Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Direito Comercial
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Fri, 23/07/10, 09:13 PM
Jaxx Jaxx está offline

Padrão EDITAL ISS-RJ ==> Gabriel Rabelo

Prezado Mestre Gabriel Rabelo, segue abaixo o conteúdo da matéria Direito Empresarial do edital da secretaria municipal do Rio de Janeiro. Cargo de Fiscal.

Fiz seu curso para o concurso da FEPESE e, como essa matéria eu sou péssimo, não percebi se há pontos coincidentes nos editais. Portanto venho encarecidamente pedir sua ajuda.

Daquelas aulas de exercícios ministradas no Ponto dos Concursos, o que eu posso aproveitar? Me dê uma luz a respeito do que estudar, como estudar e onde achar material para estudar estes tópicos abaixo.

DIREITO EMPRESARIAL:
1. Teoria da Empresa.
2. Institutos fundamentais do direito empresarial: atividade empresarial, empresário (individual e sociedade empresária) e estabelecimento empresarial.
3. Direito societário: teoria geral das sociedades; conceito de sociedade; sociedade simples e sociedade empresária; sociedade personificada e sociedade não personificada.
3.1. Sociedades não personificadas: sociedade em comum e sociedade em conta de participação
3.2. Tipos societários incomuns: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples e sociedade em comandita por ações.
3.3. Sociedade simples. Sociedade Cooperativa
3.4. Sociedade limitada; constituição, contrato social, direitos e deveres dos sócios;
administração; deliberações sociais; resolução, dissolução e liquidação.
3.5. Sociedade anônima: constituição, objeto, capital social e ações, acionistas e administração e demais órgãos sociais; dissolução, liquidação e extinção das sociedades anônimas; direitos dos acionistas minoritários.
3.6. Operações de reorganização societária: transformação, incorporação, fusão e cisão.
3.7. Sociedades controladoras, controladas e coligadas; subsidiária integral.
3.8. O poder de controle na sociedade anônima; acordo de acionistas; abuso do poder de controle.
4. Desconsideração da personalidade jurídica.
5. Contratos no direito empresarial: contratos de troca (compra e venda mercantil, alienação fiduciária em garantia, arrendamento mercantil); contratos de colaboração (sociedade, representação comercial, comissão mercantil, distribuição, concessão comercial, franquia e faturização).
6. Títulos de crédito. Princípios. Modalidades. Características. Aceite. Aval. Protesto. Endosso. Letra de Câmbio. Nota Promissória. Cheque. Duplicata. Cédula de Crédito Bancário e títulos de crédito imobiliário.
7. Títulos de financiamento da atividade econômica (notas e cédulas de crédito rural,
industrial, comercial, à exportação, conhecimento de depósito e warrant, cédula de produto rural).
8. Títulos societários (ações, debêntures, bônus de subscrição, partes beneficiárias).
9. Recuperação da empresa e Falência.
10. Responsabilidade civil das sociedades em geral e das instituições financeiras.
11. Responsabilidade especial dos administradores e dos controladores de instituição financeira.

Agradeço a ajuda!
Responder com Citação
Antigo Fri, 30/07/10, 10:03 AM
Gabriel Rabelo Gabriel Rabelo está offline
Professor(a)

Padrão Re: EDITAL ISS-RJ ==> Gabriel Rabelo

Fala, meu prezado, Jax. Pode mandar bala em tudo! Lembre-se, também, de pegar um bom livro de doutrina.

O melhor seria comprar o curso que estou lançando no Ponto ou o livro de provas comentadas ESAF do Paulo Dantas. Avalie a situação e veja essa possibilidade, para ter um estudo mais focado.

Grande abraço e precisando de algo é só chamar.
Responder com Citação
Antigo Mon, 09/08/10, 11:19 PM
Jaxx Jaxx está offline

Padrão Re: EDITAL ISS-RJ ==> Gabriel Rabelo

Obrigado pela ajuda.
Realmente suas aulas são excelentes.
Estou até gostando de estudar esta matéria!!!!

Como você disse nas aulas para SC, está quebrando este paradigma para concurseiros de carreira fiscal (pelo menos pra mim).

Tenho uma dúvida em relação à estes tópicos:

10. Responsabilidade civil das sociedades em geral e das instituições financeiras.
11. Responsabilidade especial dos administradores e dos controladores de instituição financeira.

Eles foram abordados nas aulas para a SEFAZ/SC?

E aquele curso de 1001 questões, onde acho/
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts