Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Língua Portuguesa
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Fri, 16/12/11, 10:05 AM
FS2010 FS2010 está offline

Padrão Desta ou Dessa - ESAF

Olá Pessoal,

[ESAF]Em complemento às observações transmitidas pelo Telegrama nº 00, de 3 de março último, informo Vossa Excelência de que as medidas mencionadas em sua Carta nº 000, dirigida ao Senhor Presidente da República, foram objeto de estudo desta Secretaria, antes de incorporadas à Medida Provisória nº 0000/2005.

Correta

Veja o uso do pronome demonstrativo "desta" grifado por mim. Qual a opinião dos colegas em relação à justificativa de se usar desta e não dessa, nesse caso?
O autor que corrigiu a prova disse que era porque o nome da Secretaria ainda ia ser dito, e o uso foi catafórico.
Não poderia ser referência espacial? Exemplificando: estamos conversando dentro desta sala.

Costumo fazer um pouco de confusão entre quando analisar pelo modo espacial e quando analisar pelo modo textual.
Há alguma dica?

Obrigado.
Abraço.
FS
Responder com Citação
Antigo Sat, 17/12/11, 10:26 AM
wellington.olv wellington.olv está offline

Padrão Re: Desta ou Dessa - ESAF

[QUOTE=FS2010;1279217]Olá Pessoal,

[ESAF]Em complemento às observações transmitidas pelo Telegrama nº 00, de 3 de março último, informo Vossa Excelência de que as medidas mencionadas em sua Carta nº 000, dirigida ao Senhor Presidente da República, foram objeto de estudo desta Secretaria, antes de incorporadas à Medida Provisória nº 0000/2005.

Olá.
Rapaz quando li tbm pensei no espaço físico.

Entretanto, acho que recai num pouco de interpretação de texto.

Por exemplo:
O texto fala de medidas que foram estudadas por uma secretaria (pessoas) e que pela explicação da banca foi mencionada adiante (nome da secretaria).

Mas tah fd a questão.

Se alguém puder dar uma luz..rs

Última edição por wellington.olv; Sat, 17/12/11 às 10:28 AM.
Responder com Citação
Antigo Sat, 17/12/11, 07:58 PM
JJotaB JJotaB está offline

acho que tive entendimento semelhante ao do Welliton. Pensei que o leito pertencia à secretaria ....
Responder com Citação
Antigo Sat, 17/12/11, 09:06 PM
kblovsk kblovsk está offline

Pelo trecho postado aqui, não se sustenta o modo textual. Acredito estar correta pelo modo espacial, como indagado pelo colega!
Responder com Citação
Antigo Sun, 18/12/11, 01:40 PM
Studens Studens está offline

Não está muito claro no trecho postado aqui, mas entendo que o texto é parte de um documento emitido pela própria secretaria; portanto, a secretaria é o emissor do texto. Os pronomes este, esta, isto são os que estão próximos do falante, e representam o falante no texto. Se fosse usado "dessa", estaria se referindo ao receptor da mensagem, no caso, "Vossa Excelência" (quem quer que seja).

Abraços,
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts