Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Direito Constitucional
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Thu, 03/02/11, 02:58 PM
luizluba luizluba está offline

Padrão Constituições Cesaristas

Questão da Cespe.

Uma Constituição do tipo cesarista se caracteriza, quanto à origem, pela ausência da participação popular na sua formação.

Gabarito - Errada.

Entretanto, no livro Dir. Const Descomplicado o conceito de Constituições Cesarista é o seguinte:

"As Constituições cesaristas são outorgadas, mas dependem de ratificação popular por meio de referendo..."

Ainda no mesmo livro se obtem o conceito de Constituições Outorgada.

"As Constituições outorgadas são impostas, isto é, nascem sem participação popular."

Respondi a questão como correta, em decorrência do seguinte raciocínio.

Se as Constituições cesaristas são outorgadas e as Constituições outorgadas tem como caracteristica a ausência de participação popular então uma Constituição do tipo cesarista se caracteriza pela ausência da participação popular na sua formação.

Então, o gabarito esta errado ou cometi algum erro na minha linha de raciocínio?
Responder com Citação
Antigo Thu, 03/02/11, 04:09 PM
lucianodovalle lucianodovalle está offline

Padrão Re: Constituições Cesaristas

Dizer que na constituição cesarista não há participação popular é errado, pois essa participação existe ainda que seja por meio de uma ratificação popular.

É tipo assim, o cara faz a const. do jeito que quiser, apresenta pra população e a população tem q "engolir". hehe Na verdade fica como um "meio termo" entre outorgada e promulgada, ou, como alguns preferem, é uma const. "outorgada disfarçada".

As Constituições cesaristas são outorgadas, mas dependem de ratificação popular por meio de referendo...

Tá vendo?

abraço
Responder com Citação
Antigo Thu, 03/02/11, 04:13 PM
Maxacali Maxacali está offline

Achei esta explicação:

Citação:
Cesaristas:

segundo o Professor José Afonso da Silva, a Constituição Cesarista é “formada por plebiscito popular sobre um projeto elaborado por um Imperador (plebiscitos napoleônicos) ou um Ditador (plebiscito de Pinochet, no Chile). A participação popular, nesses casos, não é democrática, pois visa apenas ratificar a vontade do detentor do poder... não é propriamente outorgada, mas tampouco é democrática, ainda que criada com participação popular.”

Última edição por Maxacali; Thu, 03/02/11 às 04:16 PM.
Responder com Citação
Antigo Thu, 03/02/11, 04:51 PM
luizluba luizluba está offline

Obrigado, meus amigos.

Mais uma dúvida retirada.

Pelas explicações consegui perceber meu erro.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts