Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Direito Tributário
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Sun, 03/06/12, 09:37 PM
marcellelr marcellelr está offline

Padrão parafiscalidade

]Pra entender de vez essa parafiscalidade...

“... Parafiscalidade, que pode ser definida como a delegação, pela pessoa política, mediante lei, da capacidade tributária ativa a terceira pessoa – de direito público ou privado -, para que esta arrecade o tributo, fiscalize sua exigência e utilize-se dos recursos auferidos para a consecução de seus fins”. (FREITAS, Vladimir Passos et all, COSTA, Regina Helena. Código Tributário Nacional Comentado). (postada por um colega aqui do FC! )

"...o fenômeno da parafiscalidade tem como característica a atribuição legal da capacidade tributária ativa a ente diverso daquele que detém a competência tributária. São exemplos as contribuições arrecadadas e fiscalizadas pelo SESC, SENAI, SENAC, Conselhos Regionais de Medicina (CRM), Conselhos Regionais de Odontologia etc." (Edvaldo Nilo -5000 enunciados da ESAF comentados).

Art. 119. Sujeito Ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir seu cumprimento. (CTN)

Não sei de mais nada! rsrs..
Então... uma pessoa de direito privado por ter capacidade tributária ativa?
Responder com Citação
Antigo Sun, 03/06/12, 10:10 PM
Rosa Calucci Rosa Calucci está offline

Padrão Re: parafiscalidade

Faz um pouco de confusão, pois aprendemos que não se delega competência tributária.
Mas na verdade a competência tributária é esquartejada e uma parte dela eu posso delegar.
No caso a capacidade tributária ativa é o poder de fiscalizar e arrecadar.
Dessa forma a competência de instituir o tributo, que chamamos de competências tributária é indelegável. Mas a capacidade tributária ativa é passível de delegação.
E conforme os textos que colocastes podem ser delegada para uma pessoa de direito privado sendo este fato uma EXCEÇÃO.
Segue um tópico no fórum que explorou o assunto a pouco tempo http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=308764
Responder com Citação
Antigo Mon, 04/06/12, 08:42 AM
Edvaldo Nilo Edvaldo Nilo está offline

Citação:
Postado Originalmente por marcellelr Ver Post
]Pra entender de vez essa parafiscalidade...

“... Parafiscalidade, que pode ser definida como a delegação, pela pessoa política, mediante lei, da capacidade tributária ativa a terceira pessoa – de direito público ou privado -, para que esta arrecade o tributo, fiscalize sua exigência e utilize-se dos recursos auferidos para a consecução de seus fins”. (FREITAS, Vladimir Passos et all, COSTA, Regina Helena. Código Tributário Nacional Comentado). (postada por um colega aqui do FC! )

"...o fenômeno da parafiscalidade tem como característica a atribuição legal da capacidade tributária ativa a ente diverso daquele que detém a competência tributária. São exemplos as contribuições arrecadadas e fiscalizadas pelo SESC, SENAI, SENAC, Conselhos Regionais de Medicina (CRM), Conselhos Regionais de Odontologia etc." (Edvaldo Nilo -5000 enunciados da ESAF comentados).

Art. 119. Sujeito Ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir seu cumprimento. (CTN)

Não sei de mais nada! rsrs..
Então... uma pessoa de direito privado por ter capacidade tributária ativa?
Olá, Marcellelr

Segundo a jurisprudência e a doutrina dominante sim. Por exemplo, a Súmula 396 do STJ: "A Confederação Nacional da Agricultura tem legitimidade ativa para a cobrança da contribuição sindical rural".

Porém, segundo a literalidade do CTN, não.

Tome muito cuidado com questões que cobram a literalidade do CTN. São as questões blindadas (Segundo o CTN,....; De acordo com o CTN,...).

Abraços.
www.facebook.com/edvaldonilo
Responder com Citação
Antigo Mon, 04/06/12, 04:13 PM
marcellelr marcellelr está offline

Entendido!!!

Obrigada!!
Responder com Citação
Antigo Tue, 05/06/12, 12:12 AM
Rosa Calucci Rosa Calucci está offline