Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Economia
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Sun, 21/11/10, 05:22 PM
claude claude está offline

Question bens inferiores e bens de giffen

pessoal, alguém sabe me explicar a diferença conceitual entre bens inferiores e bens de giffen? pelo que sei, os últimos são um subcaso dos primeiros, e seu efeito renda é muito maior que seu efeito substituição. mas isso não me ajudou muito a entender a diferença sutil entre os conceitos... se alguém puder ajudar, ficaria agradecido.
Responder com Citação
Antigo Sun, 21/11/10, 06:23 PM
Planador Planador está offline

Padrão Re: bens inferiores e bens de giffen

Falae!

bem de Giffen: bem que viola a lei da demanda. Os bens de Giffen são bens inferiores para os quais o efeito renda domina o efeito substituição. Portanto, suas curvas de demanda tem inclinação ascendente. Em suma, é um bem para o qual um aumento no preço provoca um aumento na quantidade demandada.

bem inferiror: um bem para o qual um aumento na renda diminue a quantidade demanda. Posto de outra forma, pode-se dizer que é um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento da renda leva a uma diminuição da demanda.

ex em nosso cotidiano: passagens de onibus. A medida que a renda aumenta, é maior a probabilidade de que os consumidores tenham carro ou andem de taxi e menor a probabilidade de andarem de onibus. Se a renda diminuir, sera menos povavel que voce compre um carro ou tome um taxi. As passagens de onibus são, portanto, um bem inferior.

abçs!
Citação:
Postado Originalmente por claude;
pessoal, alguém sabe me explicar a diferença conceitual entre bens inferiores e bens de giffen? pelo que sei, os últimos são um subcaso dos primeiros, e seu efeito renda é muito maior que seu efeito substituição. mas isso não me ajudou muito a entender a diferença sutil entre os conceitos... se alguém puder ajudar, ficaria agradecido.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts