Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Administração Financeira e Orçamentária
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Administração Financeira e Orçamentária colaboração: Graciano Rocha (dr lecter)

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Wed, 12/01/11, 05:18 PM
Fabiartilheira Fabiartilheira está offline

Padrão Diferenças entre dotação orçamentária e créditos?

Oi, alguém pode me auxiliar no esclarecimento? Conforme o artigo 8 da Lei de responsabilidade fiscal... Tenho que na execução orçamentária ocorre a utilização dos créditos (autorização da despesa) consignados no orçamento sendo que crédito designa o lado orçamentário representando a dotação ou autorização de gasto. E que na execução financeira ocorre a utilização dos RECURSOS financeiros.
Dotação orçamentária seria uma reserva de valores? E créditos ou recursos seriam o dinheiro propriamente dito?
Responder com Citação
Antigo Sun, 17/04/11, 09:24 PM
rondao rondao está offline

Padrão Re: Diferenças entre dotação orçamentária e créditos?

Crédito é a autorização do gasto. Dotação é a quantia autorizada.
A execução orçamentária é a autorização dada na LOA. A LOA contempla as unidades (órgaos, entidades,...) com essa autorização. Por ex., o órgão A tem autorização (crédito) de 1000. O dinheiro liberado é a dotação. Essa liberação é a execução financeira.

Espero ter ajudado.
Responder com Citação
Antigo Wed, 18/05/11, 12:37 PM
pedrobraz pedrobraz está offline

Padrão Re: Diferenças entre dotação orçamentária e créditos?

Citação:
Postado Originalmente por Fabiartilheira Ver Post
Oi, alguém pode me auxiliar no esclarecimento? Conforme o artigo 8 da Lei de responsabilidade fiscal... Tenho que na execução orçamentária ocorre a utilização dos créditos (autorização da despesa) consignados no orçamento sendo que crédito designa o lado orçamentário representando a dotação ou autorização de gasto. E que na execução financeira ocorre a utilização dos RECURSOS financeiros.
Dotação orçamentária seria uma reserva de valores? E créditos ou recursos seriam o dinheiro propriamente dito?
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público:

A autorização legislativa para a realização da despesa constitui crédito orçamentário, que poderá ser inicial ou adicional.

O orçamento anual consignará importância para atender determinada despesa a fim de executar ações que lhe caiba realizar. Tal importância é denominada de dotação.

De acordo com o mestre Giacomoni, em sua obra "Orçamento Público":

"A lei orçamentária é organizada na forma de créditos orçamentários, aos quais estão consignadas dotações. Em consequência da imprecisão com que são utilizadas na legislação, é comum o emprego das expressões crédito orçamentário e dotação como sinônimos. Na realidade, o crédito orçamentário é constituído pelo conjunto de categorias classificatórias e contas que especificam as ações e operações autorizadas pela lei orçamentária. [...] Por seu turno, dotação é o montante de recursos financeiros com que conta o crédito orçamentário."

Espero ter contribuído.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts