Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Concursos > Outras áreas > Bacen
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Bacen sala provisória destinada às discussões de dúvidas sobre edital, carreira, recursos, datas, etc.
para estudo, utilize as salas das disciplinas e para bibliografia, visite a área específica.
recomendamos observar as orientações para postagens e as regras do FC.
procurem, ainda, abrir tópicos separados para cada assunto debatido, de modo a não concentrar todas as discussões em um único tópico; isso facilita a visualização dos debates por todos os interessados no concurso. boa sorte!

Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Mon, 04/06/12, 12:26 AM
RODRIGO_LEITE2 RODRIGO_LEITE2 está offline

Padrão Informações concurso bacen 2013

PESSOAL,

PESQUISANDO NA INTERNET, ACHEI ESTA NOTÍCIA COM CERTO TEMPO (2011)
QUERIA VER SE ALGUÉM TEM ALGO MAIS ATUAL OU QUE CONFIRME ESTAS INFORMAÇÕES.
AÍ VAI O TEXTO:

Banco Central prevê novo concurso em 2013

Em função de aposentadorias, a estimativa é que a seleção ofereça cerca de 500 vagas

Com o objetivo de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda (inflação) e um sistema financeiro sólido e eficiente, o Banco Central (Bacen) precisa reoxigenar o seu quadro de pessoal, segundo afirmou o chefe adjunto do departamento de Gestão de Pessoas da instituição, Delor Moreira dos Santos, durante palestra no auditório 3 da 2ª edição da Feira da Carreira Pública no Rio de Janeiro, realizada nesta sexta-feira, dia 28.

A necessidade do ingresso de novos servidores no banco se deve ao prognóstico de aposentadorias nos próximos anos, de acordo com o representante do órgão. "A faixa etária dos 41 a 50 anos é a que mais concentra servidores na ativa. Além disso, 34% do pessoal na ativa tem mais de 30 anos de serviço, ou seja, já pode se aposentar. Ficamos entre 1979 e 1994 sem promover concursos públicos. Por isso, hoje há muitos servidores em vias de se aposentar. Enquanto em 2006, 26 pediram aposentadoria, em 2011 já saíram 327 (dados de 30 de setembro). A previsão é que saiam 279 funcionários em 2012, 224 em 2013 e 131 em 2014", informou Delor Moreira dos Santos.

Para quem pretende construir carreira no Bacen, a boa notícia é que a instituição prevê novo concurso em 2013, tendo em vista a situação atual do quadro de pessoal e o término da validade da última seleção (feita em 2009), em junho do ano que vem. "Eu vejo que vai emplacar um concurso em 2013. A validade do último expira em junho de 2012. Acho que, a partir daí, vamos conseguir com o Ministério do Planejamento a realização de outra seleção. Pode ser que tenha umas 500 vagas, como o último. Na ocasião, foram abertas 20 vagas de procurador, 150 de técnico e 350 de analista", destacou o chefe adjunto do departamento de Gestão de Pessoas.

Durante a palestra, o dirigente ressaltou os atrativos do Bacen, cujos concursos costumam atrair milhares de interessados. "A remuneração inicial de técnico (nível médio) é de R$4.917 e a final, de R$8.449. Já a inicial de analista é de R$12.960. Existem 13 classes nas carreiras. Os servidores do quadro exercem funções de confiança, com exceção para os sete diretores. Há possibilidade de preenchimento de cargos comissionados de assessoramento e gestão. Temos um programa de educação permanente (primeira graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado e cursos de idiomas e de informática). O nosso plano de saúde é um pouco caro, mas excelente", assinalou.

Aquele que tem disponibilidade de fixar residência longe do Rio encontrará oportunidades nas outras praças (Belém, Recife, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba) e na sede do Banco Central (Brasília).

Delor Moreira também abordou o papel do banco na máquina pública. "O Bacen ocupa a estrutura do aparelho de Estado do país. Nosso foco é o controle da inflação e supervisão do sistema financeiro internacional. A visibilidade da instituição é crescente, assim como o reconhecimento pela importância de sua atuação. Em 2014, queremos ter maior autonomia, não política, mas técnica e funcional. Temos como valores a ética, excelência, compromisso com a instituição, foco em resultados, transparência e responsabilidade social. Nossos desafios são aprimorar as estratégias de gestão e lidar com o aumento das demandas em função da crise, dos mercados e da atual situação brasileira", finalizou.

FONTE: http://www.feiradacarreirapublica.co...ncurso-em-2013

AGUARDO POSTAGENS E NOTÍCIAS MAIS RECENTES SOBRE O PRÓXIMO CONCURSO DO BACEN.

VAMOS TROCAR IDEIAS AMIGOS CONCURSEIROS!!!!!

ABÇ.

RODRIGO

Última edição por RODRIGO_LEITE2; Mon, 04/06/12 às 02:15 PM. Motivo: ADICIONAR TEXTO.
Antigo Mon, 04/06/12, 09:47 AM
Mineiro Mineiro está offline

Padrão Re: Informações concurso bacen 2013

Sem querer ser chato. Mas notícias com prazo maior que seis meses são a mesma coisa que nada. De qualquer forma é uma boa já começar a estudar.
Antigo Mon, 04/06/12, 02:12 PM

Smile Re: Informações concurso bacen 2013

Citação:
Postado Originalmente por Mineiro Ver Post
Sem querer ser chato. Mas notícias com prazo maior que seis meses são a mesma coisa que nada. De qualquer forma é uma boa já começar a estudar.

Concordo que fica difícil se basear em notícias antigas, por isso trouxe esta informação para obter algo mais recente sobre os dados apresentados.

É a oportunidade de abrirmos as portas para as trocas de ideias sobre este próximo concurso que será realizado provavelmente em 2013.

Se puder somar, agradeço.

Abç.
Antigo Mon, 04/06/12, 03:11 PM
guihmaia guihmaia está offline

Boa tarde.

Rodrigo, muito esclarecedor!

Amigo, estou perdido e gostaria de saber onde encontro informações sobre o concurso do BACEN. Tipo, existem diferenciações para os cargos de técnico? E os de analistas? A média de aprovação no BACEN fica acima de 90% de aproveitamento na prova?

Obrigado!
Antigo Mon, 04/06/12, 10:33 PM
valeriap valeriap está offline

Rodrigo, eu li outras noticias falando do grande numero de aposentadorias tbm. Muitos apostam no concurso no primeiro tri de 2013.

Agora o X da questao tbm é a banca.... eu aposto em Cespe ou FGV, dado que nos ultimos 3 concursos nao houve repeticao da organizadora.
Antigo Tue, 05/06/12, 12:09 AM

Citação:
Postado Originalmente por guihmaia Ver Post
Boa tarde.

Rodrigo, muito esclarecedor!

Amigo, estou perdido e gostaria de saber onde encontro informações sobre o concurso do BACEN. Tipo, existem diferenciações para os cargos de técnico? E os de analistas? A média de aprovação no BACEN fica acima de 90% de aproveitamento na prova?

Obrigado!
Caro colega, até agora o que sabemos é da necessidade de um novo certame devido às aposentadorias que surgem e um possível edital em 2013, como diz a notícia que postei.
Sobre as informações, depende do que vc queira saber...as atribuições de cada cargo vc encontra no site do bacen. Dá uma lida nos últimos editais e veja as atribuições de cada cargo e salários.

Técnico:
http://www.bcb.gov.br/htms/concursos...0de%202009.pdf

Analista:
http://www.bcb.gov.br/htms/concursos...0de%202009.pdf

Tem também cada etapa do último concurso, daí vc verifica a pontuação dos classificados, apesar de que há uma avaliação de títulos tbm que vale pontos.
Dá primeiro uma lida nos editais.

Espero ter ajudado

Abç. Bons estudos!!
Antigo Tue, 05/06/12, 12:22 AM

Thumbs up Re: Informações concurso bacen 2013

Citação:
Postado Originalmente por valeriap Ver Post
Rodrigo, eu li outras noticias falando do grande numero de aposentadorias tbm. Muitos apostam no concurso no primeiro tri de 2013.

Agora o X da questao tbm é a banca.... eu aposto em Cespe ou FGV, dado que nos ultimos 3 concursos nao houve repeticao da organizadora.
É, Valéria. São grandes as expectativas para este concurso em 2013. Tbm estou ansioso tbm em saber logo a organizadora.
Cabe a nós estudarmos bastante e qdo sair a organizadora focar em suas peculiaridades.
Qualquer novidade que você ache peço que divida aqui conosco tá!!

Abç e bons estudos!!!
Antigo Thu, 21/06/12, 02:30 PM
souza305 souza305 está offline

Se for mesmo 2013 vai ser uma maravilha bixo, chega dá para estudar com mais calma.
Antigo Thu, 21/06/12, 03:39 PM
Nina Postick Nina Postick está offline

Data:03/05/2012

César Frade

César Frade é analista do Banco Central do Brasil, com mestrado em Economia e créditos concluídos de Doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. Leciona diversas disciplinas em cursos preparatórios.

NOVO CONCURSO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL

Oi, Pessoal.

Eu tenho recebido muitos e-mails perguntando acerca do concurso do Banco Central. As perguntas são as mais variadas, desde a área que deve oferecer vaga, até a cidade que deve oferecer e quando as provas devem ser realizadas.

Em primeiro lugar, queria esclarecer que é impossível falar alguma coisa a esse respeito. Qualquer coisa que eu venha a dizer pode ser um grande chute ou um trabalho de sensibilidade dado o conhecimento que tenho do Banco Central como um todo.

Entretanto, uma coisa eu posso afirmar a vocês, em breve teremos edital e prova. E que para passar no Banco Central, não há a necessidade de ter mestrado ou doutorado como muitos dizem, mas TEM que ter uma preparação de longo prazo (com um mês de estudo não tem como passar, a menos que tenha formação sólida na área).

O concurso atual está vencendo, se não me falha a memória, no próximo mês (Junho de 2012). O número de pessoas que estão se aposentando é cada vez maior e há a necessidade de reposição por parte do Banco Central.

Atualmente, o Banco Central tem estado em posição de destaque com as constantes reduções das taxas de juros e sabemos que a presidenta tem se empenhado, pessoalmente, para poder oferecer condições para que a Autoridade Monetária consiga reduzir ainda mais essa taxa. Tal esforço é bastante salutar para que tenhamos um nível investimento mais robusto por parte do empresariado e, assim, possa criar condições de crescimento e emprego.

Portanto, como o risco de RH é algo real dentro da Instituição é muito provável que a autorização saia dentro de um espaço curto de tempo, digamos até setembro ou outubro. É bem provável que as tratativas para a saída desta autorização já estejam em curso no âmbito do MPOG.

Muitos concurseiros acompanham a movimentação dos processos dentro do Planejamento. Entretanto, essas negociações começam em um nível político e gerencial e não há, no primeiro momento, a necessidade nem de criação nem de movimentação de processo, até onde sei.

Alguns questionam também sobre um novo concurso de técnico. Eu acredito que devamos ter esse concurso e dividido nas duas áreas, ou seja, nos mesmos moldes do concurso de 2009.

Portanto, mesmo antes da saída da autorização, aqueles que querem obter êxito no concurso devem começar a estudar. Minha sugestão é que iniciem os estudos pelas matérias básicas e que estão presentes em todas as áreas e sempre foram cobradas nas provas do BACEN. São elas: Português, Microeconomia, Macroeconomia, Sistema Financeiro Nacional, Matemática (Raciocínio Lógico e/ou Matemática Financeira), Direito Constitucional, Direito Administrativo e Inglês.

Portanto, vamos lá galera. Tá na hora de começar a se preparar. O concurso não está tão longe quanto vocês pensam.

Qualquer dúvida, vocês podem mandar mail.

Abraços,

César Frade
professorcesarfrade@gmail.com
@cesarfrade

FONTE:http://concursos.correioweb.com.br/h...sarfrade.shtml

Última edição por Nina Postick; Thu, 21/06/12 às 03:41 PM. Motivo: fonte errada
Antigo Sun, 24/06/12, 10:51 PM

Cool Re: Informações concurso bacen 2013

Citação:
Postado Originalmente por nina postick Ver Post
data:03/05/2012

césar frade

césar frade é analista do banco central do brasil, com mestrado em economia e créditos concluídos de doutorado em economia pela universidade de brasília. Leciona diversas disciplinas em cursos preparatórios.

Novo concurso do banco central do brasil

oi, pessoal.

Eu tenho recebido muitos e-mails perguntando acerca do concurso do banco central. As perguntas são as mais variadas, desde a área que deve oferecer vaga, até a cidade que deve oferecer e quando as provas devem ser realizadas.

Em primeiro lugar, queria esclarecer que é impossível falar alguma coisa a esse respeito. Qualquer coisa que eu venha a dizer pode ser um grande chute ou um trabalho de sensibilidade dado o conhecimento que tenho do banco central como um todo.

Entretanto, uma coisa eu posso afirmar a vocês, em breve teremos edital e prova. E que para passar no banco central, não há a necessidade de ter mestrado ou doutorado como muitos dizem, mas tem que ter uma preparação de longo prazo (com um mês de estudo não tem como passar, a menos que tenha formação sólida na área).

O concurso atual está vencendo, se não me falha a memória, no próximo mês (junho de 2012). O número de pessoas que estão se aposentando é cada vez maior e há a necessidade de reposição por parte do banco central.

Atualmente, o banco central tem estado em posição de destaque com as constantes reduções das taxas de juros e sabemos que a presidenta tem se empenhado, pessoalmente, para poder oferecer condições para que a autoridade monetária consiga reduzir ainda mais essa taxa. Tal esforço é bastante salutar para que tenhamos um nível investimento mais robusto por parte do empresariado e, assim, possa criar condições de crescimento e emprego.

Portanto, como o risco de rh é algo real dentro da instituição é muito provável que a autorização saia dentro de um espaço curto de tempo, digamos até setembro ou outubro. é bem provável que as tratativas para a saída desta autorização já estejam em curso no âmbito do mpog.

Muitos concurseiros acompanham a movimentação dos processos dentro do planejamento. Entretanto, essas negociações começam em um nível político e gerencial e não há, no primeiro momento, a necessidade nem de criação nem de movimentação de processo, até onde sei.

Alguns questionam também sobre um novo concurso de técnico. Eu acredito que devamos ter esse concurso e dividido nas duas áreas, ou seja, nos mesmos moldes do concurso de 2009.

Portanto, mesmo antes da saída da autorização, aqueles que querem obter êxito no concurso devem começar a estudar. Minha sugestão é que iniciem os estudos pelas matérias básicas e que estão presentes em todas as áreas e sempre foram cobradas nas provas do bacen. São elas: Português, microeconomia, macroeconomia, sistema financeiro nacional, matemática (raciocínio lógico e/ou matemática financeira), direito constitucional, direito administrativo e inglês.

Portanto, vamos lá galera. Tá na hora de começar a se preparar. O concurso não está tão longe quanto vocês pensam.

Qualquer dúvida, vocês podem mandar mail.

Abraços,

césar frade
professorcesarfrade@gmail.com
@cesarfrade

fonte:http://concursos.correioweb.com.br/h...sarfrade.shtml

olá, nina.

Muito válida sua postagem, cabe a todos nós intensificarmos ainda mais os estudos, pois onde há fumaça, há fogo!!!!

Firmes nos estudos, amigos concurseiros!!!
Antigo Mon, 25/06/12, 10:51 AM
Edusprj Edusprj está offline

O concurso de técnico de 2009 expirou ontem (1+1). O de Analista deve tá próximo tbm, pois foi homologado logo dps do de técnico.

Pela necessidade do BACEN, eles já devem estar correndo atrás do processo para abrir novo concurso.
Antigo Fri, 29/06/12, 04:14 PM
lu_auditora lu_auditora está offline

Banco Central já planeja abertura de novo concurso

22/06/2012

O Banco Central (BC) negociará com o Ministério do Planejamento a partir do próximo semestre a realização de um novo concurso para técnico, de nível médio, e analista, de nível superior. Os cargos têm remuneração inicial de R$5.221,28 e R$13.264,77, respectivamente (incluindo auxílio-alimentação de R$304). Segundo fonte no órgão, a liberação do concurso ainda este ano já está garantida. "Está acertada a autorização para a realização de um novo concurso em 2013 com provimento das vagas no fim do ano", disse o interlocutor da direção do BC que preferiu não se identificar. Segundo ele, o novo concurso será realizado no primeiro semestre do ano que vem.

A chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) do órgão, Nilvanete Ferreira da Costa, no entanto, negou o acerto. "O que posso confirmar é que estaremos negociando uma nova autorização de concurso a partir desse segundo semestre", disse ela, demonstrando cautela. "O que houve até agora foram conversas preliminares." O BC ainda irá encaminhar um novo pedido de concurso ao Ministério do Planejamento, em data a ser definida. De acordo com a fonte no banco, devem ser solicitadas em torno de 200 vagas para técnico e de 800 a mil para analista. "O Planejamento está bastante sensível à situação do banco. Apesar do concurso que foi feito o quadro atual é praticamente o mesmo que o de julho de 2010", disse o responsável pelas informações antecipadas à FOLHA DIRIGIDA.

Segundo dados do Planejamento, em junho de 2010, antes do ingresso dos aprovados no último concurso do banco, aberto em 2009, o BC possuia 4.478 servidores ativos. Em março desse ano, esse número passou a ser de 4.554 servidores, fazendo com que a seleção feita tenha servido apenas para repor a saída de servidores, sobretudo por aposentadoria. Conforme a FOLHA DIRIGIDA noticiou no ano passado, o banco corre o risco de perder metade do seu efetivo até 2014 em função apenas de aposentadorias.
Etapas - Na seleção de 2009, os candidatos foram submetidos a provas objetivas, de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos (com as disciplinas variando de acordo com o cargo), prova discursiva (apenas para analista), avaliação de títulos (dependendo da área de atuação), sindicância de vida pregressa e programa de capacitação.

Nomeações - O BC foi autorizado na última quarta-feira, dia 20, a nomear mais 60 aprovados para o cargo de analista. A autorização foi concedida por meio de despacho da presidência da República pelo fato do órgão já ter chamado os excedentes até o limite de 50% sobre a oferta original do concurso, que foi de 350 vagas para o cargo. A nomeação dos novos analistas deve ser divulgada até esta sexta-feira, dia 22, já que a validade do concurso expira em 24 de junho (domingo).

Também na última quarta, os nomeados no último dia 13 para o cargo de técnico foram convocados para a apresentação dos documentos que comprovam os requisitos necessários e para a cerimônia de posse coletiva, que será realizada no próximo dia 27, em Brasília. A validade do concurso para técnico, cuja oferta inicial foi de 150 vagas (houve convocação de excedentes), também expira no próximo dia 24.

Fonte: Folha Dirigida
22 de junho de 2012
Antigo Fri, 06/07/12, 06:02 PM
Myrianmb Myrianmb está offline

Talking Re: Informações concurso bacen 2013

estou apostando na ESAF.

Citação:
Postado Originalmente por valeriap Ver Post

Antigo Mon, 09/07/12, 01:13 PM
FISCO-SP FISCO-SP está offline

Parece-me que esta ainda é a notícia mais recente sobre o concurso do Bacen. O melhor a fazer é estudar para conseguir uma das 500 vagas que serão oferecidas. Eu vou começar a estudar para valer a partir do próximo mês. O último concurso perdeu a validade no último mês de junho/2012. Desta forma, ainda teremos uns 6 meses para que haja a aprovação do concurso, depois a elaboração do edital, a escolha da Banca Examinadora que provavalmente deve ser a CESGRANRIO, como foi no último concurso, e aí sim o concurso, que estou torcendo para que seja a partir de março/2013.

Se souberem de algo mais recente sobre o concurso do BACEN não deixem de publicar. Abs...
Antigo Tue, 10/07/12, 02:09 PM
EcoMorus EcoMorus está offline

Esaf, Cesgranrio, Cespe ou FGV.
Acho que esta aposta já esta merecendo uma enquete
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts