Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Economia
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Wed, 15/12/10, 05:13 PM
Christine Dayé Christine Dayé está offline

Padrão Bens Públicos, SemiPúblicos e Privados - ESAF 2009

Esta questão é da ESAF de 2009, Analista de Palnejamento. O gabarito é D, mas para mim além da D a C também está errada, pois os bens semipublicos são excludentes e não rivais...Não é isso? Alguém pode me ajudar?
Obrigada!

Os diversos bens existentes na economia são agrupados de acordo com dois critérios: exclusividade e rivalidade. Segundo esses critérios, assinale a opção incorreta.

a) Bens públicos puros possuem duas características: a não rivalidade e a impossibilidade de exclusão de seu consumo.
b) Quando um bem é excludente mas não rival, diz-se que existe um monopólio natural para esse bem.
c) Os benefícios derivados dos bens semipúblicos, somente em parte se submetem ao princípio da exclusão e apenas parcialmente são divisíveis.
d) A oferta de determinados bens, por meio do orçamento público, torna-se necessária quando eles são rivais ou se para esses bens se aplica o princípio da exclusão.
e) Os bens privados são bens cujo consumo é rival, de maneira que o consumo desses bens, por um indivíduo, impossibilita que outro indivíduo também os consuma.
Responder com Citação
Antigo Wed, 15/12/10, 09:24 PM
Planador Planador está offline

Padrão Re: Bens Públicos, SemiPúblicos e Privados - ESAF 2009

Ola Christine Dayé!

Os diferentes tipos de Bens podem ser agrupados nas seguintes categorias:
- Bens privados
- Bens públicos
- Recursos comuns
- Bem é excludente, mas não rival (ex. de Monopólio Natural )

Características de cada categoria:
Bens privados -> bens que são tanto excludentes quanto rivais no consumo
Bens públicos -> bens que não são nem excludentes nem rivais no consumo
Recursos comuns -> bens que são rivais, mas não excludentes

Palavras do profº Moraes Junior:
" Há uma espécie de bens, denominados bens meritórios ou semi-públicos, que podem ser considerados como uma classificação intermediária entre os bens públicos e os de mercado, e possuem a seguinte característica: podem ser produzidos pela iniciativa privada, pois são submetidos ao princípio da exclusão, mas também podem ser produzidos, total ou parcialmente, pelo setor público, devido aos benefícios sociais gerados e às externalidades positivas. Um exemplo de bens meritórios são os serviços de saúde e educação, visto que, se produzidos pelo setor privado, podem se tornar inalcançáveis por grande parte da população baixa renda, o que faz com que seja necessária a intervenção do governo, tornando esses serviços gratuitos para a população ou a preços subsidiados, sendo seus custos de financiamento obtidos a partir da tributação compulsória de toda a sociedade."
(Fonte: http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=700)

abçs!
Citação:
Postado Originalmente por Christine Dayé;
Esta questão é da ESAF de 2009, Analista de Palnejamento. O gabarito é D, mas para mim além da D a C também está errada, pois os bens semipublicos são excludentes e não rivais...Não é isso? Alguém pode me ajudar?
Obrigada!

Os diversos bens existentes na economia são agrupados de acordo com dois critérios: exclusividade e rivalidade. Segundo esses critérios, assinale a opção incorreta.

a) Bens públicos puros possuem duas características: a não rivalidade e a impossibilidade de exclusão de seu consumo.
b) Quando um bem é excludente mas não rival, diz-se que existe um monopólio natural para esse bem.
c) Os benefícios derivados dos bens semipúblicos, somente em parte se submetem ao princípio da exclusão e apenas parcialmente são divisíveis.
d) A oferta de determinados bens, por meio do orçamento público, torna-se necessária quando eles são rivais ou se para esses bens se aplica o princípio da exclusão.
e) Os bens privados são bens cujo consumo é rival, de maneira que o consumo desses bens, por um indivíduo, impossibilita que outro indivíduo também os consuma.

Última edição por Planador; Wed, 15/12/10 às 09:28 PM.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts