Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Discursivas
Esqueci minha senha! Quero me registrar!


Resposta
 
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
  #1  
Antigo Sun, 04/03/12, 07:21 PM
_Raquel_ _Raquel_ está offline
 
Registrado em: 19/09/10
Posts: 110
Padrão Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Gente, resolvi compartilhar o artigo, pois achei bem instrutivo. Tem um propaganda sutil, pra quem não gosta é só tentar abstrair, pois o texto vale a pena, rsrs. Para visualizar o modelo de espelho utilizado pela banca Cespe, mencionado, basta clicar no link no final (não sei inserir figuras aqui).

Pra mim, redação é sempre um problema, então, se alguém quiser contribuir com mais dicas e com os últimos temas de redação, principalmente na área de segurança pública, será ótimo.


Polícia Federal – dicas de redação


15 de dezembro de 2010 P/ Blog Aprova Concursos

Quem estuda para o concurso da Polícia Federal sabe que este é um dos processos seletivos mais concorridos no país. Selecionar os melhores, entre tantos concorrentes, não é uma tarefa fácil. O alto nível das provas, em todas as etapas do concurso da PF, demonstra que, para ser aprovado, o candidato precisa estar muito bem preparado.

E se você é daqueles que sabe tudo de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, conhece as leis de trás para frente, atenção: muitos candidatos passam com folga na prova objetiva, mas são reprovados na frequentemente subestimada redação.
Se você busca um diferencial em relação aos outros candidatos, leia a entrevista com a professora Luciane Sartori e arrase na redação.

Professora Luciane Sartori: os concursos da Polícia Federal normalmente fazem referência a temas relacionados às atividades da própria PF, seguindo a linha da “não violência policial”, ”da ausência de preconceito na atuação da polícia” e outros.

Geralmente, qual o peso ou a importância da redação em um concurso público?

O peso da redação é muito grande, ela faz a diferença na aprovação. Os candidatos costumam dedicar seu tempo de estudos à prova objetiva e deixar a redação por último. Na maioria das vezes, passam na objetiva e reprovam na redação. Não dá para subestimar a redação, é preciso exercitar.

Quais os erros mais comuns dos candidatos na prova de redação? Há alguma técnica ou macete para não errar?

O que compromete o texto é não saber encadear as ideias e não saber fazer a devida articulação entre elas. É preciso ter cuidado com os erros de linguagem: concordância, regência e pontuação.

Dicas: Primeira, em relação à vírgula, se tiver dúvida, o melhor é não usar. Segunda, nas provas normalmente há os textos chamados “textos de motivação” que servem como subsídio para a redação, extraia deles as palavras principais e as utilize em cada um dos parágrafos de desenvolvimento de seu texto.

Existe alguma dica ou técnica para iniciar uma redação?

Em primeiro lugar, o candidato deve aprender a fazer um projeto de texto a partir da proposta que a banca oferece. Lembre-se de que você não está fazendo um concurso de redação, mas uma redação para ser aprovado em um concurso. Seja bastante simples e, se a inspiração não vier, faça o primeiro parágrafo padrão: coloque sua tese e três argumentos.

Dica: Inicie a avaliação pelo projeto de texto da prova discursiva. Siga para a prova objetiva, para depois fazer a redação. Geralmente é possível aproveitar as informações contidas no corpo da prova objetiva para produzir o texto.

O que conta mais: ter bons conhecimentos sobre o assunto em questão ou ter bons conhecimentos em língua portuguesa?

Em verdade, os dois aspectos são equivalentes em importância. No que diz respeito aos conhecimentos de língua portuguesa, estou me referindo à estrutura e à linguagem do texto dissertativo. Subentende-se que quem domina estes dois aspectos não tenha dificuldades com a ortografia e outros aspectos gramaticais que, em prova, inclusive, pouco peso têm.

É possível estudar para uma prova de redação mesmo ela sendo tão subjetiva? Como o candidato deve se preparar?

É importante ressaltar que a redação não é tão subjetiva, pois existem os critérios estipulados pela banca e são eles que deverão nortear os estudos. Como se preparar? Estudando a linguagem e a estrutura dissertativas e fazendo muita redação.

Dica: Produza textos dissertativos, com base nas propostas das provas anteriores como também em propostas com assuntos semelhantes, e peça a um professor para corrigi-los. (confira no final do post o contato de um professor de Português que oferece o serviço de correção de textos).
Considerando o que foi cobrado na prova de redação do último concurso da Polícia Federal, em 2009, quais as dicas para os candidatos que desejam se preparar para a próxima seleção?

As dicas são: fazer as propostas das provas anteriores e observar que os concursos da Polícia Federal normalmente fazem referência a temas relacionados às atividades da própria PF, seguindo a linha da “não violência policial”, ”da ausência de preconceito na atuação da polícia” e outros.

O que a banca avalia na prova?

No espelho das provas anteriores constam os seguintes critérios de avaliação:

É importante lembrar que, a cada edital, a fórmula empregada com os critérios para a obtenção da nota do candidato muda, mas o desenvolvimento do tema tem sempre o peso maior, como mostra o quadro do espelho de prova acima.

Dica: Siga os critérios apontados no edital, observando sempre a maior pontuação. Lembrete: por que fazer um texto sem adequação estética se esse quesito normalmente equivale a 10% de sua nota? Cuide de detalhes como letra legível, espaçamentos, parágrafos e margens.
No edital consta que o texto pode ser narrativo, dissertativo ou descritivo.

O que compreende cada um destes gêneros?

Narrativo: é uma história, ou seja, é uma sequência sucessiva de fatos, basta lembrar dos contos de fada.

Dissertativo: é um texto analítico argumentativo, isto é, a análise de um assunto com o posicionamento do autor sobre ele. É o tipo de texto mais comum solicitado no concurso da PF.

Descritivo: reproduz uma imagem, ou seja, caracteriza um ser, um fato.
Em relação aos temas, qual a recomendação da professora para que os candidatos não sejam pegos de surpresa?

Além dos temas já citados em resposta anterior, é importante ter em mente que os problemas existentes na sociedade não são culpa do governo apenas, mas sim da própria sociedade.

Dica: Lembre-se de que o texto não precisa apresentar tudo o que você sabe sobre o assunto. Atenha-se ao tema proposto e siga apenas uma linha de raciocínio argumentativo.

Nas provas anteriores foi apresentado um texto sobre um determinado assunto. A partir deste texto o candidato deveria fazer uma redação dissertativa que contemplasse, obrigatoriamente, alguns tópicos. Qual a recomendação para que o candidato deixe claro ao examinador que os tópicos foram realmente abordados no texto?

Os tópicos apresentados em proposta de dissertação correspondem aos três argumentos que o candidato deverá desenvolver, representando, normalmente, os três parágrafos de desenvolvimento do texto. E, para que isso fique claro ao examinador, basta apontar em cada um desses parágrafos as palavras-chave dos tópicos.

Luciane Sartori – Professora de Português – gramática, interpretação de textos, redação discursiva e redação oficial –, revisora e redatora de textos há vinte e três anos. Formada em Letras e pós-graduada em Metodologia de Ensino para Terceiro Grau. Tem dezoito anos de experiência na área de concursos. Atualmente, trabalha na Rede LFG, no Curso para Concurso, em Simulados na Web, no Marcato Cursos Jurídicos, no Legale Cursos Jurídicos, no JC Concursos e Empregos e na Central de Concursos. Autora da parte de gramática e de interpretação de textos do Vade Mecum para Concursos Públicos, lançado pela RT, e de algumas correções de prova no Ponto dos Concursos. Contatos: www.sartoriprofessores.com.br
Serviço: Correção de textos – Professor Nélson Sartori (nasartori@bol.com.br)

Fonte: http://www.aprovaconcursos.com.br/no...as-de-redacao/

______________________________________________

DISCURSIVAS

Agente PF/2009/Cespe:


Em 20 de agosto de 2007, o governo federal lançou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), por meio da Medida Provisória n.º 384, comprometendo-se a investir R$ 6,707 bilhões, até o fim de 2012, em um conjunto de 94 ações, que envolverão dezenove ministérios, em intervenções articuladas com estados e municípios.
O PRONASCI enfatiza princípios que tratam de direitos humanos e eficiência policial, intensidade da repressão policial na defesa de direitos e liberdades e papel histórico da polícia na construção da democracia. Esse programa tem o mérito de valorizar a contribuição dos municípios para a segurança pública, rompendo os preconceitos restritivos, oriundos de uma leitura limitada do artigo 144 da Constituição — contribuição que não se esgota na criação de guardas civis; estende-se à implantação de políticas sociais preventivas. Outro princípio essencial desse programa afirma que a segurança é matéria de Estado, não de governo, situando-a, portanto, acima das disputas político-partidárias.

Luiz Eduardo Soares. A Política Nacional de Segurança Pública: histórico, dilemas e perspectivas. In: Estudos Avançados , USP, 21 (61), 2007, p. 91-2 (com adaptações)

Considerando que o texto acima tenha caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os
seguintes aspectos:


< relação entre eficiência policial e direitos do cidadão;

< finalidade da repressão policial e sua intensidade;

< aparelho policial como um dos pilares da sociedade democrática.



Escrivão PF/2009/Cespe:


Nos últimos anos, o mundo foi colocado diante de uma realidade nova: os sindicatos do crime ultrapassaram as fronteiras geográficas dos países, com os objetivos de obter maiores resultados nas operações delituosas e assegurar proteção e impunidade a seus agentes.
Em razão disso, a comunidade das nações entendeu a importância da criação de acordos internacionais para uma ação conjunta contra o crime transnacional organizado. No ano de 1998, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou a criação de um comitê de trabalho com o fim específico de elaborar uma convenção internacional para enfrentar esses crimes.
Em dezembro de 1999, realizou-se em Palermo, Itália, uma reunião para a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional — a Convenção de Palermo —, que identificou que os países estão diante de um gravíssimo problema, que só pode ser eliminado mediante uma ação conjunta da comunidade das nações.
Essa Convenção, que foi adotada pela ONU em novembro de 2000, na Assembleia Geral do Milênio, é suplementada por três documentos que abordam áreas específicas de atuação do crime organizado:

• o protocolo para prevenir, suprimir e punir o tráfico de pessoas, especialmente mulheres e crianças;
• o protocolo contra o contrabando de imigrantes por terra, ar e mar;
• o protocolo contra a fabricação ilegal e o tráfico de armas de fogo, incluindo peças, acessórios e munições.

O problema da corrupção também foi abordado nos documentos; neles há propostas para agravar as sanções contra esse tipo de crime. A Convenção trata, ainda, de aspectos relacionados com a extradição de criminosos e a transferência de presos, respeitando a legislação nacional dos países.
O Congresso Nacional do nosso país aprovou, em maio de 2003, o texto da Convenção de Palermo, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Decreto n.º 5.015, de 12 de março de 2004, sacramentou a adesão do Brasil a esse documento.

Convenção de Palermo (fragmento).
In: Estudos Avançados. USP, 21 (61), 2007, p. 102 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< importância da Convenção de Palermo;

< crime organizado e direitos humanos;

< medidas de combate ao poder financeiro do crime organizado.



_____________________________________________


Abaixo, alguns links de publicações, pra inspirar temas. Mas o nível é alto, como viram pelas provas passadas, então, essas dicas só são um aperitivo.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado: http://www2.camara.gov.br/atividade-...anentes/cspcco (só Freud explica, rsrs)

PRONASCI: http://portal.mj.gov.br/pronasci/main.asp?Team={797FB1D2-A760-4E85-B81E-82E0A77F6BFD}

Fórum Brasileiro de Segurança Pública: http://www2.forumseguranca.org.br/

Abril - Segurança Pública: http://www.abril.com.br/especiais/seguranca-publica

Veja - Desafios Brasileiros: Segurança Pública: http://veja.abril.com.br/tema/seguranca-publica

Segurança pública: balanço de 2011: http://www.cartacapital.com.br/polit...nco-de-2011-2/

Última edição por _Raquel_; Wed, 25/04/12 às 12:10 AM.
Responder com Citação
  #2  
Antigo Wed, 07/03/12, 03:00 PM
patial patial está offline
 
Registrado em: 14/02/12
Localização: Maceió/AL
Posts: 30
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Citação:
Postado Originalmente por _Raquel_ Ver Post
Gente, resolvi compartilhar o artigo, pois achei bem instrutivo. Tem um propaganda sutil, pra quem não gosta é só tentar abstrair, pois o texto vale a pena, rsrs. Para visualizar o modelo de espelho utilizado pela Cespe, mencionado, basta clicar no link no final (não sei inserir figuras aqui).

Pra mim, redação é sempre um problema, então, se alguém quiser contribuir com mais dicas e com os últimos temas de redação, principalmente na área de segurança pública, será ótimo.


Polícia Federal – dicas de redação


15 de dezembro de 2010 P/ Blog Aprova Concursos

Quem estuda para o concurso da Polícia Federal sabe que este é um dos processos seletivos mais concorridos no país. Selecionar os melhores, entre tantos concorrentes, não é uma tarefa fácil. O alto nível das provas, em todas as etapas do concurso da PF, demonstra que, para ser aprovado, o candidato precisa estar muito bem preparado.

E se você é daqueles que sabe tudo de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, conhece as leis de trás para frente, atenção: muitos candidatos passam com folga na prova objetiva, mas são reprovados na frequentemente subestimada redação.
Se você busca um diferencial em relação aos outros candidatos, leia a entrevista com a professora Luciane Sartori e arrase na redação.

Professora Luciane Sartori: os concursos da Polícia Federal normalmente fazem referência a temas relacionados às atividades da própria PF, seguindo a linha da “não violência policial”, ”da ausência de preconceito na atuação da polícia” e outros.

Geralmente, qual o peso ou a importância da redação em um concurso público?

O peso da redação é muito grande, ela faz a diferença na aprovação. Os candidatos costumam dedicar seu tempo de estudos à prova objetiva e deixar a redação por último. Na maioria das vezes, passam na objetiva e reprovam na redação. Não dá para subestimar a redação, é preciso exercitar.

Quais os erros mais comuns dos candidatos na prova de redação? Há alguma técnica ou macete para não errar?

O que compromete o texto é não saber encadear as ideias e não saber fazer a devida articulação entre elas. É preciso ter cuidado com os erros de linguagem: concordância, regência e pontuação.

Dicas: Primeira, em relação à vírgula, se tiver dúvida, o melhor é não usar. Segunda, nas provas normalmente há os textos chamados “textos de motivação” que servem como subsídio para a redação, extraia deles as palavras principais e as utilize em cada um dos parágrafos de desenvolvimento de seu texto.

Existe alguma dica ou técnica para iniciar uma redação?

Em primeiro lugar, o candidato deve aprender a fazer um projeto de texto a partir da proposta que a banca oferece. Lembre-se de que você não está fazendo um concurso de redação, mas uma redação para ser aprovado em um concurso. Seja bastante simples e, se a inspiração não vier, faça o primeiro parágrafo padrão: coloque sua tese e três argumentos.

Dica: Inicie a avaliação pelo projeto de texto da prova discursiva. Siga para a prova objetiva, para depois fazer a redação. Geralmente é possível aproveitar as informações contidas no corpo da prova objetiva para produzir o texto.

O que conta mais: ter bons conhecimentos sobre o assunto em questão ou ter bons conhecimentos em língua portuguesa?

Em verdade, os dois aspectos são equivalentes em importância. No que diz respeito aos conhecimentos de língua portuguesa, estou me referindo à estrutura e à linguagem do texto dissertativo. Subentende-se que quem domina estes dois aspectos não tenha dificuldades com a ortografia e outros aspectos gramaticais que, em prova, inclusive, pouco peso têm.

É possível estudar para uma prova de redação mesmo ela sendo tão subjetiva? Como o candidato deve se preparar?

É importante ressaltar que a redação não é tão subjetiva, pois existem os critérios estipulados pela banca e são eles que deverão nortear os estudos. Como se preparar? Estudando a linguagem e a estrutura dissertativas e fazendo muita redação.

Dica: Produza textos dissertativos, com base nas propostas das provas anteriores como também em propostas com assuntos semelhantes, e peça a um professor para corrigi-los. (confira no final do post o contato de um professor de Português que oferece o serviço de correção de textos).
Considerando o que foi cobrado na prova de redação do último concurso da Polícia Federal, em 2009, quais as dicas para os candidatos que desejam se preparar para a próxima seleção?

As dicas são: fazer as propostas das provas anteriores e observar que os concursos da Polícia Federal normalmente fazem referência a temas relacionados às atividades da própria PF, seguindo a linha da “não violência policial”, ”da ausência de preconceito na atuação da polícia” e outros.

O que a banca avalia na prova?

No espelho das provas anteriores constam os seguintes critérios de avaliação:

É importante lembrar que, a cada edital, a fórmula empregada com os critérios para a obtenção da nota do candidato muda, mas o desenvolvimento do tema tem sempre o peso maior, como mostra o quadro do espelho de prova acima.

Dica: Siga os critérios apontados no edital, observando sempre a maior pontuação. Lembrete: por que fazer um texto sem adequação estética se esse quesito normalmente equivale a 10% de sua nota? Cuide de detalhes como letra legível, espaçamentos, parágrafos e margens.
No edital consta que o texto pode ser narrativo, dissertativo ou descritivo.

O que compreende cada um destes gêneros?

Narrativo: é uma história, ou seja, é uma sequência sucessiva de fatos, basta lembrar dos contos de fada.

Dissertativo: é um texto analítico argumentativo, isto é, a análise de um assunto com o posicionamento do autor sobre ele. É o tipo de texto mais comum solicitado no concurso da PF.

Descritivo: reproduz uma imagem, ou seja, caracteriza um ser, um fato.
Em relação aos temas, qual a recomendação da professora para que os candidatos não sejam pegos de surpresa?

Além dos temas já citados em resposta anterior, é importante ter em mente que os problemas existentes na sociedade não são culpa do governo apenas, mas sim da própria sociedade.

Dica: Lembre-se de que o texto não precisa apresentar tudo o que você sabe sobre o assunto. Atenha-se ao tema proposto e siga apenas uma linha de raciocínio argumentativo.

Nas provas anteriores foi apresentado um texto sobre um determinado assunto. A partir deste texto o candidato deveria fazer uma redação dissertativa que contemplasse, obrigatoriamente, alguns tópicos. Qual a recomendação para que o candidato deixe claro ao examinador que os tópicos foram realmente abordados no texto?

Os tópicos apresentados em proposta de dissertação correspondem aos três argumentos que o candidato deverá desenvolver, representando, normalmente, os três parágrafos de desenvolvimento do texto. E, para que isso fique claro ao examinador, basta apontar em cada um desses parágrafos as palavras-chave dos tópicos.

Luciane Sartori – Professora de Português – gramática, interpretação de textos, redação discursiva e redação oficial –, revisora e redatora de textos há vinte e três anos. Formada em Letras e pós-graduada em Metodologia de Ensino para Terceiro Grau. Tem dezoito anos de experiência na área de concursos. Atualmente, trabalha na Rede LFG, no Curso para Concurso, em Simulados na Web, no Marcato Cursos Jurídicos, no Legale Cursos Jurídicos, no JC Concursos e Empregos e na Central de Concursos. Autora da parte de gramática e de interpretação de textos do Vade Mecum para Concursos Públicos, lançado pela RT, e de algumas correções de prova no Ponto dos Concursos. Contatos: www.sartoriprofessores.com.br
Serviço: Correção de textos – Professor Nélson Sartori (nasartori@bol.com.br)

Fonte: http://www.aprovaconcursos.com.br/no...as-de-redacao/

______________________________________________

DISCURSIVAS

Agente PF/2009/Cespe:


Em 20 de agosto de 2007, o governo federal lançou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), por meio da Medida Provisória n.º 384, comprometendo-se a investir R$ 6,707 bilhões, até o fim de 2012, em um conjunto de 94 ações, que envolverão dezenove ministérios, em intervenções articuladas com estados e municípios.
O PRONASCI enfatiza princípios que tratam de direitos humanos e eficiência policial, intensidade da repressão policial na defesa de direitos e liberdades e papel histórico da polícia na construção da democracia. Esse programa tem o mérito de valorizar a contribuição dos municípios para a segurança pública, rompendo os preconceitos restritivos, oriundos de uma leitura limitada do artigo 144 da Constituição — contribuição que não se esgota na criação de guardas civis; estende-se à implantação de políticas sociais preventivas. Outro princípio essencial desse programa afirma que a segurança é matéria de Estado, não de governo, situando-a, portanto, acima das disputas político-partidárias.

Luiz Eduardo Soares. A Política Nacional de Segurança Pública: histórico, dilemas e perspectivas. In: Estudos Avançados , USP, 21 (61), 2007, p. 91-2 (com adaptações)

Considerando que o texto acima tenha caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os
seguintes aspectos:


< relação entre eficiência policial e direitos do cidadão;

< finalidade da repressão policial e sua intensidade;

< aparelho policial como um dos pilares da sociedade democrática.



Escrivão PF/2009/Cespe:


Nos últimos anos, o mundo foi colocado diante de uma realidade nova: os sindicatos do crime ultrapassaram as fronteiras geográficas dos países, com os objetivos de obter maiores resultados nas operações delituosas e assegurar proteção e impunidade a seus agentes.
Em razão disso, a comunidade das nações entendeu a importância da criação de acordos internacionais para uma ação conjunta contra o crime transnacional organizado. No ano de 1998, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou a criação de um comitê de trabalho com o fim específico de elaborar uma convenção internacional para enfrentar esses crimes.
Em dezembro de 1999, realizou-se em Palermo, Itália, uma reunião para a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional — a Convenção de Palermo —, que identificou que os países estão diante de um gravíssimo problema, que só pode ser eliminado mediante uma ação conjunta da comunidade das nações.
Essa Convenção, que foi adotada pela ONU em novembro de 2000, na Assembleia Geral do Milênio, é suplementada por três documentos que abordam áreas específicas de atuação do crime organizado:

• o protocolo para prevenir, suprimir e punir o tráfico de pessoas, especialmente mulheres e crianças;
• o protocolo contra o contrabando de imigrantes por terra, ar e mar;
• o protocolo contra a fabricação ilegal e o tráfico de armas de fogo, incluindo peças, acessórios e munições.

O problema da corrupção também foi abordado nos documentos; neles há propostas para agravar as sanções contra esse tipo de crime. A Convenção trata, ainda, de aspectos relacionados com a extradição de criminosos e a transferência de presos, respeitando a legislação nacional dos países.
O Congresso Nacional do nosso país aprovou, em maio de 2003, o texto da Convenção de Palermo, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Decreto n.º 5.015, de 12 de março de 2004, sacramentou a adesão do Brasil a esse documento.

Convenção de Palermo (fragmento).
In: Estudos Avançados. USP, 21 (61), 2007, p. 102 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< importância da Convenção de Palermo;

< crime organizado e direitos humanos;

< medidas de combate ao poder financeiro do crime organizado.



_____________________________________________


Abaixo, alguns links de publicações, pra inspirar temas. Mas o nível é alto, como viram pelas provas passadas, então, essas dicas só são um aperitivo.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado: http://www2.camara.gov.br/atividade-...anentes/cspcco (só Freud explica, rsrs)

PRONASCI: http://portal.mj.gov.br/pronasci/main.asp?Team={797FB1D2-A760-4E85-B81E-82E0A77F6BFD}

Fórum Brasileiro de Segurança Pública: http://www2.forumseguranca.org.br/

Abril - Segurança Pública: http://www.abril.com.br/especiais/seguranca-publica

Veja - Desafios Brasileiros: Segurança Pública: http://veja.abril.com.br/tema/seguranca-publica

Segurança pública: balanço de 2011: http://www.cartacapital.com.br/polit...nco-de-2011-2/
Muito Obrigada Raquel!!

Acho que sou um pouco diferente da maioria dos candidatos. Temo muito a redação pois em 2004, quando fiz a prova, perdi na redação. Vou seguir suas dicas.
Um abraço!
Responder com Citação
  #3  
Antigo Tue, 20/03/12, 02:00 PM
francinha francinha está offline
 
Registrado em: 10/02/10
Posts: 90
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Oi Raquel, você pode me tirar uma dúvida? Se uma redação, de até 30 linhas, tiver, por exemplo:

Introdução: 7 linhas
Desenvolvimento 1: 8 linhas
Desenvolvimento 1: 7 linhas
Conclusão: 4 linhas

Tem algum problema de estrutura?
Responder com Citação
  #4  
Antigo Fri, 30/03/12, 01:37 AM
_Raquel_ _Raquel_ está offline
 
Registrado em: 19/09/10
Posts: 110
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Olá francinha, desculpa a demora.

Bem, quando se trata de redação, não sou a pessoa mais indicada, mas vou tentar ajudar.

Para avaliar a estrutura, é considerada a coerência do discurso na introdução, desenvolvimento e conclusão, não há relação com a quantidade de linhas por parágrafo. Por exemplo, começa bem, mas quando chega na conclusão expõe um posicionamento diferente da lógica que desenvolveu no texto ou não conclui objetivamente, a banca considera isso um erro de estrutura. É fundamental manter um encadeamento, sendo a introdução a peça chave da dissertação. Existem regras básicas que vale a pena pesquisar. Mas, de forma geral, para não perder pontos, nesse e em outros aspectos, aposta na racionalidade, ordem e clareza.



Citação:
Postado Originalmente por francinha Ver Post
Oi Raquel, você pode me tirar uma dúvida? Se uma redação, de até 30 linhas, tiver, por exemplo:

Introdução: 7 linhas
Desenvolvimento 1: 8 linhas
Desenvolvimento 1: 7 linhas
Conclusão: 4 linhas

Tem algum problema de estrutura?
Responder com Citação
  #5  
Antigo Sat, 31/03/12, 04:44 PM
Aprender+ Aprender+ está offline
 
Registrado em: 15/02/12
Posts: 36
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Gostei do seu post Raquel, já estava pensando em redação já havia um tempo, a começar que na prova de 2004, o CESPE, simplesmente jogou um texto narrativo, e devo admitir muito engraçado, e depois nos bombardeou com um tema super comum para todos, mas complicado para desenvolver em uma redação, depois de uma longa prova... quase que não consigo terminar aquela prova! Em 2009, tivemos os famosos tópicos e suas correlações, que achei melhor... esse escrevi com mais facilidade... Obrigada pela ajuda! VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!

Abraços e bons estudos a todos!!!
Responder com Citação
  #6  
Antigo Mon, 02/04/12, 12:49 PM
francinha francinha está offline
 
Registrado em: 10/02/10
Posts: 90
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Citação:
Postado Originalmente por _Raquel_ Ver Post
Olá francinha, desculpa a demora.

Bem, quando se trata de redação, não sou a pessoa mais indicada, mas vou tentar ajudar.

Para avaliar a estrutura, é considerada a coerência do discurso na introdução, desenvolvimento e conclusão, não há relação com a quantidade de linhas por parágrafo. Por exemplo, começa bem, mas quando chega na conclusão expõe um posicionamento diferente da lógica que desenvolveu no texto ou não conclui objetivamente, a banca considera isso um erro de estrutura. É fundamental manter um encadeamento, sendo a introdução a peça chave da dissertação. Existem regras básicas que vale a pena pesquisar. Mas, de forma geral, para não perder pontos, nesse e em outros aspectos, aposta na racionalidade, ordem e clareza.
Valeu Raquel pela dica!
Responder com Citação
  #7  
Antigo Wed, 04/04/12, 10:31 AM
sortida91 sortida91 está offline
 
Registrado em: 03/04/12
Posts: 7
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Obrigado!!! muito útil!
Responder com Citação
  #8  
Antigo Sun, 15/04/12, 12:44 PM
Thania Thania está offline
 
Registrado em: 14/09/10
Posts: 114
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Neste edital na discursiva o cespe colocou: texto dissertativo, discursivo ou/e narrativo.
cada tipologia tem uma forma de estrutura...alguem ja fez algum concurso no qual o cespe cobrou essas 3 tipologias???

obrigada,

Tania
Responder com Citação
  #9  
Antigo Tue, 17/04/12, 08:23 PM
Tanner Tanner está offline
 
Registrado em: 03/01/11
Posts: 29
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Pessoal,

Tenho uma dúvida que se arrasta há alguns meses... eu sempre fiz e fui instruÍdo a fazer redações no esquema clássico, até aÍ tudo bem:

Tópico Frasal (apresentação do tema) + apresentação do arg 1 2 e 3
Desenv do arg 1
Desenv do arg 2
Desenv do arg 3
Conclusão (reafirmar o que fora dito antes)

Porém, com esse esquema de abordar aspectos (CESPE) fico numa pilha ferrada. Por exemplo, na prova de 2009 da PF, o que eu devia fazer? Usar os aspectos como argumentos? Ou usar um aspecto dado pela banca como introdução, como tópico frasal, (ideia a ser defendida - tipo: O aparelho policial é um dos pilares da Sociedade democrática) ? Ou tanto faz? O que vocês acham que o CESPE espera quando dá os 3 aspectos? Que eles sejam abordados como argumentos ou nao necessariamente?

Por exemplo, posso mandar algo do tipo ...

É notório que o aparelho policial deve ser investimento prioritário em uma sociedade democrática. Dentre tantos fatores, temos (aspec 1 como arg 1) + (aspec 2 como arg 2) + (aspec 3 como arg 3).

Acho que não fui muito claro, mas alguma alma bondosa ai entendeu qual é a dúvida que reina na minha mente?

PORRRRR FAVORRR AJUDEM ... ACHO Q MT GENTE BOA PODE CAIR NESSA MALDITA QUESTÃO.

Última edição por Tanner; Tue, 17/04/12 às 08:26 PM.
Responder com Citação
  #10  
Antigo Thu, 19/04/12, 11:24 AM
GabrielPC GabrielPC está offline
 
Registrado em: 19/04/12
Posts: 38
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Tanner, eu também tenho essa dúvida, pois treinando esses dias com esse tema eu usei o tópico "O aparelho policial é um dos pilares da Sociedade democrática" como parte da introdução da dissertação.

Se alguém puder nos ajudar, ficaríamos muito grato.
Responder com Citação
  #11  
Antigo Thu, 19/04/12, 12:14 PM
Tanner Tanner está offline
 
Registrado em: 03/01/11
Posts: 29
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Essa ta difícil, pelo jeito só o cara que inventou esse formato de redação para ajudar nosotros, também postei a dúvida no forum do CW, mas até agora nada ... de qualquer forma vamos que vamos ...
Responder com Citação
  #12  
Antigo Tue, 24/04/12, 08:07 PM
_Raquel_ _Raquel_ está offline
 
Registrado em: 19/09/10
Posts: 110
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Olá colegas,

Caso alguém não esteja em condições de frequentar um curso preparatório ou queira incrementar o que já sabe, indico abaixo algumas aulas. São vídeos de curta duração, com formato e didática voltados para o 'pré-vestibular'. Se algum link estiver errado, avisem que tento corrigir.

Fonte: Secretaria de Educação do Paraná

Bons estudos!!!!

REDAÇÃO

- Dicas para uma boa redação
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20110

- Dissertação – Conceito
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20096

- Dissertação - Tema e Tese
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20095

- Como Desenvolver uma Dissertação
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20109

- Dissertação – Estrutura:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20094

- Dissertação - Parte 1
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=22634

- Dissertação - Parte 2
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=22633

- Descrição, Narração e Dissertação - Parte 1
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=22632

- Descrição e Narração - Parte 2
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=22631


GRAMÁTICA

- Concordância Nominal I
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20603

- Concordância Nominal II
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20602

- Concordância Nominal III
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20601

- Concordância Nominal IV
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20600

- Concordância Nominal V
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20598

- Concordância Nominal VI
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20597

- Uso da Vírgula
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20114

- Pronomes possessivos
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20730

- Ter e vir
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=18675

- Senão, ou se não?
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=18614

- Aula do Acordo Ortográfico 1
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=15906

- Aula do Acordo Ortográfico 2
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=15903

- Aula do Acordo Ortográfico 3
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=15902

- Reforma ortográfica I
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=13459

- Reforma ortográfica II
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=13460

- Dicas de uso da crase
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=20108

- Crase
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=13819

- Por que
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...e.php?id=10592

- Concordância verbal
http://www.educadores.diaadia.pr.gov...le.php?id=9522
Responder com Citação
  #13  
Antigo Tue, 24/04/12, 09:57 PM
_Raquel_ _Raquel_ está offline
 
Registrado em: 19/09/10
Posts: 110
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

Oi Thania,

Tem um artigo da profª Claudia Kozlowski em que ela explica tipologia textual. Acredito que encontrará pelo menos uma direção.

Segue o link:

http://www.pontodosconcursos.com.br/...t=3421&idpag=7

Citação:
Postado Originalmente por Thania Ver Post
Neste edital na discursiva o cespe colocou: texto dissertativo, discursivo ou/e narrativo.
cada tipologia tem uma forma de estrutura...alguem ja fez algum concurso no qual o cespe cobrou essas 3 tipologias???

obrigada,

Tania
Responder com Citação
  #14  
Antigo Wed, 25/04/12, 12:08 AM
_Raquel_ _Raquel_ está offline
 
Registrado em: 19/09/10
Posts: 110
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

20 PROVAS DISCURSIVAS – BANCA CESPE
Áreas de inteligência e segurança

A postagem ficou enorme, lamento... Espero que esteja compreensível.


1) PCPB – Cargos: Agente de Investigação e Escrivão de Polícia – 2008

Em meio aos saques e à insegurança, cidades catarinenses atingidas pelas chuvas estão sob uma espécie de toque de recolher decretado pela Polícia Militar. Só poderão ficar nas ruas à noite moradores ou voluntários para ajudar os desalojados. Filas de distribuição de alimentos se espalham pelas cidades. O Globo, 28/11/2008, capa.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema.

EM MEIO À TRAGÉDIA, A VIOLÊNCIA QUE GERA INSEGURANÇA.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< aspectos marcantes do quadro de violência e insegurança no Brasil atual;
< que esperar do aparelho policial ante a explosão de violência;
< políticas públicas em áreas marcadas pela insegurança.

http://www.cespe.unb.br/concursos/PC...B08_007_12.pdf

2) Cargo: Perito Oficial Odonto-Legal – 2008

Em meio aos saques e à insegurança, cidades catarinenses atingidas pelas chuvas estão sob uma espécie de toque de recolher decretado pela Polícia Militar. Só poderão ficar nas ruas à noite moradores ou voluntários para ajudar os desalojados. Filas de distribuição de alimentos se espalham pelas cidades. O Globo, 28/11/2008, capa.

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema.
Em meio à tragédia, a violência que gera insegurança.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< aspectos marcantes do quadro de violência e insegurança no Brasil atual;
< que esperar do aparelho policial ante a explosão de violência;
< políticas públicas em áreas marcadas pela insegurança.

http://www.cespe.unb.br/concursos/PC...PB08_005_8.pdf

3) PCRN – Cargo 3: Escrivão de Polícia Civil Substituto – 2008

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Brasil. Constituição Federal de 1988, art. 227, caput.
Considerando que o preceito constitucional acima transcrito tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

ASPECTOS CRIMINAIS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Ao elaborar o texto, esclareça, necessariamente, as seguintes indagações.
< Qual a distinção entre criança e adolescente?
< O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial?
< Em regra, comparecendo ao distrito policial qualquer dos pais ou responsável, o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional deverá ser liberado pela autoridade policial?

http://www.cespe.unb.br/concursos/PC...N08_003_10.pdf

4) PCPB - Cargo: Motorista Policial – 2008

A Polícia Civil já identificou os principais traficantes que encurralaram equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis nas proximidades das favelas de Manguinhos e Mandela. Entre os bandidos, estaria uma mulher que tem 15 anotações criminais por tráfico de drogas e homicídio. Durante a troca de tiros, avenidas ficaram fechadas por cinco horas. Seis policiais ficaram feridos e vários carros foram perfurados. Um veículo da polícia chegou a ser atingido por mais de cem tiros. O Globo, 28/11/2008, p. 15 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema:

VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< ação do crime organizado e do narcotráfico na configuração do atual quadro de violência no Brasil;
< importância da ação policial no combate à violência e riscos a que estão sujeitos os profissionais da segurança pública;
< alternativas de combate ao crime.

http://www.cespe.unb.br/concursos/PC...B08_011_16.pdf

5) ABIN – Cargo 2: Agente de Inteligência – 2008

Em se tratando de regimes democráticos, é preciso um esforço para trazer os temas de segurança, defesa, inteligência e policiamento para a agenda regular dos debates políticos sobre políticas públicas. Certamente há restrições para isso, especialmente aquelas relacionadas ao segredo governamental, mas não há motivo para se pensar que tais temas sejam dotados de qualquer sacralidade que impeça a pesquisa e sua socialização.
Marco Cepik. Espionagem e democracia. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 140 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

DEFESA DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< relação entre os serviços de inteligência e as políticas públicas;
< razões da necessidade do segredo de Estado;
< papel do Parlamento no controle do serviço de inteligência

http://www.cespe.unb.br/concursos/AB...IN08_002_6.pdf

6) ABIN – Cargo 1: Oficial de Inteligência – 2008

Serviços de inteligência são justamente organizações que dependem do segredo sobre seus métodos de atuação e suas fontes de informação para operar de forma eficaz. Na medida em que o processo de institucionalização desse tipo de organização implica não apenas um esforço para tornar-se estável (o que depende da agilidade), mas também uma busca por reconhecimento e valor aos olhos dos cidadãos (o que depende da transparência), não se pode simplesmente contornar o problema de forma pragmática, dizendo que a existência de segredos governamentais e de serviços de inteligência constitui exceção a uma regra ou princípio.
Marco Cepik. Espionagem e democracia. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 16-7 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

SEGREDO DE ESTADO E CIDADANIA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< relação entre segredo de Estado no regime democrático e cidadania;
< atuação dos órgãos de inteligência no Estado democrático e seus limites;
< evolução da área de inteligência no Brasil — do regime militar ao regime democrático.

http://www.cespe.unb.br/concursos/AB...IN08_001_1.pdf

7) PMES – Cargo: Soldado Combatente – 2008

O promotor antimáfia italiano Fausto Zuccarelli diz que tão importante quanto combater o terrorismo é enfrentar o crime organizado e suas ferramentas de financiamento. "O lucro é uma motivação tão forte quanto a religião", afirma. Para ele, "o crime organizado distorce o mercado, aumenta a riqueza de poucos e a pobreza de todos os outros e atenta contra os direitos humanos. Se a segurança não é garantida, os direitos fundamentais à vida e à liberdade estão ameaçados". Para o promotor italiano, é difícil progredir no combate ao crime organizado transnacional, "em primeiro lugar, porque as investigações são complexas. Em segundo, não há ainda suficiente harmonia nas legislações nacionais. Cada país tem a sua. Em terceiro, infelizmente, em muitas partes do mundo, grupos criminosos são coligados ao poder político, econômico e há muita corrupção. Isso impede que se alcancem os resultados no combate". O Estado de S. Paulo, 4/1/2009, p. A6 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tem caráter motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

Crime organizado e terror: a sociedade em perigo

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< o terrorismo, o crime organizado e a violência como método de ação;
< as dificuldades existentes no combate ao crime organizado global;
< corrupção e crime organizado infiltrado no Estado

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM...08SD_001_3.pdf

8) PMES – Admissão ao Curso de Formação de Soldado Combatente – 2006

Se, no ataque do 11 de setembro de 2001, o alvo atingido foi o coração financeiro da América, pode-se dizer que a ofensiva do crime neste 28 de dezembro de 2006 foi um duro golpe na alma do carioca: os bandidos escolheram acabar com o clima de festa da cidade, diminuir o réveillon que se aproximava e tirar de vez a credibilidade do governo que sai, pelo menos na área de segurança pública. Entre os mortos, quatro policiais — estes, alvo eterno dos criminosos quando querem impor sua vontade e manter o Estado Paralelo. Jornal do Brasil, 29/12/2006, p. A18-19 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA: TERRORISMO E CRIME ORGANIZADO NOS DIAS ATUAIS

Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
• terrorismo mundial;
• ação do narcotráfico;
• poder paralelo do crime organizado;
• políticas públicas para áreas dominadas pelo crime

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM...PMES_001_1.PDF

9) PMES – Admissão ao Curso de Formação de Soldado Combatente - 2007

Os traficantes do Rio colocaram de joelhos ministros, secretário de Estado e jornalistas. Atiraram no trem, feriram a sociedade. A polícia revidou. Quem vive no Rio exige a derrota incondicional dos bandidos, clama por segurança. E paz. Uma utopia? Talvez... Ana Maria Tahan. Coisas da política. In: Jornal do Brasil, 11/9/2007, p. A2. Ao registrar o ataque com tiros e pedradas ao trem que conduzia dois ministros, ocorrido no Rio de Janeiro, o senador Romeu Tuma (DEM – SP) opinou que a violência no país só poderá ser debelada por meio de ações efetivas e combinadas de todos os escalões do poder público. Ele defendeu ações enérgicas, rápidas e permanentes. Jornal do Senado, 12/9/2007, p. 2 (com adaptações).

Considerando que os fragmentos de textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

CRIMINALIDADE, VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA COLETIVA: A SOCIEDADE EXIGE PAZ!

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< raízes da atual violência urbana;
< responsabilidade do poder público no combate à violência;
< possíveis medidas a serem tomadas para se enfrentar a criminalidade.

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM...CF_CAD_LUA.PDF

10) PMES – Curso de Formação de Soldado Combatente (QPMP-C) – 2010

Estudo divulgado em 30 de março de 2010 aponta que os índices de homicídios estagnaram ou caíram nas capitais e regiões metropolitanas no período de 1997 a 2007 e passaram a crescer nas cidades do interior dos estados, em um fenômeno conhecido como interiorização da violência. De acordo com o levantamento, a taxa de homicídios no interior passou de 13,5 por 100 mil habitantes, em 1997, para 18,5 por 100 mil, em 2007, enquanto se mantiveram razoavelmente estáveis nas capitais dos estados. Internet: <www.bbc.co.uk/blogs> (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

INTERIORIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, as seguintes determinações:

< identifique as principais causas da interiorização da violência (valor: 0 a 3 pontos);
< descreva a relação entre a interiorização da violência, o narcotráfico e o crime organizado (valor: 0 a 3 pontos);
< descreva as ações que o Estado deve adotar no combate à violência (valor: 0 a 3 pontos).

Além das faixas de pontuação indicadas para cada tópico acima, sua prova será avaliada quanto a apresentação e estrutura textual (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) com a seguinte faixa de pontuação: 0 a 1 ponto.

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM...PMES_001_1.pdf

11) PMES – Curso de Formação de Soldado Músico (QPMP- 4) – 2008

O mundo uniu-se a 2 milhões de pessoas nas ruas de Washington para assistir a chegada de uma nova era. Com um discurso que buscou colocar os Estados Unidos da América (EUA) como um ator mais consciente da economia e da política externa, Barack Obama tomou posse como o 44.º presidente dos EUA. O democrata pediu aos americanos que enfrentem juntos a crise econômica, causada “por nossa falha coletiva em tomar decisões difíceis”. Ao dia histórico a multidão respondeu com emoção, principalmente quando o líder lembrou ser filho de “um homem que há menos de 60 anos não poderia nem sequer ser servido em um restaurante”. O cardápio da festa contou com os pratos prediletos de Abraham Lincoln, presidente que libertou os escravos. Jornal do Brasil, 21/1/2009, capa (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema.

Barack Obama: em tempos de crise, o presidente da esperança

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< o atual cenário norte-americano e mundial;
< o ineditismo que envolve a eleição de Obama;
< as expectativas em torno do novo governo dos EUA.

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM...SICO_001_1.pdf

12) CFOPM – 2010

Milhares de mulheres entraram na justiça do DF com medidas protetivas, desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor, em setembro de 2006. A maioria se refere a proibições judiciais de contato pelos companheiros e ex-companheiros. Esses pedidos vieram de mulheres que moram em Brasília (região que inclui, além do Plano Piloto, o Lago Sul e o Lago Norte, o Varjão e a Estrutural) e localidades circunvizinhas. A grande maioria das ações acolhidas pelo Tribunal de Justiça do DF com base na Lei Maria da Penha têm-se relacionado à ingestão de álcool e são feitas contra ex-companheiros das mulheres agredidas. Em 2008, o número de inquéritos abertos na Delegacia da Mulher do DF cresceu 86% em relação às 1.677 denúncias feitas no ano anterior. Isso não significa que a prática do crime tenha aumentado, mas sim que as mulheres estão denunciando as agressões com maior frequência. Correio Braziliense, 22/6/2009 (com adaptações).
O serviço de denúncia Ligue 180, específico para receber queixas de violência doméstica contra a mulher, registrou alta de 112% de janeiro a julho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que criou a central em 2005. Do total de denúncias, 8.913 registros são de ameaças. Na avaliação da secretaria, esse número mostra que é preciso atenção a esse tipo de queixa. A ministra da Secretaria das Políticas para as Mulheres afirmou que não se pode subestimar as ameaças e, por isso, nós consideramos ameaças como fator de risco. Os homens violentos, os agressores, não estão, em geral, brincando quando ameaçam suas mulheres. São crimes anunciados e que, portanto, não podem ser subestimados.

Considerando que os fragmentos de textos acima apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da
violência contra a mulher. Ao elaborar seu texto, responda, necessariamente, aos seguintes questionamentos.
< Quais são as principais causas da violência contra a mulher?
< Por que muitas mulheres não denunciam seus agressores?
< A que instituições a mulher pode recorrer depois de ter sido agredida?

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM...PM10_001_1.pdf

13) CBMES – Cargo: Oficial Bombeiro Militar Combatente – 2011


O termo que melhor traduz, hoje, a preocupação da sociedade com o meio ambiente é sustentabilidade, que alude à descoberta de uma fórmula que garanta, ao mesmo tempo, a prosperidade e a qualidade de vida da humanidade e a preservação dos recursos naturais do planeta. Propostas factíveis de desenvolvimento sustentável lançadas há algum tempo deixaram a esfera teórica e estão sendo postas em prática pelas pessoas em casa, pelas corporações e pelos governos. Por exemplo, grandes empresas enxergam na produção sustentável a melhor estratégia para manter o negócio competitivo no século XXI. Hoje, 59% dos executivos avaliam os investimentos em biodiversidade como oportunidade de crescimento e lucro para as empresas. Três anos atrás, esse índice era de 29%. Veja, 22/12/2010, p.12 Edição Especial Sustentabilidade (com adaptações)

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

A SUSTENTABILIDADE COMO MEIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO COMPATÍVEL COM A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< atual conceito de sustentabilidade como sinal de evolução no tratamento da questão ambiental;
< economia sustentável em tempos de globalização;
< viabilização da sustentabilidade na era do conhecimento.

http://www.cespe.unb.br/concursos/CB...S10_001_01.pdf

14) Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM) – 2011

A exemplo do que se verificou por meio de recente pesquisa realizada em cidade do entorno do Distrito Federal, em várias outras cidades dessa região, é flagrante o descaso das autoridades com o meio ambiente, o que, em aproximadamente vinte anos, poderá tornar inviável a permanência das populações nessas cidades. O crescimento urbano desordenado, sem o necessário investimento em infraestrutura, é
elemento recorrente em regiões próximas a grandes centros populacionais. O descaso com a infraestrutura se reflete, principalmente, no tratamento de esgotos, os quais, na maioria dos casos, quando não correm a céu aberto, são despejados em fossas improvisadas, podendo contaminar o lençol freático — base da rede de distribuição de água. O Brasil se urbanizou com extrema rapidez especialmente a partir da Era Vargas e da Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945, quando deixou para trás quatro séculos e meio de uma economia essencialmente agrária e de uma sociedade flagrantemente rural.

Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

URBANIZAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< o processo de urbanização no Brasil;
< a falta de coincidência entre crescimento e desenvolvimento;
< saneamento básico precário e degradação ambiental.

http://www.cespe.unb.br/concursos/CB...M11_001_01.pdf

15) Admissão ao Curso de Formação de Soldado (CFSDPM) do Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes da PMDF (QPPMC) – 2009

A média diária de flagrantes de desobediência à proibição de dirigir alcoolizado cresceu 78% este ano no Distrito Federal. Para uns, o número reflete o resultado da fiscalização intensa. Para outros, é a prova de que o cidadão deixou de dar tanta importância à lei que fixou a tolerância zero à combinação álcool e direção, justamente por falta de fiscalização. Correio Braziliense, 20/5/2009, p. 27 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

TRÂNSITO: ENTRE A CIVILIZAÇÃO E A BARBÁRIE

Ao redigir seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< o trânsito como fator de ampliação da violência urbana;
< ações preventivas para um trânsito humanizado;
< a necessidade de haver norma disciplinadora da conduta referida no texto (concernente à relação entre ingestão de bebidas alcoólicas e condução de veículos) e de haver fiscalização.

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM...DF09_001_1.PDF

16) DPF - Cargo 14: Agente de Polícia Federal –2004

http://www.cespe.unb.br/concursos/DP...ENTE_VERDE.PDF

17) DPF - Cargo 1: Delegado de Polícia Federal – 2004

http://www.cespe.unb.br/concursos/DP...LEG_BRANCO.PDF

18) DPF – Cargo 15: Escrivão de Polícia Federal – 2004

http://www.cespe.unb.br/concursos/DP...5_ESCRIVAO.PDF

19) DPF – Cargo: Papiloscopista Policial Federal – 2004

http://www.cespe.unb.br/concursos/PF...LOSCOPISTA.PDF

20) DPRF - Cargo: Policial Rodoviário Federal – 2008

http://www.cespe.unb.br/concursos/DP...RF08_001_1.PDF
Responder com Citação
  #15  
Antigo Wed, 25/04/12, 01:32 AM
GabrielPC GabrielPC está offline
 
Registrado em: 19/04/12
Posts: 38
Padrão Re: Polícia Federal – Discursiva – Proposta de temas & dicas

_Raquel_, muito bom os vídeos e os temas colocadas são muito pertinentes ao nosso concurso, que com certeza nos ajudará nos estudos. Obrigado por compartilhar com todos nós!

Última edição por GabrielPC; Wed, 25/04/12 às 01:36 AM.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...




Horários baseados na GMT -2. Agora são 06:33 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2014, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil