulo)
      - Capitulo 9 A dinamica da divida publica e o caso brasileiro ( ainda nao li esse capitulo)

13. Federalismo fiscal: políticas e critérios de distribuição de receitas e encargos entre as
      esferas do governo. Pacto federativo e as políticas públicas
      - Capitulo 12 - O Sistema federativo e o fenomeno da descentralizaçao ( ainda nao li esse capitulo)
      - Capitulo 13 - A economia politica do ajuste fiscal ( ainda nao li esse capitulo)

14. Tópicos da Lei de Responsabilidade
      Fiscal: princípios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo orçamentário; limites
      para a despesa de pessoal; limites para dívida; “regra de ouro” (Constituição da República, art.
      167, III); mecanismos de transparência fiscal. Renúncia de receita. Geração de despesas. Transferências
      voluntárias: conceito, requisitos. Destinação de recursos para o setor privado: requisitos,
      vedações. Relatórios de gestão fiscal e resumido da execução orçamentária. Transparência e
      fiscalização da gestão fiscal
      - lei seca

15. Fundo Constitucional do Distrito Federal

Isso eu nao sei, talvez na CF ou lei organica do DF

Isso é o maximo que posso fazer, ainda nao li alguns capitulos

Pega o sumario pelo site da campus, lá tem ate os sub itens dos capitulos

abraços e espero que tenha ajudado

Comentário

• HELOPE
        • 16/09/10
        • 31

boa noite,

vcs sabem de algum livro q tenha finanças públicas e economia??

ou se souberem de diferentes e de bons autores...

valeu

Comentário

• sonus2010
          • 15/03/10
          • 372

Originally posted by HELOPE View Post
          boa noite,

vcs sabem de algum livro q tenha finanças públicas e economia??

ou se souberem de diferentes e de bons autores...

valeu
          o Ponto já lançou um curso de economia/finanças pro ICMS/DF.
          Serão 13 aulas. Parece ser o melhor material, mas o preço...

Comentário

Working...
          X