Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Concursos > Área Fiscal > INSS
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Wed, 14/03/12, 10:03 AM
Adriano Rocha Adriano Rocha está offline

Padrão Turno de 6 horas

Sobe a possibilidade de todas as agências passarema atuar em turnos de 6 horas, eis o princípio que obriga a gestão a não conceder essa melhoria apenas a parte dos servidores:

Princípio da Igualdade ou da Isonomia (art. 150, II, da CF/88)
Não deve haver tratamento desigual a contribuintes que se encontrem em situação equivalente, assim como qualquer distinção em razão da ocupação profissional ou função por eles exercida, independente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.

Caso haja alteração de horário de expediente para um grupo, este benefício tem de ser estendido aos outros (talvez não ao mesmo tempo), pois o referido horário se aplica ao órgão e não a uma parte de seus servidores. Isso implica colocar todas as APS em situação de lotação ideal que por sua vez implica mais nomeações que por sua vez implica que devemos parar de brigar pois haverá vagas para todos.

Pessoal, parem para pensar:
Alguém viu os números da carência do INSS divulgado no Blog oficial da previdência?
Lá diziam que a carência é de QUASE 10000 SERVIDORES.
Vamos colocar esse quase 10000 em... 8600.

Vejam então a quantidade de servidores que foram aprovados para este concurso: 1500. Vejam também quantos foram HABILITADOS.
Para todas as APS, somando-se os que entraram no número de vagas e os classificados até o limite (em aps com 3 vagas, 14, por exemplo), obtemos o número de 8600 habilitados.

Alguns podem dizer: MAS O INSS SÓ PODERÁ CHAMAR ATÉ 50% DO NÚMERO DE VAGAS. ERRADO!
Quem não lembra da dificuldade que o INSS teve de abrir o concurso e, depois de aberto, quase foi cancelado por que a JUSTIÇA QUERIA OBRIGAR O ÓRGÃO A CHAMAR OS APROVADOS DO CONCURSO PASSADO, mesmo já tendo sido ultrapassado os 50%?
Se a JUSTIÇA quis obrigar o INSS a fazer isso, então e por que é NÃO É ILEGAL.
Mas ainda pode ter outros que podem perguntar: SE O INSS NÃO QUIS CHAMAR OS EXCEDENTES DO CONCURSO PASSADO, POR QUE CHAMARIA NESSE?
Por questões qualitativas. Não querendo dizer entretanto que os candidatos de agora tem mais qualidade do que os do outro concurso, uma vez que a maioria dos recentes são os mesmos do passado, agora muito mais preparados. O concurso passado deixou excedentes que fizera 70 a 75% da prova, em media, enquanto nesse, as notas chegam de 80 a 90%. (ainda que 70% em uma prova da CESPE, a meu ver, vale mais que 90% na prova da FCC).

E ainda, mais alguém pode perguntar: como o INSS não obedeceu a justiça e não convocou os aprovados do concurso passado?
Ora, empurrou com a barriga até que o prazo do concurso anterior esgotasse e o recente pudesse ser feito sem problemas.

Agora pensem: Depois da confusão que foi para abrir esse concurso sem convocar o excedente do outro, o que vocês acham mais fácil: CHAMAR SÓ OS 1500 MAIS OS 50% Desse concurso e realizar outro em 2014 ou CHAMAR OS 8600 JÁ NESSE CONCURSO?

Minha opinião é que independente de nossas brigas por anulação ou não de questões, ha vagas para todos e todos serão nomeados.

(mas aposto que ainda vá existir quem critique esse meu ponto de vista)

Última edição por Adriano Rocha; Wed, 14/03/12 às 10:06 AM.
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 11:15 AM

Padrão Re: Turno de 6 horas

Há também o já citado fato de as novas agências terem previsão de término até 2014. Calculem que de todas as 720 previstas ainda restem quase 700 a ficarem prontas. Todas deverão ser lotadas. É questão de tempo, mas enquanto isso, não percamos tempo. Vamos estudando para outras coisas até chamarem. Quem sabe a gente não possa até dizer não nesse dia?
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 12:14 PM
fgardim fgardim está offline

Citação:
Postado Originalmente por Adriano Rocha Ver Post
Sobe a possibilidade de todas as agências passarema atuar em turnos de 6 horas, eis o princípio que obriga a gestão a não conceder essa melhoria apenas a parte dos servidores:

Princípio da Igualdade ou da Isonomia (art. 150, II, da CF/88)
Não deve haver tratamento desigual a contribuintes que se encontrem em situação equivalente, assim como qualquer distinção em razão da ocupação profissional ou função por eles exercida, independente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.

Caso haja alteração de horário de expediente para um grupo, este benefício tem de ser estendido aos outros (talvez não ao mesmo tempo), pois o referido horário se aplica ao órgão e não a uma parte de seus servidores. Isso implica colocar todas as APS em situação de lotação ideal que por sua vez implica mais nomeações que por sua vez implica que devemos parar de brigar pois haverá vagas para todos.

Pessoal, parem para pensar:
Alguém viu os números da carência do INSS divulgado no Blog oficial da previdência?
Lá diziam que a carência é de QUASE 10000 SERVIDORES.
Vamos colocar esse quase 10000 em... 8600.

Vejam então a quantidade de servidores que foram aprovados para este concurso: 1500. Vejam também quantos foram HABILITADOS.
Para todas as APS, somando-se os que entraram no número de vagas e os classificados até o limite (em aps com 3 vagas, 14, por exemplo), obtemos o número de 8600 habilitados.

Alguns podem dizer: MAS O INSS SÓ PODERÁ CHAMAR ATÉ 50% DO NÚMERO DE VAGAS. ERRADO!
Quem não lembra da dificuldade que o INSS teve de abrir o concurso e, depois de aberto, quase foi cancelado por que a JUSTIÇA QUERIA OBRIGAR O ÓRGÃO A CHAMAR OS APROVADOS DO CONCURSO PASSADO, mesmo já tendo sido ultrapassado os 50%?
Se a JUSTIÇA quis obrigar o INSS a fazer isso, então e por que é NÃO É ILEGAL.
Mas ainda pode ter outros que podem perguntar: SE O INSS NÃO QUIS CHAMAR OS EXCEDENTES DO CONCURSO PASSADO, POR QUE CHAMARIA NESSE?
Por questões qualitativas. Não querendo dizer entretanto que os candidatos de agora tem mais qualidade do que os do outro concurso, uma vez que a maioria dos recentes são os mesmos do passado, agora muito mais preparados. O concurso passado deixou excedentes que fizera 70 a 75% da prova, em media, enquanto nesse, as notas chegam de 80 a 90%. (ainda que 70% em uma prova da CESPE, a meu ver, vale mais que 90% na prova da FCC).

E ainda, mais alguém pode perguntar: como o INSS não obedeceu a justiça e não convocou os aprovados do concurso passado?
Ora, empurrou com a barriga até que o prazo do concurso anterior esgotasse e o recente pudesse ser feito sem problemas.

Agora pensem: Depois da confusão que foi para abrir esse concurso sem convocar o excedente do outro, o que vocês acham mais fácil: CHAMAR SÓ OS 1500 MAIS OS 50% Desse concurso e realizar outro em 2014 ou CHAMAR OS 8600 JÁ NESSE CONCURSO?

Minha opinião é que independente de nossas brigas por anulação ou não de questões, ha vagas para todos e todos serão nomeados.

(mas aposto que ainda vá existir quem critique esse meu ponto de vista)
Criticar não, mas discordar sim. Minha opinião é um pouco diferente.

Creio que há apenas 2 motivos para chamarem mais rapidamente os técnicos agora que no último concurso: 1 - o plano de expansão até 2014; 2 - O próximo concurso para Analista, do qual participarão muitos dos técnicos antigos e recém nomeados, abrindo algumas vagas para os excedentes.

Quanto ao INSS levar em conta uma suposta "melhor qualidade" dos atuais candidatos, discordo. Me parece um critério muito vago.

Quanto a abrirem vagas além de 50% do número inicial, pelo pouco que pesquisei, é possível mas muito difícil. Sem querer ser pessimista, acho que não podemos confiar nessa possibilidade, pois é remota. Creio que, antes de tentarem chamar além dos 50%, farão outro concurso, exatamente como aconteceu agora. (Se alguém tiver embasamento para explicar melhor como isso funciona, eu também gostaria de saber).

Então, na minha opinião, serão chamados todos os 1500 técnicos mais 50% (750 técnicos)e, por isso, quem passou perto do número de vagas pode se considerar nomeado. Com a demanda maior, isso acontecerá mais rápido do que da última vez, motivo pelo qual o concurso recente tem um ano de duração.

Respeito sua opinião, mas diante do que mencionei acima, acredito que serão nomeados 2250 técnicos: 1500 em 2012 e 750 em 2013. Em 2014, talvez haja outro concurso.
Qualquer número além disso, não digo que seja impossível, mas improvável. Seria muita "sorte".

Agora, cá pra nós meu caro... tomara que eu esteja errado! rs rs

Abraço.
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 12:41 PM

Bom, seguindo a sua linha de raciocínio, não necessariamente quem passou perto do número de vagas será io primeiro a ser chamado.

Pode ser que numa APS chamem 4 pessoas a mais (entao entram os 4 depois o numero de vagas e em outra não entre mais ninguem, então aquele que estiver em 4º de 3 vagas pode não entrar, enquanto o setimo de outra localidade entra, visto que os 50% não são por APS e sim do total de vagas gerais.
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 12:57 PM

Pensando bem, você tem razão. Acho que a distribuição não será uniforme. Haverá candidatos mais sortudos que outros, a depender do número de vagas que surgirem nas APS ou regiões. Consequentemente há excedentes que não serão nomeados. Eu que estou habilitado em 14º então... só por milagre.
Gostaria muito de acreditar numa reviravolta no próximo ano, chamando milhares de candidatos, mas isso me tira o foco, talvez por isso seja um pouco pessimista. Prefiro me manter estudando e esquecer esse concurso por enquanto. O que vier é lucro!
Abraço.
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 01:44 PM
Azuos29 Azuos29 está offline

Citação:
Postado Originalmente por fgardim Ver Post
Criticar não, mas discordar sim. Minha opinião é um pouco diferente.

Creio que há apenas 2 motivos para chamarem mais rapidamente os técnicos agora que no último concurso: 1 - o plano de expansão até 2014; 2 - O próximo concurso para Analista, do qual participarão muitos dos técnicos antigos e recém nomeados, abrindo algumas vagas para os excedentes.

Quanto ao INSS levar em conta uma suposta "melhor qualidade" dos atuais candidatos, discordo. Me parece um critério muito vago.

Quanto a abrirem vagas além de 50% do número inicial, pelo pouco que pesquisei, é possível mas muito difícil. Sem querer ser pessimista, acho que não podemos confiar nessa possibilidade, pois é remota. Creio que, antes de tentarem chamar além dos 50%, farão outro concurso, exatamente como aconteceu agora. (Se alguém tiver embasamento para explicar melhor como isso funciona, eu também gostaria de saber).

Então, na minha opinião, serão chamados todos os 1500 técnicos mais 50% (750 técnicos)e, por isso, quem passou perto do número de vagas pode se considerar nomeado. Com a demanda maior, isso acontecerá mais rápido do que da última vez, motivo pelo qual o concurso recente tem um ano de duração.

Respeito sua opinião, mas diante do que mencionei acima, acredito que serão nomeados 2250 técnicos: 1500 em 2012 e 750 em 2013. Em 2014, talvez haja outro concurso.
Qualquer número além disso, não digo que seja impossível, mas improvável. Seria muita "sorte".

Agora, cá pra nós meu caro... tomara que eu esteja errado! rs rs

Abraço.
Olá, pessoal. Até 50% a chamada pode ser autorizada diretamente pelo MPOG. Acima dos 50% podem ser chamados quantos aprovados restarem, no entanto é necessário autorização presidencial.
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 03:20 PM

Citação:
Postado Originalmente por fgardim Ver Post
Pensando bem, você tem razão. Acho que a distribuição não será uniforme. Haverá candidatos mais sortudos que outros, a depender do número de vagas que surgirem nas APS ou regiões. Consequentemente há excedentes que não serão nomeados. Eu que estou habilitado em 14º então... só por milagre.
Gostaria muito de acreditar numa reviravolta no próximo ano, chamando milhares de candidatos, mas isso me tira o foco, talvez por isso seja um pouco pessimista. Prefiro me manter estudando e esquecer esse concurso por enquanto. O que vier é lucro!
Abraço.
Mantenha seu foco em estudar. Eu acreditarei por nós dois e por quem mais estiver pessimista. Acho que minha fé é grande o suficiente para isso.

Uma vez eu vi na TV um acidente de ônibus em que duas pessoas (uma mulher e uma criancinha) foram os únicos a morrer. A repórter saiu colhendo depoimentos e todos estavam chorando muito, apesar de ter poucos arranhões apenas. Então havia um senhor que estava sentado e tranquilo sem chorar. Ela perguntou quem era ele e a resposta foi: '_Sou o marido da mulher e pai da criança que morreram aqui hoje". A repórter teve coragem de perguntar por que ele estava ali sentado tão calmo. Ele respondeu: "_Deus não faria algo tão ruim para mim se não tivesse algo muito bom me esperando depois. Confio em Deus e sei que Ele não faz nada sem razão."
Desde esse dia eu criei em mim uma fé tamanha que acredito nada de ruim existe se não for para servir de impulso para algo de muito bom.

Nós seremos chamados. Eu tenho certeza.
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 03:25 PM

Citação:
Postado Originalmente por Azuos29 Ver Post
Olá, pessoal. Até 50% a chamada pode ser autorizada diretamente pelo MPOG. Acima dos 50% podem ser chamados quantos aprovados restarem, no entanto é necessário autorização presidencial.
A Madrinha Dilma é gente boa! Ela deve liberar isso pra nós bem rápido.

Eu poderia ligar para ela, mas tô sem crédito!

Rs... brincadeiras à parte, acho que a Presidenta Dilma sabe da carência e que não imporá dificuldades se o INSS solicitar as convocações.
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 04:01 PM
gpzeni gpzeni está offline

Tb acredito na nossa "Dinda" Dilma! ehhehehe
Responder com Citação
Antigo Wed, 14/03/12, 07:01 PM

Citação:
Postado Originalmente por Azuos29 Ver Post
Li um artigo sobre isso antes mesmo de sair o edital do INSS, mas não dei a devida atenção. Li de relance e depois não achei mais. Realmente, eu lembro que tinha algo sobre o presidente dar pitaco pra poder liberar as vagas. (rs rs rs) Tinha que haver uma lei ou decreto, ou algo do tipo, memória fraca é fogo!
Obrigado pela informação!

Citação:
Deus te ouça! Tomara que eu volte aqui ano que vem pra dizer que errei nas previsões!
Responder com Citação
Antigo Fri, 16/03/12, 03:59 PM
Jujubinha Jujubinha está offline

Voltando ao assunto do turno das 6 horas...
pelo que entendi permanece do jeito que está: normal 8 horas ou 6 horas com salário reduzido proporcinalmente.

é isso?
Responder com Citação
Antigo Fri, 13/04/12, 11:27 PM

Citação:

To começando a acreditar em você:

"... Ele (o presidente do INSS) apresentou um levantamento dos funcionários que irão se aposentar superior ao número dos servidores que ingressaram com o último concurso e disse que será realizada uma exposição de motivos para o Ministério do Planejamento com o objetivo de que sejam chamados todos os aprovados..."

Texto completo:
http://www.sindprevs-sc.org.br/index...cias&Itemid=79
Responder com Citação
Antigo Sat, 14/04/12, 12:41 AM
WagnerBrasil WagnerBrasil está offline

A única pedra no caminho é este famigerado decreto que impossibilita, injustificadamente que um orgão ou entidade, com disposição orçamentária, que necessita de servidores, e que já atingiu o limite de 50% seja obrigado a realizar outro certame para contratar servidores, tudo seria mais simples se pudessem nomear todos os habilitados até suprir a carência de seu quadro, este dispositivo do decreto precisa ser revogado.
Responder com Citação
Antigo Sat, 14/04/12, 10:03 AM
estudioso estudioso está offline

Se eles quisessem chamar além dos Aprovados + 50 % teriam:

1. Aumentado a quantidade de vagas.
2. Prazo de validade seria 2 ANOS (+ 2 ANOS).

Acredito que esse concurso foi só pra melar o bico. O próximo (2013 ou 2014) vai ter mais vagas, pois esse foi o pedido ao MPOG. Se não me engano o planejamento era 4000 e poucas vagas para serem preenchidas.

Se DILMA tacar decreto pode "tudo". Ai sim, tome nomeações... mas nunca vi isso. Acho que vai ter novo concurso.
Responder com Citação
Antigo Sun, 15/04/12, 10:42 AM
krismg krismg está offline

Citação:
Bom, seguindo a sua linha de raciocínio, não necessariamente quem passou perto do número de vagas será io primeiro a ser chamado.

Pode ser que numa APS chamem 4 pessoas a mais (entao entram os 4 depois o numero de vagas e em outra não entre mais ninguem, então aquele que estiver em 4º de 3 vagas pode não entrar, enquanto o setimo de outra localidade entra, visto que os 50% não são por APS e sim do total de vagas gerais.
.
Concordo com isso em parte, por que para quem observou a convocação do concurso anterior viu q esses 50% foi mais ou menos por aps, raríssimas exceções para aps que não chamaram ninguém, e essa ofereceram apenas uma vaga, aps com 7 vagas chamaram 4, aps com 1 vaga chamaram 1, aps com 2 vagas chamaram um, etc, pelo menos foi assim aqui no meu estado...E graças a Deus q esse exemplo q vc citou aí não aconteceu, a menos não aqui no meu estado.
O que me intriga é aquela lista da GEX que no edital cita que é para suprir a carencia de habilitados de uma aps, entre nós... se for esse o único objetivo( é o único citado no edital), é totalmente inviável, não dá para ter esperança...rs
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts