Announcement

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - Quais materiais

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • dbarssoles
    • 12/06/18
    • 3

Ajuda - Quais materiais

Prezados, bom dia

Estou estudando para concurso há mais ou menos 2 anos, com algumas paradas no meio disso (certamente o que mais me prejudicou nessa caminhada), focado na área fiscal e agora tou com interesse em estudar pro TCU!

Vou falar do meu caso e queria que pessoas que já passaram no concurso ou que tenham muita experiência pudessem me ajudar sobre quais materiais/como devo me aprofundar no estudo para alcançar a aprovação num certame tão difícil como esse.
    • Eu estou com uma média relativamente boa nas matérias base: Constitucional, administrativo, tributário, português, estou com resultado acima de 80%.
    • Contabilidade, Auditoria e informática CESPE ainda estou com dificuldade de atingir esse patamar.
    • As outras como, direito financeiro, contabilidade pública, economia, ..., eu já estudei a maioria delas e entrarei em contato novamente agora, não tenho registro do meu desempenho atualmente.

Eu estudo basicamente TUDO por passo estratégico ou pdf normal do Estratégia.

Quais dessas matérias vocês sugerem que eu aprofunde meu estudo (pegue livros didáticos, outros conteúdos, outros meios) e por qual material?

Em relação a discursiva, tem alguma sugestão também? Meu desempenho nela não é tão bom, qual curso vocês indicariam?

Obrigado de antemão em ajudar um concurseiro ansioso! xD
  • rapadura_man3
    • 18/08/17
    • 866

agora todos q estavam focados na receita vao cair matando nesse provavel concurso do tcu!!

Comentário

• henkkantebellum
      • 22/01/14
      • 2592

Originally posted by dbarssoles View Post
      Prezados, bom dia!

Estou estudando para concurso há mais ou menos 2 anos, com algumas paradas no meio disso (certamente o que mais me prejudicou nessa caminhada), focado na área fiscal e agora tou com interesse em estudar pro TCU!

Vou falar do meu caso e queria que pessoas que já passaram no concurso ou que tenham muita experiência pudessem me ajudar sobre quais materiais/como devo me aprofundar no estudo para alcançar a aprovação num certame tão difícil como esse.
      • Eu estou com uma média relativamente boa nas matérias base: Constitucional, administrativo, tributário, português, estou com resultado acima de 80%.
      • Contabilidade, Auditoria e informática CESPE ainda estou com dificuldade de atingir esse patamar.
      • As outras como, direito financeiro, contabilidade pública, economia, ..., eu já estudei a maioria delas e entrarei em contato novamente agora, não tenho registro do meu desempenho atualmente.

Eu estudo basicamente TUDO por passo estratégico ou pdf normal do Estratégia.

Quais dessas matérias vocês sugerem que eu aprofunde meu estudo (pegue livros didáticos, outros conteúdos, outros meios) e por qual material?

Em relação a discursiva, tem alguma sugestão também? Meu desempenho nela não é tão bom, qual curso vocês indicariam?

Obrigado de antemão em ajudar um concurseiro ansioso! xD
      Primeiro: com todo o respeito; se você está ansioso, já está errado.
      Não se estuda ansioso. Principalmente para uma prova desse nível, que tem, como você bem sabe, um nível de dificuldade bem mais alto que a maioria dos certames fiscais que tem por aí.
      E digo isso por experiência própria. Ansiedade só nos prejudica.
      Vou deixar algo registrado aqui, e nem é especialmente para ti meu amigo.
      Sei que "geral" tá em polvorosa por conta da situação do serviço público federal, o que ocasiona num verdadeiro frenesi quando sai uma notícia como a do TCU.
      Mas sempre é bom manter a calma.
      Eu sou um que não vou sair do foco de área fiscal para tentar TCU. Mas de jeito algum.

Cara, se você está usando o material do Estratégia, não está de bom tamanho para você?
      Eu fui dar uma olhada ali no curso que eles montaram, e tá muito bem balanceado.
      Tudo ali focado para o TCU, com um monte de professor de altíssimo nível. Inclusive, com muitos que eu considero os melhores nas respectivas áreas de ensino.
      Curso bastante denso, pelo que me aparenta.
      Se (se!) você conseguir bater o material do Estratégia que tem ali, o que por si só já vai dar uma trabalho considerável, não vejo motivo para você não ir bem na prova do TCU.

Então, por que você acha necessário comprar material para aprofundamento, sendo que o material do Estratégia que você deve ter + site de questões comentadas podem suprir muito bem sua necessidade? Inclusive, suprir muito bem no aspecto "foco".
      Isso se você quiser fazer somente o TCU.
      Agora, não parece que o melhor, no seu caso, é usar materiais para se aprofundar justamente naquelas matérias que você não vai bem? Mas isso se você fizer muita questão de utilizar coisas fora do Estratégia.

Quanto a discursivas, devem ter cursos por aí que ministram conteúdo específico para te preparar para esse tipo de prova.
      Estratégia mesmo deve ter.
      Mas se você for fazer discursiva, acredito que a primeira coisa é estudar bem o conteúdo do edital.
      Você só consegue desenvolver uma dissertação sobre aquilo que você sabe, não acha?
      Estude a teoria com qualidade e faça um curso que te ensine a "arquitetar" uma dissertação. Acho que isso, por si só, deve garantir a nota que você precisa.

Você falou na CEBRASPE. Mas não se sabe ainda qual seria a banca de um próximo certame.
      Mas considerando que seja, sempre é bom se atentar para o nível das questões.
      O que eu (eu!) tenho utilizado ultimamente para estudar, desde a SEFAZ SC.

Contabilidade: Hoje eu estudo com o Igor Cintra e o Feliphe Araújo. Só. Faço tantas questões quanto posso e já sinto uma grande mudança no meu nível de acertos.
      Mas como é uma matéria que eu tenho muita dificuldade, o caminhar é lento.
      Mas tem gente que usa o Silvio Sande, o Sérgio Adriano, Marcondes Fortaleza, etc. Tem vários professores de Contabilidade muito bons. Veja aquele que melhor se adequa ao que você quer.

Informática: Eu estudo com o Ramon Souza as matérias de TI (assim como "geral" que estuda para área fiscal). Ele ensina muito bem e como é um dos poucos professores que eu conheço dessa área, então eu não tenho muitos outros como parâmetro para comparar. Talvez o Victor Dalton e o Gabriel Pacheco.
      Em Informática, tem o João Antônio que eu gosto muito também. Mas como o Ramon também dá aula de tópicos específicos de informática, acredito que seja melhor estudar tudo apenas com um professor.

Auditoria: Eu estudo com o Lucas Salvetti. Gosto muito das aulas dele. Só que eu não sei se o material dele cobriria uma preparação para o TCU. E sobre o Arthur Leone, faço as mesmas recomendações. Ótimo professor, porém, não sei se o material dele cobriria um programa de TCU.
      Talvez seja melhor você fazer um curso de Auditoria + Auditoria Governamental com o Fontenelle. Ou pegar referências de Auditoria com outros estudantes.

Parte de orçamento público (AFO) + Contabilidade pública, o Giovanni Pacelli tem excelentes livros na área. Se não me engano, o Sérgio Mendes também tem livros (de AFO).
      De todo modo, acho que Direito Financeiro, AFO, Contabilidade Pública e Administração Pública você destrincha muito bem com o material do Sérgio Mendes, com o Possati e o Rodrigo Rennó (!!!!) do Estratégia.
      Sempre é bom cuidar com o nível de exigência de uma prova de Administrativo, quando se trata de TCU. E tanto o Herbert Almeida, como o Cyonil, o Erick Alves, dentre outros grandes professores, devem ter materiais adequados para o nível de um TCU.

Enfim, acho que é isso.

Comentário

• henkkantebellum
        • 22/01/14
        • 2592

Originally posted by dbarssoles
        Hekkante, muito obrigado pelas explicações!

Em relação à ansiedade é isso mesmo: só prejudica, tenho tido muito avanço nesse quesito mas é sempre complicado lidar com ela nos primeiros dias quando estamos mudando o planejamento, acho que é algo natural no primeiro momento!

Estou mudando para o TCU porque ele sempre tinha sido meu objetivo quando comecei a estudar para concursos mas não tinha nenhuma previsão dele sair, então deixei de lado. A sorte é que eu já peguei essas matérias de controle e ainda lembro um pouco da base o que me ajuda bastante a não iniciar totalmente do zero.

Estava com receio que num certame como o do TCU o material do estratégia pudesse não ser o suficiente, principalmente porque CESPE cobra muuuita jurisprudência em suas matérias e as vezes o material deles deixam a desejar nesse quesito. Mas como você falou tem algumas técnicas para dirimir isso, vendo algumas resoluções de alto nível. Tenho que dizer também que as questões de discursiva eu morro de medo, cara!

Concordo também que deveria me aprofundar nas matérias que estou tendo mais dificuldade e não naquelas que tenho mais facilidade! Por incrível que pareça as vezes a gente deixa de pensar algumas coisas óbvias, mas valeuzão pelas dicas!
        Cara, acho que a melhor coisa pra vc pegar as jurisprudências é fazer muitas questões, mesclando com a teoria.
        Tem um livro do Márcio Cavalcante, do Dizer o Direito, que trata só de jurisprudências.
        Dizem que o livro dele é muito bom. Mas eu, honestamente, não o li até hoje; então não posso emitir uma opinião real.
        Mas se tratando do Márcio, certamente deve ser um livro de altíssima qualidade.

Cara, eu acho que o material do Estratégia (sozinho) não deve ser suficiente para a aprovação. Assim como nenhum curso deve ter esse tipo de material (definitivo).
        O material é só uma parte do que você precisa, entende?
        Pelo menos, é o que eu percebo da galera que estuda para área que eu almejo ser aprovado (área fiscal).
        E não é nem pela falta de jurisprudência nos materiais, mas sim, por você necessitar fazer muitas questões. Mesclar várias formas de estudo + revisão.
        Eu não estudo com material (exclusivo) do Estratégia atualmente. Prefiro montar meus materiais de forma personalizada.
        Mas o material do Estratégia sempre foi de alto nível.

Cara, nem brinca. kkk
        Meu sonho é ser AFRFB. E eu tenho receio de discursiva também. Mas como tem "prioridades" no estudo, a discursiva fica meio de lado. kkkk

Livro, eu só recomendo, se for estritamente necessário. kkk
        Tem livros excelentes, mas só valem a aquisição se você tiver tempo para destrinchar e se o certame pedir um nível de detalhamento muito alto.

Como eu estudo para a RFB, por exemplo, a leitura do Ricardo Alexandre é obrigatória. Não tem conversa.
        O livro de Administrativo do Cyonil, por exemplo, foi uma recomendação do Alexandre Meirelles e é um primor de livro. kkk Mas é um tomo do tamanho de um vade mecum.

Então dá aquela relaxada e fica de boa aí hermano. kkk
        Qualquer coisa dá um grito aí.

Comentário

Working...
        X