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  #1  
Antigo Wed, 15/09/10, 06:48 PM
Algaroba Algaroba está offline
 
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Posts: 13
Padrão Mpu 2010 - cespe

1 Nós, seres humanos, somos seres sociais: vivemos
nosso cotidiano em contínua imbricação com o ser de outros.
Isso, em geral, admitimos sem reservas. Ao mesmo tempo,
4 seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano
como um contínuo devir de experiências individuais
intransferíveis.


Na linha 4, o sinal de dois-pontos tem a função de introduzir
uma explicação para as orações anteriores; por isso, em seu
lugar, poderia ser escrito porque, sem prejuízo para a correção
gramatical do texto ou para sua coerência.

Gabarito : C

Embora tenha concordado que os dois-pontos que introduz uma explicação,
identifiquei apenas a oração [Ao mesmo tempo, seres humanos, somos indivíduos]
alguém pode me dizer por que as orações anteriores são contadas também nesse caso?
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  #2  
Antigo Thu, 16/09/10, 10:38 AM
rhlparis rhlparis está offline
 
Registrado em: 20/08/10
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Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

Algaroba,

Vc percebeu que aparecem duas vezes os dois pontos. Logo em seguida a ambos, vc pode notar a forma verbal "vivemos", que caracteriza as oração às quais o examinador refere-se.
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  #3  
Antigo Thu, 16/09/10, 01:01 PM
AleJanz AleJanz está offline
 
Registrado em: 04/05/09
Posts: 13
Unhappy Re: Mpu 2010 - cespe

1 A recuperação econômica dos países desenvolvidos
começou perigosamente a perder fôlego. A reação dos
indicadores de atividade na zona do euro, que já não eram
4 robustos ou mesmo convincentes, é agora algo semelhante à
paralisia. Os Estados Unidos da América cresceram a uma taxa
superior a 3% em 12 meses, mas a maioria dos analistas aposta
7 que a economia americana perderá força no segundo semestre.
O corte de 125 mil empregos em junho indica que a esperança
de gradual retomada do crescimento do mercado de trabalho no
10 curto prazo era prematura e não deverá se concretizar. As
razões para esse estancamento encontram-se no comportamento
do polo dinâmico da economia mundial, os países emergentes,
13 cujo desenvolvimento econômico começou a desacelerar —
ainda que a partir de taxas exuberantes de expansão.
Valor Econômico, Editorial, 6/7/2010 (com adaptações).

2 No trecho “cujo desenvolvimento econômico (...) expansão”
(R.13-14), identifica-se relação de causa e consequência entre
a construção sintática destacada com travessão e a oração que
a antecede.

Gabarito: E
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  #4  
Antigo Thu, 16/09/10, 01:05 PM
AleJanz AleJanz está offline
 
Registrado em: 04/05/09
Posts: 13
Unhappy Re: Mpu 2010 - cespe

1 Para a maioria das pessoas, os assaltantes, assassinos e
traficantes que possam ser encontrados em uma rua escura da
cidade são o cerne do problema criminal. Mas os danos que tais
4 criminosos causam são minúsculos quando comparados com os
de criminosos respeitáveis, que vestem colarinho
branco e trabalham para as organizações mais poderosas.
7 Estima-se que as perdas provocadas por violações das leis
antitrust — apenas um item de uma longa lista dos principais
crimes do colarinho branco — sejam maiores que todas as
10 perdas causadas pelos crimes notificados à polícia em mais de
uma década, e as relativas a danos e mortes provocadas por esse
crime apresentam índices ainda maiores. A ocultação, pela
13 indústria do asbesto (amianto), dos perigos representados por
seus produtos provavelmente custou tantas vidas quanto as
destruídas por todos os assassinatos ocorridos nos Estados
16 Unidos da América durante uma década inteira; e outros
produtos perigosos, como o cigarro, também provocam, a cada
ano, mais mortes do que essas.
James William Coleman. A elite do crime. 5.ª ed.,
São Paulo: Manole, 2005, p. 1 (com adaptações).

8 Conclui-se da leitura do texto que os efeitos das ações de
criminosos de rua não são, de fato, tão danosos à sociedade
quanto os das ações praticadas por criminosos de colarinho
branco.
GABARITO: C

10 No segmento “quanto as destruídas” (R.14-15), o emprego do
acento grave é facultativo, visto que o termo “quanto” rege
complemento com ou sem a preposição a.
GABARITO: E

11 Não haveria prejuízo para o sentido original do texto nem para
a correção gramatical caso a expressão “a cada ano” (R.17-18)
fosse deslocada, com as vírgulas que a isolam, para
imediatamente depois de “e” (R.16).
GABARITO: C
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  #5  
Antigo Thu, 16/09/10, 01:06 PM
AleJanz AleJanz está offline
 
Registrado em: 04/05/09
Posts: 13
Red face Re: Mpu 2010 - cespe

Alguém por favor pode comentar as questões acima?
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  #6  
Antigo Thu, 16/09/10, 01:45 PM
T F B S T F B S está offline
 
Registrado em: 25/05/09
Posts: 341
Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

Citação:
Postado Originalmente por Algaroba Ver Post
1 Nós, seres humanos, somos seres sociais: vivemos
nosso cotidiano em contínua imbricação com o ser de outros.
Isso, em geral, admitimos sem reservas. Ao mesmo tempo,
4 seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano
como um contínuo devir de experiências individuais
intransferíveis.


Na linha 4, o sinal de dois-pontos tem a função de introduzir
uma explicação para as orações anteriores; por isso, em seu
lugar, poderia ser escrito porque, sem prejuízo para a correção
gramatical do texto ou para sua coerência.

Gabarito : C

Embora tenha concordado que os dois-pontos que introduz uma explicação,
identifiquei apenas a oração [Ao mesmo tempo, seres humanos, somos indivíduos]
alguém pode me dizer por que as orações anteriores são contadas também nesse caso?
Não deveria ter uma vírgula depois de porque?
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  #7  
Antigo Thu, 16/09/10, 04:19 PM
Dália Rosa Dália Rosa está offline
 
Registrado em: 16/09/10
Posts: 372
Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

Citação:
Postado Originalmente por AleJanz Ver Post
1 Para a maioria das pessoas, os assaltantes, assassinos e
traficantes que possam ser encontrados em uma rua escura da
cidade são o cerne do problema criminal. Mas os danos que tais
4 criminosos causam são minúsculos quando comparados com os
de criminosos respeitáveis, que vestem colarinho
branco e trabalham para as organizações mais poderosas.
7 Estima-se que as perdas provocadas por violações das leis
antitrust — apenas um item de uma longa lista dos principais
crimes do colarinho branco — sejam maiores que todas as
10 perdas causadas pelos crimes notificados à polícia em mais de
uma década, e as relativas a danos e mortes provocadas por esse
crime apresentam índices ainda maiores. A ocultação, pela
13 indústria do asbesto (amianto), dos perigos representados por
seus produtos provavelmente custou tantas vidas quanto as
destruídas por todos os assassinatos ocorridos nos Estados
16 Unidos da América durante uma década inteira; e outros
produtos perigosos, como o cigarro, também provocam, a cada
ano, mais mortes do que essas.
James William Coleman. A elite do crime. 5.ª ed.,
São Paulo: Manole, 2005, p. 1 (com adaptações).

8 Conclui-se da leitura do texto que os efeitos das ações de
criminosos de rua não são, de fato, tão danosos à sociedade
quanto os das ações praticadas por criminosos de colarinho
branco.
GABARITO: C

10 No segmento “quanto as destruídas” (R.14-15), o emprego do
acento grave é facultativo, visto que o termo “quanto” rege
complemento com ou sem a preposição a.
GABARITO: E

11 Não haveria prejuízo para o sentido original do texto nem para
a correção gramatical caso a expressão “a cada ano” (R.17-18)
fosse deslocada, com as vírgulas que a isolam, para
imediatamente depois de “e” (R.16).
GABARITO: C

O que eu entendo,

8 - Segundo o texto, os efeitos das ações dos criminosos de colarinho são mais danosos que os de criminosos de rua. Logo, as ações de criminosos de rua não são tão danosas quanto as dos criminosos de colarinho branco.

10 - Não cabe o uso da preposição na expressão que a questão cita. Nesse caso, mudaríamos o sentido da frase. Vale usar aquele velho macete de substituir a palavra seguinte por alguma masculina.

11 - Não mudança alguma mesmo quanto ao sentido ou correção. Só estaríamos mudando a locução adverbial para outro lugar.
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  #8  
Antigo Thu, 16/09/10, 08:18 PM
Algaroba Algaroba está offline
 
Registrado em: 15/09/10
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Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

rhlparis,
A questão faz menção apenas aos dois-pontos da linha 4 e às orações
que antecedem ele (os dois-pontos da linha 4).
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  #9  
Antigo Thu, 16/09/10, 08:33 PM
Algaroba Algaroba está offline
 
Registrado em: 15/09/10
Posts: 13
Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

Citação:
Postado Originalmente por AleJanz Ver Post
1 A recuperação econômica dos países desenvolvidos
começou perigosamente a perder fôlego. A reação dos
indicadores de atividade na zona do euro, que já não eram
4 robustos ou mesmo convincentes, é agora algo semelhante à
paralisia. Os Estados Unidos da América cresceram a uma taxa
superior a 3% em 12 meses, mas a maioria dos analistas aposta
7 que a economia americana perderá força no segundo semestre.
O corte de 125 mil empregos em junho indica que a esperança
de gradual retomada do crescimento do mercado de trabalho no
10 curto prazo era prematura e não deverá se concretizar. As
razões para esse estancamento encontram-se no comportamento
do polo dinâmico da economia mundial, os países emergentes,
13 cujo desenvolvimento econômico começou a desacelerar —
ainda que a partir de taxas exuberantes de expansão.
Valor Econômico, Editorial, 6/7/2010 (com adaptações).

2 No trecho “cujo desenvolvimento econômico (...) expansão”
(R.13-14), identifica-se relação de causa e consequência entre
a construção sintática destacada com travessão e a oração que
a antecede.

Gabarito: E
A relação aqui é ao meu ver a seguinte:

Causa - O desenvolvimento dos países emergentes começou a desacelerar;
Contradição/ Oposição - ainda = embora = conjunção adversativa -> que apartir de taxas de expansão exuberantes.

Alguém concorda?
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  #10  
Antigo Thu, 16/09/10, 08:41 PM
Algaroba Algaroba está offline
 
Registrado em: 15/09/10
Posts: 13
Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

TFBS,

se porque=pois, acredito que antes do pois teria a tal vírgula, mas depois do porque, tenho minhas dúvidas se caberia aqui uma vírgula. Minha dificuldade está em identificar quais são as orações que vêm ser explicadas antes dos dois-pontos.
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  #11  
Antigo Thu, 16/09/10, 08:59 PM
carlosfutida carlosfutida está offline
 
Registrado em: 11/05/08
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Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

Citação:
Postado Originalmente por T F B S Ver Post
Não deveria ter uma vírgula depois de porque?

TFBS, acredito que a vírgula seja desnecessária

Se fosse usada a conjunção "que", deveria haver vírgula antes do "que" para expressar explicação, mas o porque não necessita de vírgula antes pois este tem função explicativa por si só.


somos indivíduos porque vivemos nosso ser cotidiano-----explicação
somos indivíduos, porque vivemos nosso ser cotidiano-----explicação (facultativa a vírgula)
somos indivíduos, que vivemos nosso ser cotidiano-------explicação
somos indivíduos que vivemos nosso ser cotidiano--------restrição

Espero q ajude!
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  #12  
Antigo Fri, 17/09/10, 09:21 AM
Algaroba Algaroba está offline
 
Registrado em: 15/09/10
Posts: 13
Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

Quem não trouxe a prova (no meu caso ) vai confiar plenamente no site.
com uma notícia dessa, ai fica complica..
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  #13  
Antigo Fri, 17/09/10, 09:41 AM
Algaroba Algaroba está offline
 
Registrado em: 15/09/10
Posts: 13
Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

O movimento da vida passa a ser uma efervescência constante e as mudanças a
ocorrer em ritmo quase esquizofrênico, determinando osvalores fugidios de uma ordem temporal marcada pela efemeridade.

A locução verbal “passa a ser” (R.8) pode ser substituída pela forma verbal torna-se,
sem que haja prejuízo para a coerência ou para a correção gramatical do texto.

Gabarito: E

Marquei essa questão como certa e até hoje acho que ela esteja... alguém poderia me
explicar onde a substituição sugerida não se encaixa perfeitamente nesse caso?
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  #14  
Antigo Fri, 17/09/10, 05:39 PM
alf_2010 alf_2010 está offline
 
Registrado em: 12/04/10
Posts: 24
Thumbs down Re: Mpu 2010 - cespe

Você não pode substituir "passa a ser" por "torna-se", pois o paralelismo existente no período ficaria prejudicado. Se você ler o texto com atenção, "o movimento da vida PASSA a ser" e "as mudanças PASSAM a ocorrer", embora o verbos esteja implícito nesta última. A substituição por "torna-se" não alcançaria a segunda oração.

Espero ter ajudado!
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  #15  
Antigo Fri, 17/09/10, 06:01 PM
Algaroba Algaroba está offline
 
Registrado em: 15/09/10
Posts: 13
Padrão Re: Mpu 2010 - cespe

Citação:
Postado Originalmente por alf_2010 Ver Post
Você não pode substituir "passa a ser" por "torna-se", pois o paralelismo existente no período ficaria prejudicado. Se você ler o texto com atenção, "o movimento da vida PASSA a ser" e "as mudanças PASSAM a ocorrer", embora o verbos esteja implícito nesta última. A substituição por "torna-se" não alcançaria a segunda oração.

Espero ter ajudado!

E como ajudou! obrigado!
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